Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

e dentro dos 0w30 seria melhor escolha?

Tanto faz desde que mudes o óleo regularmente. Não é por teres um óleo bom e não cumprires os prazos/tipos de condução que haverá óleo que se destaque.

Exemplo prático:
- Castrol Edge 5W30 com normas Japonesas aplicados em dois Honda Jazz distintos:

O primeiro faz a IC19 todos os dias e muda o óleo a cada dois anos ou 30000kms +/-
O segundo faz Lisboa > Évora pela A6 e todos os anos vai mudar o óleo mesmo antes do prazo

Qual é que está a poupar o motor?

Que teste é esse?

Não percebi os resultados..

o resultado é por o óleo a uma determinada temperatura dentro daqueles frascos laboratoriais e ver as borras que ficam no vidro quando o óleo arrefece , se ficar muita sujidade ou borra é sinal que o óleo não mantém a limpeza do motor a determinadas temperaturas , pelo menos é isto que entendi nestes testes :(

Tanto faz desde que mudes o óleo regularmente. Não é por teres um óleo bom e não cumprires os prazos/tipos de condução que haverá óleo que se destaque.

Exemplo prático:
- Castrol Edge 5W30 com normas Japonesas aplicados em dois Honda Jazz distintos:

O primeiro faz a IC19 todos os dias e muda o óleo a cada dois anos ou 30000kms +/-
O segundo faz Lisboa > Évora pela A6 e todos os anos vai mudar o óleo mesmo antes do prazo

Qual é que está a poupar o motor?

boas

o oleo e mudado a todos 10kkm ou 1 ano, agora uns recomendam 0w30 outros 5w30, e para as mesmas condições pergunto qual o melhor 0w30 ou 5w30

obrigado

È sempre melhor usar um 0W 30, porque o problema é a frio...80% do desgaste dum motor é a frio e quando mais fluido um Oleo a frio, maior é a proteção do motor nessas condições...

A morada do importador do Bardhal é na defensores de chaves, Formula 81. E está lá toda a gama da Bardahl!

boas

o oleo e mudado a todos 10kkm ou 1 ano, agora uns recomendam 0w30 outros 5w30, e para as mesmas condições pergunto qual o melhor 0w30 ou 5w30

obrigado

0W30 ou 5W30, tanto faz. Pelo preço, 5W30 que encontras a 26.1€ cada 5L. 0W30 já é mais carote.

È sempre melhor usar um 0W 30, porque o problema é a frio...80% do desgaste dum motor é a frio e quando mais fluido um Oleo a frio, maior é a proteção do motor nessas condições...

A morada do importador do Bardhal é na defensores de chaves, Formula 81. E está lá toda a gama da Bardahl!

É esta semana que vou lá espreitar! Mas 5L a 114€ ...

draper, encontras alguma semelhança entre estes dois óleos DOT 4 ?

eblase_190_ibiza_focus016.jpg

Testes de por o oleo a ferver que deixam residuo sao uma de duas coisas bem distintas:

Ou o oleo é de bases quase apenas minerais

Ou o oleo esta cheio de bons aditivos e um excelente basestock que se for restabelecido o nivel normal de oleo vao diluir novamente.

Por isso muito cuidado na intrepretacao.

Então e o que é que isto significa? Pelo que me parece o meu velhote Golf anda bem banhado! apr:)

0_8c858_373838b8_orig

Testes de por o oleo a ferver que deixam residuo sao uma de duas coisas bem distintas:

Ou o oleo é de bases quase apenas minerais

Ou o oleo esta cheio de bons aditivos e um excelente basestock que se for restabelecido o nivel normal de oleo vao diluir novamente.

Por isso muito cuidado na intrepretacao.

Também não percebo muito bem estes testes, nesta página, os óleos com especificações mais altas são os que deixam mais material agarrado...
http://m.blog.daum.net/chs8900/5923516

Última edição:
O teste indica a resistência a altas temperaturas e os depósitos daí resultantes.

Um óleo que crie muitas borras nestes testes na combustão é um óleo que deixa mais resíduos na câmara de combustão.

Nada mais do que isso.

Não avalia em nada a sua capacidade lubrificante/protecção contra desgaste.

Isto é apenas a minha interpretação destes testes. Se estiver errado avisem pois a última coisa que quero é criar mais um mito pois no mundo automóvel é do que mais há.

O teste indica a resistência a altas temperaturas e os depósitos daí resultantes.

Um óleo que crie muitas borras nestes testes na combustão é um óleo que deixa mais resíduos na câmara de combustão.

Nada mais do que isso.

Não avalia em nada a sua capacidade lubrificante/protecção contra desgaste.

Isto é apenas a minha interpretação destes testes. Se estiver errado avisem pois a última coisa que quero é criar mais um mito pois no mundo automóvel é do que mais há.

Também vou mais por aí, visto que o óleo no circuito de lubrificação anda em temperaturas a rondar os 100-120 º...

Convençam-se de uma coisa, o melhor óleo é aquele que cumpre a norma do fabricante do motor, depois dentro da norma existe muito por onde escolher. Mas isto todos nós já sabemos e não é novidade nenhuma, o que interessa saber é que o melhor óleo para o nosso motor dentro da norma, é aquele que nós gostamos e achamos ser o melhor, não aquele que outra pessoa diz ser o melhor, façam como o celio, testem 2 ou 3 marcas/produtos no vosso motor, e escolham o melhor.

O mesmo motor, com o mesmo óleo, não vai ser igual para duas pessoas, isto porque vai depender da sensibilidade do dono, km, tratamento dado, os percursos, crenças e gostos.

É a minha opinião.

P.s. óleos com a mesma norma não são todos iguais, exemplo disso é que uns cumprem os mínimos para passarem o teste, e outros superam.

O mercado dos óleos é muito complexo, reina a desinformação, é um mercado onde o marketing é rei e senhor, os fabricantes não fornecem informações e testes sem ser no marketing, até uma coisa simples como o base stock eles omitem, custava muito dizer Group III ou serem verdadeiros e dizerem que aquele produto não é um verdadeiro sintéctico como fazem na Alemanha.

No mercado dos óleos além do marketing, reina os gostos pessoais.

A Total chama o óleo MidSaps de LowSaps, a Castrol tem o Magnatec mas nunca ninguém soube se existe as moléculas inteligentes e do que são feitas... etc. Todos dizem que o óleo deles é o melhor.

Convençam-se de uma coisa, o melhor óleo é aquele que cumpre a norma do fabricante do motor, depois dentro da norma existe muito por onde escolher. Mas isto todos nós já sabemos e não é novidade nenhuma, o que interessa saber é que o melhor óleo para o nosso motor dentro da norma, é aquele que nós gostamos e achamos ser o melhor, não aquele que outra pessoa diz ser o melhor, façam como o celio, testem 2 ou 3 marcas/produtos no vosso motor, e escolham o melhor.

O mesmo motor, com o mesmo óleo, não vai ser igual para duas pessoas, isto porque vai depender da sensibilidade do dono, km, tratamento dado, os percursos, crenças e gostos.

É a minha opinião.

P.s. óleos com a mesma norma não são todos iguais, exemplo disso é que uns cumprem os mínimos para passarem o teste, e outros superam.

Última edição:
Eu usava magnatec no meu Golf 2, depois usei o Castrol GTX, e agora nas últimas 2 mudas usei Total 7000 10w-40, e dos 3 foi o que mais gostei, apesar de ser mais baratos que os outros.
Principalmente nesta última muda notei que depois de mudar o óleo o motor ficou mais "silencioso", (continua a parecer uma betoneira[:D]).
Normalmente quando mudava o óleo e metia o novo a coloração era logo preta, e nesta última notei um tom mais claro, estou inclinado para que o Total tenha feito um bom trabalho na parte da limpeza do motor.

Voltar
Superior