"Validade" dos amortecedores

kult

New member
Boas,

normalmente de quanto em quanto tempo/km se devem substituir/reparar os amortecedores?

Cumprimentos.

não existe um prazo nem um x km's definido, o seu tempo de vida vai depender do tipo de uso que o carro tiver ao longo dos anos , o que quando começam a apresentar sintomas é que devem ser substituídos ou recondicionados conforme a situação...

entre 150.000 e 200.000 deve ser necessário trocar... mas mesmo com 100.000 se calhar se trocares vais notar diferença... é uma questão de sentires o carro muito abanao.

Os meu foram à vida com 120mil, segundo alguns mecânicos, inclusive na marca, diziam que estavam bons, mas eu como conduzo este carro desde novo sei bem ver as diferenças, optei por substituir, conclusão. Como da noite para o dia.[;)]

É um problema saber quando os amortecedores estão em bom estado ou não quando não estão a babar óleo, só desmontando e testando um a um, mas ninguém vai fazer isso, como já referido, só mesmo conhecendo bem o carro desde novo.

Boas,

normalmente de quanto em quanto tempo/km se devem substituir/reparar os amortecedores?

Cumprimentos.

simplesmente : não existe prazo nem kms , é so' observar se fazem barulho , se são menos eficazes , se perdem oleo

Os meu foram à vida com 120mil, segundo alguns mecânicos, inclusive na marca, diziam que estavam bons, mas eu como conduzo este carro desde novo sei bem ver as diferenças, optei por substituir, conclusão. Como da noite para o dia.[;)]

que diferenças sentiste?

Fabricantes recomendam a cada 80000kms.. mas é sempre variável...

O meu voto também vai para esse valor, claro está que com esses km os amortecedores ainda têm alguma vida e exercem parte da sua função.
Geralmente (isso quando mudam) as pessoas só mandam trocar quando não existe amortecedor, é a ideia que tenho.
O que se costuma dizer para fazer e que é completamente errado (a não ser que os amortecedores já não tenham vida):

Procedimento não recomendável: Testar com a mão
Testar um amortecedor por esticamento e compressão não é possível, pois as forças e as velocidades necessárias para este teste de segurança não podem ser atingidas manualmente. Este procedimento consegue apenas revelar amortecedores completamente inoperacionais.

O meu voto também vai para esse valor, claro está que com esses km os amortecedores ainda têm alguma vida e exercem parte da sua função.
Geralmente (isso quando mudam) as pessoas só mandam trocar quando não existe amortecedor, é a ideia que tenho.
O que se costuma dizer para fazer e que é completamente errado (a não ser que os amortecedores já não tenham vida):

Muita gente não troca pois n tem o carro desde de novo, eu por exemplo nao faço ideia se os meus estão bons ou maus...

O elemento chave de um amortecedor é o óleo, logo aí não é preciso ser um engenheiro para chegar à conclusão de que este, quando é sujeito a altas temperaturas e pressões durante um X tempo, perde as suas caracteristicas e qualidades dinâmicas como qualquer óleo.

Os amortecedores de traz do meu carro ja tem 216000km e 12 anos e ainda passam na inspecção e não sei se será ou não boa ideia de os trocar ou sera que podem ainda durar mais tempo dado que os percursos q faço são autoestrada na sua maioria?

Back