Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

N22A2, também podes usar o technos com Formula Bardahl fullerene plus anti atrito, que é usado pela Porshe nos seus 911, especialmente o GT3! È um 0w30 mas também tens 5w30...experimenta apenas...e não se vende em super mercados !

Última edição:
N22A2, também podes usar o technos com Formula Bardahl fullerene plus anti atrito, que é usado pela Porshe nos seus 911, especialmente o GT3!
gostei deste resultado:
0_8a64a_ddfbf525_XXL

O problema aqui é que o GM nao é fraco, ou tens dados que o contradigam?

E os outros podem nem ser melhores mas sim só mais caros.

index.php

Desde quando o óleo GM Dexos2 é fraco?

Poderam haver outros melhores, mas o GM é um bom óleo e o preço é bastante ajustado [;)]

o problema aqui , é que quando fiz este comentário já estava á espera de ler essas perguntas , eu nunca disse que o GM é fraco , apenas disse que há melhores mas desde já peço desculpa pois talvez eu me tenha explicado mal [;)]

já agora, aproveito para deixar aqui uma situação sobre o GM , desde que deixei de usar o óleo GM recomendado pela marca do meu carro , reparei que no circuito de admissão deixou de aparecer tantos vapores de óleo do motor ou seja , tubagens e colector de admissão não apresenta tanta gordura de óleo proveniente do respiro da tampa de válvulas desde que deixei de usar o óleo GM , porquê? não sei explicar mas duvidas quanto a isso não tenho nenhumas .

o problema aqui , é que quando fiz este comentário já estava á espera de ler essas perguntas , eu nunca disse que o GM é fraco , apenas disse que há melhores mas desde já peço desculpa pois talvez eu me tenha explicado mal [;)]

já agora, aproveito para deixar aqui uma situação sobre o GM , desde que deixei de usar o óleo GM recomendado pela marca do meu carro , reparei que no circuito de admissão deixou de aparecer tantos vapores de óleo do motor ou seja , tubagens e colector de admissão não apresenta tanta gordura de óleo proveniente do respiro da tampa de válvulas desde que deixei de usar o óleo GM , porquê? não sei explicar mas duvidas quanto a isso não tenho nenhumas
.

Andaste com GM, limpaste e começaste a usar outro. Deixou de aparecer a borra, é isso?

Os Motul da gama Specific e gama 8100 são 100% sintéticos.

Este tópico tornou-se mais uma disputa de comprar o óleo (e/ou outro produto) na loja X ou Y, porque X é melhor/igual/pior que Y, porque Y tem e X é mais barato 0.10€, e etc...
E dá-se a conhecer mais a preferência 'comercial' que propriamente, os produtos e a marca.

Depois associam logo o user A,B,C com a loja X,Y,Z (com o que isso pode ter de bom ou não).
Para uns isso tornou-se mais um 'modo de vida' e um 'biscate' e acima de tudo um subterfúgio que lesa a MotorPress Lisboa (dona do site/forum) nuns bons milhares de euros mensais pois aqui mete-se um 'link publicitário' num post e não se tem de comprar um banner na página do FAH.

Se fizerem o 'rewind' aos meus primeiros posts, tenho links a sites mas inicialmente era 'serviço público' contra a máquina especulativa de preços das lojas físicas e oficinas. Hoje em dia já há sites a empregar 'opinion makers' cujo objectivo é simplesmente 'distribuir panfletos'.

Eu pessoalmente tenho uma carreira e reputação profissional na industria automóvel - o FAH é um 'hobby' como coleccionar selos p.ex. e não um trabalho - e cheguei ao ponto em que reflicto se já perco mais do que ganho. Se não fizer posts não perco nada.

Ando cá por gosto a ajudar na dúvidas que me colocam (posts e PMs), sempre dentro de uma ética e isenção que faça deste tópico um espaço de partilha e não a 'feira da ladra'...

Sobre a 'parceria Motul' é apenas o exprimir da minha linha de escolha de marcas pessoal:
- Motul
- Fuchs
- Wolf
- Mannol

Não pensem que a Motul me pagou um apartamento na Quarteira por isso... [:D] (vejo que 'feri' alguns pelo que até vou mudar o avatar...)

à moderação do FAH peço reflexão.[;)]

ainda bem draper porque o motul será o próximo óleo a entrar no motor do meu carro e talvez a seguir ao motul será o liqui moly top tec 4600 dexos 2 mas este LM ainda vou ponderar bem , não sei porquê mas a LM não me conseguiu convencer muito ainda :sh)

quanto ao resto , espero que o pessoal não fique ofendido mas concordo com o draper , há muita gente que leva o forum como uma disputa de marketing ou para apontar dedos a determinadas pessoas por associar essas pessoas a determinadas empresas por esta ou aquela razão , a mim isso não faz qual quer diferença seja a pessoa que for , a mim só me interessa uma razão sobre os óleos agora se determinada pessoa está ligada aquela loja ou a outra a mim nem me aquece nem me arrefece desde que eu tenha as informações ou óleos que pretendo .

para terminar , EU compro um óleo a olhar á qualidade do óleo em vez de olhar ao preço mas respeito quem pense o contrario .

Claro grande Draper, para evitar essas situaçôes, a soluçãó é XTC C60...

já agora, aproveito para deixar aqui uma situação sobre o GM , desde que deixei de usar o óleo GM recomendado pela marca do meu carro , reparei que no circuito de admissão deixou de aparecer tantos vapores de óleo do motor ou seja , tubagens e colector de admissão não apresenta tanta gordura de óleo proveniente do respiro da tampa de válvulas desde que deixei de usar o óleo GM , porquê? não sei explicar mas duvidas quanto a isso não tenho nenhumas .
O GM Dexos2 é o caso de um 'amado' que passou a 'detestado'. 2 vezes óleo do ano FAH, e agora passou de bestial a besta...

Celio: esses vapores de óleo foi antes de alguma limpeza EGR ou houve alterações nas condições de utilização. Aparentemente não vejo razões para tal...

VFRsport: esse Bardahl XTC C60 existe na loja que conheces? quantos €?

ainda bem draper porque o motul será o próximo óleo a entrar no motor do meu carro e talvez a seguir ao motul será o liqui moly top tec 4600 dexos 2 mas este LM ainda vou ponderar bem , não sei porquê mas a LM não me conseguiu convencer muito ainda :sh)

quanto ao resto , espero que o pessoal não fique ofendido mas concordo com o draper , há muita gente que leva o forum como uma disputa de marketing ou para apontar dedos a determinadas pessoas por associar essas pessoas a determinadas empresas por esta ou aquela razão , a mim isso não faz qual quer diferença seja a pessoa que for , a mim só me interessa uma razão sobre os óleos agora se determinada pessoa está ligada aquela loja ou a outra a mim nem me aquece nem me arrefece desde que eu tenha as informações ou óleos que pretendo .

para terminar , EU compro um óleo a olhar á qualidade do óleo em vez de olhar ao preço mas respeito quem pense o contrario .

Eu já usei LM 4200 5w-30 no meu ex-Micra k13 1.2 DIG-S.
O motor HR12DDR é muito 'específico' pois nem a Nissan sabe que óleo usar... (no manual pode ser um A3/A5/C2/C3 SAE 5w30)
O motor vem de fábrica com óleo Eneos 5w30. No após-venda usam ou o Galp LLIII 5w30 ou o Nissan C4 5w30.

Eu pretendia usar um óleo A5/C2 (devido ao fuel economy) mas sem perder a protecção ao desgaste de um C3.

Optei pelo LM 4200 5w30, e mesmo depois de ter vendido o carro devido a um problema electrónico irresolúvel, do óleo só digo bem!!

[no momento da compra não olhei ao preço, pois o preço do óleo do stand era muito mais elevado...[:D]]

Andaste com GM, limpaste e começaste a usar outro. Deixou de aparecer a borra, é isso?

eu não limpei nada , apenas reparei que as tubagens de admissão não apresentam tanta gordura de óleo desde que larguei o GM , a válvula do respiro da tampa de válvulas também apresenta menos óleo desde que larguei o GM , agora se tem haver com a qualidade do óleo não posso comprovar mas que é uma coincidência isso é, desmontei algumas vezes as tubagens de admissão quando usava o GM e já voltei a desmontar as tubagens depois de largar o GM e as diferenças são evidentes , o tipo de condução continua praticamente inalterável e combustível é sempre na mesma bomba quase desde o inicio que tenho este carro [;)]

eu não limpei nada , apenas reparei que as tubagens de admissão não apresentam tanta gordura de óleo desde que larguei o GM , a válvula do respiro da tampa de válvulas também apresenta menos óleo desde que larguei o GM , agora se tem haver com a qualidade do óleo não posso comprovar mas que é uma coincidência isso é, desmontei algumas vezes as tubagens de admissão quando usava o GM e já voltei a desmontar as tubagens depois de largar o GM e as diferenças são evidentes , o tipo de condução continua praticamente inalterável e combustível é sempre na mesma bomba quase desde o inicio que tenho este carro [;)]

O que entendes por "gordura de óleo" ?

O GM Dexos2 é o caso de um 'amado' que passou a 'detestado'. 2 vezes óleo do ano FAH, e agora passou de bestial a besta...

Celio: esses vapores de óleo foi antes de alguma limpeza EGR ou houve alterações nas condições de utilização. Aparentemente não vejo razões para tal...

VFRsport: esse Bardahl XTC C60 existe na loja que conheces? quantos €?

draper , nos inícios que comprei o carro e ainda usava e usei muito tempo depois o GM , limpei a EGR mas a EGR no motor do meu carro fica acoplada por cima do colector de admissão posso desmontar a EGR e por de baixo da EGR existe uma pequena tampo do colector de admissão , desmontei essa tampa e como seria lógico, estava tudo sujo de crude , vapores de óleo e carvão , limpei apenas essa zona do colector porque o resto é impossível limpar sem desmontar o colector , no fim montei tudo novamente , passado meio ano ou pouco mais voltei a limpar apenas a EGR mas posso ver por um buraco no colector ,a zona do colector que limpei da 1º vez , estava tudo novamente gorduroso embora menos crude mas via-se perfeitamente humidade nas paredes do colector provenientes da gordura do óleo .

entretanto mudei de marcas de óleo no inicio do ano e nessa altura por coincidência fiz mais uma limpeza da EGR e aproveitei e voltei a retirar a tal tampa do colector e fiz mais uma limpeza nessa zona , volto a montar tudo , no mês de Agosto nas férias , lembrei-me de ver o estado da EGR e qual não é o meu espanto quando espreito pelo buraco do colector onde encaixa a EGR e vejo as paredes do colector completamente secas apenas alguma sujidade de carvão :sh)

espantado com a situação desapertei uma braçadeira do tubo de silicone que vem do turbo para o intercooler e reparo que havia apenas uma pequena humidade de gordura nas paredes do tubo mas nada que chegue a um pingante de óleo, lembro-me perfeitamente de ter visto este tubo na altura que usava o GM e ele apresentava muito mais óleo nas paredes interiores do tubo .

eu sei que isto é estranho e na altura também me custou a entender como a qualidade do óleo pode provocar este efeito . o mesmo se passou com a válvula do respiro da tampa de válvulas:sh)

Então é por isto que o draper mudou de equipa:

60905_original.jpg

Um Shell com este resultado [s)]

já há muito tempo atrás, comentei aqui que se vocês vissem esses resultados do shell iam fica desiludidos :sh) entre outros .

se não me engano , o motul spcific dexos 2 foi dos melhores nestes testes .

Voltar
Superior