VELOCIDADE MÁXIMA!!!!!

Depende. Há carros em que quanto maior a velocidade, menor o erro do velocímetro. Era o caso do meu antigo C5 que à velocidade máxima tinha uns 2 km/h de erro.

Isso é uma coincidência, não pode acontecer. Fisicamente não faz sentido...

Confesso que sempre pensei que em todos os carros os velocímetros dessem erros (embora não muito avassaladores), variando a percentagem desse erro de carro para carro. Ainda assim, qualquer velocímetro que funcione mecanicamente (analógico ou digital) é mais fiável que os a GPS, e isso está mais que comprovado. Como, aliás, disse há uns tempos.

Quanto ao motor do meu tanque de guerra, é o D7F de 58 cv. Em plano dá 170 (ponteiro, claro). Custa lá a chegar, sim senhor, principalmente a partir dos 145, 150. Mas o que interessa é lá chegar [:cool:]

Ah ok 170, faz sentido. Será quanto real? 160 ? 165 ? Seja como for já é bem bom acredita.
Mas dizes que GPS é menos fiável na medição do que um velocímetro analógico?

Isso é uma coincidência, não pode acontecer. Fisicamente não faz sentido...
Atenção que a escala do velocímetro muda. Acontece no C5, nos Corsa B2, nos Saab, e talvez em mais alguns.
Se é por causa disso que o erro diminui conforme a velocidade, não sei.

Ah ok 170, faz sentido. Será quanto real? 160 ? 165 ? Seja como for já é bem bom acredita.
Mas dizes que GPS é menos fiável na medição do que um velocímetro analógico?

Sim. Possivelmente andará por volta desses valores. Não vou dizer que não. Os 185 de Sábado (novamente de ponteiro) foram numa descida.
E sem dúvida que GPS para medir velocidades instantâneas é bem menos fiável. A não ser que há uns tempos eu tenha dado mesmo 8 km/h... na casa de banho sentado na sanita. A ser verdade, se calhar já ia um pouco em excesso de velocidade, não? [:D][:)]
Até o velocímetro da minha FAMEL XF-17, que é terrível, fica sempre a 0 quando está parada [:p]

Last edited:
Sim. Possivelmente andará por volta desses valores. Não vou dizer que não. Os 185 de Sábado (novamente de ponteiro) foram numa descida.
E sem dúvida que GPS para medir velocidades instantâneas é bem menos fiável. A não ser que há uns tempos eu tenha dado mesmo 8 km/h... na casa de banho sentado na sanita. A ser verdade, se calhar já ia um pouco em excesso de velocidade, não? [:D][:)]
Até o velocímetro da minha FAMEL XF-17, que é terrível, fica sempre a 0 quando está parada [:p]
Ó camarada espera aí. Esses 8 km/h que falas é enquanto o GPS está a apanhar sinal....

QUando estabiliza fica mais certo que os outros.

Esta questão da velocidade máxima é interessante.
Quando eu era "puto" assim que apanhava um carro diferente nas mãos ia logo ver qual era a velocidade máxima...nos últimos 2 carros que vendi nunca tentei ver qual era a velocidade máxima que eles davam e nos 2 carros que tenho presentemente também ainda não experimentei e num deles nem tenho intenção disso, aliás num deles que eu tenha reparado nunca passei dos 140 km/h com ele e já cá mora em casa há um ano e meio.
A aquisição mais recente já chegou várias vezes ao Red Line mas nunca me deu para ver qual a velocidade máxima que dá, segundo consta apesar de ter 6 velocidades a velocidade máxima é conseguida em 5ª.

Quando eu era "puto" assim que apanhava um carro diferente nas mãos ia logo ver qual era a velocidade máxima...nos últimos 2 carros que vendi nunca tentei ver qual era a velocidade máxima que eles davam e nos 2 carros que tenho presentemente também ainda não experimentei e num deles nem tenho intenção disso, aliás num deles que eu tenha reparado nunca passei dos 140 km/h com ele e já cá mora em casa há um ano e meio.
A aquisição mais recente já chegou várias vezes ao Red Line mas nunca me deu para ver qual a velocidade máxima que dá, segundo consta apesar de ter 6 velocidades a velocidade máxima é conseguida em 5ª.

Estás velho e isto independentemente da tua idade.

Quando eu era "puto" assim que apanhava um carro diferente nas mãos ia logo ver qual era a velocidade máxima...
É um pouco também a idade e maturidade que avançam...
Só tive 3 carros meus (contando o atual), e no 1º - um 106 1.5D de 58cv, colei muitas vezes o ponteiro a passar 180 km/h em descida...
No 2º, um 206 1.4 hdi 70cv, dei o máximo em plano apenas 1 vez, e picos muito raros na mesma descida do anterior, mas apenas até 170 km/h...
No atual, um 120D 190cv, ainda só dei um pico ocasional de 160 km/h e poucas vezes cheguei a 150.
E as estradas/trajectos em causa são comuns - eu é que tenho mais medo, quer de acidentes, quer de multas e de inibições de conduzir (pois a carta/carro faz muita falta no dia a dia)...

Pois, eu só 1 ou 2 vezes na vida é que levei o meu velho C5 aos 180 ou 185 km/h de velocímetro.....o mesmo aconteceu com o C1 mas a descer, claro [:D]

MAs há muitos anos que não passo dos 150 km/h reais, tenho medo de perder pontos :sh)

levar, pontualmente e com condições para tal, à velocidade máxima não é sinal de juventude ou velhice.

embora ainda só tenha 46 anos, gosto de fazer o gosto ao pé.

reconheço que é defeito, mas também o faço cada vez menos.

desde que haja segurança, não condeno ninguém por andar a 200 ou 300, embora tenha plena consciência que rolar acima dos 150 km/h já começa a ser perigoso.

Estás velho e isto independentemente da tua idade.

Que estou velho já eu sei há muito tempo! [:D]

Sinceramente, gosto de segurança pelo que não me vejo a testar a velocidade máxima num sitio que não seja em Auto Estrada e isso não me dá gozo nenhum, também não tenho grande interesse em ir para o café dizer, o meu caro dá 2XX km/h (o C-HR nem chega aos 200 [:D]).
Gosto muito mais de, por exemplo, fazer uma curva a 90 km/h em que eu pensava que só dava para fazer a 80...[kiss]

Ah! E para além de velho, também sei que sou um "sapateiro" a conduzir. [;)][:D]

levar, pontualmente e com condições para tal, à velocidade máxima não é sinal de juventude ou velhice.

embora ainda só tenha 46 anos, gosto de fazer o gosto ao pé.

reconheço que é defeito, mas também o faço cada vez menos.

desde que haja segurança, não condeno ninguém por andar a 200 ou 300, embora tenha plena consciência que rolar acima dos 150 km/h já começa a ser perigoso.

Eu para ser sincero, também não condeno ninguém por andar a 200 ou 300 km/h desde que seja numa estrada que dê para isso e que não coloque em perigo os outros utentes da estrada.
Também acho que não seja defeito, até faz bem aos carros de vez em quando levar umas puxadelas para não se esquecerem como é [:D]

No meu caso é mesmo algo que não é a minha onda.

Todos os meus carros deram pelo menos uma vez na vida o máximo!

Apenas o Corsa da empresa mais recente e o Astra da minha mulher não o deram.

Este Corsa nunca deu porque como já é o segundo com o mesmo motor nunca me deu curiosidade.

O mini Countryman 2.0 d deu 222!

Foi o carro onde andei mais depressa.

O Corsa CDTI 95cv da 198!

Quando refiro que quem não tem curiosidade de testar a velocidade máxima está velho, não é numa perspectiva de estar a menosprezar ninguém.

Mas de facto há alguma irreverência típica da juventude que se vai perdendo com o passar do tempo e nalguns casos há quem, embora seja invulgar, nunca tenha sido irreverente.

Eu gosto de experimentar trotinetes, tratores, skates, bicicletas, carros, barcos, motos, mulheres, tudo o que mexa e naqueles que estou mais à vontade gosto de brincar, de ir mais longe, de ver até onde se pode ir, não é coisa de que me orgulhe,mas a verdade é que sou assim. :sh)

Eu cá acho natural a curiosidade de saber quanto o carro dá, pelo menos uma vez na vida, mas o que faço mais frequentemente é dar uma esticadela, principalmente nas subidas. Também não é fácil encontrar condições totalmente ideais para o fazer.

No Saxo o máximo que dei foi uns 160/165 a custo, no plano.
No Fiesta o máximo de ponteiro foi 210, num IC e de noite :(

E isto só aconteceu ao fim de 2 anos com o carro, no anterior foi ao fim de uns 5 anos, talvez.

Pois, eu só 1 ou 2 vezes na vida é que levei o meu velho C5 aos 180 ou 185 km/h de velocímetro.....o mesmo aconteceu com o C1 mas a descer, claro [:D]

MAs há muitos anos que não passo dos 150 km/h reais, tenho medo de perder pontos :sh)
Como é que viste os 180 ou 185 km/h no C1? É que o velocímetro acaba nos 170!!!

Este tópico é um perfeito disparate. Renaults de 58 cv a fazerem 180 km/h e coisas dessas só para rir. E depois é manifesta a ilegalidade dessas tentativas. E manifesta é também a irresponsabilidade de quem se gaba disso. Nenhum de nós será um santo e quase todos já excederam os limites legais mas tentar fazer velocidades dessas com viaturas velhas que não oferecem segurança alguma, nem para os que lá vão dentro, nem para os que circulam próximo é manifestamente criminoso. Este tópico deveria ser rapidamente encerrado.

Back