Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Eu uso shell helix hx7 10w40 em vários carros de familiares e amigos e só tenho a dizer bem,já pensei em mudar em alguns para outro tipo de óleo pois num mercado tão vasto de marcas por vezes temos curiosidade de ver como o motor se comportaria com outro óleo,mas a nivel de 10w40,pelo que vi de specs o shell hx7 é top,e com uma imbatível relação qualidade/preço na minha opinião.

Já agora Draper,uma ajudinha SFF

Para uma Megane 1.5 dci 105 cv, queria um bom óleo,a carrinha já conta com alguns kms em cima e queria preservar a saúde do motor.

Estava entre o Motul x-cess 5w40,e o x-clean 5w40,será que compensa a diferença de preço do x-clean face ao x-cess?.

Já agora se tiveres outra sugestão de óleo agradecia.

Última edição:
Para uma Megane 1.5 dci 105 cv, queria um bom óleo,a carrinha já conta com alguns kms em cima e queria preservar a saúde do motor.

Estava entre o Motul x-cess 5w40,e o x-clean 5w40,será que compensa a diferença de preço do x-clean face ao x-cess?.

Eu na minha Megane com esse motor, passei do Motul X-Clean 5W-40 para o Castrol EDGE 0W-40. Nas manhas frias do Inverno notei uma grande diferença no trabalhar e resposta do motor a frio. Só que 5L custam 50€...

Nesta gama da Castrol, tens o EDGE 5W-40, mas que não posso opinar porque nunca o usei.

Motul X-Clean 5W-40, 38.90€

Castrol EDGE FST 5W-40, 39.90€

Eu uso shell helix hx7 10w40 em vários carros de familiares e amigos e só tenho a dizer bem,já pensei em mudar em alguns para outro tipo de óleo pois num mercado tão vasto de marcas por vezes temos curiosidade de ver como o motor se comportaria com outro óleo,mas a nivel de 10w40,pelo que vi de specs o shell hx7 é top,e com uma imbatível relação qualidade/preço na minha opinião.

Já agora Draper,uma ajudinha SFF

Já agora se tiveres outra sugestão de óleo agradecia.
Qualquer um desses óleos é uma opção para o 1.5 dci 105 cv - Homologação RN0710.

O Motul x-clean 5w40 por ter menor % de ceras e enxofre vai-te aumentar o tempo de vida do pote catalítico (o teu carro não tem FAP), e um menor entupimento da EGR.

O Motul x-clean 5w40 compensa a diferença de preço. [;)]

(...) O Motul x-clean 5w40 por ter menor % de ceras e enxofre vai-te aumentar o tempo de vida do pote catalítico (o teu carro não tem FAP), e um menor entupimento da EGR.
Boas draper,

Esta explicação despertou-me uma curiosidade, para a qual muito agradeço a tua opinião;
Tenho uma MB E220 CDI de 2001 com 380.000 kms. Tem sido exemplar em fiabilidade e leva-me para todo o lado com total segurança e conforto.

Contudo, estes motores são algo fumarentos, para não dizer MUITO fumarentos.

Tenho colocado sempre óleo BP Visco 7000 5W-40 e já tive que mandar limpar os colectores e a EGR por duas vezes.

Há alguma opção de lubrificante que mitigue esta característica deste motor?

Muito obrigado desde já!

Como estão as velas......? E os injectores?

As velas (de incandescência) penso que estejam boas. Pega bem a frio e a luz da resistência apaga imediatamente.

Os injetores também creio que bons. Há cerca de 40.000 kms atrás, fiz um teste e todos tinham pouquíssimo retorno.

A própria MB tem informação interna sobre este tema do fumo neste (e noutros) motor onde divulga que - grosso modo - é feitio.

Boas draper,

Esta explicação despertou-me uma curiosidade, para a qual muito agradeço a tua opinião;
Tenho uma MB E220 CDI de 2001 com 380.000 kms. Tem sido exemplar em fiabilidade e leva-me para todo o lado com total segurança e conforto.

Contudo, estes motores são algo fumarentos, para não dizer MUITO fumarentos.

Tenho colocado sempre óleo BP Visco 7000 5W-40 e já tive que mandar limpar os colectores e a EGR por duas vezes.

Há alguma opção de lubrificante que mitigue esta característica deste motor?

Muito obrigado desde já!
Usas um óleo adequado.
A limpeza dos injectores num motor com 380kkm não é nada de anormal. A contaminação da EGR depende do tipo de utilização: percursos curtos e/ou muita utilização urbana propiciam a contaminação da EGR...

Por prevenção recomendo-te o uso destes aditivos de combustível em modo desfasado (não aplicar todos no mesmo enchimento do depósito):
- P/ manter a limpeza da EGR: metes este aditivo no depósito quando fores encher o depósito.
AB4357.jpg

- para manter os injectores limpos:
AB1156.jpg

- para reduzir o efeito 'fugareiro':
ALMDSS2521.jpg

Repetir o 'tratamento' a cada 10.000km.

Usas um óleo adequado.
A limpeza dos injectores num motor com 380kkm não é nada de anormal. A contaminação da EGR depende do tipo de utilização: percursos curtos e/ou muita utilização urbana propiciam a contaminação da EGR...

Por prevenção recomendo-te o uso destes aditivos de combustível em modo desfasado (não aplicar todos no mesmo enchimento do depósito):
- P/ manter a limpeza da EGR: metes este aditivo no depósito quando fores encher o depósito.
AB4357.jpg

- para manter os injectores limpos:
AB1156.jpg

- para reduzir o efeito 'fugareiro':
ALMDSS2521.jpg

Repetir o 'tratamento' a cada 10.000km.

Estimado draper,

Muito obrigado pelas dicas. Sempre pensei que estes aditivos fossem pouco ou nada eficientes. Mas com a tua recomendação, vou experimentar em breve.

Muito obrigado!

encontrei varios sites online onde se pode comprar, mas como sou do Açores (S.miguel) saí caro so os portes anda por volta dos 12 € aqui em S.miguel para onde liguei nao tinham desse oleo da marca ELF...

Nas ilhas é difícil. Ou tens o preço muito alto dos produtos ou compras barato cá e os portes de envio fica o mesmo. Pesquisa bem.

Por cá arranjas 5L de 10W40 a 11.71€. Os portes é que depende do peso (se é preciso mais peças para o teu Clio).

Ainda bem que comprei o Shell HX7 já vi aqui pelos comentários que é um óleo TOP.
Comprei também por causa da recomendação do Draper que me indicou este óleo, em substituição do Motul que na altura estava esgotado... Mas como depois ia fazer a compra do Motul, e vi a promoção muito boa no Hiper de HX7 nem pensei duas vezes fui logo comparar o HX7, já que saia mais barato que o Motul.

encontrei varios sites online onde se pode comprar, mas como sou do Açores (S.miguel) saí caro so os portes anda por volta dos 12 € aqui em S.miguel para onde liguei nao tinham desse oleo da marca ELF...

Ainda bem que comprei o Shell HX7 já vi aqui pelos comentários que é um óleo TOP.
Comprei também por causa da recomendação do Draper que me indicou este óleo, em substituição do Motul que na altura estava esgotado... Mas como depois ia fazer a compra do Motul, e vi a promoção muito boa no Hiper de HX7 nem pensei duas vezes fui logo comparar o HX7, já que saia mais barato que o Motul.

Acho que o Henrique devia passar no Continente mais próximo e comprar lá o 10W40 com a norma ACEA B4 que deve ficar mais em conta do que comprar cá. Se não falha a memória, o Continente da Ribeira Grande ou mesmo o de Ponta Delgada tem da marca própria a <25€. O filtro esse custa ~3.5€ no Continente.

Acho que o Henrique devia passar no Continente mais próximo e comprar lá o 10W40 com a norma ACEA B4 que deve ficar mais em conta do que comprar cá. Se não falha a memória, o Continente da Ribeira Grande ou mesmo o de Ponta Delgada tem da marca própria a <25€. O filtro esse custa ~3.5€ no Continente.

da marca continente? se a marca nao importar nos hypers tem da marca castrol, galp, visco, tech varios sitos que liguei a perguntar vendem e repsol...
o unico que encontrei da ELF aqui foi o 5W-30(62€)...
Na taxoleo tem 10w-40 por o ELF evolution 700 STI 19.90€ mas esta esgotado com portes dava por volta 32/33€...
Ja tenho o filtro, comprei por 4€ acho.
Vou tentar comprar online o ELF
Destes dois qual e o melhor para meu renault 1.9 (1999)

ELF Evolution 700 STI 10w40 A3/B4- 21,77 €

ELF Evolution 700 ST 10w40 A3/B4 -23,90 €

Última edição:
Por causa disto dos oleos melhor para o motor e limpeza motor,etc lembrei, o corsa B 1.5 TD tem EGR e MAF?(medidor massa ar)

Desconhecia e se tem...algum dia tem de se fazer uma limpeza. Fica caro?

Por causa disto dos oleos melhor para o motor e limpeza motor,etc lembrei, o corsa B 1.5 TD tem EGR e MAF?(medidor massa ar)

Desconhecia e se tem...algum dia tem de se fazer uma limpeza. Fica caro?
Não tem MAF e não tem EGR.
da marca continente? se a marca nao importar nos hypers tem da marca castrol, galp, visco, tech varios sitos que liguei a perguntar vendem e repsol...
o unico que encontrei da ELF aqui foi o 5W-30(62€)...
Na taxoleo tem 10w-40 por o ELF evolution 700 STI 19.90€ mas esta esgotado com portes dava por volta 32/33€...
Ja tenho o filtro, comprei por 4€ acho.
Vou tentar comprar online o ELF
Destes dois qual e o melhor para meu renault 1.9 (1999)

ELF Evolution 700 STI 10w40 A3/B4- 21,77 €

ELF Evolution 700 ST 10w40 A3/B4 -23,90 €

Qual é o motor do R19? Tenho uma máquina dessas

Voltar
Superior