citação:
Originalmente colocada por nep
Pois são diferentes... mas tu é que os comparaste!
Começaste por dizer que um óleo recomendado para o Golf PD 115 de 2000 (AJM) era p.ex. o SYNT 5W40.
Depois dás-me um exemplo de um Bora PD 115 de 2000 a 2002... que pode ser AJM ou AUY...
Primeiro comparaste-os, logo, supostamente seriam iguais. Pelo menos acho que quando se dá uma comparação/exemplo se parte de coisas iguais, neste caso, motores.
Depois confirmas que são diferentes!
Se são diferentes não são comparáveis! Foi o que me aconteceu quando comparei os PD 115 com os PD 130
Relativamente aos guias de lubrificação, os sites da CEPSA, BP e Castrol são exactamente iguais...! Só mudam o nome dos produtos, claro! Logo, ver num ou noutro é a mesma coisa, porque a base de dados que lhes deu origem, é a mesma
Quando inicialmente falei que só encontrava Castrol Txt Softec 505.01 em sites estrangeiros, era mesmo nos países de leste. Na altura não quis ser tão específico para não cair em erro. Mas nunca vi nenhuma embalagem que tivesse exactamente essa especificação, nem ao vivo, nem na net. Já agora, se arranjasses um site que tivesse o Txt Softec 505.01, agradecia, só para matar a curiosidade!
A própria VW no sistema ErWin, fala em
TXT 505.01</u> e em TXT Softec</u>, mas não em Txt Softec 505.01</u>...
Download Attachment:
VW-ErWin.jpg
53,09 KB
citação:Originalmente colocada por jeff
A Castrol no site tem o intervalo minimo como seria de esperar, pois só assim defendem a sua posição.
Bem, pegando nesta frase, então qq opção de qq marca automóvel ou qq fabricante de lubrificante, estaria automáticamente justificada
e não faria sentido um tópico com 50 páginas com troca de opiniões e conhecimentos sobre lubrificantes.
A questão ficava arrumada com: "O modelo X gasta o óleo Y para Z mil Kms" e não se falava mais no assunto.
Obviamente que a questão é muito mais abrangente e é de louvar a troca de experiências e conhecimentos 
Visco 5000 5W40 já tinha visto, mas essencialmente na europa de leste! Tb aparece no ErWin.
No próprio site da BP Potuguesa aparece o Visco 5000 5W40, embora eu nunca o tenha visto à venda.
Eu sei o que significa QG1 e QG0/2 
Como é que se distinguem os PD de 1a e 2a geração?
nep