Velocidade mínima

Tonux

New member
A velocidade mínima em AE é de 50 km/h. Diz o Código da Estrada que, quem for a menos paga uma cóima entre 60 € e 300 €. Tão só. Nada de sanções acessórias, tal como a inibição de conduzir.
Todos os que conduzem automóveis sabem que situações em que aparece à frente um carro em marcha muito lenta, em AE, pode ser ainda mais perigoso que ir a 200 km/h.

Acha que devia ser aplicada a inibição de conduzir a este caso, em particular em velocidade muito abaixo de 50 km/h? (20, 30 km/h) sem justificação plausível e sem terem sido tomadas as necessárias precauções?

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

citação:Originalmente colocada por Suarez

Acho que a minima devia ser 80km/h

Concordo.
60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Concordo.
60 ou 70 talvez fosse o ideal, pois em algumas subidas, se alguns carros não estiverem em boas condições de mecânica.....

E não esquecer o pessoal que acabou de entrar na auto-estrada. O problema mesmo é que teoricamente os limites minimos são diferentes de faixa para faixa e o pessoal não os cumpre e se for preciso vão na esquerda a 80.

Concordo.

Sim, mas em subidas acentuadas punha-se lá um sinal de 60 já a contar com os camiões mas isso seria em zonas específicas, estamos a falar no geral.

Nas autoestradas operigo não são as velocidades que os carros normais atingem, o problema são as DIFERENÇAS DE VELOCIDADES entre veiculos, o que se pode tornar de facto perigoso.

120 de maxima - 50 de minima dá uma diferença de 70Km/h ou seja o equivalente a ir a 120 e passar por mim um carro a 190!! Nota-se bastante!!!

Concordo.

Se não estiverem em boas condições de mecânica não deviam tar a circular não axas?

É por causa das diferenças de velocidade que digo que a minima devia ser 80km/h ou 70km/h

Para os senhores que legislam seria interessante convidá-los a fazer a A1 toda a 50 knh a ver se ganhavam para o susto.

Pensando bem era melhor não, ia acabar mal de certeza absoluta.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Concordo.

E não esquecer o pessoal que acabou de entrar na auto-estrada. O problema mesmo é que teoricamente os limites minimos são diferentes de faixa para faixa e o pessoal não os cumpre e se for preciso vão na esquerda a 80.
Oi?! O limite só é diferente da faixa para faixa quando existe essa informação, e por norma é apenas nas subidas. A não ser que o código tenha mudado.

Se parar na AE dá direito a inibição de conduzir circular a menos de 50 kmh também deveria ser aplicada a mesma pena.
Pensem o que será mais perigoso um carro parado na berma da AE ou um a circular a menos de 50 kmh e plena faixa de rodagem ( e com um bocadito de "sorte" até se apanha essas lesmas na esquerda e tudo)

Aumentar a velocidade minima é complicado por existem carros que em algumas subidas não iam conseguir atigir a velocidade minima.

Basta pensarmos nos camiões para vermos que 50km/hora é adequado.

De qualquer modo´em muitos sítios a velocidade mínima já é diferente de faixa para faixa. Em geral é 50, 70 e 90. Ou seja mesmo que circule na faixa da esquerda a 120km/hora no máximo devo apanhar um carro a 30km/hora o que é perfeitamente aceitável.

O problema aqui não é das velocidades mínimas mas sim das máximas.

O pessoal que anda na esquerda a 180 pode apanhar pessoal a 90, isso sim é perigoso mas não é culpa da velocidade mínima...

ja me aconteceu ir a 140 e passr por mim 1 gajo a 200 e eu ir a 190 e passar por 1 velhinha a 100

A faixa de aceleração serve para?

o código diz que devemos circular a uma velocidade adequada para não atrapalhar o resto do transito. assim sendo, se andares a 50 na AE sem motivo aparente, aposto que a brigada, se aparecer, vai mandar andar mais depressa.

já agora: para o pessoal de lisboa que acha que as AE são todas planas, experimentem andar com carros de 50/60cv em autoestradas aqui acima do porto, com umas belas subidas...
para chegar lá acima sem ir bastante devagar e a puxar ao máximo pelo carro, é preciso começar as subidas com velocidades ilegais...

TONUX
Kero dar-te os parabens....[^]
No meio de tantos tópicos de medição de pilinhas sobre velocidades máximas...eis k alguem tem a brilhante ideia de abordar as minimas..;)
Podem ser tão perigosas como as máximas e ninguem fala delas...pq afinal é mais importante saber kem tem a pila maior.....[8)]

Mais uma vez parabens....[:X]

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

o código diz que devemos circular a uma velocidade adequada para não atrapalhar o resto do transito. assim sendo, se andares a 50 na AE sem motivo aparente, aposto que a brigada, se aparecer, vai mandar andar mais depressa.

já agora: para o pessoal de lisboa que acha que as AE são todas planas, experimentem andar com carros de 50/60cv em autoestradas aqui acima do porto, com umas belas subidas...
para chegar lá acima sem ir bastante devagar e a puxar ao máximo pelo carro, é preciso começar as subidas com velocidades ilegais...

ja apareceam na tv umas imagens de 1 206 1.9d (n tinha os paraxoques pintados e era comercial) a 130 na faixa da esquerda sem transito! e eles tavam a criticar pla velocidade

citação:Originalmente colocada por Foliv

Nas autoestradas operigo não são as velocidades que os carros normais atingem, o problema são as DIFERENÇAS DE VELOCIDADES entre veiculos, o que se pode tornar de facto perigoso.

120 de maxima - 50 de minima dá uma diferença de 70Km/h ou seja o equivalente a ir a 120 e passar por mim um carro a 190!! Nota-se bastante!!!

E não contando com aqueles animais que parece que ficam à espera que nos apoximemos para começarem uma ultrapassagem de 30segundos sem puxar uma mudança abaixo para que faça a manobra com mais segurança... [8]

É nestas alturas que eu curtia ter um bigfoot.. [|)]

Isto aqui é só campeões!

"situações em que aparece à frente um carro em marcha muito lenta" - se se cumprir os limites de velocidade ou mesmo acima destes, os carros não APARECEM! Só quem for a dormir ou então a velocidades estúpidas é k não vê a aproximação de outros carros!
Se querem acelerar, façam-no por vossa conta e risco. Em sítios onde põem em perigo os outros, limitem-se a cumprir as regras!

citação:Originalmente colocada por Nafs

A faixa de aceleração serve para?

Já experimentaste entrar na A8 em Frielas, em direcção a Loures?

Back