Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

QUANDO SE DEVE MUDAR O ÓLEO DO MOTOR?
Pergunta muito frequente no forum:espero que ajude.Abraços

Frequentemente, os utilizadores pretendem uma resposta taxativa do género: "com este óleo, quantos quilómetros posso fazer até ter de o mudar"?

A verdade é que não existe resposta universal para esta pergunta.
O período adequado para se fazer a muda de óleo depende de vários factores:

• Tecnologia do motor (potência, número de rotações, temperaturas)

• Tipo de condução (suave, desportiva)

• Percursos dominantes (cidade, estrada)

• Cargas transportadas

• Intensidade da utilização do veículo

• Lubrificante utilizado (Nível de Performance, mineral ou sintético).

Como se verifica, a variável lubrificante é uma entre várias outras igualmente importantes e a serem tidas em conta.

Acresce ainda que existem factores psicológicos e de hábito associados à mudança de óleo (há utilizadores que gostariam de nunca mudar o óleo e são sensíveis ao alargamento do período de muda, outros são desconfiados relativamente a uma maior permanência da carga de óleo).

Sabe-se que, em Portugal, três em cada 4 condutores têm o hábito de mudar o óleo de motor cada 7500 quilómetros.

De um modo geral, os fabricantes dos veículos aconselham uma certa quilometragem para se fazer a mudança de óleo. Este indicador é importante por dar uma ideia do "castigo" que o lubrificante sofre devido à tecnologia do motor.

A indicação do construtor, que é genérica, deve ser aperfeiçoada com a consideração das outras variáveis atrás referidas. Se as condições de utilização são severas, será prudente reduzir o período de muda. Se se utilizar um lubrificante de elevado "Nível de Performance" e este fôr sintético, o período de muda pode ser alargado.

citação:Originalmente colocada por Carlos Campos
Sabe-se que, em Portugal, três em cada 4 condutores têm o hábito de mudar o óleo de motor cada 7500 quilómetros.

Exceptuando carros antigos que usam óleo mineral, por norma ninguém muda o óleo com tão poucos quilómetros. Os condutores já gostam pouco de pagar revisões, quanto mais mudanças intermédias.
De onde vêem estes dados?

Eu ja li isto num site qualquer estrangeiro ha muito tempo, se não me engano inclusive neste site tambem havia uma descrição de regimes severos. Segundo este site um carro que faça constantemente percursos pequenos em que o motor não tem tempo para aquecer, está submetido a regimes severos. É claro que tB falam das pessoas que passam a vida no Red Line.
Nao sei se foi la que o Carlos Campos arranjou esta informação.

Retirado do site da GALP assim como o outro.
PODEM-SE MISTURAR DIFERENTES ÓLEOS DE MOTOR?

Muitas pessoas ainda têm resistência em fazerem atestos com um lubrificante diferente do que está no carter e há até quem condicione a mudança de tipo de lubrificante à mudança prévia do filtro de óleo.
Há vários anos que estes receios deixaram de ter qualquer razão de ser.

Actualmente, os lubrificantes para motores só são certificados se forem compatíveis e miscíveis com os restantes que já existem no mercado.

Assim, todos os lubrificantes para motores que estão certificados (API, ACEA, etc) podem ser misturados entre si.

Entretanto, os lubrificantes sintéticos, semi-sintéticos e minerais também são compatíveis entre si, pelo que podem igualmente ser misturados.

A única preocupação a ter (importante) é verificar o "Nível de Performance" do lubrificante de atesto relativamente ao existente no carter. Deve-se atestar com um lubrificante do mesmo nível ou de nível superior. Se tal não se fizer, vamos baixar a performance da carga existente no carter.

Não esquecer que o que se disse atrás só se aplica aos lubrificantes para motores. Noutras aplicações podem existir incompatibilidades, pelo que se deve obter informação caso a caso.

citação:Originalmente colocada por Flyer

bem ppl mais um motor? ;) desta x um clássico TDI 130cv.

Foi á AUDI(pois está na garantia :( ) e os rapazes enfiaram lá para dentro isto:

Titan Supersyn LL Plus SL SAE 0w-30
Òleo 100% sintético de elevadas performances e economia de combústivel para alargados intervalos de mudança.
ACEA A1/A5/B1/B5, VW 503 00/ 506 00/ 506 01

è bom ou nem p isso?

E já agora, qdo a carripana sair da garantia q bom óleo para estes motores anda por aí??

Thankx

Para além desta gostava de saber q loja é essa SC...é em Lx?

O Jeff tem que marcar férias no trabalho e aqui também! Não pode ir embora sem avisar... que falta de respeito pelos membros do fórum :D[:X]

citação:Originalmente colocada por jeff

Estou a ver que isto está animado e logo quando estou de ferias. Logo passo por aqui.

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

O Jeff tem que marcar férias no trabalho e aqui também! Não pode ir embora sem avisar... que falta de respeito pelos membros do fórum :D[:X]

citação:Originalmente colocada por jeff

Estou a ver que isto está animado e logo quando estou de ferias. Logo passo por aqui.

Nem mais...[}:)]

Jeff tenho de mudar o oleo a um corsa B 1.5 TD de 2000 com 140mil, está mesmo na altura, qual o oleo mais indicado para este carro?

Desculpa la tar te a xatear durante as tuas férias...[^]

Originalmente colocada por Pcustodio

Não confirmei, mas isso não pode ser verdade. A Renault e a Elf estão juntas e trabalham juntas há demasiados anos para agora se desligarem.

É a Esso que o seu mecânico usa?Agora fiquei baralhado,mandei um email à Renault e veja o que me responderam.(parece que as parcerias com ELF variam muito com de oficina para oficina, quer dizer metem o oleo que lhes convém.)

Exmo. Sr. José Ouro,

Agradecemos o pedido que dirigiu à nossa concessão. Somos a
Multiauto, concessionário Renault presente em Setúbal, Évora,
Beja e Sines.

No que diz respeito à questão que nos colocou, as oficinas da
Multiauto utilizam óleo Mobil, usando apenas óleo Elf em
motores que assim o exijam (Laguna - motor G9T750- e
Espace).

Não sabendo a que oficina da Renault o Sr. se deslocou, cada
concessão Renault utiliza o óleo preconizado pela marca. Se lhe
foi apresentado o óleo Esso decerto que este será o
conveniente para a sua viatura.

Estamos disponíveis para mais esclarecimentos, com os
melhores cumprimentos,

Luis loição
(Responsável Mecânica)

Essa resposta já é diferente da resposta da outra oficina. Mas mesmo assim, os motores renault estão preparados para fazer 30 mil km com determinados óleos. O elf garante a qualidade por muito tempo, mas outros óleos podem não garantir.

citação:Originalmente colocada por joseouro

Viva
Posso estar a dizer uma grande asneira mas na oficina onde faço a troca de oleo da minha Laguna Break 1600cc, disseram-me que a renault já não usa o oleo ELF mas agora fez um contrato com a ESSO,
gostaria de saber se ficamos a ganhar com a troca e qual o oleo Esso recomendado.
Atentamente
J.ouro
Benvindo ao mundo dos concessionarios!:D:D:D
Não acho que ficas a ganhar com a troca.
Boa sorte.

citação:Originalmente colocada por Horaciano

Viva a todos, e em especial ao Jeff.

Coloquei este tópico no fórum geral, mas fui aconselhado a fazê-lo aqui, e parece-me que bem, tal a qualidade deste post. Confesso que ainda não o li todo, mas parece-me que esta questão ainda não terá aqui sido abordada. Assim, aqui está o tópico:

"Tenho 1 Clio II 1.2 16V com cerca de 4.000 km, ao qual nunca mudei o óleo. Segundo o manual, deverei fazê-lo aos 30.000 km, o que é lógico que não farei, pois carro meu não faz mais de 10.000 km com o mesmo óleo (semi-sintético). Assim, estou a pensar em esperar pelos 10.000 para fazer a primeira mudança, mas tenho lido em fóruns, nomedamente aqui, que é aconselhável uma 1ª mudança mais cedo, tipo aos 3.000 km, porque os motores novos perdem limalha, etc., que convém descartar o quanto antes. Assim, perguntava: o que acham? Será mesmo de efectuar esta 1ª mudança ou isto é mais um mito e não vale a pena?"

Já agora faço a 1001ª pergunta ao Jeff ;): penso colocar-lhe um semi-sintético 10W40, mais concretamente o GTX Magnatec. Boa escolha, Jeff?

Obrigado.

Cumps
Boas. Isso depende de cada um. Se se sentir melhor a mudar de 10 em 10 mil faça-o. Eu faria 20000 no maximo, mas na primeira iria encurtar um pouco o intervalo, talvez aos 10000 kms. Quanto ao GTX Magnatec nunca o usaria! Quanto à limalha, os motores recentes já não são o que eram, mas pelo sim, pelo não muda mais cedo!;)
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por nfh

Jeff, tenho mais uma questão sobre os óleos utilizados em Renaults diesel, nomeadamente no motor 1.5 dci 100cv.
Tenho um amigo que fez uma mudança de óleo na Renault, num motor 1.5 dci 100cv, e em vez de lhe colocarem o típico Elf TurboDiesel 10W40 (que, para todos os efeitos, é um dos que está recomendado no manual), colocaram-lhe o Elf Competition ST.

Pelo que vi na página da Elf os óleos parecem ser semelhantes, e em ambos há a referência de homologação da Renault para o 1.5 dci 100cv (por exclusão de partes, já que o que vem mencionados são os modelos que não podem usar o óleo). Mesmo assim gostaria que me dissesses se de facto são equivalentes, e caso não sejam, qual será melhor.
Boas. Quanto à questão considero mais adequado a uma utilização normal o Turbo Diesel, principalmente pelos intervalos preconizados para o modelo. Os lubrificantes são diferentes, mas ambos com uma qualidade bastante aceitavel. O ST não compromete, mas não abusar nos intervalos de manutenção.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por CTR8735

Jeff, se não for muito incomodo, já tinha colocado uma vez uma questão referente ao oleo para o Civic Type R, agora ao ir à revisão na Honda disseram-me que estão a colocar O Elf 10w40 Competition.

Parece-lhe um oleo adqueado para o CTR?

Cumps.

Obrigado
Boas. Não me parece uma boa escolha. O motor tende a ficar mais quente com esse oleo, no esforço de rotação.
Um abraço.

Hoje em dia, o negócio é assim.

Os concessionários têm bonus "rappel" enormes, para meterem determinados oleos.
A qualidades destes, desde que minimamente garantidos pelas marcas de oleos, são passados para segundo plano.

Conta os ganhos financeiros...

citação:Originalmente colocada por jorgeeusebio

Cumprimentos a todo o pessoal. Tenho um golf 1.9 tdi 115 cv de 2000. Qual o oleo que me aconselham para este motor?
Boas. Um que cumpra a norma 505.01 . De resto quanto a marcas há muitas e cada um escolhe a que lhe der mais segurança ou melhor negocio.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por nto

Jeff, ja tive a ver se encontrava, mas não encontrei. No entanto, poderá ser que va repetir alguma questão, mas o Shell 5w40 é adequado para um Alfa 147 JTD.

Abraços e obrigado
Boas. Esse Shell não compromete mas não é a melhor escolha. Fica pelo Selenia ou pelas marcas que eu aconselho.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por caita

Pessoal, e principalmente ao Jeff, gostava de perguntar o seguinte:-Depois de usar o óleo BP Visco long life II 0W 30 para o tdi 140 cv Qual o que vem a seguir? Não é para já mas não há nada como o saber se possível. Obrigado!!!
Boas. Não percebi muito bem a questão, mas aqui fica a minha opinião:
Continua a usar um 0W30 Longlife 2 (Bp, Cepsa, Castrol) e não passes para um 5W30, como alguns concessionarios estão a fazer. Não há nenhum beneficio nisso.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jvedo

Já aqui foi dito que o melhor óleo para o motor toyota 1.4 D4D era o visco 5000... e é esse que uso. Mas só encontro na SC.
Agora e para este mesmo motor que sempre funciona em percursos curtos, exemplo: Almada, ponte, Lisboa será que não seria melhor o 7000? Este encontro em qualquer supermercado.
Pergunta de leigo, mas curioso...
Grato pelo esclarecimento...
Cumprimentos
Eu não o fazia. Bom ano!

Voltar
Superior