Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Com o TDI SYNT 5W40 (505.01), ou outro qualquer, é possível fazer as mudanças de 30 em 30 num Polo 1.4 TDI de 03/2001??

Seria ouro sobre azul, pois assim, saltava uma chata ida à oficina entre revisões.

Tenho feito sempre as mudanças de 15 em 15 no concessionário, tem levado sempre o Castrol 505.01, mas da ultima vez colocaram o Galp 505.01, foi mais barato, mas terá um desempenho semelhante, ou compromete??

Obrigado

Cumps

Segundo diz o jeff, o TDI SYNT 505.01 para até 50.000 Km aplica-se a alguns PD 115cv de 1a geração. Penso que não se aplicará ao 1.4.

De qq forma será melhor esperar pela opinião dele!

nep

citação:Originalmente colocada por nep

Segundo diz o jeff, o TDI SYNT 505.01 para até 50.000 Km aplica-se a alguns PD 115cv de 1a geração. Penso que não se aplicará ao 1.4.

De qq forma será melhor esperar pela opinião dele!

nep
Como o 1.4 é um 1.9 com um cilindro a menos, pensei que pudesse também dar, até porque também há 1.4 com o programa Longlife, desconheço que tipo de alterações são necessárias para um motor poder fazer um programa Longlife, será que são assim tão substanciais?

A pergunta é mais, "existe algum óleo(seja que marca for) que permita um 1.4 TDI de 03/2001 fazer revisões de 30 em 30 sem ser necessário uma mudança de óleo intermédia ??"

Vamos esperar pela opinião do expert :)

Obrigado

cumps

citação:Originalmente colocada por nep

Pois são diferentes... mas tu é que os comparaste!

Começaste por dizer que um óleo recomendado para o Golf PD 115 de 2000 (AJM) era p.ex. o SYNT 5W40.
Depois dás-me um exemplo de um Bora PD 115 de 2000 a 2002... que pode ser AJM ou AUY...

Primeiro comparaste-os, logo, supostamente seriam iguais. Pelo menos acho que quando se dá uma comparação/exemplo se parte de coisas iguais, neste caso, motores.
Depois confirmas que são diferentes!

Se são diferentes não são comparáveis! Foi o que me aconteceu quando comparei os PD 115 com os PD 130 :)

Relativamente aos guias de lubrificação, os sites da CEPSA, BP e Castrol são exactamente iguais...! Só mudam o nome dos produtos, claro! Logo, ver num ou noutro é a mesma coisa, porque a base de dados que lhes deu origem, é a mesma ;)

Quando inicialmente falei que só encontrava Castrol Txt Softec 505.01 em sites estrangeiros, era mesmo nos países de leste. Na altura não quis ser tão específico para não cair em erro. Mas nunca vi nenhuma embalagem que tivesse exactamente essa especificação, nem ao vivo, nem na net. Já agora, se arranjasses um site que tivesse o Txt Softec 505.01, agradecia, só para matar a curiosidade!

A própria VW no sistema ErWin, fala em TXT 505.01</u> e em TXT Softec</u>, mas não em Txt Softec 505.01</u>...

Download Attachment: VW-ErWin.jpg
53,09 KB

citação:Originalmente colocada por jeff
A Castrol no site tem o intervalo minimo como seria de esperar, pois só assim defendem a sua posição.

Bem, pegando nesta frase, então qq opção de qq marca automóvel ou qq fabricante de lubrificante, estaria automáticamente justificada ;) e não faria sentido um tópico com 50 páginas com troca de opiniões e conhecimentos sobre lubrificantes.

A questão ficava arrumada com: "O modelo X gasta o óleo Y para Z mil Kms" e não se falava mais no assunto.

Obviamente que a questão é muito mais abrangente e é de louvar a troca de experiências e conhecimentos :)

Visco 5000 5W40 já tinha visto, mas essencialmente na europa de leste! Tb aparece no ErWin.
No próprio site da BP Potuguesa aparece o Visco 5000 5W40, embora eu nunca o tenha visto à venda.

Eu sei o que significa QG1 e QG0/2 :)

Como é que se distinguem os PD de 1a e 2a geração?

nep

Boas Nep e demais membros. Hoje vai ser complicado participar.
Nep, tens uma maneira de pensar bastante estranha :D.
Pelo menos quando alguem me faz um exemplo eu não estou à espera que me falem exactamente acerca de um modelo, nem o compare com o modelo em causa (Golf). Por isso é um exemplo e não uma especifidade. EU NÃO OS COMPAREI, pois apenas serviu para te mostrar que existem modelos e lubrificantes que fazem mais de 15000 kms. Um exemplo não é uma comparação, mas sim um relativizar, extrapolar para outra situação com um fim diferente (mostrar intervalos diferentes).
Tu é que dizias que o 0W30 servia para todos os modelos, não eu!
A base é a mesma, pois não pode ser diferente.
Sites com o 505.01 não sei, até porque nas minhas mãos veio cair o Txt Softec 505.01 para testes de resistencia dada pela Castrol Espanhola (Iberica). O produto veio para o mercado com outra referencia, mas que existe, garanto que existe.

Não deves ter visto o topico, mas fica aqui novamente a ideia:
os lubrificantes são pedidos às petroliferas de acordo com alguns parametros. Quem pede são os construtores automoveis o lubrificante com o objectivo exacto, as marcas de lubrificantes só têm de produzir um lubrificante com aqueles requesitos e equilibrar a formula. Algumas apostam mais na qualidade que outras.
Quanto a marcas, já por vezes o disse, cada um gasta aquilo com que se sente seguro e onde arranja melhor negocio. Agora que há produtos melhores que outros há. Depois há as questões das garantias das marcas automoveis, que "obrigam" ao uso de determinado lubrificante.

Espero que assim fiques esclarecido e quanto à distinção entre as 2 gerações, procura nos manuais Longlife da VW, que isso é mecanica e electronica. Eu conheço mas não toco nisso neste topico, pois aqui é lubrificantes que se fala.
Um abraço.

Boas Jeff.

Não consigo arranjar o Cepsa Mega Synth. 5W40, mas consigo arranjar o Cepsa Platinum Sintético 5W40.

Estou certo de que o Platinum seja inferior, neste caso será melhor socorrer-me do BP 7000 Sport?

Já agora aproveito para perguntar onde é que na zona do grande Porto haverá este Cepsa Mega Synth?

Abraços a todos e tenham uma optima semana.

Boas

Nep, tens uma maneira de pensar bastante estranha :D
Poderia dizer o mesmo a teu respeito... mas vamos apenas dizer que temos maneiras diferentes de analisar as coisas. Parece-me mais correcto. ;)

Tu é que dizias que o 0W30 servia para todos os modelos, não eu!
Não sou eu que digo, é a VAG.

Sites com o 505.01 não sei, até porque nas minhas mãos veio cair o Txt Softec 505.01 para testes de resistencia dada pela Castrol Espanhola (Iberica). O produto veio para o mercado com outra referencia, mas que existe, garanto que existe.
Sendo assim, já cá não está quem falou!

Não deves ter visto o topico, mas fica aqui novamente a ideia:
Garanto-te que li tudo o que escreveste neste tópico, desde a 1a página!

Espero que assim fiques esclarecido e quanto à distinção entre as 2 gerações, procura nos manuais Longlife da VW, que isso é mecanica e electronica. Eu conheço mas não toco nisso neste topico, pois aqui é lubrificantes que se fala.
Precisamente por ter procurado nos manuais da VW (e não só), e nunca</u>, em manual nenhum</u>, ter visto uma distinção entre PD de 1a e 2a geração, nem nenhuma designação similar, e como foste a única pessoa que ouvi falar nessa distinção:
Eu conheço mas não toco nisso neste topico, pois aqui é lubrificantes que se fala.
foi por isso que te perguntei... Mas ok, estamos esclarecidos ;)

Mas será melhor terminar por aqui este assunto, que já estamos a monopolizar :) este tópico e tens aqui mais users a precisar de ajuda!!

Um abraço.

nep.

P.S. Já agora, se algum user me souber esclarecer o que é que são PD de 1a e 2a geração, ficava muito agradecido :)

Caro jeff, precisava de saber quais os óleos recomendados para os seguintes modelos:

Toyota Land Cruiser HDJ80 de 1994 (motor 1HDT, injecção directa, 6 cilindros, 12 válvulas).
Land Rover Discovery MkII V8 4.0 de 2000 (V8 Rover)
Range Rover Classic V8 3.9 de 1994 (V8 Rover)
UMM Alter II de 1989 (motor XD3 e já agora XD3TE)
VW Golf mkIII 1.4 de 1997

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

HELP!!!

Ia eu de peito feito para comprar os óleos quando de repente...

É assim, no caso do uno, eu quero que ela acerte as mudas á kilometragem certa, por isso como o carro está com 92 mil, mudo agora para um oleo barato e dps mudo outra vez ás 95 mil (o oleo que la esta tem mais de um ano). Mas quando cheguei á prateleira à procura de um 15w40 baratucho, só havia das marcas carrefour (um deles a 7 euros.. deve ser bom) e havia um Castrol GTX mas era 15w50 só por 15 euros os 4(ou5?) litros.

Posso por este óleo 15w50? pelo preço, sempre me assusta menos que os carrefour. Outra coisa, visto que vou mudar outra vez aos 95 mil, vale a pena trocar o filtro? aquele tem para aí 1500kms e mais de um ano.

(O Visco 7000 sport está na Feu Vert a 34 euros - 5 litros. Se Passar por badajoz na proxima semana nem penso duas vezes...)

Jeff, eu sei que estás mto ocupado, mas um sim ou não relativamente ao 15W50 no Uno basta-me (aconselhas-te 15w40, mas está um castrol 15w50 e n sei se é bom)

HELP!!!

Ia eu de peito feito para comprar os óleos quando de repente...

É assim, no caso do uno, eu quero que ela acerte as mudas á kilometragem certa, por isso como o carro está com 92 mil, mudo agora para um oleo barato e dps mudo outra vez ás 95 mil (o oleo que la esta tem mais de um ano). Mas quando cheguei á prateleira à procura de um 15w40 baratucho, só havia das marcas carrefour (um deles a 7 euros.. deve ser bom) e havia um Castrol GTX mas era 15w50 só por 15 euros os 4(ou5?) litros.

Posso por este óleo 15w50? pelo preço, sempre me assusta menos que os carrefour. Outra coisa, visto que vou mudar outra vez aos 95 mil, vale a pena trocar o filtro? aquele tem para aí 1500kms e mais de um ano.

(O Visco 7000 sport está na Feu Vert a 34 euros - 5 litros. Se Passar por badajoz na proxima semana nem penso duas vezes...)

Jeff, eu sei que estás mto ocupado, mas um sim ou não relativamente ao 15W50 no Uno basta-me (aconselhas-te 15w40, mas está um castrol 15w50 e n sei se é bom)
Desculpa, mas estou cheio de trabalho! Quanto a isso só mesmo um 15W40. Para a semana passo por aqui com mais calma.
Um abraço.

Se queres mesmo Castrol, tens o Protection 15W40. É um API SJ/CF, ACEA A2/B2, VW 501.01/505.00.

Vi-o em promoção há uns dias mas já não sei onde... talvez no Feira Nova...

A Norauto também ainda tem a promoção do "leve 2 e pague 1" do GTX Magnatec 10W40. São uns 32-34€ as duas embalagens de 4 litros cada.

Foi no FN. Tens lá o Protection 15W40 (embalagem preta).

O 15W50 é o GTX tradicional (embalagem branca).

Visco 3000? Isso é 10W40... Tens o Visco 2000 mineral 15W40.

Se é para ir para o Visco 3000... eu ía era à Norauto e com 33€ trazia 8 litradas do Magnatec 10W40 e corria isso tudo a 10W40! :)

Pah... esse faz 13.000 km no 45 mesmo a 7.200 rpm e nem bule. ;)

Ai dele que bulisse! Ia com a c... da mãe às costas! :D

Qual é que faz 13000? o magnatec?

Sim, é esse que eu uso.

(mas se perguntares ao jeff ele diz-te que isso é do piorzinho que por aí há, porque é um mineral (GTX) ligeiramente sintetizado...) por isso usa-o (se decidires usá-lo) à tua inteira responsabilidade e durante os km que achares que deves usar. Não me comprometas! :D

Se tivesses um motor MG-Rover série K 1.1-1.4-1.6 era à confiança (os 1.8 já merecem um fluido melhor), mas como não tens... não me vou arriscar.

O Visco 3000 é também um semi-sintético 10W40 (eventualmente melhor e também pouco mais caro que o Magnatec).

Boas. Gostava de perguntar ao Jeff.o seguinte:
-Tive uma fabia a gasolina,01.1400CC.101 CV.vendi-a o ano passado a um rapaz,estava nova,38000Kms,assistida na marca.Nunca me gastou uma pinga de óleo...Nunca soube qual o óleo que gastava.Hoje o rapaz ligou-me todo alvoraçado,que tinha ido à revisão,há 3 Mil Kms atrás,que lhe tinha gasto o óleo até ao ponto de acender a luz.Foi à oficina,à Tecnitagus, onde fez a revisão e disseram que era normal gastar óleo,sei que é normal,mas assim não.Gostava de saber,qual a melhor opção para esse caso. Na oficina não se terão enganado pondo um óleo muito fino? Gostava de lhe saber dar uma opinião,disseram-lhe entretanto para ele ver de 1000 em 1000Kms,como pode ser isso,se uma muda de óleo está prevista para 15000Kms e ao fim de 3000 já não tem óleo.

Jeff preciso da tua ajuda.

É o seguinte, tenho um uno turbo i.e. que esteve parado cerca de 2 anos, agora teve a levar umas pecitas mas o mecanico diz que as paredes do motor teem "barro". Ele aconselhou me meter um oleo para uns 1000kms e depois mudar o oleo e filtro para o motor ficar "limpo". Achas que está correcto? E que oleos devo usar para "limpar" o motor e após?

Obrigado

Na zona do grande Porto, há alguém que saiba onde se pode arranjar o "Cepsa Mega Synth"? ou então o BP 7000 Sport, com a graduação 5W40.

Abraços

Jeff, tambem preciso da tua ajuda.

Tenho uma megane 1 break com o motor 1.9 dti e gostaria de saber qual o melhor oleo para fazer o intervalo de revisoes de 30 em 30? e se for de 15 em 15 alguma vantagem?

Obrigado
Focel

Voltar
Superior