Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por LB

Pois, eu sei que o óleo já existia nessa outra marca, mas agora apareceu na castrol...vi no site que indiquei uns post acima por um bom preço (cerca de 44 €, por 4 L).

O óleo é para uma Isuzu, neste momento adaptada a reboque de viaturas...não sei bem qual o modelo (vou tentar saber), mas pelos vistos o recomendado para aquela caixa é mesmo um 5w30 (vem no manual).
Procura tambem saber o preço na Opel na secção de peças. Já houve alguem que comprou isso bem barato lá.

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por deepZZ

Parabens JEFF pelo trabalho..respostas com qualidade. Ganda crocodilo
Tenho um CORSA 1.3 CDTI motor primo ao meu do colega acima(RICA/Multijet) e táva na dúvida de qual o óleo utilizar para adicionar (já com 11.000km)estando inclinado para:
CASTROL EDGE 0w-30
GALP ENERGY PLUS 5W-40
MOBIL 1 SUPERSYN 0W-40
Cepsa Star Mega Synthetic 5W40
BP Visco 70000 0w-40

pois q respeitam as especificações da GM...
Tenho a ideia q sao todos pró carito e dificeis de encontrar nas grandes superficies...
Qual será o mais recomendavél e tb mais acessivél(barato)?[8)]
Penso q a OPEL coloca um de marca propria de 5w-30...o q me deixa confuso no meio de todas estas especificações...5w30,0w30,0w40??[8]
E será q dá para manter os intervalos de Revisao da Opel de 50.000km, parece muito (até faço uma condução calma)

OBG pelo esclarecimento e obg pela ajuda ao ppl do forum...
Boas. Primeiro do que tudo deves manter a viscosidade utilizada no motor, ou seja, um 5W30. Pelo que ouço encontras poucas soluções para esta graduação de oleo: o proprio oleo da Opel ou o Cepsa Mega Synthetic 5W30 pois permitem fazer ATÉ 50000 kms, mas dificilmente lá chegaras, mas não é impossivel tendo sempre o cuidado de verificar o nivel do oleo e a luz avisadora.;)
Todos os outros são soluções de recurso e não tão indicadas.
Um abraço.
ponho aqui uma tradução de alemao para ingles de um daqueles tradutures da net que traduz mal e porcamente mas dá para ter uma ideia daquilo que é....basicamente tem de sergir la as normas LL-A ou LL-B (diesel) conforme o caso.

Straight ones with the engine oil count the product quality as well as regular control. The oil level should be controlled regularly, since engines burn construction dependently small quantities of oil. Particularly before the departure of a longer journey small control is worthwhile itself, since by the employment of newest technology the inspection intervals become ever longer now. In the context of the ECO service Flex of inspection intervals for Vectra, Signum, Meriva and Corsa starting from model year 2004 and the Astra H (starting from March 2004) you can put back under favorable conditions up to 50.000 km with diesel engines and up to 30.000 km with petrol engines within two years up to the next oil change. These models are equipped with an intelligent control unit, which calculates the optimal inspection time on the basis the operating conditions and the personal style of driving. This becomes in the instrument after the start of the engine indicates. Please you consider with the refill for these models that you use only special oils released by OPELS, which fulfill the specifications Gm-ll-a-025 with petrol engines and Gm-ll-b-025 with diesel engines. If oil of this specification should not be available with an urgent need, you can also up to a litre of a summer viscosity of the quality classes A3/B3, A3/B4 refill. The viscosity can be thereby between 0W-30, 5W-30, 0W-40 and 5W-40. If more than one litre of these oils should be used, an oil change must be made at the latest after one year or 30,000 km. Ours type: Always carry a litre suitable OPEL oil in your trunk the refill. The following OPELS oils are available: 5 W - 30 Longlife super Synthetic fullsynthetic oil of the top class, which fulfills the specifications Gm-ll-a-025 and Gm-ll-b-025 as well as ACEA A3/B3/B4 and offers optimal fuel economy and protective relay for motor. It is besides suitable for all old vehicles. 10 W - 40 Semi Synthetic partialsynthetic oil of the elevated quality, suitably for all gasoline and diesel engines without ECO service Flex. Fulfills all requirements after ACEA A3/B3.

aqui vai um novo complemento sobre quais os oleos que respeitam as tais ditas normas da GM

Norm GM-LL-A-025 und GM-LL-B-025

nach der Norm GM-LL-A-025

Agip Formula LL GM SAE 0W-30
Aral Super Tronic G SAE 0W-30
BP Visco 7000 GM SAE 0W-30
Bucher Motorex Concept 0-XL SAE 0W-30
Castrol Formula SLX GM SAE 0W-30
Elf Evolution SXR SAE 0W-30
Fuchs Titan Supersyn SL GM SAE 0W-30
Mobil 1 SAE 0W-40
Mobil 1 Longlife SAE 0W-40
Mobil 1 Turbo Diesel SAE OW-40
Opel Longlife Super Synthetic SAE 0W-30
Shell Helix Ultra G-A025 SAE 0W-30
Shell Helix Ultra AC SAE OW-30
Texaco Havoline Synthetic SAE OW-30
Valvoline Syn Power SAE OW-30
Veedol Syntron GM SAE 0W-30

nach der Norm GM-LL-B-025

Agip Extra HTS SAE 5W-40
Aral High Tronic SAE 5W-40
Aral Super Tronic G SAE 0W-30
BP Visco 7000 GM SAE 0W-30
Castrol Formula SLX GM SAE 0W-30
Cepsa Star Mega Synthetic SAE 5W-40
Esso Ultron SAE 5W-40
Esso Ultron Diesel SAE 5W-40
Esso Ultron Turbo Diesel SAE 5W-40
Euromax SAE 5W-40
Labo Carat SAE 5W-40
Havoline Ultra SAE 5W-40
Lotos Synthetic SL/SJ/CF/CD SAE 5W-40
Mobil 1 SAE 0W-40
Mobil 1 Longlife SAE 0W-40
Mobil Synt S SAE 5W-40
Mobil Synt S Turbo Diesel SAE 5W-40
Mobil Syst S SAE 5W-40
Mobil 1 Turbo Diesel SAE 0W-40
Motor Gold Supertec SAE 5W-40
Motul 6100X-cess SAE 5W-40
Motul 8100X-cess SAE 5W-40
Opel Longlife Synthetic Plus SAE 5W-40
Repsol Elite Competicion SAE 5W-40
Selenia WR SAE 5W-40
Shell Helix Plus G-B025 SAE 5W-40
Shell Helix Plus S SAE 5W-40
Titan Supersyn SL SAE 5W-30
Tutela Estoril SAE 5W-40
Veedol Syntron GM SAE 0W-30
Wintershall VIVA 1 topsynth SAE 5W-40
Wolf Materlube Synflow DC SAE 5W-40

http://www.autoservicepraxis.de/sixcms/detail.php?id=327079&_zielcb=322713&_topnavi=68298

e no site oficial da opel tb lá tá!

http://www.opel.de/service/opelservices/check/motoroil/other/content.act

Boas, esta a minha primeira mensagem aqui, e há aqui alguns utilizadores do forum que têm as opinioes muito bem formadas sobre o assunto.

Por isso aqui vai a minha duvida, penso que ainda ninguém perguntou..

Para um defender Td5 de 2000, com cerca de 70000kms e comprado há pouco tempo, qual o oleo indicado?

No talão da ultima muda de oleo diz que usa o Castrol Tection.

Será que é o indicado??

Obrigado pelo vosso apoio!

Ricardo Rolo

citação:Originalmente colocada por ricardo rolo

Boas, esta a minha primeira mensagem aqui, e há aqui alguns utilizadores do forum que têm as opinioes muito bem formadas sobre o assunto.

Por isso aqui vai a minha duvida, penso que ainda ninguém perguntou..

Para um defender Td5 de 2000, com cerca de 70000kms e comprado há pouco tempo, qual o oleo indicado?

No talão da ultima muda de oleo diz que usa o Castrol Tection.

Será que é o indicado??

Obrigado pelo vosso apoio!

Ricardo Rolo
Indicado não é (devia ser um sintectico ou semi-sintectico pelo menos para 10000 kms). O Tection 15W40 é um recurso mas que nesse motor deve fazer no maximo 5000 kms. Ainda pode ir a tempo para mudar para um 10W40.
Um abraço.

Olá! :)

Jeff, tenho um VW Polo 1.4 TDI com quase 160 mil km. O carro tem levado sempre Mobil 1 5W-50. Como a mudança de óleo está para breve, gostava de saber se devo continuar a usar Mobil 1 5W-50, ou se devo optar por outro óleo (como por exemplo, o BP Visco 7000 TurboDiesel Sport 5W-40, ou outros...)? A minha ideia é a de que, uma vez que o carro tem já uns km's consideráveis (feitos em 4 anos! :(), queria usar um bom óleo de forma a proteger ao máximo o motor e que prolonga-se a vida deste (já que ainda queria conservar o carro por mais uns tempos...).

Obrigado desde já pela resposta!
Cumps! ;)

Caro Jeff,

Durante vários anos utilizei o òleo Castrol GTX3, desde o tempo em que este era encarnado. Sempre em carros com alguns anos que ainda existem cá por casa (o mais antigo de 1978- Mercedes W123 220D e o menos antigo de 1994- Seat Cordoba 1.4). Penso que coincidente com a compra da Castrol pela BP, a embalagem mudou de formato e o òleo passou a ser amarelo. Como não notei diferenças continuo a usar o mesmo óleo apesar de saber que é um produto descontinuado (ainda hoje num hiper ao virar a embalagem vi que a data de fabrico é 2002). Quando este acabar de vez qual o substituto que me aconselha. Desde já muito obrigado.

citação:Originalmente colocada por oak1973

Caro Jeff,

Durante vários anos utilizei o òleo Castrol GTX3, desde o tempo em que este era encarnado. Sempre em carros com alguns anos que ainda existem cá por casa (o mais antigo de 1978- Mercedes W123 220D e o menos antigo de 1994- Seat Cordoba 1.4). Penso que coincidente com a compra da Castrol pela BP, a embalagem mudou de formato e o òleo passou a ser amarelo. Como não notei diferenças continuo a usar o mesmo óleo apesar de saber que é um produto descontinuado (ainda hoje num hiper ao virar a embalagem vi que a data de fabrico é 2002). Quando este acabar de vez qual o substituto que me aconselha. Desde já muito obrigado.
O GTX3 foi um dos melhores lubrificantes minerais de sempre, no seu devido tempo de uso. Actualmente para os motores mais recentes não é uma boa opção. Daí a Castrol passou a produzir o Castrol Protection (não o TECTION!) que está mais adaptado aos novos motores com intervalos um pouco mais alargados bem como para os mais antigos.
A diferença de cor é só pela mudança de aditivo corante mais nada.
Um abraço.

Caro Jeff,

Vou proximamente fazer a revisão dos 15mKm ao meu Corolla 1.4 d4-d, e estou indeciso entre usar o recomendado pela minha oficina, que é BP Visco 5000 10-40 ou solicitar que me ponham em seu lugar o 7000.

Qual pensas ser o mais indicado para fazer 15mKm.

Obrigado

citação:Originalmente colocada por Tormen

Caro Jeff,

Vou proximamente fazer a revisão dos 15mKm ao meu Corolla 1.4 d4-d, e estou indeciso entre usar o recomendado pela minha oficina, que é BP Visco 5000 10-40 ou solicitar que me ponham em seu lugar o 7000.

Obrigado
Boas. Eu ficaria pelo Visco 5000 pois é um excelente oleo e nesse motor faz perfeitamente os 15000 kms. É necessario ao nivel da garantia manter, pois a toyota é muito exigente quanto a isso. O 7000 sport 5W40 tambem pode ser utilizado, muito embora a nivel de protecção o 5000 10W40 seja melhor opção nesse caso.
Um abraço.

Boas,
Antes de mais mtos parabens pelo excelente Tópico e excelentes "pros" que vão enchendo de informação o mesmo.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber o que é que aconselham para o motor do meu "amigo" de 4 rodas, um UMM Alter II (atmosférico)com 120000Km e que faz 50% estrada e o restante fora dela (nada de provas[8D]).

Mto obrigado

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por Tormen

Caro Jeff,

Obrigado
Boas. Eu ficaria pelo Visco 5000 pois é um excelente oleo e nesse motor faz perfeitamente os 15000 kms. É necessario ao nivel da garantia manter, pois a toyota é muito exigente quanto a isso. O 7000 sport 5W40 tambem pode ser utilizado, muito embora a nivel de protecção o 5000 10W40 seja melhor opção nesse caso.
Um abraço.

Obrigado Jeff

Olá Jeff,

Vejo que não respondeste ao meu post que está mais acima nesta página, provavelmente por não teres reparado. No entanto, a pergunta que te faço agora é outra. Passo a contar. Como já tinha dito, fui fazer a revisão ao carro (VW Polo 1.4 TDI), com a respectiva mudança de óleo. Já ia com a ideia de continuar a usar o Mobil 1 5W-50, mas na oficina (oficial da VW) aconselharam-me a por Castrol, dizendo que era superior ao Mobil 1 e era também sintético. Uma vez que parti do princípio que eles percebem mais do que eu de óleos, aceitei.

No entanto, chego a casa, olho para a factura e vejo que o óleo que puserem era o Castrol GTX3. Por curiosidade procurei na net o tal óleo, e vejo que este além de ser mineral, é 15W-40, tendo eu avisado que queria óleo com o mesmo grau que o Mobil 1 (por supor que seja este o grau mais indicado para o meu motor - corrige-me se estiver errado), isto é 5W-50.

Achas que devo exigir uma nova mudança de óleo, e voltar novamente por exemplo ao Mobil 1? Ou este óleo é realmente indicado para o motor do meu carro?

Desculpa lá o testamento! lol :D

Cumps!;)

citação:Originalmente colocada por Vortice

Olá Jeff,

Vejo que não respondeste ao meu post que está mais acima nesta página, provavelmente por não teres reparado. No entanto, a pergunta que te faço agora é outra. Passo a contar. Como já tinha dito, fui fazer a revisão ao carro (VW Polo 1.4 TDI), com a respectiva mudança de óleo. Já ia com a ideia de continuar a usar o Mobil 1 5W-50, mas na oficina (oficial da VW) aconselharam-me a por Castrol, dizendo que era superior ao Mobil 1 e era também sintético. Uma vez que parti do princípio que eles percebem mais do que eu de óleos, aceitei.

No entanto, chego a casa, olho para a factura e vejo que o óleo que puserem era o Castrol GTX3. Por curiosidade procurei na net o tal óleo, e vejo que este além de ser mineral, é 15W-40, tendo eu avisado que queria óleo com o mesmo grau que o Mobil 1 (por supor que seja este o grau mais indicado para o meu motor - corrige-me se estiver errado), isto é 5W-50.

Achas que devo exigir uma nova mudança de óleo, e voltar novamente por exemplo ao Mobil 1? Ou este óleo é realmente indicado para o motor do meu carro?

Desculpa lá o testamento! lol :D

Cumps!;)
Boas. Com que então o Gtx3 é um bom sintectico...:D:D:D
O Mobil 1 5W50 é um bom oleo, não para esse motor. Para esse motor tem de ser um oleo especifico para injector bomba. Para isso é necessario obedecer à norma 505.01 obrigatoriamente. O oleo da Castrol para esse efeito é o softec 505.01 . Essa oficina oficial devia era estar de portas fechadas!

Voltar
Superior