Viagem Lisboa - Algarve (Custo das Portagens)

Precisam é de corrigir a EN que está em mau estado.

A solução não tem de ser apenas as AE's.

Já no IC1 entre águas de moura e grândola foi uma vergonha durante anos a fio.

Não é por ter a AE ao lado que se tem que ignorar o resto.

Eu normalmente quando vou ao Algarve vou sempre pela nacional, apesar de que quando atravesso Lisboa, atravesso até Alcácer e saiu aí da auto estrada!
Não é pelos 20€ mas gosto muito de fazer a viagem e parar em algum sítio para esticar as pernas e beber um café que não seja uma estação de serviço! Serve de passeio! Além disso os 20/25€, que não gasto em portagens dá para comer bolas de Berlim todos os dias a semana toda![:blush:][:D]

Eu normalmente quando vou ao Algarve vou sempre pela nacional, apesar de que quando atravesso Lisboa, atravesso até Alcácer e saiu aí da auto estrada!
Não é pelos 20€ mas gosto muito de fazer a viagem e parar em algum sítio para esticar as pernas e beber um café que não seja uma estação de serviço! Serve de passeio! Além disso os 20/25€, que não gasto em portagens dá para comer bolas de Berlim todos os dias a semana toda![:blush:][:D]

Ou seja, se fores por autoestrada, chegas mais depressa à praia e não engordas. [:p]

Ou seja, se fores por autoestrada, chegas mais depressa à praia e não engordas. [:p]
Hahaha e a carteira tb emagrece ligeiramente com as portages [:p]

Mas mais uma das coisas fixes nas EN's do Alentejo é o facto de se passar por diversas zonas onde se vê bichos, incluindo muitas vacas ( das honestas, de 4 patas ) , porcos, etc. E sem estarem fechados nos currais, sempre é bom andarem minimamente à vontade.

Este fim de semana dei um pulo até Alcácer/Tróia e o percurso até se faz bem pela Nacional, estradas com pouco trânsito até ao IC1, o piso está aceitável, algumas vias sem berma torna-se estreito para alguns condutores e que durante o dia se faz bem...agora à noite a conversa já muda um pouco de figura.
O flagelo de agosto (verão) já não são os camiões...são as auto caravanas, principalmente quando os condutores pensam que andam de clio...a paisagem dominante em determinadas zonas além dos animais são os sobreiros já descascados este ano...é o mix da estrada mais o verde o castanho claro dá umas paisagens engraçadas.

No ano passado, e este ano também, a viatura escolhida será o Terrano. Por isso lá irei até Mil Fontes pela nacional.

Nem é só a questão das portagens classe 2, são as velocidades praticadas. Para ir a 90, vou pela nacional.

Curiosamente a parte mais perigosa nem é a que tem a AE como alternativa, mas sim o percurso entre Grândola e Sines.

No resto do ano é quase sempre por AE.

E depois ainda que não seja fortuna, se eu fizer LX-Algarve de AE gasto o dobro em portagens que em combusível :sh)

No ano passado, e este ano também, a viatura escolhida será o Terrano. Por isso lá irei até Mil Fontes pela nacional.

Nem é só a questão das portagens classe 2, são as velocidades praticadas. Para ir a 90, vou pela nacional.

Curiosamente a parte mais perigosa nem é a que tem a AE como alternativa, mas sim o percurso entre Grândola e Sines.

No resto do ano é quase sempre por AE.

Se estás a falar do IC (33?), por acaso deve ser das estradas da zona que acho melhores.

Bom piso, boa largura (sim, eu embirro com a largura das estradas; quando ando em nacional estou constantemente a pensar no ponto de fuga perante um fdp que venha a ultrapassar sem critério) e dá para ir na boa a 100/110 km/h.

Ainda daqui a uns dias vou para Aljezur, e vou sair da A2 em Grândola e a partir daí desço a Costa Vicentina. Até Portimão vou sempre pela A2 + A22, Aljezur acho que mais vale fazer assim.

Se estás a falar do IC (33?), por acaso deve ser das estradas da zona que acho melhores.

Bom piso, boa largura (sim, eu embirro com a largura das estradas; quando ando em nacional estou constantemente a pensar no ponto de fuga perante um fdp que venha a ultrapassar sem critério) e dá para ir na boa a 100/110 km/h.

Ainda daqui a uns dias vou para Aljezur, e vou sair da A2 em Grândola e a partir daí desço a Costa Vicentina. Até Portimão vou sempre pela A2 + A22, Aljezur acho que mais vale fazer assim.

Reformulando, a estrada não é má... mas fruto das poucas zonas de ultrapassagem, das muitas (auto) caravanas e outros caracóis, e da impaciência dos condutores, vê-se com cada manobra que parecem kamikazes... É isso que não me agrada naquele troço.

Eu acho que nem é pelo dinheiro, que não vou, é mesmo por não gostar de andar em Auto estrada! Por vezes quando vou de Leiria a Lisboa só apanho a AE em Aveiras, e isto porque por 2.5€ me meto num instante em Lisboa, e até ainda recentemente fui a Coimbra, e apesar de este ano já ter apanhado uma multa de excesso de velocidade no caminho para Coimbra pela Nacional, o que dava para muitas portagens, fui outra vez pela Nacional! Não gosto de conduzir em AE, a não ser que vá acima dos 170km/h aí a coisa já se torna interessante, mas como não o posso fazer vou sempre que posso pela Nacional

No dia a dia as AE proporcionam indirectamente pequenas coisas que valorizo. Por exemplo, é frequente sair do Ribatejo, ir ao Algarve fazer um trabalho e almoçar já em casa, ou então na da minha avó. [:cool:]

Gostas dessa estrada entre Sines e Aljezur ?
Não gostei nada, foi uma bela desilusão.
Da próx vez que forma Sagres/Lagos, faço IC1 até ao Algarve e depois pela A22, ou N125 se nesse troço estiver decente.

No dia a dia as AE proporcionam indirectamente pequenas coisas que valorizo. Por exemplo, é frequente sair do Ribatejo, ir ao Algarve fazer um trabalho e almoçar já em casa, ou então na da minha avó. [:cool:]
Claro, aí já é um contexto bem diferente.
Entãos e falarmos em LX-Porto a diferença é gritante.

Claro, aí já é um contexto bem diferente.
Entãos e falarmos em LX-Porto a diferença é gritante.

Ou Ribatejo sul / Mirandela, entre outros percursos...

Mas tinha um colega, completamente chanfrado, que se recusava a andar nas scuts como protesto por terem passado a ser pagas. O gajo passava horas a definir percursos alternativos... mas no fim do dia era a empresa que pagava todos os custos smile

Da próx vez que forma Sagres/Lagos, faço IC1 até ao Algarve e depois pela A22, ou N125 se nesse troço estiver decente.

Nem desgosto.

Quando vou para Lagos ou Sagres e regresso sem horas, é frequente ir por estrada até Grândola e apanhar lá a A2.

Não sei se estamos a falar da mesma, há várias por aí.

Eu faço habitualmente Aljezur - São Teotónio - V N Milfontes - Santiago do Cacem - Grandola.

De Lisboa para Portimão vou sempre pelo IC1. Sem pressas, levo cerca de 3h15... praticamente o mesmo que pela autoestrada. Pelo IC1 o caminho é mais directo.

Foste via Cercal/Odemira ou Milfontes/Odemira. Eu só conheço a 2ªopção e gosto. Não é para se fazer a abrir, mas é uma estrada "normal".

De Lisboa para Portimão vou sempre pelo IC1. Sem pressas, levo cerca de 3h15... praticamente o mesmo que pela autoestrada. Pelo IC1 o caminho é mais directo.

Apanhas o IC1 onde e no Algarve vais de A22 para Portimão?

Tou a achar esses 3h15 muito optimistas para sem pressas.

Apanhas o IC1 onde e no Algarve vais de A22 para Portimão?

Tou a achar esses 3h15 muito optimistas para sem pressas.

Não, corto por Silves, pelas N124. O maior ganho em distância está aqui.

Normalmente saio em Grândola ou na saída para Beja, que é a seguir.

Back