Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

X2!

Nunca me tinha acontecido uma situação destas, mudar o óleo e não notar nenhumas diferenças.

Um pormenor que me "irrita" neste motor 1.5 dci. Como as temperaturas baixaram, já não consigo chegar ao trabalho com o motor à temperatura ideal, em apenas 5.5 kms.

Amigos meus que teem carros doutras marcas, ao fim de 2 kms, o motor já se encontra à temperatura.

Porque é que existem estas diferenças?

temperaturas ambiente , tipo de condução , tipo de sistema de arrefecimento do carro podem ser alguns factores a ter em conta .

o meu carro nem sempre demora o mesmo tempo para aquecer ou chegar ao ponto normal de funcionamento , todos os dias faço o mesmo percurso e há mesma hora par ir trabalhar e o aviso da temperatura do motor no CB do meu carro nunca acontece no mesmo sitio , uns dias é num determinado sitio outros dias pode mais longe ou mais perto .

não sei se me fiz entender ...

pessoal estou um pouco há nora , há uns minutos atrás lembrei-me de ver como anda o nível de óleo do meu carro coisa que faço poucas vezes mas hoje aconteceu , então quando estou a verificar o nível de óleo reparo que o nível se encontra praticamente a meio da vareta , fiquei um pouco em pânico pois nunca tinha visto nível do óleo a meio da vareta , eu diria que a olhar para a vareta me deve faltar meio litro já que por norma se considera um litro do mínimo da vareta até ao máximo da vareta , estou algo preocupado pois nunca dei pelo meu carro a consumir óleo :sh)

não há fugas e não me parece que esteja a fugir pelo turbo olhando para as tubagens de admissão , agora uma opinião , o carro andou 4 kms pelas 9: 30 h da manha e ficou parado até agora será que o nível foi visto correctamente uma vez que o motor está completamente frio ? estou a usar o mannol 5w30 dexos 2 .

esqueci de referir que, no manual do carro diz para se ver correctamente o nível de óleo , com motor á temperatura normal de funcionamento , desligar o motor e esperar 5 minutos , não fiz isso porque não ia ligar o motor e esperar meia hora para que aquece-se e depois é que via o nível do óleo :sh)

esqueci de referir que, no manual do carro diz para se ver correctamente o nível de óleo , com motor á temperatura normal de funcionamento , desligar o motor e esperar 5 minutos , não fiz isso porque não ia ligar o motor e esperar meia hora para que aquece-se e depois é que via o nível do óleo :sh)

Sempre vi o nível com o motor frio, de um dia para o outro, ou esperar umas boas horas (+-8h), para o óleo descer todo para o cárter. Mas depois li no manual da Opel que se deve ver o nível com o motor na temperatura normal de funcionamento, e esperar 5 ou 10 min.

Resultado: o nível consultado a quente, ou com o motor frio após algumas horas, deu exatamente o mesmo resultado.

Se não existe nenhum problema mecânico, e nunca gastou óleo no passado, o problema está no óleo.
O meu conselho, muda o óleo por outro, faz os mesmos quilómetros com o novo, verifica o nível, se não gastar óleo, o problema era do Mannol.

Nos carros, regra geral, é com o motor frio, ou pelo menos parado há 15 minutos. Além disso convem ser em local completamente horizontal para não dar leituras erradas.

Nas motas, que normalmente têm carter seco, é que tem que se colocar o motor a trabalhar, deixar aquecer bem e depois de parar o motor tem que se verificar logo o nível.

Tens o carro em local completamente horizontal? Quando mudaste o óleo foi num local com essas caracteristicas? Entrou a quantidade normal de óleo novo?

será que vou ter que antecipar a mudança do mannol para o motul :sh) estranho porque o mannol entrou á um mês ou nem isso para o motor e já desapareceu tanto óleo :confused: coisa que nunca me aconteceu com outros óleos :confused:

Nos carros, regra geral, é com o motor frio, ou pelo menos parado há 15 minutos. Além disso convem ser em local completamente horizontal para não dar leituras erradas.

Nas motas, que normalmente têm carter seco, é que tem que se colocar o motor a trabalhar, deixar aquecer bem e depois de parar o motor tem que se verificar logo o nível.

Tens o carro em local completamente horizontal? Quando mudaste o óleo foi num local com essas caracteristicas? Entrou a quantidade normal de óleo novo?

o óleo mudei na minha garagem e foi lá que vi o nível há uns minutos , a quantidade foram 5.2 litros mas no manual diz para meter 5.4 litros , sempre coloquei 5.2 litros para dar alguma margem ao fap , a garagem tem um pequeninho desnível para o portão e para a frente do carro mas neste caso deveria ser para mais nível de óleo do motor e não para menos .

não estou a gostar nada disto .

será que vou ter que antecipar a mudança do mannol para o motul :sh) estranho porque o mannol entrou á um mês ou nem isso para o motor e já desapareceu tanto óleo :confused: coisa que nunca me aconteceu com outros óleos :confused:

Não te preocupes,o Mannol é im óleo de boa qualidade,contola o nivel a frio,a mazda tambem diz para controlar o óleo a quente,mas para ter a certeza mesmo é só com ele a frio.

Quantos km fizeste desde a muda do óleo,e em que tipo de condução?

Por exemplo a minha 6 a cada regeneração tem tendencia a comer um bocadinho de óleo,quase insignificante(0,5dl)

Não te preocupes,o Mannol é im óleo de boa qualidade,contola o nivel a frio,a mazda tambem diz para controlar o óleo a quente,mas para ter a certeza mesmo é só com ele a frio.

Quantos km fizeste desde a muda do óleo,e em que tipo de condução?

Por exemplo a minha 6 a cada regeneração tem tendencia a comer um bocadinho de óleo,quase insignificante(0,5dl)

foi em frio que verifiquei o nível do óleo , devo ter feito por volta de 1000kms com ele , no meu caso , quando o meu carro regenera a tendência é o nível subir .

eu sei que vou ser crucificado por isto, mas aqui vai na mesma, alguns óleos Dexos 2 aprovados já deixam a desejar, eu que o diga, então óleos não aprovados :sh)

agora vou fugir daqui [:p]

P.S.: vê bem se não há nenhum problema, verifica o nível mais uma vez, se tudo estiver OK, troca o óleo por outro, pode ser ou não do óleo.
Existe uma coisa que é o NOACK (perdas por evaporação).

pessoal estou um pouco há nora , há uns minutos atrás lembrei-me de ver como anda o nível de óleo do meu carro coisa que faço poucas vezes mas hoje aconteceu , então quando estou a verificar o nível de óleo reparo que o nível se encontra praticamente a meio da vareta , fiquei um pouco em pânico pois nunca tinha visto nível do óleo a meio da vareta , eu diria que a olhar para a vareta me deve faltar meio litro já que por norma se considera um litro do mínimo da vareta até ao máximo da vareta , estou algo preocupado pois nunca dei pelo meu carro a consumir óleo :sh)

não há fugas e não me parece que esteja a fugir pelo turbo olhando para as tubagens de admissão , agora uma opinião , o carro andou 4 kms pelas 9: 30 h da manha e ficou parado até agora será que o nível foi visto correctamente uma vez que o motor está completamente frio ? estou a usar o mannol 5w30 dexos 2 .
Que cena amigo.....só agora vim a este tópico e é que vi o teu problema.[s)]
Estou a achar isso muito estranho. Poderia dizer para veres se não está a perder pelo bujão, tampa desapertada etc mas isso deve de ter sido logo a 1ª coisa que fizeste.
Agora, viste bem o nível? Tu consegues ver correctamente o nível? Não poderá haver ai nenhum erro na leitura, tipo veres mais à pressa ou como "já o fazes de olhos fechados" não ver bem?
Pode parecer ridícula estas minhas perguntas, mas eu já disse isto aqui, eu mudo mais facilmente o meu filtro de óleo do que consigo fazer uma leitura correcta do nível. As nossas varetas são uma valente caca....[:vm)][s)]

Sabes que não simpatizo com a Mannol, mas também não acho que um óleo desaparece assim só porque é da marca X.
Acho que até podia meter um 10W40 do jumbo que ele não desaparecia em 1000 km´s.
Tenta amanhã com calma levantares o carro e ver se não está a perder por algum lado. Pode ser uma coisa simples e a gente a pensar logo em turbos e afins... Isto se conseguires aguentar até amanhã, pois conhecendo como te conheço, não vais para a cama sem tirares isso a limpo.

Em caso se não veres fuga alguma, nada de anormal, eu tirava já esse óleo. E não, não metia o Motul, pois nunca meteste esta marca e não sabes a reacção. Imagina que também acontece o mesmo? Como sabes se é do óleo ou do motor, uma vez que nunca usaste esta marca? Porque pessoas com o nosso motor usa e não tem problemas?!
Eu optava por um óleo que já tenhas usado e não tenhas tido problemas. O simples GM por ex. Depois das experiências feitas, de o problema encontrado ou a inexistência dele, ai metias o Motul.
Agora era o que já usaste, não tiveste problema e fica barato: GM + filtro WIX.
Estás a perceber a minha lógica?[;)]

Há um óleo que não é Dexos 2 mas que gostava de testar: Total INEO Long Life 504/507 - 5W30

não é Dexos mas supera a norma.
Mas há com dexos 2.
total-ineo-mc3-dexos-2-5w30-5-litros-8414794831191.jpg

Um pormenor que me "irrita" neste motor 1.5 dci. Como as temperaturas baixaram, já não consigo chegar ao trabalho com o motor à temperatura ideal, em apenas 5.5 kms.
Isso é muito! O termostato está bom?
eu diria que a olhar para a vareta me deve faltar meio litro já que por norma se considera um litro do mínimo da vareta até ao máximo da vareta

Penso que não seja tanto, do mínimo ao máximo diria 0,5L.

Realmente, as varetas para verificação do nível de óleo, nos Astra H, são mesmo uma porcaria. Para se conseguir ter uma leitura +/- correcta, tenho de repetir o procedimentos umas 5 vezes. :sh)

Tenho uma perspectiva diferente do user que disse que lhe dava a mesma leitura, a quente, ou a frio. Pela minha experiência, a quente sobe sempre um pouco o nível. Não digo que a diferença seja muita, mas na vareta, parece-me sempre que o nível sobe a quente.

E também me parece que a diferença entre o mínimo, e máximo, seja de 1litro, nos 1.7

Célio, não tinhas metido apenas 5litros de óleo? Se foram apenas os 5 litros, e como viste o nível a frio, não me parece preocupante (ainda não houveram regenerações suficientes em 1000 km, para subir o nível de óleo). Se fosse a ti, esperava mais uns km's, mas ia estar mais atento, verificando o nível de óleo a cada 500km, por exemplo. [;)]

Para um Civic 1.6 I-Dtec deste ano, o recomendado segundo o manual é um 0W30 ACEA C2.

Que produto recomendam?
A Honda recomenda este:
edge4l_LRG.jpg

mas podes usar outro ACEA C2 0w-30 de outra marca.
Em termos logísticos seria ótimo, mas não conheço nenhum óleo que cumpra as normas VW507.00 e RN0710 em simultâneo.
exacto, actualmente ainda não existe.

O que recomendam para um Citroën C4 1.4 a gasolina? Não faço ideia o ano.
É normal haver consumo de óleo nestes carros?
Usa o Total Quartz Ineo ECS 5w-30 ou outro óleo de especificação PSA B71 2290.
Boas. Que óleo de caixa de velocidades usar para Astra H 1.7 100cv de 2004 5 velocidades. Não sei qual está lá
a caixa de 5vel é a F23: usa o Fuchs TITAN SINTOFLUID 75W-80 ou outro que cumpra a especificação Opel necessária.

Voltar
Superior