Vaso espansão vazio

PugGT

New member
Ora Boas Festas a todos

Hoje de noite o meu irmão quando liga o carro C3 1.4 hdi recebe no CB de bordo a indicaçao do nivel refrigeraçao baixo, quando foi ver estava sequinho e atestou. Tinha visto os niveis todos na semana passada.

Hoje de manha mantinha o nivel e depois disso andou un 50 km com ele e o nivel mantém-se. O que acham que se passou?

Esqueci de dizer que o carro esteve parado numa subida antes de ter dado o aviso.
Hoje de manha ao abrir o vaso saiu ar e o liquido baixou um pouco. Voltou a meter no max e fez os tais 50km, desde aí o líquido subiu acima do max e 2h depois de parar o carro ainda está acima (penso que seja normal).

Last edited:
Trocou bomba de água, termóstato, radiador ou outro componente da refrigeração há pouco tempo?
Pode ter ficado mal sangrado.

Não trocou nada disso que ainda é tudo de origem. Ontem encheu com o motor a trabalhar e por acaso nem levou muito além do vaso, o liquido está limpido mesmo com 217 mil km. Será que ficou com ar nas tubagens? Como fazer para o retirar?

Last edited:
Com esses kms pode haver uma pequena fuga na bomba de agua verifica nao existe algum escorrido na zona da distribuiçao em baixo.

Não trocou nada disso que ainda é tudo de origem. Ontem encheu com o motor a trabalhar e por acaso nem levou muito além do vaso, o liquido está limpido mesmo com 217 mil km. Será que ficou com ar nas tubagens? Como fazer para o retirar?

Se tem bomba de água, termostato e afins de origem... deve estar na hora de dar uma boa vista de olhos nisso.

Se não for nada de evidente convém meter o circuito sobre pressão. Uma boa oficina faz-te isso e descobre-se logo a fuga. Já tive um caso de fuga misteriosa e sem a ajuda da maquineta nunca lá chegava...

Posso dizer-te que "fugas" de líquido refrigerante foi a avaria mais comum da minha carreira automobilística.

Já tive de todas as maneiras e feitios -também já levo largos milhares de km em cima. Por grande sorte todas com final feliz.

Um conselho: não facilites. Aquilo que é hoje uma pequena fuga pode ser o inicio do problema. Se amanhã romper o resto de um tubo (por exemplo) pode gripar-se um motor. Uma coisa é não se dar conta, acontece. Agora sabendo que anda a perder água... não facilites.

Epa estive agora no local de ontem e nota se liquido no chao mas até agora não perdeu desde manha. O meu irmão disse que o carro esteve parado ontem desde as 19h até perto da 1h da manha nessa rampa. Raios

Se já vi HDI's com fuga e apenas 90000kms, quanto mais com 217000kms.

Se não for da bomba de água, será das ligações rápidas ao termóstato.

Presumindo que tenha o sistema de refrigeração em estado mint.

Fomos á Feuvert onde meteram o carro em cima do elevador e não detectaram fuga nem na bomba nem nos tubos. Disseram para ir verificando o nivel. :sh)

Back