varandas + segurança

Na minha casa tenho um gradeamento que acho perigoso na varanda, tem barras mas em vez de ser na vertical é na horizontal o que faz com que sejam literalmente escadas e tenho uma filha que falta pouco para andar. Como não pretendo "estragar" a fachada estava a pensar montar um painel de acrílico ou vidro (temperado?!).

O vidro é altamente resistente e dificilmente partirá, o acrílico é igualmente resistente, mas com o sol tende a ficar baço e com mau aspecto, sendo obviamente mais barato que o vidro.

O que me aconselham? Já agora onde posso encontrar uma empresa que faça esse trabalho - montagem de paineis acrilicos - em Lisboa?

thanks

Nem que seja arame farpado! Mas mete qualquer coisa, os miúdos são terriveis!

Um abraço.

Na minha casa tenho um gradeamento que acho perigoso na varanda, tem barras mas em vez de ser na vertical é na horizontal o que faz com que sejam literalmente escadas e tenho uma filha que falta pouco para andar. Como não pretendo "estragar" a fachada estava a pensar montar um painel de acrílico ou vidro (temperado?!).

O vidro é altamente resistente e dificilmente partirá, o acrílico é igualmente resistente, mas com o sol tende a ficar baço e com mau aspecto, sendo obviamente mais barato que o vidro.

O que me aconselham? Já agora onde posso encontrar uma empresa que faça esse trabalho - montagem de paineis acrilicos - em Lisboa?

thanks

o que precisas é de um vidro temperado...n te metas em acrílicos e em vidro sem tratamento....
acaba por ficar mais bonito e td...lol

Por norma em habitação e espaço públicos devia-se ao máximo evitar esse tipo de guarda.

Há 3 problemas. E quase que só 1 solução.

1 - A gurada Horizontal. Serve de escada...
2- A Guarda "maciça" tapa a vista a crinaça que vai buscar algo para ver por cima e acaba por cair...
3 - A vertical, que para a criança não passar tem de ter as barras Muito juntas fica mais feito e um problema para os construtores que é ficar mais caro (leva bem mais material) e depois eles não gostam e não metem...

A Solução mais usada é a Horizontal com um vidro por dentro ou por fora mesmo junto. (que é o que queres).

Nesse caso podes fazer como dizes, falar com o condominio e fazerem um orçamento conjunto para o prédio todo, e contratar uma empresa de vidros que forneça is vidros e fixações e faça montagem em todo o edifício

Tenho visto alguns vizinhos com acrílico, e o valor ronda os 300/400€, penso que o vidro temperado deve ser quase 2.000€

Isso de fazer orçamento e montagem em conjunto é complicado... estamos a fala de 156 fracções e como imaginas há quem queira e quem não tenham crianças e está-se nas tintas!

O acrílico fica com pior aspecto e vai estragar-se em poucos anos, mas como não tenciono ficar na casa para sempre, não sei se compensa fazer o investimento do vidro temperado.

Põe fotos da varanda

Não é muito clara mas dá para ter uma ideia, esta é uma simulação por computador, mas é igual à minha sala, sendo a varanda como está no "boneco".

XPQ7661D7236F61A6285C5ZKU.jpg

Não é muito clara mas dá para ter uma ideia, esta é uma simulação por computador, mas é igual à minha sala, sendo a varanda como está no "boneco".

XPQ7661D7236F61A6285C5ZKU.jpg

Olá. Tenho exactamente o mesmo tipo de varanda que tu e sinceramente (se calhar por ainda não ter filhos), não me tinha lembrado desse "pormenor". Já agora pergunto. Sendo que esta configuração constitui um "perigo", não devia ser proibido fazer varandas deste tipo?
No caso da minha o construtor foi obrigado a colocar um acrilico pelo lado de dentro dos "ferros", como questão de segurança. Mas se puderes ir para outra solução vai, porque o acrilico tem tendência a empenar e claro que ao fim de algum tempo pode até estalar. Já sei que daqui a algum tempo vou ter de substituir aquilo. Sei de um vizinho meu que colocou as já referidas "palhinhas". não sei se aquilo é resistente ou não.
Outra coisa. Penso que as portas de acesso à varanda são de corre. Se forem pensa em colocar um fecho com chave de segurança. Sempre é mais uma segurança no acesso à varanda.

Se fores para o acrílico e se quiseres poupar dinheiro, posso-te dizer um local onde comprava acrilico na altura de faculdade, eles vendem ao M2. cortam a medida que queres, e têm várias cores e espessuras! E fica bem mais barato que nas casas que por ai andam (as casas tb mandam fazer lá. LOL).

Tens é de ser tu a "inventar" uma fixação.

Se fores para o acrílico e se quiseres poupar dinheiro, posso-te dizer um local onde comprava acrilico na altura de faculdade, eles vendem ao M2. cortam a medida que queres, e têm várias cores e espessuras! E fica bem mais barato que nas casas que por ai andam (as casas tb mandam fazer lá. LOL).

Tens é de ser tu a "inventar" uma fixação.

Caríssimo,

Obrigado pela dica [;)]
Mas não tenho jeito para bricolage, tempo, ou pachorra, pago ppara me fazerem isso!

O máximo que faço em casa é mudar umas lâmpadas ou colocar uns quadros (e dos mais simples) [:D]

Acho que vou perder amor aos € e colocar vidro temperado, fica mais bonito dura mais e é seguro.

Olá. Tenho exactamente o mesmo tipo de varanda que tu e sinceramente (se calhar por ainda não ter filhos), não me tinha lembrado desse "pormenor". Já agora pergunto. Sendo que esta configuração constitui um "perigo", não devia ser proibido fazer varandas deste tipo?
No caso da minha o construtor foi obrigado a colocar um acrilico pelo lado de dentro dos "ferros", como questão de segurança. Mas se puderes ir para outra solução vai, porque o acrilico tem tendência a empenar e claro que ao fim de algum tempo pode até estalar. Já sei que daqui a algum tempo vou ter de substituir aquilo. Sei de um vizinho meu que colocou as já referidas "palhinhas". não sei se aquilo é resistente ou não.
Outra coisa. Penso que as portas de acesso à varanda são de corre. Se forem pensa em colocar um fecho com chave de segurança. Sempre é mais uma segurança no acesso à varanda.

Deve ser legal, pois tenho aquele documento que a câmara passa a atestar o apartamento, não sei o nome do documento, mas fala da construção, testes acústicos, etc etc.

O construtor também foi muito exigente com as normas e tudo é respeitado, tenho todos os detectores em casa, por exemplo.

Caríssimo,

Obrigado pela dica [;)]
Mas não tenho jeito para bricolage, tempo, ou pachorra, pago ppara me fazerem isso!

O máximo que faço em casa é mudar umas lâmpadas ou colocar uns quadros (e dos mais simples) [:D]

Acho que vou perder amor aos € e colocar vidro temperado, fica mais bonito dura mais e é seguro.

E vais deixar as barras horizintais na mesma ou vais cortá-las e encaixar o vidro? a segunda opção ficava mas bonita mas alterava a estética da fachada. Em termos de fixação só para dizer que o meu acrilico foi aparafusado às barras e posso dizer que foi uma solução da treta.

E vais deixar as barras horizintais na mesma ou vais cortá-las e encaixar o vidro? a segunda opção ficava mas bonita mas alterava a estética da fachada. Em termos de fixação só para dizer que o meu acrilico foi aparafusado às barras e posso dizer que foi uma solução da treta.

Não posso mexer na fachada, deixo as barras como estão, por isso vou colocar por cima, mas na parte de dentro.

Se mudasse a fachada era linchado publicamente [:)]

Um conselho:

- A tentaçao das crianças é precisamente por verem algo para baixo... a melhor opçao e colocar algo que 'corte' a visibilidade, ou seja ate 0.75/0.80m de altura, colocares algo que nao seja transparente, e na restante antura colocares vidro transparente. O acrilico nao é uma boa opçao para essa finalidade, a melhor é mesmo o vidro, entre 5 a 8 mm de espessura e com vãos nao muito grandes.

Cumprimentos, e nunca facilites, com miudos, nao se pode brincar nem facilitar.

Last edited:
Acho que é precisamente o contrário.

O uso de algo não transparente é pior. Pq a criança quer na mesma olhar para lá, e acaba por ir buscar um banco ou uma cadeira ou um brinquedo qq, e mete-se lá em cima e pode acabar por cair....

Não posso mexer na fachada, deixo as barras como estão, por isso vou colocar por cima, mas na parte de dentro.

Se mudasse a fachada era linchado publicamente [:)]

OK. Já vi algumas varandas com o vidro e ficam bonitas mas isso não é o importante neste caso. Vai-te é ficar carote. Já agora, e como tem um investimento bem mais baixo, reforça a segurança do lado do acesso à varanda. Fechos de segurança. Só voçês têm a chave. é o primeiro patamar no acesso à varanda. Claro que esta solução não invalida a colocação do vidro na varanda.

O uso de algo não transparente é pior. Pq a criança quer na mesma olhar para lá, e acaba por ir buscar um banco ou uma cadeira ou um brinquedo qq, e mete-se lá em cima e pode acabar por cair....

Poix
A altura por acaso é algo que não me preocupa, pois aquilo dá-me pelo peito e eu tenho 1,80m.

Silver tu que andas nas "arquitecturas" sabes de alguém que trabalhe bem com vidros e possa fazer este trabalho por Lisboa... ou Oeiras que é onde moro? Estou mais preocupado com a montagem bem feita do que com o vidro propriamente.

Transparente ao nivel da cabeça... Por exemplo, se os beirais das varandas, fossem feitos para pessoas com 1.5m de altura, teriam 30 ou 40 cm de altura, e ai se tivesse 1.90m, ias-te sentir inseguro, certo? e acabarias talvez por ter vertigens e caias.

O que quero dizer é que uma criança com 3/4 anos, se aquilo for transparentes a partir do nivel do peito dela, ja nao tende a sentir vertigens, nem a tentar ir subir mais, uma vez que tem visibilidade.

É o meu ponto de vista. [:p]

OK. Já vi algumas varandas com o vidro e ficam bonitas mas isso não é o importante neste caso. Vai-te é ficar carote. Já agora, e como tem um investimento bem mais baixo, reforça a segurança do lado do acesso à varanda. Fechos de segurança. Só voçês têm a chave. é o primeiro patamar no acesso à varanda. Claro que esta solução não invalida a colocação do vidro na varanda.

nem me digas nada isto com crianças muito pequenas (a minha tem 10 meses e já não pára 1seg.) tem destas coisas, é fechos de segurança na janela dela do quarto, nas portas dos armários da cozinha, tomadas protegidas, porta da casa (blindada e pesadíssima) com fecho anti-entalamento... varanda protegida... vai-me sair barata a brincadeira.

Poix
A altura por acaso é algo que não me preocupa, pois aquilo dá-me pelo peito e eu tenho 1,80m.

Silver tu que andas nas "arquitecturas" sabes de alguém que trabalhe bem com vidros e possa fazer este trabalho por Lisboa... ou Oeiras que é onde moro? Estou mais preocupado com a montagem bem feita do que com o vidro propriamente.

Se a altura nao preocupa, poem vidro.. [:p]

Fica bonito. [;)]

Back