VELOCIDADE MÁXIMA!!!!!

Também é verdade. Mas, quem vai a essas velocidades e sem ir o mais à direita possível, está logo a cometer 2 infracções em vez de só uma! [:D] [;)]

Também é verdade. Mas, quem vai a essas velocidades e sem ir o mais à direita possível, está logo a cometer 2 infracções em vez de só uma! [:D] [;)]

No caso que deu origem a esta discussão foram 3 e não 2, mas ninguém comentou isso (nem agora nem recentemente noutro tópico).

As regras devem ser vistas com bom senso.

É menos relevante alguém ir sempre pela esquerda ou alternar entre esquerda e meio se for realmente depressa.

Agora todos nós já nos já vimos o gajo que vai a uma velocidade normal e não sai da esquerda ou quando muito se desvia para a faixo do meio.

Eu vá depressa ou devagar faço sempre questão de não empatar ninguém. Se for a 140/160 e houver muita gente na faixa da direita se calhar não estou sempre a ir para a direita. Mas pelo menos estou atento para não obrigar ninguém a travar atrás de mim.

As regras devem ser vistas com bom senso.

É menos relevante alguém ir sempre pela esquerda ou alternar entre esquerda e meio se for realmente depressa.

Agora todos nós já nos já vimos o gajo que vai a uma velocidade normal e não sai da esquerda ou quando muito se desvia para a faixo do meio.

Eu vá depressa ou devagar faço sempre questão de não empatar ninguém. Se for a 140/160 e houver muita gente na faixa da direita se calhar não estou sempre a ir para a direita. Mas pelo menos estou atento para não obrigar ninguém a travar atrás de mim.

O argumento de ir o mais à direita não faz sentido.

Uma pessoa deve sim ir o mais à esquerda possível. Aqui não interessa a regra que possibilita o melhor Flow de trânsito mas sim a regra que me possibilita melhor chances de não ter qualquer acidente.

Ir a brincar às mudas de faixa e tendo carros mais lentos sempre ao lado é meio caminho para dar asneira.

Eu acho que estamos " todos " a dizer o " mesmo ".
Deve-se ir sempre mais à direita, mas claro que se é para ir para a direita supondo que só lá vamos estar 5 seg, não valerá apenas andar a saltitar né.

Nada disso. Estou a querer "ensinar-te" que na AE, não havendo outras vias ocupadas, tens de ir na mais à direita, nem que vás a 1000 km/h. Não tens como dar volta a isso, podes fazer o triplo mortal seguido de pino, se quiseres. [:D] [;)]

So posso concluir que raramente andas com velocidade, desculpa lá.

Ja escrevi isto. A obrigação de ir à direita e partindo do princípio que circulas nas velocidades legais.

Circular a direita a mais de 200 e muito mais perigoso que circular a esquerda. E duvido que de alta velocidade em AE me consigas ensinar muito. Desculpa a presunção, mas provavelmente terás tu mais a aprender comigo.[;)]

So posso concluir que raramente andas com velocidade, desculpa lá.

Ja escrevi isto. A obrigação de ir à direita e partindo do princípio que circulas nas velocidades legais.

Circular a direita a mais de 200 e muito mais perigoso que circular a esquerda. E duvido que de alta velocidade em AE me consigas ensinar muito. Desculpa a presunção, mas provavelmente terás tu mais a aprender comigo.[;)]
Talvez por isso de facto haja um limite de velocidade na maioria das estradas de todos os países.
Então, tu só estás a confirmar que simplesmente andar demasiado rápido não é seguro, já que nem à direita dá para ir, ou, tambem não é viável ir a 280 na faixa da direita quando há boa visibilidade sendo que até ao " horizonte " não há carros e não vais ter necessidade de ir na esqueda?

No entanto o Lino tem toda a razão.
Podes argumentar o que quiseres que por lei tens que ir à direita.
Mesmo que seja menos seguro porque vais a 200 e tal ( lol ).

Talvez por isso de facto haja um limite de velocidade na maioria das estradas de todos os países.
Então, tu só estás a confirmar que simplesmente andar demasiado rápido não é seguro, já que nem à direita dá para ir, ou, tambem não é viável ir a 280 na faixa da direita quando há boa visibilidade sendo que até ao " horizonte " não há carros e não vais ter necessidade de ir na esqueda?

O Lino e tu podem ter razão se disserem que não se deve andar acima da Lei. Isso é incontestável.

Nada na lei foi pensado para velocidades superior a 200. Se acham que andar a ziguezaguear a 200 e seguro, pois façam o que a vossa consciência disser. Ainda mais quando não há mais ninguém na estrada, que é o que se discute.

Ir a 200 ou mais obviamente que tem os seus riscos. E muito menos viajar a 280. Ninguém pode dizer que é seguro. Mas é bem mais seguro circular na faixa mais à esquerda que na faixa mais à direita. A não ser que tenhas 4 ou mais faixas. Aí podes ir na segunda faixa mais à esquerda.

Eu argumento na prática. Não vês ninguém nas competições de alta velocidade a abordar as curvas pela zona mais interior. Por alguma razão o fazem, imagino eu.

Agora já se sabe que não se pode/ deve andar a alta velocidade. Moralismos não são para aqui chamados.

Nem num fórum de automóveis se pode falar abertamente de alta velocidade.

Last edited:

A lei que prevalece quando se anda depressa é a "lei da sobrevivência", vais fazer aquilo que te parecer mais seguro.

Já falei em bom senso antes, mas ponhamos as coisas assim, se circulas a velocidades elevadas, digamos acima de 200, normalmente a estas velocidades não se vai "descansadinho" a ouvir Bach, a discutir a teoria da relatividade, ou a pensar na morte da bezerra, vais "apenas" a conduzir com todos os teus recursos, se aparecer alguém, a aproximar-se vais dar por isso, porque estás sempre a monitorizar tudo o que te rodeia, encostas e deixas passar, não vejo problema.

Faz algum sentido falar em Lei quando se discutem velocidades acima de 200? O que é que interessa essa obrigação de ir à direita, quando a base da discussão e um excesso de velocidade muito mais punível pela Lei do que não viajar à direita??

A alta velocidade temos e que diminuir os nossos riscos, não é andar a assapar à direita que se faz isso.

Faz algum sentido falar em Lei quando se discutem velocidades acima de 200? O que é que interessa essa obrigação de ir à direita, quando a base da discussão e um excesso de velocidade muito mais punível pela Lei do que não viajar à direita??

A alta velocidade temos e que diminuir os nossos riscos, não é andar a assapar à direita que se faz isso.

Creio que se tem por vezes discutido o tema, pensando nas Autobah alemãs, onde podes ir a 350 km/h legalmente.

Não creio que o proprietário de um carro rápido quando vai depressa, passe a vida a serpentar de um lado para o outro, mesmo lá. Por exemplo:

watch

Creio que se tem por vezes discutido o tema, pensando nas Autobah alemãs, onde podes ir a 350 km/h legalmente.

Não creio que o proprietário de um carro rápido quando vai depressa, passe a vida a serpentar de um lado para o outro, mesmo lá. Por exemplo:

Novamente essa discussão? Vai ver o vídeo que puseram neste tópico https://forum.motorguia.net/forum-geral/163562-jaguar-xj-2-7d-possivel-negocio-4.html de um Mercedes com quase 50 anos (!!) a fazer 200-220 km/h na AE e sempre a circular à direita quando não há ninguém para ultrapassar (e foram vários que o foram!).

O Lino e tu podem ter razão se disserem que não se deve andar acima da Lei. Isso é incontestável.

Nada na lei foi pensado para velocidades superior a 200. Se acham que andar a ziguezaguear a 200 e seguro, pois façam o que a vossa consciência disser. Ainda mais quando não há mais ninguém na estrada, que é o que se discute.

Ir a 200 ou mais obviamente que tem os seus riscos. E muito menos viajar a 280. Ninguém pode dizer que é seguro. Mas é bem mais seguro circular na faixa mais à esquerda que na faixa mais à direita. A não ser que tenhas 4 ou mais faixas. Aí podes ir na segunda faixa mais à esquerda.

Eu argumento na prática. Não vês ninguém nas competições de alta velocidade a abordar as curvas pela zona mais interior. Por alguma razão o fazem, imagino eu.

Agora já se sabe que não se pode/ deve andar a alta velocidade. Moralismos não são para aqui chamados.

Nem num fórum de automóveis se pode falar abertamente de alta velocidade.
Compreendo perfeitamente o que dizes, e nota que não te estou a criticar.
Tambem detesto moralistas e não quero ser um deles. Se o pareço, será por engano acredita.
Mas claro que se pode falar abertamente de velocidade, ora essa. Mas sim eu sei que há muitos moralistas acredita.
Antigamente alguem vinha pedir ajuda com uma multa de velocidade ou assim, e caia tudo em cima [:D]

Aqui a minha experiência durante uma road trip numa autobahn a caminho de Berlim com o meu Honda Civic Tourer 1.6D

20141027-011.jpg

Com 2 pessoas e alguma bagagem, foi o máximo que deu. Como se pode ver no video que o LinoMarques referiu, a condução a esta velocidade até pode ser segura mesmo que se mude de via.
Claro que naquelas autoestradas é necessário estar sempre atento ao retrovisor, de vez em quando aparecem uns mesmo rápidos!

Como aparte desta discussão, posso dizer que é muito cansativo conduzir durante muitas horas nas autobahn pela atenção constante necessária.

Também é curioso apesar de evidente, olhar para o gps e não ter lá indicação de velocidade máxima

Novamente essa discussão? Vai ver o vídeo que puseram neste tópico https://forum.motorguia.net/forum-geral/163562-jaguar-xj-2-7d-possivel-negocio-4.html de um Mercedes com quase 50 anos (!!) a fazer 200-220 km/h na AE e sempre a circular à direita quando não há ninguém para ultrapassar (e foram vários que o foram!).

Parece-me bem, mas não vai muito depressa, se fosse a mais 50 km/h já não valia a pena ir para a direita, porque a frequência com que ultrapassa aumenta um bocado.

Eu acho que a posição de todos é perfeitamente conciliável: quando vou muito rápido e não havendo trânsito, evito mudar de faixas. Havendo 2 vias vou em regra na mais à esquerda; havendo 3, vou normalmente no meio. O meio dá-me alguma tranquilidade porque acabo por ter 2 vias de escapatória. A lógica de ir na faixa mais à direita é de traffic flow; e dificilmente empato alguém acima dos 200. A velocidades abaixo disso normalmente uso a faixa da esquerda na medida estritamente necessárias. Ahh, quando vou a andar bem totalmente sozinho na estrada, tendo a usar a amplitude plena do traçado para fazer as curvas com mais segurança.

Curiosamente, o Mercedes antigo do vídeo faz a maior parte do percurso a 190-220 e mesmo assim ainda foi ultrapassado por alguns! [:D]

Back