Vale a pena o conserto?

tgfj555

New member
Boas pessoal

Infelizmente, uma pessoa cá de perto sofreu um acidente, que, embora tenha saído praticamente ileso, o mesmo não se pode dizer do seu carro, cujo estado se apresenta nas fotos abaixo.

Trata-se de um Peugeot 208 1.6 BlueHDI, a diesel, de 2017. Há data tinha cerca de 90000 km.

Este carro possuí um valor sentimental e especial por esta pessoa, tanto que, antes do acidente, possuía intenções/projeto para colocar este carro cada vez melhor, adicionar extras, etc.. Algo parecido com as versões especiais desta gama.

----------------------

A intenção é de que as peças, a maioria delas, sejam provenientes de casas de usados/outros veículos salvados (exemplo chapa, portas, etc.), para que o orçamento possa ser mais baixo. Também pretende-se que o conserto seja feito dentro das possibilidades, sem ter a questão de tempo (indiferente se demora 3 meses ou 6 meses).
Ou seja, é o intuito encontrar um mecânico que possa guardar o carro, há medida que as peças vão sendo colocadas, aos poucos (pagando mão de obra). Portanto, o mecânico seria para pagar a mão de obra e as peças provenientes de casas de peças usadas/salvados.

-------------------------

Algumas peças que, assim por alto, vejo que têm de ser substituídas:

- Motor
- Eixo dianteiro
- Chapa
- Airbags
- Vidros
- ...

Mesmo a procurar por peças de salvados/usados, 5000€ será suficiente para recuperar este veículo?

Mais importante do que o valor a pagar, é o valor sentimental que a pessoa tem pelo carro, é uma dor única e que só ela é capaz de o sentir como ninguém.

Last edited:
Acho que a única coisa que se safou foi o autocolante "208 Sport" do capot :rolleyes::eek:

Nao sou entendido mas mesmo que dê para reparar ficaria o preco de um carro novo. Esse carro parece-me claramente sucata, pouco se aproveita.

Numa Resposta...

Não...

O carro está pronto para ir para a sucata e 5000€ não te vão pagar o arranjo necessário nem sequer a validação de segurança que o carro terá que ter (estrutura do mesmo).

Cumprimentos,

LPC

Isso por muito valor sentimental que a pessoa tenha nesse carro, é esquecer o dito.

A questão é:

O valor sentimental supera ao valor financeiro que se vai colocar no carro acima do que ele vale?

Se sim, é para avançar.

Contudo, o maior tombo deve ser em airbags e suspensão.

Quanto a mudar o motor… há danos no bloco? Certamente que haverá danos em itens de mecânica, mas isso até deve ser o menor dos males.

A questão é:

O valor sentimental supera ao valor financeiro que se vai colocar no carro acima do que ele vale?

Se sim, é para avançar.

Contudo, o maior tombo deve ser em airbags e suspensão.

Quanto a mudar o motor… há danos no bloco? Certamente que haverá danos em itens de mecânica, mas isso até deve ser o menor dos males.

Claro que se não for a olhar a meios=custos, é aquela coisa.

Agora que há ali muita coisa a ser reparada/trocada, aí lá isso haverá mesmo.

Isso é para latas de atum
Os documentos foram apreendidos provavelmente o que também obriga a uma IPO B

Uma coisa que não entendo. Tanto valor sentimental e não tinha um seguro contra tudo e todos?

Mas pronto. Não se aleijou, ótimo. O carro cumpriu a sua função... O sentimento esteve lá

Se tem valor sentimental é comprar um e colocá-lo igual.
Não é um modelo difícil de encontrar.

Ps: atenção que um carro parado muito tempo em uma oficina também à quem cobra o tempo lá parado.
Não será só mão de obra e peças.

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

Se tem valor sentimental é comprar um e colocá-lo igual.
Não é um modelo difícil de encontrar.

Ps: atenção que um carro parado muito tempo em uma oficina também à quem cobra o tempo lá parado.
Não será só mão de obra e peças.

Enviado do meu YAL-L21 através do Tapatalk

Até julgas que é só meia dúzia de autocolantes... ah, espera.

É muita muita muita fruta.

O melhor a fazer neste momento (e eu já passei por isso) é começar a vender às peças o que ainda se aproveita.

Não me admirava se um arranjo desses rondasse os 15.000€.

Eh pá... é só um carro!! Como é que alguém seriamente pode sequer pensar em reparar isso?? :sh):sh)

Até parece que é um clássico raríssimo de que só foram feitas meia dúzia de unidades. Comprem outro igual e personalizem esse!

Como já te disseram, monetariamente cheira a suicídio, mas pode haver surpresas!
Pode-se sempre pedir uma avaliação sem compromisso para se ficar com um valor aproximado dos custos, mas por 5000€ eu não ia lá!

Um exemplo antigo, ainda antes dos airbags e afins:
Tinha um Golf II e levei uma valente passa de outro condutor que "não me viu"!
Peritagens e blá, blá... perda total e indemnização de 700 contos...
A minha vontade foi pegar no dinheiro, vender o salvado e partir para outra, mas o meu amigo bate-chapas lá da terra disse-me mais ou menos isto:
- Por esse valor consigo que o carro fique melhor que antes, pintura incluída e ainda te pago a inspeção B. Preciso é de algum tempo e de saber se aceitas peças da concorrência, mas sempre novas!

Apesar de algum receio, acabei por aceitar e fiz bem! O carro foi devidamente reparado e pintado na íntegra, bem como retiradas algumas mossas que tinha!

Resumindo, cada caso é diferente de todos os outros, mas o raio dos airbags, pre-tensores... encarecem muito a coisa!

Back