Eu trico os meus qd atengem os 35% da sua capacidade, pois o carro já baloiça imenso e numa travagem de emergência é acidente garantido. No IPO só se estiver a 20% se n estou em erro é q chumbaOs amortecedores de traz do meu carro ja tem 216000km e 12 anos e ainda passam na inspecção e não sei se será ou não boa ideia de os trocar ou sera que podem ainda durar mais tempo dado que os percursos q faço são autoestrada na sua maioria?
WTF?, existem referências de amortecedores para estradas degradadas? também quero.[kiss]Já agora para uma Space star 1.9 DI-D 102cv de 2004 qual a referência dos amortecedores de marca Kyb que devo comprar?Pois verifiquei que tambem existe o modelo de amortecedor para estradas degradadas.
WTF?, existem referências de amortecedores para estradas degradadas? também quero.[kiss]
Existem. Geralmente destinados a mercados do 3º mundo Áfricas etc...
Em relação à duração dum amortecedor, normalmente os centros de inspecção detectam um amortecedor em mau estado pelo que não há grande motivo de preocupação.
Um sinal típico é o carro entrar em subvibração e patinar ao curvar a mais alta velocidade. Eu noto bem qd estão nas lonas mas há quem não tenha noção disso pq se habituam-se às reacções dos carros e não percebem que o amortecedor já deu o berro.
Muitos mudam pneus pq pensam que o carro patina por causa do piso do pneu...
Não te guies pelas percentagens da IPO! Já me aconteceu de amortecedores novos não chegarem a 70% por isso para mim vale +/- 0 o que mostra no IPO...Eu trico os meus qd atengem os 35% da sua capacidade, pois o carro já baloiça imenso e numa travagem de emergência é acidente garantido. No IPO só se estiver a 20% se n estou em erro é q chumba
Eu também não guio pela IPO, nos meus percursos diários consigo notar quando já estão a perder eficácia, em mau piso e com curvas é onde faz a diferença.
Quando vejo que está na altura troco independentemente do resultado desses testes, pois num dos carros troquei os 4 com cerca de 240K kms e na IPO ainda estavam bons.
Existem. Geralmente destinados a mercados do 3º mundo Áfricas etc...
Em relação à duração dum amortecedor, normalmente os centros de inspecção detectam um amortecedor em mau estado pelo que não há grande motivo de preocupação.
Um sinal típico é o carro entrar em subvibração e patinar ao curvar a mais alta velocidade. Eu noto bem qd estão nas lonas mas há quem não tenha noção disso pq se habituam-se às reacções dos carros e não percebem que o amortecedor já deu o berro.
Muitos mudam pneus pq pensam que o carro patina por causa do piso do pneu...
O meu ainda so tem 216000km feitos a traz e portanto ainda os posso ter por mais um cadito. Notaste muita diferença após a troca? So trocaste os amortecedores ou tb foram mais peças?
Os testes da IPO são completamente inúteis. Se puseres amortecedores novos, vão dizer que estão a 70 ou 80% de eficácia. Se estiverem velhos, o resultado é o mesmo. A IPO só serve para analisar discrepâncias entre os dois amortecedores do mesmo eixo. Aliás, só dessa forma é que o carro chumba e não por existir falta de eficácia.
Em termos concretos, podes ter, no máximo, 30% de diferença entre os amortecedores do mesmo eixo. Acima disso, o carro chumba. Se ambos tiverem 1% de eficácia, passa.
Por acaso eu sabia que o ensaio é comparativo mas acho que é pouco relevante. Se de facto houver essa tal discrepância a substituição faz todo o sentido e portanto a utilidade é óbvia nesses casos em que 1 amortecedor está nas lonas.
Mas tb diga-se que tlvz em mais de 90% dos casos há sempre um que se lixa primeiro do que o outro. Provavelmente o da direita.
O meu ainda so tem 216000km feitos a traz e portanto ainda os posso ter por mais um cadito. Notaste muita diferença após a troca? So trocaste os amortecedores ou tb foram mais peças?
100 mil em principio...depende do uso. mas 100 mil para um uso rotineiro.