Via Card - quem usa?

Macavenco

New member
Boas.
Como passo várias vezes na portagem da Ponte 25 de Abril (pelo menos todos os fins-de-semana e mais uns dias úteis) resolvi aderir a este serviço. Tenho Via Verde e com o carro e mota pago 1,45€. Com este serviço ficarei a pagar 1,305€, quase 15 cêntimos a menos, e se a partir da décima terceira passagem fica a 0,435 (menos de metade).
Custou 18€, com 15€ para o saldo no cartão e 3€ de caução do cartão.

Pelo que vejo ainda são poucos os veículos que usam este serviço, em comparação com as portagens normais e via verde. Apesar de ter de parar muitas vezes a fila da via verde do lado direito está constantemente no pára-arranca (em hora de ponta) e estas portagens praticamente sem filas.

Qual a vossa opinião? Usam? Acham que compensa? Tem algum inconveniente?

PS: na pesquisa não encontrei um tópico sobre isto, mas se acharem melhor juntar ao da Via Verde, força.

Epa, desconhecia esse 'via card'.
Dava cá um jeitaço, existir um sistema do genero para as portagens em AE's. Bons descontos apr:)

Eu uso.

A parte do rápido, só o é se não aparecer nenhum chico-esperto que se lembra de ir para essa via exclusiva quando não tem o cartão!!!

Eu uso o da minha namorada (nunca vi em lado nenhum não se poder utilizar com vários carros) e acho bastante prático. É uma via que está sempre vazia e poupa-se imenso tempo.

Só tenho uma coisa contra - aquilo de facto avisa que o saldo está a acabar, mas depois só permite uma passagem com saldo negativo. Eu não costumo olhar para o saldo quando lá aparece, mas já me aconteceu ir a passar, não me ter lembrado que não tinha carregado e não me deixar passar.

Wannabee @ Já me aconteceu ficar lá um minuto ou dois parado porque estava a passar o cartão do banco e eu sem perceber porque raio a cancela não subia [:D]

O quê? Com saldo negativo ainda deixa passar uma vez!? Vá lá vá lá.
Ou é no caso de se ter menos uns cêntimos que o preço e deixa passar porque tinhamos, antes da passagem, saldo positivo (e só fica negativo após a passagem?)?

Bem, hoje estreei este serviço. Tive de apanhar a fila do IC20, de quem vinha da praia da Costa, e depois já no acesso, no "garrafão", esperei e quase desesperei, chegando até a pensar que a via do via card tivesse fila, tal era o engarrafamento!
Uns cem metros antes, visto que não têm mais portagens daquele lado, abrem todos para a esquerda a quererem enfiar-se num qualquer espaço que existisse e eu com caminho totalmente aberto para a cancela. É que nem sequer vi nenhum carro a sair desta via já depois da cancela! Nada, um deserto!
Ainda bem, foram menos uns minutos à espera.

A única vantagem sobre a via verde é o desconto de 0.15€ nas primeiras 12 passagens, depois passa a ser igual. Ou seja quem faça 30 passagens por mês, paga menos 1.74€ em relação à Via Verde.

A única vantagem sobre a via verde é o desconto de 0.15€ nas primeiras 12 passagens, depois passa a ser igual. Ou seja quem faça 30 passagens por mês, paga menos 1.74€ em relação à Via Verde.

Como assim? A Via Verde também dá desconto por passar um determinado número de vezes na ponte? Fica ao mesmo preço da Via Card a partir de 13ª passagem (0,435€)?

Pode-se recarregar através do multibanco.

e onde se recarrega o dito cartao?

No MB.

Como assim? A Via Verde também dá desconto por passar um determinado número de vezes na ponte? Fica ao mesmo preço da Via Card a partir de 13ª passagem (0,435€)?

Que eu saiba a VV não dá vantagem alguma em nenhuma das pontes comparativamente ao Viacard. Respondendo à pergunta acima, eles deixam passar a primeira vez que o cartão ficar a negativo, ou seja, se tiveres 1€ e o total a pagar for maior, eles autorizam a passagem, se voltares a tentar passar sem carregar ficas lá à espera que te dêem um papel para ir lá pagar do outro lado.

No MB.

Que eu saiba a VV não dá vantagem alguma em nenhuma das pontes comparativamente ao Viacard. Respondendo à pergunta acima, eles deixam passar a primeira vez que o cartão ficar a negativo, ou seja, se tiveres 1€ e o total a pagar for maior, eles autorizam a passagem, se voltares a tentar passar sem carregar ficas lá à espera que te dêem um papel para ir lá pagar do outro lado.

Na 25 de Abril tem descontos

Lusoponte

Atenção que para motos o tarifário é ainda mais em conta, é classe 5[:cool:]

Não consigo por a tabela, mas são estes os valores:

1 a 12 - 0.914€
13 a 70 - 0.305€
+ 71 - 0.000€

E sim, desde que não haja matrícula associada, pode-se usar em qualquer veículo.

Eu também aderi recentemente, e honestamente só não sei porque não aderi há mais tempo:sh)

Cump.

Last edited:
No MB.

A Via Verde dá desconto igual ao Viacard a partir da 13.ª passagem na ponte 25 de Abril.

Na Vasco da Gama não há descontos mesmo com o Viacard.

Sim a VV tem a partir da 13º passagem exactamente o mesmo desconto que o Via Card!

Esqueci-me de referir que o que postei acima é referente apenas à 25 de abril...

Cump.

quando aderi, fiz as contas e fiquei a poupar mais de metade !!

algo do género, gastava 340 euros ao ano e passei a gastar 150 [kiss] tambem pq como ja foi dito, ando quase exclusivamente de mota no percurso casa-trabalho e neste caso ainda compensa mais !!

Na página Lusoponte temos no final a listagem das 16 portagens, as vias 5 e 11 tal como as VV não referem a "Paragem obrigatória na cabine.", quem usa o VC pára ou n nessas vias?

Há dias em que paro, há dias em que não. Depende se consigo coordenar a velocidade com o estender do braço e com a leitura rápida do sensor. Mas sim, supostamente tens de parar porque existe a cancela que coordena o movimento.

Back