Valor da "prenda" de casamento....(quanto?)

As pessoas podem-se casar sem q haja a festa sumptuosa q os costumes fazem supor. Para 2 pessoas se casarem basta tratarem das coisas no Registo Civil, levam 1 caneta e duas testemunhas e já está, daí q ache o argumento de não casar para não dar a festa (ou por causa dela)um pouco fora do contexto.

Qto a prenda os € 200 q já disseram parece-me bem, sendo q se deve ter sp em conta as "posses" de cada um.

Se um casal apenas ganhar 2 salários mínimos ng leva a mal q se contenha na prenda sendo q € 200 representam mais de 20% do orçamento mensal.

Já se o casal ganhar € 3000 e/ou tiver 20 prédios arrendados e uma herdade no Alentejo, nada se perde dar mais.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

A partir de agora vou dar ZERO.

Isso evita que as pessoas se casem se estão à espera da festa de casamento para compor as contas.

Mais uma coisa de quem ninguém falou. A despesa que temos na toilete para ir ao casamento.

Coisa horrorosa. [8D]

Há de certeza outras coisas onde se gastar o dinheiro. ;)

isso sao as mulheres...:D

um homem gasta pouco pois vai e fato que provavelmente já o tem.

Eu como tenho alguma roupa para estas ocasiões só mudo a gravata[8D] o ultimo casamento que fui um amigo meu emprestou-me uma gravata porreira:D

isto pk eu só uso gravata nestas alturas;)

Quem quer a festa tem de poder com ela. Não tenho pena nenhuma de quem fica endividado por uma festa. Convidar este e aquele sem sequer ter confiança só por ser vizinho ou da familia não é comigo. Quando for eu é uma festa pequena (pais, avós padrinhos e um ou outro amigo). E nada das famosas bodas de 75 euros por pessoa que se come por 3 dias..

É mais um negócio. Essa de alguns dizerem que normalmente se dá o dobro da despesa é de rir. Se a despesa for 75#8364;, dar 150#8364; por pessoa. Uma casa de 4 pessoas dar 600 euros... Só dá memsmo vontade de: [}:)]

Questiúnculas à parte... De acordo com a etiqueta, todos os convidados do casamento, independentemente de irem ou não à festa, deverão oferecer uma prenda aos noivos. É pouco elegante oferecer dinheiro, embora seja um facto que o dinheiro é presente cada vez mais apreciado pela classe média (à qual pertenço). O melhor é perguntar directamente aos noivos se têm lista de casamento, se precisam de algo em particular ou se preferem dinheiro.
Quando organizei o meu casamento, convidei unicamente as pessoas mais próximas. Somando todas as despesas e dividindo pelo número total de convidados, obtinha-se o valor de 100 euros, que foi o valor médio dado pelos convidados (em dinheiro ou em prenda). É um valor de referência que agora tomo quando sou convidado para um casamento. As famílias não lucraram com o casamento, nem era esse o propósito. Ambas possuiam um pé-de-meia reservado para suportar as despesas de casamento. E por isso não estávamos muito importados com as contribuições pecuniárias dos convidados.
O que fica para a memória de todos os presentes foi o facto de ser uma festa bonita e emotiva.

Se for em dinheiro, acho que cada um é que sabe. Depende sobretudo do que se pode dar mas também a quem, claro. Acho que oferecer prendas é quase sempre desadequado, a não ser que se fale antes com os noivos dizendo o que se pensa dar.
Digo isto porque casei e tive poucas prendas, mesmo poucas. Mas mesmo assim ocorreu uma situação "chata". A minha mulher tinha um microondas, eu já tinha outro, e houve uma "alma caridosa" que se lembrou de oferecer um microondas.
Para além disso a minha opinião é que ficamos melhor "na fotografia" quando oferecemos dinheiro. Com as prendas, os noivos ficam sem saber o valor da prenda, e quando por vezes descobrem o preço ficam desiludidos. Foi o que me aconteceu quando descubri que dois convidados me ofereceram uma prenda no valor de 34€.
As pessoas não se casam por dinheiro (pelo menos eu não), mas também não me casei para gastar ou perder dinheiro.

Um casamento dificilmente fica em menos de 65€/convidado. Logo, acho que esse é o minimo dos minimos. A não ser salvo raras excepções: Se as pessoas que me ofereceram a grande prenda, terei muito gosto em oferecer 34€. Estou a brincar, nem teria coragem, simplesmente não íria nem daria nada, provavelmente.

citação:Originalmente colocada por Gamboa

, mas também não me casei para gastar ou perder dinheiro.

Casavas-te no registo apenas. Nao gastavas nem ganhavas.

No ultimo casamento que fui , vinha bem explicito no convite que nao iriam aceitar prendas de ninguem ! Que a boda iria ser oferecida pelo Pai da noiva ( por sinal um Sr bem conhecido de todos nós e mto rico)mas que nao queria que ninguem oferece-se prendas ... mesmo para evitar estas situaçoes. Claro que eram pessoas que nao precisavam de nada de ninguem.

A noiva era de um extracto social muito alto , o Noivo precisamente o contrario ... logo tinham familiares e amigos com posses completamente diferentes , assim ficou tudo muito mais descontraido ... foi o melhor casamento que assisti.

citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

citação:Originalmente colocada por Gamboa

, mas também não me casei para gastar ou perder dinheiro.

Casavas-te no registo apenas. Nao gastavas nem ganhavas.

No ultimo casamento que fui , vinha bem explicito no convite que nao iriam aceitar prendas de ninguem ! Que a boda iria ser oferecida pelo Pai da noiva ( por sinal um Sr bem conhecido de todos nós e mto rico)mas que nao queria que ninguem oferece-se prendas ... mesmo para evitar estas situaçoes. Claro que eram pessoas que nao precisavam de nada de ninguem.

A noiva era de um extracto social muito alto , o Noivo precisamente o contrario ... logo tinham familiares e amigos com posses completamente diferentes , assim ficou tudo muito mais descontraido ... foi o melhor casamento que assisti.

esse é o tipico caso... tem pais ricos, n jogou na lotaria nem foi ao bes :D

citação:Originalmente colocada por ClioII

Tb é possível oferecer a mais inútil porcaria de que te lembrares. Ao fim da 3a, já ninguém te convida para estas secas...
Sentes-te feliz agindo dessa maneira?
Não seria preferível seres sincero com quem te convida e dizeres que não aceitas o convite porque detestas casamentos? É que proceder da maneira tão grosseira, antipática e deselegante como a que descreveste não serve sequer para marcar uma posição, serve apenas para te desprestigiar.

Acho que 200€ é apropriado se for um casamento num local decente.
Os meus pais foram a um casamento e deram 350€, até porque é uma pessoa relativamente chegada(afilhada deles).
Resultado, o casamento foi num restaurante fanhoso e o menu,imaginem só: Massa de Peixe e não havia mais nada por onde esolher, os bolos não eram nada de especial...Como os convidados até eram poucos, a prenda dos mes pais deve ter pago o almoço :D
Quando os meus pais regressaram a casa, só ouvia o meu pai dizer, "mas que comida de m****..."[}:)]

A minha regra é sempre, antecipadamente, perguntar aos noivos (não vou a um casamento onde eu ou a minha mulher não conheça pelo menos um deles) e colocamos delicadamente a questão: - O que gostavam de prenda de casamento?

Se a resposta for dinheiro, fica ao nosso critério a quantia, se a pessoa tiver lista, logo se vê... Geralmente prefiro dar dinheiro e uma eventual lembrança (gosto muito de dar peças de estanho).

Quando casei há 4 anos as pessoas nos perguntaram o que preferíamos e a resposta foi invariavelmente uma: dinheiro! O casamento fomos nós que pagámos quase na totalidade e era o que nos dava mais jeito!

Relativamente a quantias, diria que 200€ e, se puderem, mais uma lembrança ou então 150€ e a dita lembrança!

Compreendo que se convide as pessoas pela amizade e blá, blá, mas há muitas despesas, imaginem o seguinte:

Um casal opta por fazer casamento completo (Igreja, Quinta/Tenda) e só para a Quinta (sem luxos e fora de Lisboa, mas algo decente) gastam, por baixo, 70€ por pessoa. Já não falo de vestidos, Igreja, música...

Imaginem 200 cabeças... dá cerca de 14.000€ (é dinheiro). Alguém tem que o pagar e nem sempre os pais/padrinho podem e sobra para os noivos...

Apesar de ser mais comun dar dinheiro, acho a prenda muito mais original!

Mas porque nao uma máquina de café da Nespresso? :D

Voltar
Superior