Viagem Lisboa - Algarve (Custo das Portagens)

Eu é raro escrever por aqui, mas achei curioso a desvalorização do valor das portagens, o facto de serem só 20 euros.

Para mim não são só 20 euros, são mais 20 euros a somar ao resto das despesas.
Com um carro recente e económico, andar em AE a cumprir os limites, ficam mais caro o valor das portagens que o do combustível.

Eu ainda faço alguns km por ano, perto de 40 000, percorro muitas nacionais, já apanhei javalis na estrada, aceleras, azelhas, etc, mas e se querem que vos diga, andar pela IC 19 e por Lisboa é pior do que pelas nacionais.

Uma história, que me aconteceu :
Aqui à uns anos fiquei parado na A23 logo a seguir a Abrantes, devido a aquecimento excessivo do carro, isto a um sábado por volta das 18h00.
Chamei o reboque, que chegou mais de 2 horas depois e já estava de noite.
O condutor disse que tinha de ir para a oficina, para Castelo Branco, para verem se o carro estava mesmo avariado, que ele não podia ver.
Não enviaram táxi, passei-me, estive ao telefone com a companhia, que depois disse que pagava dormida e tudo, mas tinham de ver se o carro estava avariado, e o carro ia para Castelo Branco, ( eu queria ir para Lisboa ) e só depois autorizavam o táxi.

Entretanto fiquei a saber, pelo motorista do reboque, que existiam muitos artistas que no final das férias chamavam o reboque para o carro, vinham de táxi pago pela companhia, para não pagarem combustível e portagens, e por isso as ordens, quando os carros estavam longe do destino, era os carros irem para oficina e só depois autorizarem o táxi e reboque.

Isto aconteceu comigo, não foi contado
Na altura fiquei pior que estragado, não fui para Castelo Branco, mas com aquela conversa toda, cheguei a casa passavam das 2h00 da manhã

Eu é raro escrever por aqui, mas achei curioso a desvalorização do valor das portagens, o facto de serem só 20 euros.

Para mim não são só 20 euros, são mais 20 euros a somar ao resto das despesas.
Com um carro recente e económico, andar em AE a cumprir os limites, ficam mais caro o valor das portagens que o do combustível.

Eu ainda faço alguns km por ano, perto de 40 000, percorro muitas nacionais, já apanhei javalis na estrada, aceleras, azelhas, etc, mas e se querem que vos diga, andar pela IC 19 e por Lisboa é pior do que pelas nacionais.

Uma história, que me aconteceu :
Aqui à uns anos fiquei parado na A23 logo a seguir a Abrantes, devido a aquecimento excessivo do carro, isto a um sábado por volta das 18h00.
Chamei o reboque, que chegou mais de 2 horas depois e já estava de noite.
O condutor disse que tinha de ir para a oficina, para Castelo Branco, para verem se o carro estava mesmo avariado, que ele não podia ver.
Não enviaram táxi, passei-me, estive ao telefone com a companhia, que depois disse que pagava dormida e tudo, mas tinham de ver se o carro estava avariado, e o carro ia para Castelo Branco, ( eu queria ir para Lisboa ) e só depois autorizavam o táxi.

Entretanto fiquei a saber, pelo motorista do reboque, que existiam muitos artistas que no final das férias chamavam o reboque para o carro, vinham de táxi pago pela companhia, para não pagarem combustível e portagens, e por isso as ordens, quando os carros estavam longe do destino, era os carros irem para oficina e só depois autorizarem o táxi e reboque.

Isto aconteceu comigo, não foi contado
Na altura fiquei pior que estragado, não fui para Castelo Branco, mas com aquela conversa toda, cheguei a casa passavam das 2h00 da manhã

A malta que faz isso, faz muito pior, infelizmente há demasiados chicos-espertos neste cantinho

Desculpa lá mas sim, são "só" 20€. E Parece me que andas pouco pelo IC-19, porque embora haja um ou outro acidente grave, não é perigoso andar lá, compará-lo ao uma EN que nem divisão fisica de sentidos tem, é anedótico.

Como disse, acredito que para alguns esses 20€ fazem diferença, agora para a maioria? Duvido... Mas cada um diz e faz o que quer, mas comparemos o que é comparável e não entremos em argumentos idiotas

também podemos sempre comparar os preços das AE portuguesas com as espanholas, é anedótico em portugal teres que pagar 50€ em portagens para conseguir atravessar o páis de uma ponta a outra e em espanha pagares 10€ ou 15€ para ires até murcia [:D]

Reformulando, a estrada não é má... mas fruto das poucas zonas de ultrapassagem, das muitas (auto) caravanas e outros caracóis, e da impaciência dos condutores, vê-se com cada manobra que parecem kamikazes... É isso que não me agrada naquele troço.
Exacto já tive por várias vezes carros a vir em contra mão a fazer ultrapassagens impossíveis nas nacionais.

A malta que faz isso, faz muito pior, infelizmente há demasiados chicos-espertos neste cantinho

Desculpa lá mas sim, são "só" 20€. E Parece me que andas pouco pelo IC-19, porque embora haja um ou outro acidente grave, não é perigoso andar lá, compará-lo ao uma EN que nem divisão fisica de sentidos tem, é anedótico.

Como disse, acredito que para alguns esses 20€ fazem diferença, agora para a maioria? Duvido... Mas cada um diz e faz o que quer, mas comparemos o que é comparável e não entremos em argumentos idiotas
Depende. Há EN's mais seguras que o IC19, que por si só não é inseguro mas o tipo de trânsito e condutores que tem é terrível.
Foi considerada a estrada mais perigosa do país embora eu não concorde.

E é verdade que 20 euros não são fortuna, mas, o mal tambem é esse: o tuga conforma-se com tudo e depois agora até acha natural a A23 ter portagens.

Outra coisa que não compreendo são carros de 50 mil euros parados em fila de portagens por não terem via verde..

Foste via Cercal/Odemira ou Milfontes/Odemira. Eu só conheço a 2ªopção e gosto. Não é para se fazer a abrir, mas é uma estrada "normal".
A ver se me recordo: fui na altura pelo IC1 ou A2 nem me lembro, saí em direcção a Sines, que tinha inclusive em 2015 uma estrada em obras para lá, e depois segui por uma EN que vai dar depois a Aljezur e segue até Sagres. Só a parte final já antes de Sagres é que gostei.

Nem é pelas velocidades, é mesmo pela paisagem que não gosto e inclusive tem bue poucos sitios para parar.

Se eu não estiver a ser muito explicito digam que vou ao gmaps tentar perceber melhor.

Sei que não é aquela estrada mais sinuosa que vai mesmo junto ao mar.

também podemos sempre comparar os preços das AE portuguesas com as espanholas, é anedótico em portugal teres que pagar 50€ em portagens para conseguir atravessar o páis de uma ponta a outra e em espanha pagares 10€ ou 15€ para ires até murcia [:D]

Esta por acaso é das maiores falácias que nos venderam por cá. As autoestradas em Espanha são todas pagas, e pagas bem a peso de ouro!
A questão é que eles têm muito poucas autopistas, e muitas autovias! Não são a mesma coisa...

Esta por acaso é das maiores falácias que nos venderam por cá. As autoestradas em Espanha são todas pagas, e pagas bem a peso de ouro!
A questão é que eles têm muito poucas autopistas, e muitas autovias! Não são a mesma coisa...

Sim tens razao, a questão é que tivesses as autovias que eles lá têm, podias perfeitamente fazer a viagem por exemplo até lisboa ou algarve nessas estradas que são sempre de muita boa qualidade e gratuitas.
Inclusivé e se não estou em erro têm sempre duas faixas

Last edited:
Sim tens razao, a questão é que tivesses as autovias que eles lá têm, podias perfeitamente fazer a viagem por exemplo até lisboa ou algarve nessas estradas que são sempre de muita boa qualidade e gratuitas.
Inclusivé e se não estou em erro têm sempre duas faixas

Sim, as que eu conheço têm sempre duas vias de trânsito em cada sentido.
As autovias parecem autoestradas mas todavia são bastante inferiores... as curvas são frequentemente mais apertadas que numa autoestrada, têm berma mais pequena, e as vias de aceleração e abrandamento também são mais pequenas. Eu diria que são o equivalente (ou pelo menos o mais próximo) às nossas 'vias reservadas a automóveis e motociclos'... só que eles construíram disso pelo país todo e a ligar várias cidades, nós só temos ao redor de grandes cidades.
Já as autopistas são tal e qual as nossas autoestradas... usam a mesma sinalética e tudo. A sinalética das autovias não existe no nosso CdE.

Temos alguns troços parecidos, alguns IP´S e IC´S que passaram a maior parte a SCUT´S, como a Via do Infante (A22) e a excepção do IC12 (A35) que ainda não é pago.

Mas a Via do Infante sempre foi autoestrada. Deixou foi de ser SCUT (sem custos para o utilizador).

No sul de espanha nunca notei diferenças significativas para as nossas AE's.
Não têm é as áreas de serviço, tem que se sair da autovia...

As Autpistas considero-as melhores que as nossas AE's.

Temos alguns troços parecidos, alguns IP´S e IC´S que passaram a maior parte a SCUT´S, como a Via do Infante (A22) e a excepção do IC12 (A35) que ainda não é pago.

Sinceramente nem tem comparação, os nossos ips a maior parte do troco é só 1 faixa, e o ic12 são que 30km?

Ele está-se a referir aos IC's com perfil de AE, ou seja as Vias Reservadas a Charutos e Lambretas.

Por ex até costumam ter 2 nomes. O IC19 é tambem a A37 por ex.

E por ex o Eixo NS é o IP7.

Mas em Espanha quando pagas também é a sério. Fazer Vigo-Corunha ou Bilbao-Burgos por exemplo é muito mais caro que andar numa AE de cá.

Mas em Espanha quando pagas também é a sério. Fazer Vigo-Corunha ou Bilbao-Burgos por exemplo é muito mais caro que andar numa AE de cá.

Mas isso é como tens várias AE que são um autêntico rombo na carteira, por exemplo a7, a24, etc
Mas cá as alternativas a AE tens alguns IC's e IP's mas que nada têm a ver como as autovias de espanha que tÊm sempre 2 faixas em casa sentido...

Last edited:
Mas isso é como tens várias AE que são um autêntico rombo na carteira, por exemplo a7, a24, etc
Mas cá as alternativas a AE tens alguns IC's e IP's mas que nada têm a ver como as autovias de espanha que tÊm sempre 2 faixas em casa sentido...

Sim, um IC não é uma autovia Espanhola, mas o que quis realçar é que do lado de lá, quando é para pagar é ir de carteira bem recheada.

O IC19 não é perigoso? Só se for de madrugada. Os sinistros que lá há dizem tudo.

O problema do IC19 não é o traçado.
Cumprindo-se os limites de velocidade não tem grande problema.

O mal é o tipo de condutores que aquilo tem.
Actualmente é perigoso.

Temos desde o zé tó que vai a 60 km/h no meio, temos camiões com dezenas de toneladas a terem de lidar com os toininhos dos azelhas de ligeiros e até de motas, juntamente com os aceleras , sinalização fraca e desactualizada, etc.

Mas muito mais perigoso é a 2ª circular.

No sul de espanha nunca notei diferenças significativas para as nossas AE's.
Não têm é as áreas de serviço, tem que se sair da autovia...

As Autpistas considero-as melhores que as nossas AE's.

As autopistas já costumam ter as áreas de serviço, tal como as nossas autoestradas. Mas com distâncias muito maiores entre si.

Epa as autovías são notoriamente inferiores às nossas autoestradas... ainda me lembro da primeira vez que conduzi em Espanha, estava surpreendido (pela negativa) com o traçado das autovías. Depois quando andei numa autopista aí sim, percebi a diferença. Aí já estava numa autoestrada a sério.
Nas autovías há menos preocupação em se fazerem as curvas mais largas, as bermas são muito mais pequenas, e as vias de aceleração e abrandamento são muito mais curtas.

Back