LinoMarques
Well-known member
Não sei se percebiporquê ?
Achas normal ou que se deve andar a 200 numa AE cheia de trânsito de veículos a 120/130 e pesados??
Não sei se percebiporquê ?
Opel astra sports sedan ... mula de papar quilometros. 1.6 cdti 110Ps/300Nm com pneu 235/45/18.
![]()
Contado eu não acreditava []
Sandro esse exemplo dos carros cada vez mais rápidos tem lógica, mas muito pouca aplicação prática. Pelo menos ca em Portugal.
Cada vez e mais raro alguém andar muito rápido, quanto mais várias pessoas ao mesmo tempo.
Cortar as curvas não tem mal nenhum, desde que se saiba o que se está a fazer. E a maneira mais segura de curvar, desde que conheças bem a estrada e tenhas boa visibilidade.
como o Lino diz, andar em Autobahn e diferente. Andei este ano, andei a 250 no 340i, e nota se que há uma variedade de pessoas a andar a muita velocidade. Uns 180, outros 200. Mas nas zonas sem limites também é raro alguém ir a 100 ou 120.
Pelo que é normal circular mais à direita.
O que tu tens que pensar para tua segurança, e no diferencial de velocidade entre a tua velocidade e a velocidade que é mais provável encontrares a tua frente.
Em Portugal se viajares na faixa da direita acima de 200, vais te cruzar com muita gente entre os 120/130 excluindo veículos pesados.
Já se fores na faixa da esquerda e mais provável viajarem acima disso, e e muito pouco provável que venha muita gente atrás de ti a 220 depois outro a 240.
Em tantos milhares de kms que já fiz, não me lembro de alguma vez ir a 200 ou acima disso e aparecer alguém atrás de mim muito mais rápido do que eu.
Achas normal ou que se deve andar a 200 numa AE cheia de trânsito de veículos a 120/130 e pesados??
Vou a 200 à esquerda e se vejo alguém a vir atrás, saio da frente ou ele que trave se eu não o puder fazer.
Andar a mudar de faixas a 250 é parvo imo
É aqui que o teu raciocínio falha []. Porque só se anda a 200 com a AE vazia, jamais "com muita gente entre os 120/130 excluindo veículos pesados"... [
][
]
PerfectCrime, sim, tens alguma razão, mas eu geralmente só pratico este tipo de velocidade (em autoestrada) quando o trânsito não se encontra muito aglomerado, ou seja, mesmo circulando por vezes a mais de 200 km/h e pela faixa da direita tenho muita margem de segurança para ir para a da esquerda (quando ultrapasso) e de retornar novamente para a da direita com grande naturalidade (não incluo aqui o ziguezaguear de muitos condutores como será evidente).
Acredita que já fiz várias viagens em autoestrada com algum trânsito algo aglomerado e com muitos a circularem pela faixa da esquerda a rondarem os 140 km/h de velocidade de cruzeiro durante dezenas de km (mesmo em troços com a faixa mais à direita desimpedida por algumas centenas de metros) e outros um pouco mais atrás a quererem circular um pouco mais celeremente (incluído eu) e por isso mesmo reduzem imenso a fluidez de trânsito. Nestes casos (e até noutros) nunca utilizo os sinais de máximos/sonoros, mas por vezes fazem-me ainda prevaricar mais, ou seja, são ultrapassados pela direita e quando essa faixa está algumas centenas de metros desimpedida como será evidente continuo pela mesma (e por vezes procedendo desta maneira lá vejo pelo retrovisor interior alguns que seguiam nessas condições de egoísmo retomarem a direita) !!!!
Tens o motor num j ou k ? Sendo o k mais leve acredito que ande melhor q muitos pensem.Este motor consegue velocidades muito acima do que é normal para a potência, tenho um e já o ponteiro alcançou marcas engraçadas.[]
Sandro estamos aqui a misturar as coisas.
Vamos retroceder um pouco.
o Fabiodobill20 colocou uma imagem com uma recta enorme com 3 faixas sem um único carro a frente. Indo a mais de 200.
Ora tu disseste que era melhor ir à direita, para facilitar o fluxo de trânsito. E eu disse te que se não há trânsito, devíamos aproveitar a estrada em nossa vantagem, para nossa segurança.
E que ali no exemplo do Fábio que fluxo de trânsito e que está a ser afectado se não há mais ninguém na estrada??
Esse exemplo que agora deste dos 140, isso já é bem diferente e aí concordo completamente contigo. Também círculo sempre à direita se vou em velocidades de cruzeiro. Não me meto na faixa da esquerda a 140 a travar o trânsito.
Mas na minha opinião são duas situações bem distintas.
O código quando refere que se deve circular o mais à direita possível, não está obviamente a referir se a ritmos de 200, porque a vel máxima pelo código são 120. []
PerfectCrime, sim, volto a repetir que este teu raciocínio está algo correcto, mas para sermos mais exactos à letra da lei todos estamos errados.
Até posso ter sido algo injusto com o Fábio ("fabiodobill20"), mas quis aproveitar a foto que ele postou para tentar mostrar que a maioria dos condutores nacionais (e não só) desde que circulem pelo menos a 140 km/h (talvez um pouco mais) utilizam todas as faixas (menos a mais à direita possível).
É evidente que tu com o teu bombástico Mercedes a circular a "297 km/h" praticamente nunca vais retirar fluidez ao trânsito, mas muitos a circularem a 140/160/180 km/h (na faixa à esquerda sem causa aparente) poderão retirar alguma fluidez a outros.
Hoje consegui dar os 45 km/h no ponteiro a subir a Avenida para ir ao supermercado comprar as máscaras!
Eu sei que ele ia a 50 reais! Pela minha intuição! Mas o ponteiro é irritantemente pessimista e mostra sempre menos...
Isso queria o perfectCrime circular a 297km/h, o carro não passa dos 294km/h. [][
]
PerfectCrime, sim, volto a repetir que este teu raciocínio está algo correcto, mas para sermos mais exactos à letra da lei todos estamos errados.
Até posso ter sido algo injusto com o Fábio ("fabiodobill20"), mas quis aproveitar a foto que ele postou para tentar mostrar que a maioria dos condutores nacionais (e não só) desde que circulem pelo menos a 140 km/h (talvez um pouco mais) utilizam todas as faixas (menos a mais à direita possível).
É evidente que tu com o teu bombástico Mercedes a circular a "297 km/h" praticamente nunca vais retirar fluidez ao trânsito, mas muitos a circularem a 140/160/180 km/h (na faixa à esquerda sem causa aparente) poderão retirar alguma fluidez a outros.
deste o ex da Autobahn com o qual concordei, mas se só vais andar a 200 sem movimento como é que ires na faixa da esquerda vai dificultar o fluxo do trânsito?
so ali vais tu!!!
Então por essa ordem de ideias, se a AE estiver deserta posso ir na 3.ª via à esquerda a 80 km/h, certo? []
Poder podes, desde que seja acima de 50[]
nao percebo a lógica disso, porque em AE a rapidez a que alguém se aproxima de ti se fores a 80 não tem nada a haver com a rapidez a que alguém se aproxima se fores a 200.
Estas a querer ter razão a força...[]
Nada disso. Estou a querer "ensinar-te" que na AE, não havendo outras vias ocupadas, tens de ir na mais à direita, nem que vás a 1000 km/h. Não tens como dar volta a isso, podes fazer o triplo mortal seguido de pino, se quiseres. [] [
]