Viagem: Espanha – Andorra – França

petrus

Well-known member
Olá Comunidade

Depois de ver por aqui alguns relatos de “auto férias” decidi partilhar também as minhas, com a esperança de poder ser útil a alguém e de dizer que vale bem a pena experimentar para quem nunca o fez. Do meu lado quero repetir, mas com melhor planificação e meteorologia mais colaborante!

Foi tudo decidido um pouco à última da hora já que os planos iniciais eram as Caraíbas, mas o dinheiro anda curto e eu andava com vontade fazer uma voltita de carro e como a patroa lá concordou... A ideia inicial era ir a Andorra e aos Picos com uma hipotética ida ao Mont Saint Michel ou ao Norte de Itália (venceu a primeira hipótese, mas com algum arrependimento por causa da chuva).

Itinerário:
27/10: Abrantes – Zaragoza
28/10: Zaragoza – Andorra
29/10: Andorra
30/10: Andorra – Poitiers
31/10: Poitiers – Mont St. Michel
01/11: Mont St. Michel – Biarritz
02/11: Biarritz – Cangas de Oniz (Picos da Europa)
03/11: Cangas de Oniz – Abrantes

Alguns dados adicionais:
Kms totais percorridos: 4570
Horas de condução: 61,5
Média de velocidade: 63 km/h
Média de consumo: iniciámos a viagem com uma média de 5,7 (coisas do pára-arranca de Lisboa) e chegámos ao final com uns incríveis 5,1 (leram bem), fruto de uma condução calma e do tempo, além da minha esposa ter conduzido também...
Carro: Nissan Qasqhai 1.5 dci
Evitámos todas as portagens (obrigado ao Tom Tom pela ajuda) e apenas pagámos 6 Euros no túnel que liga Andorra a França dado que a passagem por estrada estava intransitável para carros sem correntes.

Agora o relato com algumas fotos...

Dia 1
Lisboa a Zaragoza. Fizemos cerca de 800 km, sempre com bom tempo. A intenção inicial era ir até Andorra, mas como já saímos tarde… Fomos pela A23 até à Fronteira, depois Salamanca-Soria-Zaragoza que é uma cidade fantástica! Merece bem nova visita. Chegámos já de noite, mas deu bem para dar uma volta a pé:
dsci0008cq5.jpg

Dia 2
Estava previsto uma visita à cidade, mas apareceu uma amiga que depois sempre nos acompanhou: a chuva! Seguimos logo para Andorra, sempre com chuva e diesel a 1 Euro! Chegámos no início da tarde e fomos para o Hotel. Foi chegar e começar a nevar fortemente! Era este o aspecto do carro ao anoitecer:
dsci0030zt8.jpg

Soube muito bem aproveitar a piscina aquecida do hotel e ver a neve lá fora! Para mim foi uma experiência nova!

Dia 3
Sair com o carro foi terrível! Tinha neve que não acabava! Esteve alguns 10 minutos a trabalhar antes de arrancar! Dia de compras, como é óbvio! Há preços bem interessantes, incluindo os combustíveis em que o diesel custou 92 Cts. Nova sessão de piscina (o hotel estava praticamente vazio e chegámos a ter a piscina só para nós)
Vista de Andorra:
dsci0040cg7.jpg

Dia 4
Saímos do hotel rumo a França, já com neve, mas nos cumes a quantidade era brutal:

dsci0055pt8.jpg

A ideia era parar em Toulouse, mas a chuva não parava e decidimos ir até Limoges. Sempre debaixo de chuva acabámos por só parar em Poitiers e mesmo aí chovia!

Dia 5
Acordámos… com chuva e seguimos em direcção às praias onde desembarcaram as tropas Aliadas na Segunda Guerra Mundial (eu queria muito ir lá). Quase ao chegarmos a chuva parou e deu para ver um pouco mais de Omaha Beach e arredores.
Espero que a nossa memória não esqueça a lição. A mim impressionou-me bastante!
dsci0096sv0.jpg

Fomos ficar junto ao Mont Saint Michel onde já chegámos de noite e ainda fomos dar uma vista de olhos e ficámos a saber que a abadia estava fechada!

Dia 6
Para não variar, acordámos com a chuva! Já estávamos fartos! Ainda pensámos ir ver com mais calma o Mont, mas chovia tanto que desistimos e optámos por voltar a Sul, sempre com chuva!

dsci0129zv7.jpg

A intenção era parar talvez em Cognac, mas a chuva não deu tréguas, nem mesmo em Bordéus e decidimos vir até Biarritz, já bem pertinho de Espanha!

Numa pequena aberta ainda parámos numa simpática vila de nome Pons e fomos à Igreja, pois era dia de “Fiéis Defuntos”.

Chegámos já de noite a Biarritz e a chuva lá parou pelo que fomos dar uma volta. O nosso hotel não era bem como o Palais, mas serviu. Biarritz pareceu-nos fantástico e ficou a ideia de o ir conhecer melhor no dia seguinte, mas…
dsci0186xi6.jpg

Dia 7
Acordou a chover… e muito! Depois do pequeno-almoço fomos logo embora, rumo a Espanha, com a ideia de ir visitar ao menos a fachada do Guggenheim a Bilbao, mas chovia copiosamente e decidimos só parar mesmo nos Picos da Europa, última etapa da nossa estadia onde chegámos… com chuva, pois claro!
Depois de escolher um hotel fomos dar uma volta (Domingo à tarde quase tudo fechado) e fomos até Covadonga e parou de chover. Vista da Catedral e do Nissan:
dsci0234ly1.jpg

Sei que não era suposto tirar-se fotografias, mas pronto!

dsci0243bp7.jpg

Ainda fomos para visitar os lagos, mas a meio do caminho começou a chuva… misturada com o nevoeiro e desistimos e fomos para o hotel onde jantámos e de ali não saímos… dada a chuva, pois claro!

Dia 8
De véspera tínhamos decidido que se o tempo estivesse bom ficávamos mais um dia. Caso chovesse vínhamos para casa! Escusado será dizer que chovia e muito e apesar da vista ser interessante optámos por regressar com a promessa de voltar aos Picos da Europa com mais calma, tipo uma semana!
dsci0290fv0.jpg

No regresso nada de assinalar, tirando a chuva e um enorme nevão antes de León (viemos pela serra, evitando a AE que tem portagens).
dsci0313zn5.jpg

Ainda uma paragem em León (a minha patroa estava com saudades do Carrefour) e mais uma viagem com chuva que só parou mesmo após Castelo Branco!

Balanço final:

Adorei, apesar da chuva e de algum cansaço físico e quero repetir, mas noutro mês, tipo Maio! O GPS, apesar de não ser perfeito, revelou-se como uma preciosa ajuda, complementado por um mapa!

De um modo geral, os condutores com quem me cruzei não são muto diferentes de nós e mesmo o parque automóvel não difere muito.

Espero que tenham gostado do relato. Para mim foi um prazer partilhá-lo!

Bom relato, por acaso era uma viagem que gostava de fazer, gostaria tambem de visitar o Mont Saint Michel.
Fica para uma proxima oportunidade.

Muito bom!

Um dia quero fazer algo do género, adoro este tipo de viagens. [:blush:]

Pena a chuva, mas pronto...[;)]

Belo relato. É sempre pena uma viagem um pouco estragada pela chuva, mas aproveita-se muita coisa de qualquer forma.

Era porreiro o pessoal fazer assim mais tópicos resumidos dos seus périplos de carro por aí fora.

Fizeste a viagem que eu tb fiz em 2006.

O que mais me marcou ....

Os cemitérios na normandia e as praias são realmente de cortar a respiração, pelo significado que tiveram. A sensação com que fiquei foi que o assalto as praias teve sucesso porque eram mais homens a desembarcar do que balas disparadas pelas metrelhadoras alemãs.

Mont St Michel, aqui tirei aquela que considero a minha melhor foto. É realmente engraçado a força das marés.

DSC00568.jpg

Faltou-vos ir ao Loire ver os Chateaux!!!

Aproveita em França para atestar nas terrinhas (leclerc, plus, ou intermarché) que o Gasoil é bem mais barato

Last edited:
Fizeste a viagem que eu tb fiz em 2006.

O que mais me marcou ....

Os cemitérios na normandia e as praias são realmente de cortar a respiração, pelo significado que tiveram. A sensação com que fiquei foi que o assalto as praias teve sucesso porque eram mais homens a desembarcar do que balas disparadas pelas metrelhadoras alemãs.

Mont St Michel, aqui tirei aquela que considero a minha melhor foto. É realmente engraçado a força das marés.

Faltou-vos ir ao Loire ver os Chateaux!!!

Aproveita em França para atestar nas terrinhas (leclerc, plus, ou intermarché) que o Gasoil é bem mais barato

Obrigado a todos pelos comentários!

Traveller, o teu relato foi-me muito útil e levei-o impresso comigo. A ideia de visitar um dos castelos do Loire... esfumou-se com a chuva!

Abasteci diesel em França no leclerc por 1,10 Euros!

não querendo ser abusado, e sendo uma viagem que também quero fazer com a minha metade podes esclarecer:

1- custos totais?

2- quais os hoteis ao certo em que ficaste e como marcaste? booking.com?

....

Alguns dados adicionais:
Kms totais percorridos: 4570
Horas de condução: 61,5
Média de velocidade: 63 km/h

......

Não tem grande importancia mas um destes 3 valores não bate certo.

Tenho visitado mais Espanha ainda não cheguei á parte da frança [:D] (excepção feita a paris ), gostei de andorra e para ver maquinas é muito bom [:cool:]

Obrigado a todos pelos comentários!

Traveller, o teu relato foi-me muito útil e levei-o impresso comigo. A ideia de visitar um dos castelos do Loire... esfumou-se com a chuva!

Abasteci diesel em França no leclerc por 1,10 Euros!

Epá virei road-book....:):)

Ainda bem....se o ponho aqui é sem pingo de vaidade, apenas para compartilhar com todos e verem que é bem facil passear de carro pela Europa.

Tenho que por aqui a minha ultima....:)

Tens que ir ao Loire em Abril/Maio! Dentro dos Castelos não chove.:)

Muito porreiro, tambem espero ir de carro a Paris, num futuro proximo.

Este ano tive em Outubro uma semana nos Picos da Europa e se nao fores fazeres caminhadas acho que uma semana é excessivo, os ultimos dias ja nao sabia o que fazer, dava uma volta de manha e passava o resto do dia a xonar no quarto. lol

O percurso para os Picos nao compensa andar fora das Auto vias e Auto Pistas, de Vilar Formoso aos Picos so pagas portagem a chegar a oviedo, salvo erro, nao me lembra o nome ao certo mas acho que era perto de Oviedo e pelas vistas vale todos os centimos.

Viva pessoal,

gostei muito do teu relato petrus, até porque falaste na minha forma favorita de viajar, ou seja, à superfície. Um gajo entrar num avião é como ser tele-transportado e não se fica a conhecer o caminho....

Para alojamento barato em França costumo usar a cadeia de hoteis Formule1. Fica sempre entre os 28 e 35 euros/noite o que considero bastante atractivo. É um alojamento muito modesto, mas relativamente cómodo. Recomendo.
Nas minha viagens costumo usar muitas vezes a minha tenda num parque de campismo, mas em França é tramado porque está sempre a chover.

Conheço bem essas cidades, e tal como falaram já por aqui, também recomendo o vale do loire. Tem estradas muito giras e os castelos são muito interessantes. A quem vá à Normandia, as praias, bunkers e cemitérios são um must! aconselho também uma visita também a Cherbourg, mais propriamente à "cité de la mer", um museu dos que mais me surpreendeu até hoje.

Desculpa aproveitar-me do teu tópico, espero que não leves a mal.

Acho que está a fazer falta aqui no fórum uma secção de viagens de carro. É um tema interessante.

Cumprimentos

...

Acho que está a fazer falta aqui no fórum uma secção de viagens de carro. É um tema interessante.

Cumprimentos

Tambem acho, pelo menos um topic!!

Uma das coisas que gostava, quando a vida o permitir, se permitir, é ter uma autocaravana, da-me um enorme prazer conduzir e conhecer essas aldeias,vilas, cidades e...

Last edited:
Viva Petrus.

Chuva? Bem-vindo ao norte [:D]

Da próxima vez fazes mais 500 km e vens até aqui.

bom relato petrus,
para no norte de frança nunca fui, mas ainda está nos meus planos ir a LaLys, local onde o corpo expedicionário português combateu contra os alemães na Iª Grande Guerra. (fez agora 90 anos do armistício)

é uma homenagem que tenho que fazer em nome do meu avô, que esteve lá e regressou, mas outros por lá ficaram.

Back