[Viagem] Lisboa - Castelo Branco

SilverCoconut

New member
Bom dia a todos,

Estou a pensar em ir a Castelo Branco no próximo fim-de-semana no meu carro e estive a ver o trajecto por alto no Google Maps, Via Michelin, Waze e Meo Drive para ver qual o melhor trajecto sem ter que ir por estradas que impliquem ter que pagar portagens e SCUTs (não propriamente pelos valores em si, mas pela complicação em ter que pagar em diferentes concessionárias e querer evitar aquelas multas por falta de pagamento de portagens que não faço ideia onde tenho que ir saber e pagar) e os trajectos que me dão é ir pelas N118 e N119 se não estou em erro.

Alguém que conheça as estradas em questão e me possa confirmar que estas de facto não pagam portagens nem têm aqueles pórticos das SCUTs?

Normalmente costumo ir a Castelo Branco pela rede expressos, mas desta vez tenho mesmo de ir no carro pois tenho que ir a algumas localidades cujos transportes locais não existem.

Obrigado a todos

No Maps tens a opção de evitar portagens, é o suficiente para não te enviar por estradas com custos.

Bom dia a todos,

Estou a pensar em ir a Castelo Branco no próximo fim-de-semana no meu carro e estive a ver o trajecto por alto no Google Maps, Via Michelin, Waze e Meo Drive para ver qual o melhor trajecto sem ter que ir por estradas que impliquem ter que pagar portagens e SCUTs (não propriamente pelos valores em si, mas pela complicação em ter que pagar em diferentes concessionárias e querer evitar aquelas multas por falta de pagamento de portagens que não faço ideia onde tenho que ir saber e pagar) e os trajectos que me dão é ir pelas N118 e N119 se não estou em erro.

Alguém que conheça as estradas em questão e me possa confirmar que estas de facto não pagam portagens nem têm aqueles pórticos das SCUTs?

Normalmente costumo ir a Castelo Branco pela rede expressos, mas desta vez tenho mesmo de ir no carro pois tenho que ir a algumas localidades cujos transportes locais não existem.

Obrigado a todos

eu diria para esqueceres isso e fazeres uma viagem mais rápida, curta e segura pelas scut, não custa nada ires ao site dedicado dos CTT e efetuar o pagamento.
digo isto pois ainda no mês passado o meu puto recém encartado quis fazer Lisboa - Proença a Nova e como não tem VV equacionou o mesmo que tu mas rapidamente desistiu, a menos que queiras mesmo andar a passear.........

Se não queres apanhar Portagens terias que sair pela Vasco da Gama e apanhar a 118 direto ao Porto Alto e por aí acima até Abrantes e depois Gavião Nisa e Rodão.

Em Rodão depois é apanhar a N18 direto a Castelo Branco. Vais é demorar o dobro, se não for mais do que o expresso demora via A1 e A23.

Obrigado a todos pelo feedback desde já.

Pois, a única razão porque eu quero evitar portagens é porque existem 300s concessionários diferentes pelo caminho e não existe um único portal em 2024 onde esteja tudo centralizado e fosse mais fácil pagar introduzindo a matrícula (deduzo que as portagens dos concessionários tenham sempre lá uma opção sem ser Via Verde, mas o problema é as SCUTs que aquilo supostamente só aparece passado 15 ou 30 dias no site dos CTTs :confused:)

Porque não arranjar um "coiso" da VV?

Muito as pessoas gostam de complicar.

E nas AEs... adoro ver a malta a acelerar... acelerar... dar sinais de luzes... acelerar.... e pufff... parar para pagar portagens e ficar ali no para arranca... e logo voltam a acelerar... acelerar....

[:)][:)][:)][:)]

E nas AEs... adoro ver a malta a acelerar... acelerar... dar sinais de luzes... acelerar.... e pufff... parar para pagar portagens e ficar ali no para arranca... e logo voltam a acelerar... acelerar....

Já tive um contracto com a Via Verde com um carro em 2012, mas esse carro entretanto deixou de existir (foi para abate), mas nunca cheguei a dar baixa do mesmo com a Via Verde (pediam-me o documento a comprovar isso, mas já não sei onde anda esse documento). Como não sei se esse contrato ainda está válido ou não (visto que nunca mais usei a Via Verde desde 2013) também tenho algum receio em mexer nesse assunto (e não, nunca mais veio portagens por pagar). É por isso que também queria evitar a Via Verde.

Obrigado a todos pelo feedback desde já.

Pois, a única razão porque eu quero evitar portagens é porque existem 300s concessionários diferentes pelo caminho e não existe um único portal em 2024 onde esteja tudo centralizado e fosse mais fácil pagar introduzindo a matrícula (deduzo que as portagens dos concessionários tenham sempre lá uma opção sem ser Via Verde, mas o problema é as SCUTs que aquilo supostamente só aparece passado 15 ou 30 dias no site dos CTTs :confused:)

Já não é assim, instala a app dos CTT , adicionas a matrícula do carro e recebes as notificações por email e na app em 2 ou 3 dias. Agora tens até duas semanas para pagar.

Também me dá um gozo tremendo ultrapassá-los nos pórticos... [:D]

Já tive um contracto com a Via Verde com um carro em 2012, mas esse carro entretanto deixou de existir (foi para abate), mas nunca cheguei a dar baixa do mesmo com a Via Verde (pediam-me o documento a comprovar isso, mas já não sei onde anda esse documento). Como não sei se esse contrato ainda está válido ou não (visto que nunca mais usei a Via Verde desde 2013) também tenho algum receio em mexer nesse assunto (e não, nunca mais veio portagens por pagar). É por isso que também queria evitar a Via Verde.

homem, vai tratar da via verde.

todas as outras opções são mil vezes mais complicadas do que ir à via verde resolver isso.

"
- quero um identificador para o carro X
- ah mas tem aqui pendente do carro Y
- a sério??? Vocês nunca me disseram nada. Olhe vamos tratar do do carro X pq estou com pressa e depois eu mando o documento do carro Y
"

Last edited:
homem, vai tratar da via verde.

todas as outras opções são mil vezes mais complicadas do que ir à via verde resolver isso.

"
- quero um identificador para o carro X
- ah mas tem aqui pendente do carro Y
- a sério??? Vocês nunca me disseram nada. Olhe vamos tratar do do carro X pq estou com pressa e depois eu mando o documento do carro Y
"

Deduzo que o contracto já esteja caducado pois nas condições do mesmo diz que a cessação é feita imediatamente pela Via Verde se não for usado por 12 meses consecutivos e nunca houve problemas com débitos directos da conta (que nunca mais houveram).

Já te mostraram que a melhor solução é contatares a Via Verde, mas fazer " por fora" não é um bicho de sete cabeças, mas requer tempo e paciência...

Ainda sou do tempo em que não havia alternativa e fazia-se.

A N118 vai do Montijo até perto de Nisa e lá segues rumo à A23 por Vila Velha de Ródão, sendo que nesta há vários troços que não se paga, mas o Waze ou outro qualquer ajuda.

Faz-se bem, com tempo e pachorra e há troços e spots espetaculares pelo caminho...

PS: fiz essa estrada o ano passado de moto, apenas pelo prazer de recordar!!!

Deduzo que o contracto já esteja caducado pois nas condições do mesmo diz que a cessação é feita imediatamente pela Via Verde se não for usado por 12 meses consecutivos e nunca houve problemas com débitos directos da conta (que nunca mais houveram).

Mas afinal qual é o problema? Deixaste de pagar alguma coisa?

É que se não deixaste, não estou a ver onde possa estar a complicação com a Via Verde. Quando muito, é uma questão burocrática, que eles provavelmente resolvem no momento ou em alguns dias.

Bom dia a todos,

Obrigado a todos

image.png

Mas afinal qual é o problema? Deixaste de pagar alguma coisa?

É que se não deixaste, não estou a ver onde possa estar a complicação com a Via Verde. Quando muito, é uma questão burocrática, que eles provavelmente resolvem no momento ou em alguns dias.

Que eu saiba não, pois sempre tive débito directo com a Via Verde (além disso penso que se houvesse algum problema eles mandariam carta para a morada). A questão é que o carro com que registei não era o meu (não estava em meu nome vá), já foi para abate (sim, matricula cancelada e abatido oficialmente), mas perdi o documento. Tentei por 2x cancelar a Via Verde, mas pedem sempre esse documento e não o tenho e como nunca mais tive débitos deles meio que me esqueci da Via Verde. E depois de ler aquela cláusula em que o contrato cessa porque nunca mais usei mais de 12 meses consecutivos também me fez "relaxar". E tenho receio que se for agora fazer nova Via Verde haja para lá alguma surpresa à minha espera. E sim, já fui ver, oficialmente não tenho dívidas no Banco de Portugal nem estou na lista de devedores.

Estamos a falar do ano 2012-2013 no máximo

Last edited:
Instala a app dos CTT, adiciona a matrícula, faz a viagem à vontade pelos pórticos das SCUT e recebe as notificações passado dois ou três dias na app e no email. Podes pagar por referência MB ou numa loja CTT.

https://youtube.com/shorts/1ML1kdswe...8SRrdm5WQghJmz

É o que vou fazer. Os outros concessionários têm lá um pórtico sem ser Via Verde para se pagar "manualmente" ainda correcto?

Estar a colocar Via Verde para fazer 2x viagens apenas este ano apenas não faz sentido para mim.

Back