Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Obrigado Eblase.

O carro não é meu, é de um familiar que trabalha no estrangeiro. O carro tem circulado muito pouco, apenas dou uma volta com ele de 2/2 ou 3 em 3 semanas para não ficar parado de vez.

Não chega a fazer se calhar 3 ou 4 mil KM's anuais.

É necessário mudar filtro de gásoleo nisto?

Tem FAP?

Sim é necessário a troca do filtro de gasóleo a cada 20000Kms.

JPG_831a90139df8ca8dcb633de2e6764cdc.jpg

WIX WF8318

Fazer comparação entre duas marcas de óleos (com a mesma viscosidade) apenas através da ficha técnica permite chegar a alguma conclusão?

Exemplo para se perceber melhor:

Tá o óleo da marca X em comparação com o da marca Y

O X é marca premium muito conhecida e na qual toda a gente tem a maior confiança

O Y é uma marca desconhecida e por isso toda a gente desconfia da sua qualidade

Faz-se a comparação das normas e aprovações e são exactamente iguais

Faz-se a comparação dos dados da ficha técnica e também são exactamente iguais (ou têm apenas uma diferença microscópica)

Através disto conclui-se que o óleo da marca Y (a tal desconhecida) é tão bom como o óleo X (da marca premium)?

Volto a colocar esta questão, na altura pode ter passado despercebido e por isso aqui está novamente.

Qual o óleo indicado para um Alfa Romeo GT, motor 1.9 JTD 16V 150 cv?
Tem 72.500 KM's.

Obrigado!
O motor 937A5000 (2004-2010) não tem DPF.
Face ao motor em questão recomendo:
OM81XCC35W405.jpg
OLMTT415W405.jpg

SAE 30 para motor a 4T? Existe [kiss] ~13€/5L
"velhas senhoras" têm de ser cuidadas com produtos de qualidade para lhe manter a longevidade:
Castrol_Engine_Oil_-_XL30_SAE30_1_Gallon_090.910.jpg

Essas normas/especificações são tiradas de onde?

É que:

O autodata (recente) diz que deverá ser DEXRON II

O manual (em papel/livro) do carro diz que deverá ser DEXRON II-E ou M-III

O autodata (que é recente) apenas refere DEXRON II (sem ser a variante D ou E que foram aparecendo por essa ordem devido aos problemas que as versões anteriores tinham)... É mais uma falha do autodata?

DEXRON III também há várias... Qual é a mais indicada neste caso? (ganda confusão... onde eu me fui meter...[8b]:sh)[:D])
VMMATF1.jpg

cumpre a norma Dexron III (e anteriores) e a norma Hyundai/Kia Red-1, SP II, SP III, ATF 9638. [;)]

Bom dia,

Para a caixa de velocidades de uma Ford Focus C-max de 2004, 1,6 Tdci de 109 CV, que tipo de viscosidade e qual a quantidade de oleo?

Desde já agradeço.

Voltar
Superior