Viatura de serviço

reveal

New member
Boa tarde pessoal.

Na empresa para a qual vou trabalhar, surgiu a oportunidade de ter isenção de horário e viatura de serviço para uso completo (todos os dias), sendo uma viatura comercial.

Agora a minha questão é o que implica esta "regalia" para mim? Isto é, tem custos inerentes para o colaborador?

Obrigado pessoal

À partida não tem qualquer custo a viatura a não ser que te estabeleçam um plafond de combustível para uso particular que podem descontar no salário mas devem informar disso antes.

Normalmente não tem mas convêm verificar as condições com eles, se existe limite de klms (anuais por exemplo) e se cada klm acima do plafond é pago por ti, se podes usar ao fim de semana sem problema, se tens um galpfrota por exemplo e de quanto, se é pago por ti e apresentado as despesas e se existe algum limite.

Última edição:
Além do que já disseram, que tipo de seguro tem. Já tive carro de empresa que só tinha contra terceiros e se tivesse um acidente em uso particular, podia ser obrigado a pagar o estrago. Até eu sair de lá, isso nunca tinha acontecido, mas nunca se sabe...

Pelo falado até agora, será uma viatura comercial ligeira para uso total, sem entrar ainda em pormenores.
Agora do que pesquisei, encontrei algo sobre a tributação ser no IRS do trabalhador, caso seja contemplado no contrato de trabalho a viatura. Alguém confirma?
Quanto ao uso particular, e no caso de levar alguém comigo e houver acidente ou fiscalização, pode haver problema?

Sim, se a viatura for para uso total, incluindo serviço particular da pessoa, então é rendimento em espécie.

Deverá ser colocado o rendimento no salários no valor correspondente a 0,75% do valor da viatura e naturalmente paga -se irs sobre isso.

Sim, se a viatura for para uso total, incluindo serviço particular da pessoa, então é rendimento em espécie.

Deverá ser colocado o rendimento no salários no valor correspondente a 0,75% do valor da viatura e naturalmente paga -se irs sobre isso.

Não se aplica a carros comerciais de mercadorias.
Só a ligeiros mas não conheço ninguém que pague.
Conheces alguém?

Não se aplica a carros comerciais de mercadorias.
Só a ligeiros mas não conheço ninguém que pague.
Conheces alguém?

Outra questão é o uso pessoal, fiquei confuso com a questão do contrato de utilização do veículo: para haver lugar a uso pessoal "legal" tem de haver contrato? Ou voltando ao caso do acidente, se tiver um acidente em uso particular com o veículo, o seguro da empresa cobre caso não haja lugar ao contrato de forma a não cair sobre o trabalhador os custos fiscais do veículo

Pelo falado até agora, será uma viatura comercial ligeira para uso total, sem entrar ainda em pormenores.
Agora do que pesquisei, encontrei algo sobre a tributação ser no IRS do trabalhador, caso seja contemplado no contrato de trabalho a viatura. Alguém confirma?
Quanto ao uso particular, e no caso de levar alguém comigo e houver acidente ou fiscalização, pode haver problema?

Quanto ao IRS, quando tinha carro de empresa, não se pagava.
Quanto à fiscalização, eu tinha uma declaração da empresa, em papel timbrado e carimbado, a declarar que eu tinha autorização para uso total. Fui parado algumas vezes, mesmo fora de horas de trabalho (às vezes, a vir da noite[:D]) e a Polícia nunca ma pediu. Mas não sei se é obrigatório ter essa declaração.

Outra questão é o uso pessoal, fiquei confuso com a questão do contrato de utilização do veículo: para haver lugar a uso pessoal "legal" tem de haver contrato? Ou voltando ao caso do acidente, se tiver um acidente em uso particular com o veículo, o seguro da empresa cobre caso não haja lugar ao contrato de forma a não cair sobre o trabalhador os custos fiscais do veículo
Para uso pessoal, sim, convém existir um documento a atestar as regras de utilização. Isto porque irás circular com um carro afecto a uma actividade em situações nada relacionadas.

Quanto ao IRS, quando tinha carro de empresa, não se pagava.
Quanto à fiscalização, eu tinha uma declaração da empresa, em papel timbrado e carimbado, a declarar que eu tinha autorização para uso total. Fui parado algumas vezes, mesmo fora de horas de trabalho (às vezes, a vir da noite[:D]) e a Polícia nunca ma pediu. Mas não sei se é obrigatório ter essa declaração.

Isso é irregularidade fiscal. Se usas o carro para serviço pessoal é rendimento em espécie.

Mas com declaração a coisa passa. Penso que só se forem de alguma brigada fiscal é que podem implicar.

As tributações autónomas ( nos ligeiros de passageiros ) foram justificadas por se presumir que uma parte da utilização é sempre particular, por isso, a menos que haja um contrato indiscreto, a utilização particular está sempre "coberta" por essa presunção ( e "nunca" é total ), penso eu de que ... [;)]

nos de mercadorias fia mais fino ...

As tributações autónomas ( nos ligeiros de passageiros ) foram justificadas por se presumir que uma parte da utilização é sempre particular, por isso, a menos que haja um contrato indiscreto, a utilização particular está sempre "coberta" por essa presunção ( e "nunca" é total ), penso eu de que ... [;)]

nos de mercadorias fia mais fino ...

Era o que eu ia dizer.
Na realidade , do ponto de vista fiscal a coisa fica mais ou menos equilibrada.

Eu não conheço ninguém que declare viaturas de serviço IRS nem tão pouco sei onde é que se deve declarar. Mas gostaria de saber.

Certo então sem acordo é tranquilo.[:D]

Tranquilo, não diria ... em matéria de impostos, essa palavra não existe ...

é sempre conveniente não deixar muitas pontas por onde possam pegar ... meter sempre combustível às 4 da matina de domingo, portagens sempre em locais e horas estranhas, recibos de estacionamento indiscretos, ... you know what I mean ...

Outro aspeto a ponderar: quem pode conduzir o automóvel?

Caso prático: vais para "os copos" com a namorada... ela não bebe e vem a conduzir para casa. Há um acidente, por exemplo, um despiste! Como ficam as coisas?

Resumindo, vai saber todos os detalhes ANTES de teres o carro!

Outro aspeto a ponderar: quem pode conduzir o automóvel?

Caso prático: vais para "os copos" com a namorada... ela não bebe e vem a conduzir para casa. Há um acidente, por exemplo, um despiste! Como ficam as coisas?

Resumindo, vai saber todos os detalhes ANTES de teres o carro!

Estou de acordo e o conselho é bom, mas …

é melhor não perguntar ao patrão/chefe como proceder no caso de ir para os copos com o carro da empresa … [:D][:D]

Voltar
Superior