Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Motul tem uma gama muito completa, com qualidade à prova de qualquer dúvida. A gama de produtos acompanha sempre as 'ultimas specs' do mercado.

Wolf / Champion tem uma gama muito completa e também sempre a acompanhar o mercado.
Exemplos:
PSA B71 2312
65615_2_220.png

MB 229.52
65614_2_220.png

entre outros.

Mannol tem uma gama que embora muito virada para os mercados de Leste, tem uma linha OEM muito interessante.

Twingo32v: citas a Shell. Excelentes óleos (líder mundial na tecnologia GTL) mas a gama tem algumas lacunas. Ex: Não tem um 5w-40 Dexos2 por exemplo.

Sobre a relação preço/qualidade:
Isso é sempre relativo pois por vezes é difícil ter um padrão preço!
Compras 'online' Motul mais barato que Wolf em loja 'física' (online é difícil de encontrar)...
Mannol, pelo que aprecei é que tem sempre a melhor relação preço/qualidade (online e loja física):
Exemplo:
Este óleo
50520600005_b.jpg

SAE 5W-40
API SN/SM/CF
ACEA C3/A3/B4
MB 229.31/226.5
VW 502.00/505.01
BMW Longlife-04
PORSCHE A40
FORD WSS-M2C917A
GM dexos 2
RENAULT RN0700/RN0710

Online encontras a ~30€/5L, e eu em loja física encontro a 33€/5L (c/Iva e Ecolub).

em relação ao shell , não tem um 5w40 dexos 2 nem um 0w30 dexos 2 [;)]

Bom dia.

Draper, ou quem me possa ajudar.

Qual o óleo mais indicado para um OPEL Corsa 1.3 cdti de 2008?
E para uma BMW 318d de 143cv de 2009?

Para o BMW temos usado Castrol Edge FST 5W30. É indicado, ou o mais indicado?
Para o Opel, foi-me dito para usar o mesmo. É indicado?

Cumprimentos,
Obrigado
O Castrol Edge FST 5W30 é o indicado para o BMW. O mesmo já não se pode dizer para o Corsa.

BMW -> LL04
Corsa -> Dexos2

Podes usar o mesmo óleo para os 2 carros, pois cumpre as 2 normas e sempre pode representar um 'economia de escala':
f741.jpg

Boas draper,

Agora esta questão qual destes dois é o melhor Motul 8100 X-clean FE 5W30 ou Liqui Moly Top Tec 4200 são dois C2\C3? [;)]

8100_X_clean_FE_5_W30_5_L_HD.png

Última edição:
Motul é caro, na minha opinião não deveria entrar nessa lista de óleos bons e baratos :)

O Meguin a preços alemães pode bem entrar nessa lista.

Perfeitamente !

Aliás nem sei como é que tirando a Autozitânia que leva uma fortuna injustificada pelo oleo Meguin, nenhuma loja online pegou ainda na gama da Meguin sabendo a qualidade e a competitividade dos preços que têm na alemanha [;)]

Pessoalmente ordeno assim as três marcas alemãs:

1- LiquiMoly
2- Meguin
3- Mannol

[;)]

De facto na Alemanha, existe várias outras marcas a acrescentar a essa, que tem bons produtos.

No entanto e como referido, mais vocacionado para os países de Leste da Europa.

Mas por exemplo, há a RAVENOL, ADDINOL, PENNASOL ou ainda a ROWE.

Para quem comprar em quantidades, se calhar podem dar uma vista de olhos no sítios a seguir que também tem o MANNOL (são os dois da mesma empresa e podem comprar nos dois sites, pedindo depois para fazerem a compra grupada, que fazem):

https://www.motor-oel-guenstig.de/

https://www.oel-guenstig.de/

Última edição:
Boas,

Gostava de saber qual o óleo indicado para os 2.0 TDI 2006?

Na oficina onde vou colocar o carro (KFZ Technik, onde apenas fazem manutenção de grupo vag) utilizam óleo Castrol Long Life 5W40, será o óleo indicado para este motor ou será o Galp Long Life 5W40?

Obrigado.

De facto na Alemanha, existe várias outras marcas a acrescentar a essa, que tem bons produtos.

No entanto e como referido, mais vocacionado para os países de Leste da Europa.

Mas por exemplo, há a RAVENOL, ADDINOL ou ainda a ROWE.

Para quem comprar em quantidades, se calhar podem dar uma vista de olhos no sítios a seguir que também tem o MANNOL (são os dois da mesma empresa e podem comprar nos dois sites, pedindo depois para fazerem a compra grupada, que fazem):

https://www.motor-oel-guenstig.de/

https://www.oel-guenstig.de/

Fantástico o preço dos Meguin nesse site [:cool:]

Quando eu falava no meu post de sites online, esqueci-me de referir sites online portugueses que apostem na Meguin [;)]

Eu face ao falado, fazia esta opção no Megane 3 1.6:
50520600005_s.jpg

ou
42550400400_s.jpg

Ambos são RN0700.[;)]

Draper para esse motor (K4M) e para o primo (K4J) um óleo RN0700 5w30 não é melhor? Eu uso 5w30 na minha megane 1.4 16v e tenho gostado bastante. O twingo32v vive na Alemanha num clima muito frio por isso acho que um 5w40 é um pouco desajustado (temperaturas de congelação etc..).

Enganei-me é o Liqui Moly Top Tec 4200.
Já disse várias vezes que para a tua motorização, o LM TT4200 5w30 é o melhor.
Boas,

Gostava de saber qual o óleo indicado para os 2.0 TDI 2006?

Na oficina onde vou colocar o carro (KFZ Technik, onde apenas fazem manutenção de grupo vag) utilizam óleo Castrol Long Life 5W40, será o óleo indicado para este motor ou será o Galp Long Life 5W40?

Obrigado.
norma VW507.00
A ser Galp será este:
OGFLLIII5W305.jpg

Fantástico o preço dos Meguin nesse site [:cool:]
Quando eu falava no meu post de sites online, esqueci-me de referir sites online portugueses que apostem na Meguin [;)]
... volta e meia há surpresas...
Draper para esse motor (K4M) e para o primo (K4J) um óleo RN0700 5w30 não é melhor? Eu uso 5w30 na minha megane 1.4 16v e tenho gostado bastante. O twingo32v vive na Alemanha num clima muito frio por isso acho que um 5w40 é um pouco desajustado (temperaturas de congelação etc..).
Ele ponderou isso (5w30 vs 5w40) também para o caso do Micra e poderá explicar...

Mannol, pelo que aprecei é que tem sempre a melhor relação preço/qualidade (online e loja física):
Exemplo:
Este óleo
50520600005_b.jpg

SAE 5W-40
API SN/SM/CF
ACEA C3/A3/B4
MB 229.31/226.5
VW 502.00/505.01
BMW Longlife-04
PORSCHE A40
FORD WSS-M2C917A
GM dexos 2
RENAULT RN0700/RN0710

Online encontras a ~30€/5L, e eu em loja física encontro a 33€/5L (c/Iva e Ecolub).
Deve ser um óleo porreiro para os TDI cá de casa.
Têm levado Castrol porque é o que marca manda e não quis "inventar" mas tenho andado a pensar em mudar para Shell.

O motor VP emana imensos vapores da ventilação (CCV) e como tal tem propensão em sujar a EGR e sistema de admissão. Pensei que os óleos da Shell com tecnologia Gas-To-Liquid, um valor de evaporação NOACK mais baixo e um Flashpoint superior ao do óleo recomendado pela VW (Castrol Edge) pudesse dar uma ajuda. Será?

Deve ser um óleo porreiro para os TDI cá de casa.
Têm levado Castrol porque é o que marca manda e não quis "inventar" mas tenho andado a pensar em mudar para Shell.

O motor VP emana imensos vapores da ventilação (CCV) e como tal tem propensão em sujar a EGR e sistema de admissão. Pensei que os óleos da Shell com tecnologia Gas-To-Liquid, um valor de evaporação NOACK mais baixo e um Flashpoint superior ao do óleo recomendado pela VW (Castrol Edge) pudesse dar uma ajuda. Será?
O uso de um óleo ACEA Cx tem vantagens a nível de poluição da EGR e dos sistemas de tratamento de gases de escape.
1272521065_1_FT1404_low_saps.png

O Castrol Edge TD 5w40 tem 'flashpoint' a 210ºC, e este Mannol a 226ºC.

Última edição:
O uso de um óleo ACEA Cx tem vantagens a nível de poluição da EGR e dos sistemas de tratamento de gases de escape.
1272521065_1_FT1404_low_saps.png

O Castrol Edge TD 5w40 tem 'flashpoint' a 210ºC, e este Mannol a 226ºC.
Acho que nunca calhou encontrar um óleo 505.01 que não fosse C3, contudo qualquer óleo cumpre VW 505.00 sendo que estes motores VP TDI sofrem bastante desse mal, talvez até mais que os sucessores PD.
Agradou-me bastante o Shell HX-7 Pro Av 5w30, FP 230ºC e Noack 6% (na VOA oil-club.ru) a um preço interessante na loja do costume 29.95€

Do Mannol Formula PD não encontrei a ficha técnica.
Imagem muito esclarecedora essa.

Última edição:
Acho que nunca calhou encontrar um óleo 505.01 que não fosse C3.
Agradou-me o HX-7 Pro Av 5w30, FP 230ºC e Noack 6% (VOA oil-club.ru) a um preço interessante na loja do costume 29.95€

Do Mannol Formula PD não encontrei a ficha técnica.
Imagem muito esclarecedora.
A 'base' da norma VW505.01 é a ACEA C3. [;)]

Boa opção o HX Pro AV 5w-30! [;)]

Voltar
Superior