VELOCIDADE MÁXIMA!!!!!

Eu andei no limitador no série 3 na Alemanha e e uma sensação algo estranha. Aquela coisa de não ter que ir preocupado com radares, só focado na condução, talvez melhore a experiência de condução, mas retira alguma adrenalina.

Portugal nisso até e um País simpático. Já fui apanhado a 251, e paguei 500€ de multa. Já da para sentirmos grande adrenalina em relação a penalização.

Mas sem ser como na Suíça, ir para a prisão já é adrenalina a mais[:D]

Mas não deixa de ser estranho como as regras podem ser tão diferentes em Países tão próximos. Suíços super rigorosos, alemães muito mais permissivos. E não é por isso que há assim tantos acidentes na Alemanha.

Eu andei no limitador no série 3 na Alemanha e e uma sensação algo estranha. Aquela coisa de não ter que ir preocupado com radares, só focado na condução, talvez melhore a experiência de condução, mas retira alguma adrenalina.

Portugal nisso até e um País simpático. Já fui apanhado a 251, e paguei 500€ de multa. Já da para sentirmos grande adrenalina em relação a penalização.

Mas sem ser como na Suíça, ir para a prisão já é adrenalina a mais[:D]

Mas não deixa de ser estranho como as regras podem ser tão diferentes em Países tão próximos. Suíços super rigorosos, alemães muito mais permissivos. E não é por isso que há assim tantos acidentes na Alemanha.

A Europa tem uma diversidade de comportamentos automobilísticos engraçados.

Por exemplo, os holandeses são para mim um verdadeiro perigo na AE: apesar de cumprirem os limites, quando querem mudar de faixa sinalizam e atiram-se; quem vier que trave; não travou, viesse mais devagar. Assumem que toda a gente tem de vir à velocidade legal (chamo-lhes os "frustrados da velocidade": querem andar mais, não podem, então ninguém anda).

Alemanha é para mim a ref.ª: pela ausência de limites e pela forma genericamente civilizada como se conduz lá. E andar sem limites na Autobahn também não é coisa que se possa fazer todos os dias, em todas as circunstâncias. Recordo-me de uma viagem Munique-Frankfurt (devem ser quase 400kms), num Sábado de manhã, com a AE cheia de trânsito e obras (em segurança não conseguias andar acima dos 180; e apesar da ausência de limites, os condutores em geral adaptaram a condução à quantidade de tráfego e à velocidade a que os mais lentos - que eram muitos - seguiam). A viagem de regresso nesse mesmo dia ao final da noite já foi outra conversa. Até fiquei a achar que o A8 3.0 TDI de 2016, creio, andava pouco. [:D]

Itália, Croácia e República Checa estão um pouco no mesmo saco com muita velocidade em AE e com grande tolerância das autoridades a passagens pela direita, vermelhos, traços contínuos: condução em cidade é mais uma gincana que outra coisa. Nisto Paris alinha um pouco pelo mesmo diapasão.

Portugal ainda acho que é dos países mais friendly para andar rápido, com as tais cautelas.

Já conduzi em muitos países, não só europeus, como noutros continentes, aliás acho que só não conduzi ainda no continente asiático.

Na Europa o mais caótico pareceu-me a Grécia. Itália tem uma fama exagerada, conduz-se bem, mesmo em Roma, embora sejam aceleras e malucos. Na Holanda e Bélgica, foi onde fui mais multado e no U.K. fartei-me de transgredir e nem uma multazinha. Na Alemanha são os que conduzem melhor.

Quanto mais regras e limitações menos capazes são os condutores.

Então por essa ordem de ideias, se a AE estiver deserta posso ir na 3.ª via à esquerda a 80 km/h, certo? [;)]
Poder podes, desde que seja acima de 50[:D]

nao percebo a lógica disso, porque em AE a rapidez a que alguém se aproxima de ti se fores a 80 não tem nada a haver com a rapidez a que alguém se aproxima se fores a 200.

Estas a querer ter razão a força...[;)]

Errado. A velocidade mínima na via da esquerda é 90 km/h, enquanto que na do meio é 70 km/h.

Na autobahn o sinal de não haver limite de velocidade é só este?

autobahn-2.jpg

Não não NTO, esse sinal é de obrigatoriedade de andar no minimo a 90 e 70 respectivamente.
O de velocidade recomendada é o sinal quadrado.
Não sei é se esse sinal de minimo 90 e 70 está em todas as AE's com 3 faixas.

Não não NTO, esse sinal é de obrigatoriedade de andar no minimo a 90 e 70 respectivamente.

Exacto. A velocidade recomendada está em sinais quadrados, enquanto que a velocidade mínima obrigatória está em sinais redondos. E a indicação de velocidades mínimas deste sinal faz todo o sentido precisamente por causa da questão da fluidez do trânsito que falaram há umas páginas atrás.

EDIT: Acho que percebi a confusão do NTO. O sinal em si é realmente quadrado. Daí ele ter associado a recomendação das velocidades.
No entanto, as velocidades estão dentro de círculos.

Last edited:

Mea culpa... confundi de facto com o rectangular. [;)]

E quando essa zona vai acabar, tem sinais a avisar que daí a X KM passa a ser limitado?
Não, tens de ir atento. Geralmente tens também sinais digitais que consoante as condições de trânsito, meteorológicas, etc passas de zona ilimitada para zona de 120/80/60
Mas como geralmente está bem sinalizado consegues antecipar bastante bem. As pessoas não andam sempre a 300 nas zonas ilimitadas. Da minha experiência a malta anda a volta dos 160 ou 180 dependendo do trânsito, muito raro ver muito mais que isso.

Não, tens de ir atento. Geralmente tens também sinais digitais que consoante as condições de trânsito, meteorológicas, etc passas de zona ilimitada para zona de 120/80/60
Mas como geralmente está bem sinalizado consegues antecipar bastante bem. As pessoas não andam sempre a 300 nas zonas ilimitadas. Da minha experiência a malta anda a volta dos 160 ou 180 dependendo do trânsito, muito raro ver muito mais que isso.
Sim e depois imagino que quem sabe o mapa ou conhece aquilo, sabe onde se vai chegar à zona com limitação.

Miguel, deduzo que viajarmos a velocidades de cruzeiro a rondar os 180 km/h já é mais que aceitável (com relativo pouco trânsito e com boas condições climatéricas), agora a pouco mais de 120 km/h na maioria das vezes é entediante !!!

Durante a fase mais dura de confinamento, fiz algumas centenas de KM's em AE e como estava praticamente vazia fiz largos períodos de 170/180KMh.

Agora se andasse numa AB sem limite, com algum tráfego como vejo em certos vídeos no Youtube, não sei se me sentiria confortável a andar a mais de 200km/h a ultrapassar carros a 120, isto porque qualquer distracção de outro condutor possa ser fatal.

Eu por acaso não acho 120 entediante mas não quer dizer que em AE, das pouquissimas vezes que lá ando, não me apeteça por vezes ir alem disso, pois claro.

Logo nos início do período de confinamento, numa mesma casa dois dos condutores (diferenças de 1 seman +-), foram apanhados... um por um 159 e o, na outra ocasião pelo C5... isto na A41.

Last edited:
Back