Viagem a Suíça

Almadense

Active member
Boa noite. No fim do mês vou viajar com a minha família para Zurique e ficar na casa de uns amigos.
Tenho dúvidas em relação a dinheiro. Ou seja, é melhor levar Francos (comprar no banco ou em casas de câmbio) ou pode ser tudo pago por cartão de débito? E taxas/comissões nesse caso? Sou cliente CGD.
Obrigado pelo vosso contributo.

Podes usar cartão para quase tudo e podes levantar dinheiro num ATM por lá. Vê apenas as taxas que o banco eventualmente cobra, para não teres surpresas... Por exemplo, viajo com frequência para londres, com o santander não pago nada e a taxa de cambio é a oficial, com o BPI tenho uma taxa de cambio ranhosa e pago taxas por cada transação, cerca de 7% no total.

Boa noite. No fim do mês vou viajar com a minha família para Zurique e ficar na casa de uns amigos.
Tenho dúvidas em relação a dinheiro. Ou seja, é melhor levar Francos (comprar no banco ou em casas de câmbio) ou pode ser tudo pago por cartão de débito? E taxas/comissões nesse caso? Sou cliente CGD.
Obrigado pelo vosso contributo.

Revolut.
Prepara-te para pagar de 3,5 a 5 francos por um café expresso e uns 15 francos por um menu Big Mac. Já estive em Zurich várias vezes a trabalho e não conheço cidade mais cara. Talvez Moscovo ou Luanda...

Podes pagar com cartão em todo o lado.

Os preços são de facto do outro mundo exceto combustível e portagens.

Se calhar vou passar numa agência da CGD e comprar uns 200 ou 300 francos para ter em Cash. Não gosto de viajar sem dinheiro físico.
Era bom é se eles aceitassem euros.

Revolut para evitares taxas.
Não deverás precisar de dinheiro físico. Regra geral tudo aceita via digital.

Se calhar vou passar numa agência da CGD e comprar uns 200 ou 300 francos para ter em Cash. Não gosto de viajar sem dinheiro físico.
Era bom é se eles aceitassem euros.

Há cafés e restaurantes que até aceitam euros (só notas e moedas até 50 cêntimos), mas tendem a fazer um câmbio de 1 para 1. Não vale de todo a pena.

Podes pagar com cartão em todo o lado.

Os preços são de facto do outro mundo exceto combustível e portagens.

Isso era dantes. O preço do combustível agora é ela por ela. Portagens, sim, e de que maneira. 40 CHF permitem andar sem pagar mais nada durante 14 meses. Excepto alguns túneis, que pagam portagens à parte.

Cuidado com o telemóvel, na Suíça pagas roaming.

Em Basileia, a cidade/município oferecia wifi gratuito aos turistas que se hospedavam na cidade. Deram-me um cartão (BaselCard) com direito a andar à borla de transportes públicos e cheio de descontos para museus e atracções. Gostei muito de Basileia e tem um museu fenomenal (Kunsdt).

Não vale a pena pelo câmbio que fazem?
Podes explicar melhor? Não percebo.

É simples. Agem como se houvesse paridade entre as duas moedas, o que não corresponde à verdade.

Trata-se de um país pequeno, mas com diferenças notórias, consoante os cantões.
Vivi lá uns meses há muitos anos, ainda no século/milénio passado...

Vais ouvir falar Português com muita frequência.

PS: não é mal pensado levares daqui 200 ou 300 chf. Se cambiares lá pode ou não compensar. Lembro-me de ter estado em Londres e no câmbio de Euros por Libras havia diferenças de quase 10% entre o mais caro e o menos! Acabei por cambiar numa casa de câmbio dos "Primos do Tosta" e até temi que fossem notas falsas, tal o diferencial face aos outro locais!!!

PS 2: façam viagens de comboio. Depois percebes porquê.

O combustível está ao mesmo preço de outros países da Europa, por isso é que não é "do outro mundo".

Tudo o resto, é impressionante. Ainda me lembro da primeira vez que fui à Suíça ficar impressionado pelo facto de venderem fruta à unidade (tipo 1 kiwi = 1 Franco), um simples gorro custar 60 francos, uma refeição normal num restaurante 80 francos, eram preços surreais.

Nem quero imaginar como será hoje.

Back