VELOCIDADE MÁXIMA!!!!!

203kmh com o 2008 na habitual descida da crel
4f99fbed73798259e349b9bd503c7a94.jpg

199kmh com o clio 2015 dci também na mesma descida

Fábio, ou seja, pelo conta rotações (só mostram 6.000 rpm) deduzo que seja um Peugeot 2008 1.6 HDI (que nível de potência) ?

Tinhas terminado de ultrapassar outra viatura, ou costumas circular pela faixa do meio ? Não me leves a mal fazer-te esta pergunta, mas faz-me alguma confusão a maioria dos condutores circular dessa maneira com toda a faixa de rodagem livre !!!! Acredita que eu mesmo que atinja velocidades superiores a 200 km/h desde que possível circulo na faixa mais à direita possível (e quase sempre nunca costumo "cortar" curvas, mesmo a elevada velocidade).

Não se já tinha postado: Sandero 0.9 TCE 90cv ( não stepway ) : 180 km/h de velocímetro, em AE supostamente sem inclinação. Falta-me o giroscópio.

Supostamente a velocidade máxima oficial é 175 km/h reais, portanto faz sentido.

O velocímetro parece que " estagna " ali nos 180, portanto talvez tenha algum limitador, mas mesmo que não tenha, tambem o resultado seria praticamente igual.

180km/h em quarta a fundo no corte e depois metes a quinta e siga para cima dos 200?

Ou os 180 já é na mudança mais elevada?

Fábio, ou seja, pelo conta rotações (só mostram 6.000 rpm) deduzo que seja um Peugeot 2008 1.6 HDI (que nível de potência) ?

Tinhas terminado de ultrapassar outra viatura, ou costumas circular pela faixa do meio ? Não me leves a mal fazer-te esta pergunta, mas faz-me alguma confusão a maioria dos condutores circular dessa maneira com toda a faixa de rodagem livre !!!! Acredita que eu mesmo que atinja velocidades superiores a 200 km/h desde que possível circulo na faixa mais à direita possível (e quase sempre nunca costumo "cortar" curvas, mesmo a elevada velocidade).

Quando vou a velocidades altas vou sempre na faixa da esquerda, a não ser que me queiram ultrapassar. Andar a brincar à troca de faixas a essas velocidades não é boa ideia

Velocidade máxima!!!!!

Velocidade máxima!!!!!

É um hdi, não sei a potência. Por norma não circulo pela via da direita, circulo sim é na via mais à direita de acordo com o meu destino.

Tinha a certeza que alguém ia "julgar" pela foto, mas tens de perceber o porquê, possivelmente houve algo que me levou aquela decisão, ultrapassagem, ventos laterais que naquela zona é comum, condições do alcatrão, obras no túnel...

Já me irritei mais com gente anda pela via do meio só porque sim, mas a fazer 7k/8k km por mês quase em AE, já nem ligo.
Às vezes até me dou ao luxo de ir a 120 e conseguir ultrapassar quem vai no meio, vê lá tu o perigo.

Last edited:
Opel astra sports sedan ... mula de papar quilometros. 1.6 cdti 110Ps/300Nm com pneu 235/45/18.

RCUpoZI.jpg

Contado eu não acreditava [:D]

Quando vou a velocidades altas vou sempre na faixa da esquerda, a não ser que me queiram ultrapassar. Andar a brincar à troca de faixas a essas velocidades não é boa ideia

Ratcher, mas eu não procedo como tu (quase nunca tive problema algum de mudar da faixa mais à direita, para a mais à esquerda). Pelo menos tu e provavelmente quando referes "essas velocidades" serão 200/220/240 km/h (ou mais), mas com este teu tipo de raciocínio existem muitos outros condutores que só porque circulam um pouco acima do limite (em território nacional), ou seja, 140/160/180 km/h (e um pouco superior) também julgam que estão mais seguros na faixa mais à esquerda (e que têm direito de lá circular tendo a via mais à direita livre) e não tornam o trânsito mais fluido (principalmente quando existe um pouquito de aglomeração de viaturas).

Mas sei que tanto um como outro estão a prevaricar, o que circula na faixa mais à esquerda sem motivo para isso e para aquele que vai em excesso de velocidade (mas o primeiro prevarica duplamente).

É um hdi, não sei a potência. Por norma não circulo pela via da direita, circulo sim é na via mais à direita de acordo com o meu destino.

Tinha a certeza que alguém ia "julgar" pela foto, mas tens de perceber o porquê, possivelmente houve algo que me levou aquela decisão, ultrapassagem, ventos laterais que naquela zona é comum, condições do alcatrão, obras no túnel...

Já me irritei mais com gente anda pela via do meio só porque sim, mas a fazer 7k/8k km por mês quase em AE, já nem ligo.
Às vezes até me dou ao luxo de ir a 120 e conseguir ultrapassar quem vai no meio, vê lá tu o perigo.

Fábio, eu sei que quase todos nós somos críticos de alguma maneira (e por vezes até somos injustos) , mas pelo menos pela foto não me parece que tenha sido injusto (pelo menos com precisão não me deste ainda uma explicação plausível).

Sou sincero que pratico muitas infrações (mas o circular nas filas mais à esquerda sem uma justificação plausível não é uma delas).

Quer dizer vais a 180/200 ou mais, e a tua preocupação é ir o mais à direita possível?

Vais a cometer uma transgressão gravíssima, e fazes questão de cumprir a lei, e isso?

Sandro se pensares com calma, isso não tem lógica.

E pode ser muito perigoso, porque estás a ir na faixa mais à direita onde tipicamente vão os carros a menos velocidade.

Eu se vou em excesso de velocidade, sem trânsito a minha frente, e boa visibilidade uso a estrada toda para aumentar a segurança da minha condução ao máximo. Enquanto a visibilidade permitir, reforço.

Se há uma curva mais fechada, se vou rápido, vou sempre o mais à esquerda possível.

Nao e difícil encontrares pela net acidentes gravíssimos por condutores andarem a alta velocidade na faixa da direita.

Outro exemplo. Se alguém tiver uma avaria, onde é mais provável que encoste? Na berma a direita.

So há um aspecto em que a probabilidade joga contra nós, que é vir alguém em contra mão. Aí e provável que venha na faixa da esquerda. Mas isso não é algo que aconteça muito.

Quer dizer vais a 180/200 ou mais, e a tua preocupação é ir o mais à direita possível?

Vais a cometer uma transgressão gravíssima, e fazes questão de cumprir a lei, e isso?

Sandro se pensares com calma, isso não tem lógica.

E pode ser muito perigoso, porque estás a ir na faixa mais à direita onde tipicamente vão os carros a menos velocidade.

Eu se vou em excesso de velocidade, sem trânsito a minha frente, e boa visibilidade uso a estrada toda para aumentar a segurança da minha condução ao máximo. Enquanto a visibilidade permitir, reforço.

Se há uma curva mais fechada, se vou rápido, vou sempre o mais à esquerda possível.

Nao e difícil encontrares pela net acidentes gravíssimos por condutores andarem a alta velocidade na faixa da direita.

Outro exemplo. Se alguém tiver uma avaria, onde é mais provável que encoste? Na berma a direita.

So há um aspecto em que a probabilidade joga contra nós, que é vir alguém em contra mão. Aí e provável que venha na faixa da esquerda. Mas isso não é algo que aconteça muito.

PerfectCrime, sei que utilizas muito a A25 e acredita que todas as vezes que circulo na A23 (nos últimos anos só circulo na A25 em alguns troços) tento seguir sempre pela faixa mais à direita (e em todas as outras autoestradas) mesmo a velocidades bem acima do limite.

Acredito é mais que alguns acidentes que têm origem neste tipo de estrada têm a haver com a maioria que "corta" as curvas (utilizando toda a faixa de rodagem) pois é um indício que já vão quase para lá das capacidades da viatura/condutor, ou seja, quase sempre a corrigirem trajectórias. Em quase todas as situações quando dizes que utilizas toda a faixa de rodagem é porque estás de alguma maneira a "cortar" a curva e geralmente aí ficas quase sempre com uma inferior visibilidade (se a fizeres pela trajectória mais ampla a visibilidade é sempre superior). Mas é evidente e tenho noção que numa condução desportiva se deve "cortar" as curvas, mas na maioria das vezes numa autoestrada isso não é necessário (mesmo a elevada velocidade). Também já vi imensos acidentes neste tipo de estrada com viaturas imobilizadas na faixa mais à esquerda (até capotadas).

O que quis mais realçar é que a maioria dos condutores desde que circulem a 140/160/180 km/h (e até um pouco mais, em território nacional) deduzem que vão com mais segurança na faixa mais à esquerda (e isso não é bem assim) e desse modo fazem que o trânsito não se torne tão fluido. Coloco aqui este exemplo: circula uma viatura na faixa mais à esquerda a 140 km/h (sem explicação plausível), depois vem um pouco mais atrás outra a aproximar-se a 160 km/h e ainda atrás desta outra a 180 km/h e mais outra ainda mais atrás a 200 km/h (todas a alguma distância uma das outras, mas todas circulando pela esquerda sem explicação plausível) e depois vem outra ainda mais atrás (a aproximar-se rapidamente) a mais de 240 km/h pela faixa da direita, sabes que o que poderá acontecer num caso destes, esta última poderá ultrapassar as restantes três pela direita (mesmo que seja incorrecto e deveras perigoso). Ou seja, todos os quatro estão a transgredir mas o primeiro que circulava a 140 km/h se fosse na faixa mais à direita e os demais que também seguiam pela esquerda depois de ultrapassarem este se retornassem para a faixa mais à direita tudo se tornaria mais fluido, já o 4º (que circulava a 240 km/h na faixa mais à direita) não teria pelo menos a tentação de os ultrapassar pela direita (e não porque circulo na faixa mais à direita possível somente para não transgredir).

Last edited:
Sandro, este pessoal precisava de umas "aulas práticas" em AE alemã deslimitada para mudarem certas ideias arreigadas. [;)]

Sandro, este pessoal precisava de umas "aulas práticas" em AE alemã deslimitada para mudarem certas ideias arreigadas. [;)]

Lino, saliento e repito que cometo muitas infrações, mas se todos nós circulássemos pela faixa mais à direita possível (mesmo com velocidades superiores ao limite permitido) o trânsito tornar-se-ia mais fluido (e com mais segurança e provavelmente com um menor índice de sinistros).

Sandro esse exemplo dos carros cada vez mais rápidos tem lógica, mas muito pouca aplicação prática. Pelo menos ca em Portugal.

Cada vez e mais raro alguém andar muito rápido, quanto mais várias pessoas ao mesmo tempo.

Cortar as curvas não tem mal nenhum, desde que se saiba o que se está a fazer. E a maneira mais segura de curvar, desde que conheças bem a estrada e tenhas boa visibilidade.

como o Lino diz, andar em Autobahn e diferente. Andei este ano, andei a 250 no 340i, e nota se que há uma variedade de pessoas a andar a muita velocidade. Uns 180, outros 200. Mas nas zonas sem limites também é raro alguém ir a 100 ou 120.

Pelo que é normal circular mais à direita.

O que tu tens que pensar para tua segurança, e no diferencial de velocidade entre a tua velocidade e a velocidade que é mais provável encontrares a tua frente.

Em Portugal se viajares na faixa da direita acima de 200, vais te cruzar com muita gente entre os 120/130 excluindo veículos pesados.

Já se fores na faixa da esquerda e mais provável viajarem acima disso, e e muito pouco provável que venha muita gente atrás de ti a 220 depois outro a 240.

Em tantos milhares de kms que já fiz, não me lembro de alguma vez ir a 200 ou acima disso e aparecer alguém atrás de mim muito mais rápido do que eu.

Vou a 200 à esquerda e se vejo alguém a vir atrás, saio da frente ou ele que trave se eu não o puder fazer.
Andar a mudar de faixas a 250 é parvo imo

Em Portugal se viajares na faixa da direita acima de 200, vais te cruzar com muita gente entre os 120/130 excluindo veículos pesados.

É aqui que o teu raciocínio falha [;)]. Porque só se anda a 200 com a AE vazia, jamais "com muita gente entre os 120/130 excluindo veículos pesados"... [;)][;)]

180km/h em quarta a fundo no corte e depois metes a quinta e siga para cima dos 200?

Ou os 180 já é na mudança mais elevada?

Andei com um Jeep Wrangler Cabrio uns dias, aquilo dava em 4ª a fundo 140, depois metia 5ª e descia lentamente para 135 e depois se metesse 6ª descia outra vez lentamente para 130.

Era a versão 2,5 a gasolina de 144 cv, a aerodinâmica é muito má e aquilo em plano precisa de rotação para aguentar as velocidades.

Back