Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

» cmax

estranhissimo...
a recomendação FORD é um oleo com a Sigla A1... A1 é sigla relativa a motores a gasolina!! lol

Sacanas.. baralham um gajo todo...!

Jeff!!!!!!!!! VOOOOLTAA....

SFF!!

lol

seja como for...se ue fosse a ti...

20000 km SIM.... se forem feitos em auto estrada.
se o uso do veiculo for "misto" = 15000 km
se uso for "cidade" = 10000 km por muda trocar sempre o filtro por OEM
= da marca

xi!!(ssa!!)

bem falei assim pk suponho que:
... se o oleo ta a desaparecer é porque esta a chegar a todo lodo, ao mais infimo ponto do motor que é preciso lubrificar!!
:)

Eu não tem maneira de verificar a temp do oleo, mas um amigo que o fez verificou que o Softec era tambem mais estavel que o helix ultra...não aquecia tanto nem havia tanta oscilação com diferentes cargas!!

Proxima muda...Visco 7000 sport!

Se tivesse a certeza que o softec era vendido na bmw com outra embalagem, era capaz de la ir...a não ser que peçam valor exorbitantes

» cmax

estranhissimo...
a recomendação FORD é um oleo com a Sigla A1... A1 é sigla relativa a motores a gasolina!! lol

Sacanas.. baralham um gajo todo...!

Jeff!!!!!!!!! VOOOOLTAA....

SFF!!

lol

seja como for...se ue fosse a ti...

20000 km SIM.... se forem feitos em auto estrada.
se o uso do veiculo for "misto" = 15000 km
se uso for "cidade" = 10000 km por muda trocar sempre o filtro por OEM
= da marca

E o que achas se comprar o oleo mesmo da Ford?

Esta semana vou fazer mudança de óleo ao meu e vou experimentar o óleo Sunoco futura 10w40, alguém conhece ou já experimentou??

Tirei de um site: "é um lubrificante semi-sintético de última geração, para todas as estações do ano, estando prescrito para todos os tipos de motores a gasolina, diesel e GPL, quer sejam turbo alimentados ou aspirados naturalmente, de veículos de turismo ou comerciais ligeiros. Possui excelentes propriedades a baixas temperaturas, baixa volatilidade – o que resulta em menos consumo de óleo – protege contra o desgaste, oxidação, formação de verniz e corrosão. Os motores mantêm-se internamente limpos. Aprovações da Mercedes Benz, Volkswagen, BMW, Saab e Porsche."

E o que achas se comprar o oleo mesmo da Ford?

Suponho que... esse na Ford ... Seja o Magnatec Professional A1 5W30
É especifico e especifico "ford" ... para economia de combustivel... por isso é recomendavel

em alternativa... ao publico ... dentro da castroil é o
EDGE Turbo Diesel 5W-40
que é um oleo q ... n tem nada a haver em specs.. apesar de ter a haver em algumas normas

É melhor ires a marca .. esse oleo A1 é mt raro... tem de ser finissimo
por causa da economia... coisa que esse Castrol não se qualifica para a
Ford WSS-M2C913-"B" apenas para "A".

ACEA A1/B1
API/ ILSAC SL, GF-3
Ford WSS-M2C913-A WSS-M2C913-B

Eu não tem maneira de verificar a temp do oleo, mas um amigo que o fez verificou que o Softec era tambem mais estavel que o helix ultra...não aquecia tanto nem havia tanta oscilação com diferentes cargas!!

Proxima muda...Visco 7000 sport!

Se tivesse a certeza que o softec era vendido na bmw com outra embalagem, era capaz de la ir...a não ser que peçam valor exorbitantes

uhm...! atao . pehra... :) é que....

ta CONFIRMADO !!!!!!
TXT Softec Plus 5W-30 = EDGE 0W-30
com 99.999999% de certeza...: :D:D:D

LOL

na escala de de -5 a 5 ----- a +++++ :=)

O 7000 Sport
• protecção em "ARRANQUE a frio" ++
• proteção a frio ++
• economia de combustivel +++
• protecção desgaste a quente ++++
• consumo de oleo +++++
• limpesa interior do motor +++++
• preço ++++

O EDGE
• protecção em "ARRANQUE a frio" ++++
• proteção a frio ++++
• economia de combustivel +++++
• protecção desgaste a quente +++++ (pelo preço acredito!!!)
• consumo de oleo ++
• limpesa interior do motor ++++
• preço ---- (LOL)

és capaz de ter fazer uns atestos em 10000 km com o EDGE

Se alguem souber melhor ou tiver outro tipo de experiencia
que deixe sugestoes e correções

Esta semana vou fazer mudança de óleo ao meu e vou experimentar o óleo Sunoco futura 10w40, alguém conhece ou já experimentou??

Tirei de um site: "é um lubrificante semi-sintético de última geração, para todas as estações do ano, estando prescrito para todos os tipos de motores a gasolina, diesel e GPL, quer sejam turbo alimentados ou aspirados naturalmente, de veículos de turismo ou comerciais ligeiros. Possui excelentes propriedades a baixas temperaturas, baixa volatilidade – o que resulta em menos consumo de óleo – protege contra o desgaste, oxidação, formação de verniz e corrosão. Os motores mantêm-se internamente limpos. Aprovações da Mercedes Benz, Volkswagen, BMW, Saab e Porsche."

Bem se tem aprovações SAAB e Porche... esses nao brincam em serviço... a SAAB atao cuidado...

Mas qual é o carro?

Sunoco "n conheco" :)

pelas specs
a unica caracteristica que reconheço boa é aparente mente ter mt aditivo para limpesa do motor...
mas é antigo ...do tempo da guerra... nao serve para carros + recentes API SL... deve ser baratuxo

como o nosso amig Jeff repetiu umas centenas de vexes :P

actualmente oleo 10w40
BP visco 3000 ou 5000
a +- 30 aerios

o 5000 = melhor economia de combustivel e é um apaparico mt bom para p motor cansados que ja sofrem mas ainda se querem a andar. lol
o 3000 para motores rijos de carros mm antigos tipo 10 a 20 anos, é bom.

cumps

Última edição:
Boas caros amigos, comprei a dias uma embalagem de 5 litros de de oleo Elf Evolution, o oleo excede as seguintes normas A5/B5 e API SL/CF

Gostava de saber se posso usar este oleo com segurança no meu audi TT (225cv) visto este oleo nao ter na embalagem as especificaçoes dos construtores, o oleo é de viscosidade 5W30.

Cumps, Gonçalo

Alguma ajuda Pf

Boas.

Não é normal o óleo ficar escuro numa questão de dias/"meia dúzia" de quilómetros num carro a gasolina, pois não?
É que na última muda de óleo do carro cá de casa as coisas não correram muito bem. O motor ficou com óleo a mais e ao tirar algum para ficar com o nível correcto, o óleo já estava mais ou menos da mesma cor do que foi substituído. Dado este facto e o das contas das quantidades não baterem certo, suponho que ainda tenha ficado algum óleo velho preso no motor (0.25l, máximo 0.5l).

É uma situação chata pois assim não sei se o motor estará protegido como deve ser por mais um ano. Qual é a vossa opinião? Já vos aconteceu isto? Como resolveram a questão?

Neste momento o nível está a meio, mas o CB ainda se queixa nalgumas curvas, pede para verificar o nível. A questão é que para meter já não tenho óleo novo, só tenho algum do óleo que foi retirado, ou seja, supostamente uma mistura de óleo velho com novo. Mesmo para acrescentar só mais 0.25l, é mau estar a meter desta mistura, não é?

Outra coisa: Tive que fazer uns 7 Km em duas vezes com o nível abaixo do mínimo. Será que fiz uma grande asneira? Sei que perguntar depois não vale de nada para este caso mas serve para a posteridade.

P.S. O óleo é um GM 5w30 Long Life

Cumprimentos.

Boas.

Não é normal o óleo ficar escuro numa questão de dias/"meia dúzia" de quilómetros num carro a gasolina, pois não?
É que na última muda de óleo do carro cá de casa as coisas não correram muito bem. O motor ficou com óleo a mais e ao tirar algum para ficar com o nível correcto, o óleo já estava mais ou menos da mesma cor do que foi substituído. Dado este facto e o das contas das quantidades não baterem certo, suponho que ainda tenha ficado algum óleo velho preso no motor (0.25l, máximo 0.5l).

É uma situação chata pois assim não sei se o motor estará protegido como deve ser por mais um ano. Qual é a vossa opinião? Já vos aconteceu isto? Como resolveram a questão?

Neste momento o nível está a meio, mas o CB ainda se queixa nalgumas curvas, pede para verificar o nível. A questão é que para meter já não tenho óleo novo, só tenho algum do óleo que foi retirado, ou seja, supostamente uma mistura de óleo velho com novo. Mesmo para acrescentar só mais 0.25l, é mau estar a meter desta mistura, não é?

Outra coisa: Tive que fazer uns 7 Km em duas vezes com o nível abaixo do mínimo. Será que fiz uma grande asneira? Sei que perguntar depois não vale de nada para este caso mas serve para a posteridade.

P.S. O óleo é um GM 5w30 Long Life

Cumprimentos.

Viva

Possivelmente tinham o carro mto inclinado e ficou algum óleo encostado à parede do carter
Andar no mínimo nunca na vida e tb não deve andar acima do máximo
Se o óleo é long life suponho que vai fazer 30000kms?
Aconselhava a fazer apenas uns 12000km e voltar a mudar

O óleo que ficou deve ter sido, ainda por cima, o mais impuro afectando o oleo novo; agora podes acrescentar dessa "mistura" para por a nível mas o meu conselho passa realmente por fazer metade dos km's q deveriam ser feitos
Depois podes aplicar um 5w40 sintetico para fazer outros 10000/15000 (mais barato) e depois voltar ao long life com o devido cuidado para escorrer td em condições

Viva

Possivelmente tinham o carro mto inclinado e ficou algum óleo encostado à parede do carter
Andar no mínimo nunca na vida e tb não deve andar acima do máximo
Se o óleo é long life suponho que vai fazer 30000kms?
Aconselhava a fazer apenas uns 12000km e voltar a mudar

O óleo que ficou deve ter sido, ainda por cima, o mais impuro afectando o oleo novo; agora podes acrescentar dessa "mistura" para por a nível mas o meu conselho passa realmente por fazer metade dos km's q deveriam ser feitos
Depois podes aplicar um 5w40 sintetico para fazer outros 10000/15000 (mais barato) e depois voltar ao long life com o devido cuidado para escorrer td em condições

Pois, mas com esta confusão das quantidades, andou ainda uns 7 Km abaixo do nível mínimo. Espero que não tenha feito estragos.

Quando foi mudado, notavam-se impurezas no recipiente para guardar o óleo. Quando foi tirado algum devido ao suposto excesso, não havia impurezas, apesar da cor não ser a melhor. Foi sempre feito com o carro quente, logo as impurezas não tiveram muito tempo para assentar.

Escolhi um long life porque tive oportunidade de o arranjar a um excelente preço mas o carro fará uns 10000Km num ano. A minha dúvida era se esta mistura será suficiente para 1 ano...

Pois, mas com esta confusão das quantidades, andou ainda uns 7 Km abaixo do nível mínimo. Espero que não tenha feito estragos.

Quando foi mudado, notavam-se impurezas no recipiente para guardar o óleo. Quando foi tirado algum devido ao suposto excesso, não havia impurezas, apesar da cor não ser a melhor. Foi sempre feito com o carro quente, logo as impurezas não tiveram muito tempo para assentar.

Escolhi um long life porque tive oportunidade de o arranjar a um excelente preço mas o carro fará uns 10000Km num ano. A minha dúvida era se esta mistura será suficiente para 1 ano...

Nesse caso não há problema.. faz os 10000kms.
o facto de depois não teres notado impurezas nao quer dizer q não estejam lá; estão é misturadas; mas nao vai afectar o andamento nem protecção durante esse ano

Desculpem se esta dúvida já foi colocada por alguém.

Cá em casa temos um Clio 1.5 dci de 2002. Tive a ver no livro de manutenção e diz lá para utilizar um óleo 10W-40 em revisões de 30000 km. Que marca me recomendam? Eff/Total?? :confused:

Se alguém me puder ajudar agradeço.

Cumprimentos

Voltar
Superior