Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Originalmente colocada por Pcustodio

ASA: 5w30 num 1.9dci NÃO!!!

Viva Pcustodio. Eu limitei-me a consultar as tabelas do site da Cepsa tal como o Jeff aconselha. E é isso q lá está . Mas o Ford do NunoMpires é o 1400 cc Efi, e ñ o 1.9 a diesel. Um abraço

citação:Originalmente colocada por nto

citação:Originalmente colocada por Rodcar

Quero aproveitar aqui para deixar as minhas experiencias. Apliquei o cepsa star 10W-40 num corsa TD (que usava na altura um BP visco 2000) e o carro ficou a desenvolver bem melhor (notou-se e de que maneira a diferença) para além disso ficou com um trabalhar mais suave. Apliquei o mesmo oleo num Uno TD (usava BP visco 7000) nao notei nenhuma das diferenças que notei no corsa. Só mais tarde é que reparei que o carro fazia muito menos fumo!! (muito menos mesmo)

Sem duvida que esta linha de lubrificantes tem uma excelente qualidade, pena é só se encontrarnas estaçoes de serviço e serem caros mas sem duvida que valem o dinheiro. No meu caso tanto mais que os arranjei a um bom preço.

Rodcar só se arranja mesmo o CEPSA em estações de serviço? Já procurei em alguns sítios (grande porto) e até ao momento vi o Cepsa, mas não era o SYNTETIC, gostava que alguém me pudesse ajudar.

Abraços

Bem ja responderam à tua questao, realmente eu só ainda vi numa estaçao de serviço e o preço é :(
O 5W-40 Megasynth é 76€ a embalagem de 4L!! Eu arranjo a 43€, só que sou de lisboa:(

citação:Originalmente colocada por ASA

Originalmente colocada por Pcustodio

ASA: 5w30 num 1.9dci NÃO!!!

Viva Pcustodio. Eu limitei-me a consultar as tabelas do site da Cepsa tal como o Jeff aconselha. E é isso q lá está . Mas o Ford do NunoMpires é o 1400 cc Efi, e ñ o 1.9 a diesel. Um abraço

O ford é meu, o NunoMpires é que me respondeu. Não que isso seja importante para mim, só para não haver confusão (a primeira vez que li o post não reparei que era sobre o que eu tinha perguntado) ;)

Xiii, fui hoje à oficina da Audi e descobri que a minha A4 Avant 1.6 (1997) está com 5W30 da Shell. [xx(][xx(][xx(]
Comprei o carro há uns meses e tinha a revisão feita há poucos kms.

Agora que estou para mudar nem sei o que hei-de meter.
A Cepsa recomenda um 15W40, o star tdi-gti, que não cumpre a norma VW 500 00.
A BP recomenda o Visco 7000 sport 5W40, mas este tb não cumpre a norma VW 500 00.
Se alguém quiser ajudar, já li por aí que este motor leva um 5W40 sintético. [|)]

Tenho seguido atentamente este tópico que me parece bastante útil.
Vamos ver se me conseguem ajudar:

Fui presenteado com 16 litros de Mobil Extra 4T (10W40 para moto). Já sei que é um óleo antigo, mas como não o gasto todo sózinho, pretendo oferecer algum a alguns amigos, mas não quero que tenham chatices. Pelo que agradecia a vossa ajuda para saber se eles o podem usar.
Quantos km poderá fazer num Nissan Sunny 1.4 de 1990?
Será indicado para um Saab 900 Turbo 16V de 1989? Quantos km poderá fazer?
E num Astra 1.4 de 1997?
Só para terminar: quantos km poderá fazer num Civic 1.6 de 1998, se é que pode ser usado?
Exacto, também o vou usar na minha burra...

Sei que são muitas perguntas, mas espero que sejam desafiantes.
Muito obrigado desde já pelas vossas respostas.

ok... ainda nao contente com todo o desenrolar da thread, peço ajuda:

tenho um Golf III CT-TDI 110CV já com 230000Km e com o valvoline durablend 5W40 que supera (segundo o vendedor) a norma para o meu carro 505.00 que lhe meti anteriormente, desapareceram 1.5L de oleo nestes 15000Km...

como não fiquei convencido, peço a opinião acerca de oleos... tipo: um 0W40 é fino demais?! é que encontrei promo em http://www.norauto.pt/promocoes_4.htm e tá lá um BP Visco TurboSiesel 0W40 por 29,50€. No site da BP diz que cumpre a norma...

a questão fundamental é a graduação do oleo a usar, visto o carro ja contar com 230000Km e com um 5W40 ter "perdido" 1.5L em 15000Km!!!

abraços a todos!

citação:Originalmente colocada por cconst

ok... ainda nao contente com todo o desenrolar da thread, peço ajuda:

tenho um Golf III CT-TDI 110CV já com 230000Km e com o valvoline durablend 5W40 que supera (segundo o vendedor) a norma para o meu carro 505.00 que lhe meti anteriormente, desapareceram 1.5L de oleo nestes 15000Km...

como não fiquei convencido, peço a opinião acerca de oleos... tipo: um 0W40 é fino demais?! é que encontrei promo em http://www.norauto.pt/promocoes_4.htm e tá lá um BP Visco TurboSiesel 0W40 por 29,50€. No site da BP diz que cumpre a norma...

a questão fundamental é a graduação do oleo a usar, visto o carro ja contar com 230000Km e com um 5W40 ter "perdido" 1.5L em 15000Km!!!

abraços a todos!

1,5L em 15.000kms parece me dentro do normal ja que equivale a 1L por cada 10.000kms. Nunca mudes para um 0W-40, aí é que o oleo se vai sumir e nao vai fazer uma correcta lubrificaçao. Aposta num 5W-40 de qualidade.

viva.

goataria de colocar umas questoes aos forum!
para um A6 2.5tdi quattro de 2001 julgo que o melhor oleo será um 5w40 que cumpra a norma 505.01, certo? na cepsa a opção passa pelo cepsa star tdi sintetico 505.01?
para um clio 1.5dci 65cv, poderei utilizar um bp visco 7000? será melhor opção o visco 7000 sport 5w40 ou o diesel 0w40?

por ultimo, qual o melhor óleo para um suzuki samurai 1.9Td com motor de 1905cc igual ao do peugeot 306 dturbo (julgo eu)? a recomendação do fabricante é um 15w40, mas na marca colocam o 10w40, desconhecendo a gama. poderei colocar um bp visco 3000? para quantos km's?

obrigado

citação:Originalmente colocada por amorimarc

viva.

goataria de colocar umas questoes aos forum!
para um A6 2.5tdi quattro de 2001 julgo que o melhor oleo será um 5w40 que cumpra a norma 505.01, certo? na cepsa a opção passa pelo cepsa star tdi sintetico 505.01?
para um clio 1.5dci 65cv, poderei utilizar um bp visco 7000? será melhor opção o visco 7000 sport 5w40 ou o diesel 0w40?

por ultimo, qual o melhor óleo para um suzuki samurai 1.9Td com motor de 1905cc igual ao do peugeot 306 dturbo (julgo eu)? a recomendação do fabricante é um 15w40, mas na marca colocam o 10w40, desconhecendo a gama. poderei colocar um bp visco 3000? para quantos km's?

obrigado

Quanto a esse samurai se nao gasta muito oleo deves continuar a apostar num 10W-40 mas o visco5000 ou o cepsa star 10W-40 sao muito melhor opçao que esse visco3000. Se o consumo for grande aí deves mudar para um 15W-40.
No clio deves usar um 5W-40 e nao um 0W-40 se for o cepsa mega synth ainda melhor. Esse audi é de tecnologia injector-bomba? Vê no manual se tem de usar a norma 505.01 se sim deves escolher o cepsa com essa norma, senao o ideal é o mesmo do clio.

agradeço desde ja a disponibilidade demonstrada neste forum.

vou comprar então o visco 7000 para o clio dci e quanto ao audi vou optar pelo cepsa star tdi sintetico que cumpre a norma 505.01. há um castrol novo que cumpre as mais recentes normas da audi para os 2.0tdi inclusive. tenho ideia que se trata da norma 506. qualquer coisa!!! como o cepsa é complicado de arranjar fora das estações de serviço desta marca, o castrol será um caso a analisar.

para o samurai continuo indeciso... mas devo ir mesmo para o visco 5000.

Se é o de 180cv penso que ja tem de usar a norma 505.01. Nao me parece que encontres o castrol txt mais facilmente que o cepsa, ou até mesmo o visco5000. O que é bom é caro. Se kiseres optar pelo cepsa e fores de lisboa posso te ajudar...

Se kiseres optar pelo cepsa e fores de lisboa posso te ajudar...
Eu ando à procura de Cepsa em Lisboa e só encontro nas bombas, onde é que posso arranjar e já agora os preços?
É para meter na minha A4 Avant 1.6 gasolina (provavelmente o 10W40 ou o 5W40).
Já li este tópico de ponta-a-ponta e não falam do 1.6 da VAG. :(

tive a verificar e o oleo que sempre meteram na audi V6 tdi foi o castrol SLX. isto até aos 105M km, ultima revisão que foi efectuiada dentro das portas das oficinas audi

tive a verificar e o oleo que sempre meteram na audi V6 tdi foi o castrol SLX. isto até aos 105M km, ultima revisão que foi efectuiada dentro das portas das oficinas audi

Esse oleo é para fazer grandes kms sem necessidade de passar na oficina trata-se de um 0W-30 loglife. Tive aqui a ver e o proprio jeff (que nao tem aparecido, espero que esteje tudo bem c ele) tem um A6 2.5 de 2001 e usa o mega synth 5W-40. Agora é ctg.

citação:Originalmente colocada por iopq

Se kiseres optar pelo cepsa e fores de lisboa posso te ajudar...
Eu ando à procura de Cepsa em Lisboa e só encontro nas bombas, onde é que posso arranjar e já agora os preços?
É para meter na minha A4 Avant 1.6 gasolina (provavelmente o 10W40 ou o 5W40).
Já li este tópico de ponta-a-ponta e não falam do 1.6 da VAG. :(

Qual é o ano? E quantos kms tem? Que tens usado? Tem consumido?

É uma A4 Avant 1.6 de 1997 com 88 mil km.
A ultima revisão com o anterior dono foi na audi e meteram-lhe um 5W30 da Shell, fui esta semana lá pedir informações sobre a essa revisão.
Por acaso nos últimos tempos tem consumido um bocado de óleo, já vai com 8 mil km e a vareta vai abaixo de meio do limite máx-mín.

realmente o jeff (aproveito para dizer que já aprendo mt com ele ao longo das paginas deste topico) tem um A6 2.5 de 2001 e usa o mega synth 5W-40.

A questão é que ele referiu numa pagina, e passo a citar:

''Tenho um Audi A6 1.9 110 de 98 com 160000 kms e uso Cepsa Star MegaSynth 5W40 e tenho uma Audi A6 Avant 2.5 de 2001 com 100000 (acho eu pois não ando nela faz algum tempo) e uso o mesmo.''

e que me deixou algo confuso. não seria de esperar a utilização do Cepsa Star MegaSynth TDI 5W40 que já cumpre a norma 505.01? é que o oleo que ele refere apenas cumpre a norma 505.00

foi isto que me deixou algo equivocado!

realmente o jeff (aproveito para dizer que já aprendo mt com ele ao longo das paginas deste topico) tem um A6 2.5 de 2001 e usa o mega synth 5W-40.

A questão é que ele referiu numa pagina, e passo a citar:

''Tenho um Audi A6 1.9 110 de 98 com 160000 kms e uso Cepsa Star MegaSynth 5W40 e tenho uma Audi A6 Avant 2.5 de 2001 com 100000 (acho eu pois não ando nela faz algum tempo) e uso o mesmo.''

e que me deixou algo confuso. não seria de esperar a utilização do Cepsa Star MegaSynth TDI 5W40 que já cumpre a norma 505.01? é que o oleo que ele refere apenas cumpre a norma 505.00

foi isto que me deixou algo equivocado!

Se calhar pq esse motor nao tem de usar a norma 505.01, digo eu...

Voltar
Superior