V ou W?

BigMac

New member
O meu carro trás pneus michelin 205/50 ZR17 89 W. Acham que é grave se colocar desta vez michelin 205/50 R17 89 V?
C4 VTR Pack HDI 110
Agradeço desde já as respostas!
Obrigado(a) :)

O meu carro trás pneus michelin 205/50 ZR17 89 W. Acham que é grave se colocar desta vez michelin 205/50 R17 89 V?
C4 VTR Pack HDI 110
Acho que não tem qualquer problema, de todo!

O índice de velocidade V, está especificado para tolerar velocidades constantes até 230km/h (salvo erro), pelo que para o teu carro me parece perfeitamente adequado.

C4 VTR Pack HDI 110

Claro que não é grave, até H tu podes meter. Indice V é para velocidades até 240 km/h, H dá até 210 km/h, quando maior o índice mais macio o pneu e maior o desgaste, só tens que cumprir é com índice de carga (aquele número antes do W).

Edit: Se andas a mais de 240km/h mete W lol.

Claro que não é grave, até H tu podes meter. Indice V é para velocidades até 240 km/h, H dá até 210 km/h, quando maior o índice mais macio o pneu e maior o desgaste, só tens que cumprir é com índice de carga (aquele número antes do W).

Edit: Se andas a mais de 240km/h mete W lol.

Eu penso que até "T" podia meter (190 km/h). É certo que a margem de tolerãncia é grande.

Apesar de ser uma questão de segurança faria-me confusão se alguém me disse-se algo por usar um pneu com indice T ou H visto a velocidade ser muito superior á permitida por lei...

os pneus teem que ter indice de velocidade superior à velocidade anunciada pela marca.

Um ferrari conduzido por um santinho continua a ter que ter pneus Z, apesar do dono so precisar de pneus T (ou mais baixo até!)

pro C4, V é o minimo recomendado. para alem do indice de velocidade, os pneus teem um comportamento completamente diferente, geralmente com vantagem para os de indice superior. esse comportamento reflecte-se no desgaste, onde nem sempre a vantagem é para o V (a menos que faças muita condução rapida, as diferenças mal se notam)
mas sim, teoricamente, a direito e a altas velocidades, o V deve gastar menos que o W à mesma velocidade.

os pneus teem que ter indice de velocidade superior à velocidade anunciada pela marca.

Um ferrari conduzido por um santinho continua a ter que ter pneus Z, apesar do dono so precisar de pneus T (ou mais baixo até!)

pro C4, V é o minimo recomendado. para alem do indice de velocidade, os pneus teem um comportamento completamente diferente, geralmente com vantagem para os de indice superior. esse comportamento reflecte-se no desgaste, onde nem sempre a vantagem é para o V (a menos que faças muita condução rapida, as diferenças mal se notam)
mas sim, teoricamente, a direito e a altas velocidades, o V deve gastar menos que o W à mesma velocidade.

Mesmo assim, quase nenhum C4 dá mais de 210km/h de velocidade real,a unica diferença é mesmo a dureza da borracha porque a construção do pneu é igual, para um utilizador comum não justifica na minha opinião.

Ja agora aproveito aqui este topico para ver se alguem me sabe explicar uma duvida.
Sempre tive pneus como por exemplo 195/50 R 15 entre outros, e maior parte dos pneus vem com este tipo de referencia, mas agora com o novo carro veem assim 225/50 ZR 17, da Pirelli.
Alguem me sabe explicar a diferença entre R e ZR ? Nos livros que vi R corresponde ao diametro da roda apenas, agora ZR é que nunca tinha visto.
Se alguem me souber explicar quais as diferenças , agradeço desde ja.
Obrigado

Anexos

• zr.jpg
    zr.jpg
    65,4KB · Visualizações: 0
E onde ficam os Y? O índice que estão a atribuir ao V tinha ideia que eram dos Y, mas certamente será confusão minha...

Não brinquem com coisas serias...Coloquem o índice de velocidade recomendado pela marca e pronto!

E já agora, e como já aqui foi dito, não é só na "velocidade" que que o índice varia na qualidade dos pneus!

Exemplo prático:

Os "famosos" RE720 em indice H eram uma coisa e em V era outra completamente diferente...Mas muita gente não reparava nisso, comprava os mais baratos e depois diziam que o pneu não prestava...

Pela lógica comercial, o tal limite de velocidade corresponde a um pneu novo, em teste. A questão põe-se qd o pneu já está bem rodado, naquela fase em q começamos a pensar q temos de os trocar... talvez aí já seja interessante ter um pneu com um limite alto, como recomendado pelo fabricante, para lhe aplicar o desconto :)... isto para quem anda a grandes velocidades e em condições limite... digo eu...

Ja agora aproveito aqui este topico para ver se alguem me sabe explicar uma duvida.
Sempre tive pneus como por exemplo 195/50 R 15 entre outros, e maior parte dos pneus vem com este tipo de referencia, mas agora com o novo carro veem assim 225/50 ZR 17, da Pirelli.
Alguem me sabe explicar a diferença entre R e ZR ? Nos livros que vi R corresponde ao diametro da roda apenas, agora ZR é que nunca tinha visto.
Se alguem me souber explicar quais as diferenças , agradeço desde ja.
Obrigado

O ZR nos pneus aplca-se neste seguimento

no caso específico desses pneus 225/50 ZR17 adimitindo que tenham indice de veloc W
Como já aqui foi dito os W são até 240km/h. Pelo facto do pneu ser ZR quer dizer que para esse determinado pneu foi testado com segurança acima dessa velocidade pelo que pode ser excedida sem problema; veloc essa a consultar com o fabricante
os ZR têm as laterais mais fortes sendo igualmente mais estáveis a altas velocidades

Olá a todos... Espero que estejam bem...

Estou e estive a ler atentamente aqui o que escrevem, dou um conselho devem ir o que a marca de cada carro aconselham, é o que eu faço. Penso que para a maioria dos carros, um pneu H ou V chegam perfeitamente, tenho um Astra e quando precisar de pneus, vou-me informar do pneu H neste momento tem V 240, pois 210 km´s parece-me e chegar nem de longe chego a isso e acredito que o C4 também não!! Tenho uma empresa ligada ao ramo automóvel, e acredito que muitos carros darão os 200, uma velocidade excessiva, que provoca muito mais desgaste e consumos desnecessários, para mim é mandar um carro para a morte, mas cada um sabe de si, e utiliza o carro para o fim que quer.

Mas eu recomendo, ter atenção à velocidade que anda e ao peso, depois de isso reflectido, penso que chegam a uma conclusão... ou terão Porsches e Ferraris por ai???? que eu não saiba!!! eheheheheh...

Abraço, e uma boa semana para todos, e ganhem mais juizo que a vida é bonita para se viver!! [:cool:]

Voltar
Superior