Vendedores e as aparências

Não te preocupes, há vendedores que nem que vás bem "engravatado" te atendem em condições...

Last edited:
Boas.

A grande questão é que na generalidade das vezes o "noivo" vê-se aflito até para pagar a prestações e o "arrumador" saca da nota e paga a pronto ...

O que é triste nestes comportamentos é que alguns vendedores não têm onde cair mortos, andam montados numa lata, ganham uma miséria e são explorados até dizer chega mas no entanto ainda se dão ao luxo de julgar quem quer que seja pela aparência.

Eu sei do que falo porque sofro deste fenómeno: tenho 28 anos, sou pequenito e tenho cara de puto. Regra geral considero que ando sempre bem arranjado, sem andar propriamente de fato e gravata, e no entanto é raro o stand onde me passam "cartucho". Posso dizer que o sítio onde fui melhor tratado foi por acaso onde comprei o carro porque se juntou o útil ao agradável: o carro que queria e um atendimento 5 estrelas. E quando digo 5 estrelas não é por andarem de volta de mim, a apaparicar-me pois nã gosto dessas "mariquices"; é por serem solícitos e desenvolverem a sua actuação de acordo com o que se espera de um vendedor de um veículo.

Este país tem de facto de aprender muita coisa ... não sei se lá fora será pior ou melhor mas aposto que num sítio onde o atendimento seja virado para a excelência no atendimento ao cliente provavelmente as coisas fiarão mais fino.

Abraço,
McDriver

Dissestes tudo.Mania de virem com a aparencia[:p]
E acredita bom atendimento nao é virem com aquelas mariquices sempre atras de nós!!
Basta responderem com simpatia ao que pedimos e fazerem 1 bom desconto[;)]

Há uns meses atrás, entrei na Castelimo com um amigo meu para ele comprar um Touareg 3.0 TDi com todo o equipamento...cerca de 90.000€.
A vendedora disse-nos que não tinha lá nenhum para ver e que depois nos ligava para dizer o que teria para entrega, prazos e marcar um test-drive.

Até hoje!!! ... já lá vão vários meses e o meu amigo comprou um XC90 D5!!!

Realmente, ás vezes, parece que não querem vender... ainda por cima não era propriamente um FOX que estáva-mos à procura!!!

Por isso é que eu quando quero comprar um carro, entro no stand, chamo o vendedor e digo:

- Quero comprar o modelo X, com o equipamento Y e da cor Z....tem para entrega? quando? quanto custa?

Dispenso explicações... quase sempre sabem menos do que eu, basta uma questão mais "complicada" para ficarem a patinar!!! muitos nem sabem o que estão a vender...percebem bem é de equipamentos e extras.
Se perguntar, por exemplo, quais as relações de caixa de determinado modelo... não sabem responder... relação final de diferencial a mesma coisa... suspensões idem... É uma tristeza!!!

Isso é um stand multimarcas? Nesses aparecem sempre nas revistas, anúncios e internet algo assim:

Para entrega IMEDIATA!

VW Touareg TDI

Full Extras

1.000.000 de Euros

Não há nada pah... é tudo fantochada e a prova?

Liguem para qualquer stand multimarcas e perguntem por X modelo que ainda não há nos stands ou que é difícil de encontrar no mercado de usados... algo tipo X5, Série S etc...

A resposta vai ser... Ah e tal... esse na revista já vendemos... mas vamos trazer mais em breve, se deseja encomendar pode passar aqui...

Se pressionarem...

Ah e tal já vêm a caminho... o camião deve estar a chegar!

Pois... cof cof...[:cool:]

Este tópico transformou-se numa especie de : "tudo contra os vendedores"

Eu acho que nestas generalizações há sempre muita injustiça.

Acho também perfeitamente normal que as pessoas avaliem as outras. Ora o 1º impacto é a aparência e depois a forma como as pessoas comunicam.

Não me parece que os vendedores de automóveis sejam muito diferentes de outros vendedores, de lojas, de casas, etc. dão mais atenção a quem lhes parece mais "interessante" como cliente.

Era o que todos nós fariamos. [;)]

É um facto que muitos vendedores de automóveis demostram pouco interesse e até parece que nos estão a fazer um favor a nós, quando nós é que lhes estamos a fazer um a eles, que é comprar o carro...eu por acaso, todas os contactos que tive com vendedores não tive razão de queixa, trataram-me sempre bem e deram-me atenção, posso ter tido a sorte de só me calharem vendedores bons [:D] , mas da minha parte até hoje não tenho nada a apontar.

Acho também perfeitamente normal que as pessoas avaliem as outras. Ora o 1º impacto é a aparência e depois a forma como as pessoas comunicam.

Não me parece que os vendedores de automóveis sejam muito diferentes de outros vendedores, de lojas, de casas, etc. dão mais atenção a quem lhes parece mais "interessante" como cliente.

Eu acho mal é avaliarem a pessoa pela aparencia,é muito mais facil avaliar a pessoa pela maneira que fala.
E ja disse tambem que ha aí muitos bons vendedores,agora que se ve muitos maus,la isso tambem é verdade.
Mas a questao nao é o julgar a pessoa pela aparencia pois eu posso julga-la mas devo trata-la igual a qualquer outro e isto é valido a qualquer vendedor.
Agora como certos exemplos que eu li aqui como perguntar ao cliente se quer o panfleto para comprar ou é so para ver ,isso demonstra 1 falta de educaçao imensa.
Eu sempre fui bem tratado e nao gosto de andar de fato,alias a unica coisa que tenho contra certos vendedores sao certas pressoes e mentiras que dizem para fazer o cliente comprar o carro o mais depressa possivel.
Como se pedirmos a opiniao sobre 1 extra muitos se tiverem 1 carro la com isso acham bem,se nao tiverem ja vem com desculpas que isso nao vale a pena etc...
De resto como vamos la para comprar 1 carro e nao fazer amizades tanto me faz como o vendedor é desde que seja correcto,o mesmo se aplicando ao cliente.

Dispenso explicações... quase sempre sabem menos do que eu, basta uma questão mais "complicada" para ficarem a patinar!!! muitos nem sabem o que estão a vender...percebem bem é de equipamentos e extras.
Se perguntar, por exemplo, quais as relações de caixa de determinado modelo... não sabem responder... relação final de diferencial a mesma coisa... suspensões idem... É uma tristeza!!![/quote]

tenho a mesma opinião. De equipamento percebem eles...[:D]

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=12927&highlight=eu+conduzi

Este foi apenas um dos exemplos!
De 8 marcas, a grande parte foi má no atendimento, e apenas uma foi boa.
É só procurarem em pesquisar por "eu conduzi".

N tenho nada contra vendedores de automoveis, até pq era uma profissão q gostava de experimentar, e cheira-me q ía ganhar mto dinheiro.
É óbvio q tem q aturar mta porcaria, e mta gente q n tem nada pa fazer, e apenas quer fazer um test-drive. Mas, pelo menos qdo lançam os carros, acho q é de "bom tom" q as marcas n se importem de "mostrar" o carro, quer a pessoa demonstre vontade em o comprar ou n.
Cmo a minha actividade é semi-comercial, tendo a ter uma atitude bastante directa, e peço para pararem c os "lugares comuns".

Mas acho q n há dúvida, q este é um sector c mtos maus profissionais, das experiencias q já tive, é uma percentagem bastante elevada.

O vendedor ideal era nós entrarmos no concessionario ele vir comprimentar-nos,deixar-nos ver o carro a vontade sozinhos ou com a familia,e depois vamos ter com ele para discutir preços.Dispenso que o vendedor esteja sempre ao meu lado a dizer isto e aquilo.
Portanto se der aquele espaço ao cliente para poder ver o carro a vontade era o ideal.
E o mais importante que nao me venha dizer que so me consegue fazer estes preços ate ao fim do mes pois aí perco logo o interesse nesse concessionario,nem que venham com desculpas ridiculas como 1 vendedor que me disse ter medo de quando eu for comprar o carro como eles se estao a vender bem que ele nao tenha la nenhum...

Nem sei que diga.

Por um lado, é obvio que um vendedor deve atender todos os clientes de igual modo. É um profissional que é pago para vender carros.

Mas por outro lado, a grande maioria das pessoas que vão aos stands, principalmente aos fins-de-semana, são uns melgas que já sabem à partida que nos próximos 10 anos não compram carro novo. Querem é passar tempo, e já que o Shopping mais próximo estava cheio, olha...vamos aos stands.

Eu também se visse um tipo mal arranjado a entrar-me pelo stand (ou qualquer outro establecimento) dentro, era bem capaz de não lhe dar muita bola. Nunca gostei de pessoas mal vestidas. O nosso aspecto exterior é a primeira exposição da nossa personalidade ao Mundo. E eu faço questão de mostrar que a minha personalidade, tanto como o meu aspecto, é boa.

O vendedor ideal existe na seat ibiza! Vem a shakira fazer o test drive e ajuda da forma que quisermos em experimentar até que ponto o carro é espaçoso por dentro, até que ponto o capot é duro, até que ponto o banco de traz é confortavel....

Nem sei que diga.

Por um lado, é obvio que um vendedor deve atender todos os clientes de igual modo. É um profissional que é pago para vender carros.

Mas por outro lado, a grande maioria das pessoas que vão aos stands, principalmente aos fins-de-semana, são uns melgas que já sabem à partida que nos próximos 10 anos não compram carro novo. Querem é passar tempo, e já que o Shopping mais próximo estava cheio, olha...vamos aos stands.

Eu também se visse um tipo mal arranjado a entrar-me pelo stand (ou qualquer outro establecimento) dentro, era bem capaz de não lhe dar muita bola. Nunca gostei de pessoas mal vestidas. O nosso aspecto exterior é a primeira exposição da nossa personalidade ao Mundo. E eu faço questão de mostrar que a minha personalidade, tanto como o meu aspecto, é boa.

Define lá bem vestido se faz favor...

Se me estás a dizer apresentação asseada é outra coisa...

Pois la esta é que para muitos nao andar de fato é andar mal vestido e 1 pessoa que ande com umas calças de ganga pode muito bem ter 1 boa aparencia por exemplo.
Ninguem esta a falar andar ai de calças rotas e sujas e camisola do porto vestida a ver os carros por exemplo[:D]

E quando digo porto digo benfica,sporting ou outro clube qualquer.

A apresentação conta muito e, infelizmente somos tratados como nos apresentamos, principalmente ao nível do vestuário...é a 1ª impressão.
Julgo que os vendedores actualmente não podm ir por aí e avaliar o potencial cliente apenas pelo aspecto...senão por vezes têm surpresas!!!

cumps

Bom, vamos lá a ver, também existem vendedores 5 estrelas. Isto é como tudo na vida: temos os bons e os maus, o problema é que a ver pelas opiniões do dia a dia infelizmente são mais os maus que os bons.

Eu sei que a aparência conta mas até certo ponto. Obviamente que não ando todo roto e a cheirar mal no meu dia a dia mas também não ando de fato e gravata. Só quando os afazeres profissionais assim o exigem.

Abraço,
McDriver

Se estão a tentar basear a possibilidade de compra baseada no aspecto, então sugiro que se invertam a escala...

Em vez de PRESUMIR que quem aparece no stand é um pelintra até provar o contrario, e que tal, se assumissem que é um potencial comprador milionário até prova em contrario????

Todo e qualquer cliente tem o direito de ser bem tratado, e que lhe seja dada a devida atenção ATÉ que seja evidente que será uma "perda de tempo" face a outros potenciais cliente que se encontrem num stand...

Toda a gente tem o direito ter um mau dia, ou de estar mal disposta, mas essas situação não pode de forma nenhuma afectar a qualidade de atendimento, sobre tudo em profissões que lidem directamente com o cliente e cuja facturação dependa deste contacto directo.

Todo e qualquer cliente tem o direito de ser bem tratado, e que lhe seja dada a devida atenção ATÉ que seja evidente que será uma "perda de tempo" face a outros potenciais cliente que se encontrem num stand...
Exactamente.
Chego a pensar que alguns vendedores tratam mal o cliente "mal vestido" apenas para se vingarem da humildade que optam por ter quando tratam com um responsável pela renovação da frota de uma empresa.

Last edited:

Apresentação asseada faz parte, naturalmente.

Mas andar bem vestido é mais do que isso. E não, não é preciso usar fatos (nunca usei) e roupas caras. Mas é preciso bom gosto.

Back