[Sa?de] Viciados em trabalho

Peste

New member
Nestes tempos de crise, há uma certa tendência para o exagero no trabalho, mas é bom quando se consegue parar para ver tudo o que se esta a fazer mal e corrigir, antes que tudo piore.
O cansaço extremo do casal, valeram uma visita ao médico, que sugeriu estas simples regras:

1. Trabalhem menos horas, organizem um regime de trabalho de 40 horas e mantenham-no.
  2. Deixem o trabalho no trabalho ao fina do dia.
  3. Passem mais tempo com a família e amigos.
  4. Façam tudo com mais calma e não se isolem no trabalho, façam mais pausas.
  5. Quando forem de férias, não levem o trabalho também, desliguem os telefones.
  6. Fazer exercício.
  7. Faça refeições com tempo e saia do trabalho para comer

E agora como se ultrapassa isto?

1. Eu trabalho por conta própria, o marido é funcionário do Estado. É impossível para os dois trabalhar 40 horas, o normal são mais de 60 horas no meu caso e 55 horas no caso dele.
  2. Completamente impossível, faz parte da própria natureza de ambas as funções.
  3. Sempre que há tempo para o fazer.
  4. Não é fácil, há sempre coisas a fazer.
  5. É o único ponto que podemos realmente cumprir, eu pelo menos.
  6. Só aos fins de semana, acordar mais cedo para ir correr durante a semana era arriscar um esgotamento por falta de dormir.
  7. Só parcialmente. Eu ainda posso fazer isso de tempos a tempos, já o marido quando tem meia hora é quase um luxo.

E vocês, também são viciados em trabalho ou estão limitados nas opções citadas?

60 horas? isso é brincadeira para meninos. Eu trabalho no mínimo 75 por semana, não me considero viciado em trabalho e já cheguei à conclusão que há tempo para tudo, é mais uma questão de organização do que outra coisa. A melhor coisa a fazer é seguir um planeamento do tempo, o problema maior é conjugar isso numa vida a dois. Mas é importante que se faça, já que esta é provavelmente uma das principais causas de divórcio. se não puderes cortar noutra coisa, corta no trabalho. Não estou a ser pessimista nem a agoirar, é apenas uma realidade da qual conheço alguns casos práticos.

Relativamente ao ponto 2, há alturas em que gostaria de ter outro emprego em que pudesse chegar a casa (cansado) sem ter de pensar que ainda me esperavam muitas e árduas horas de trabalho até ir para a caminha.
É muito raro ir para a cama antes das duas 3 da manhã e às 7 e picos já a minha mais "piquena" trata de fazer as honras de despertar toda a gente lá em casa!
Gostaria de chegar a casa e senta-me a ver um filme ou simplesmente estar agarradinho à mulher sem pensar no que ainda está para fazer!!
Mas é dar graças a Deus por ter emprego...

60 horas? isso é brincadeira para meninos. Eu trabalho no mínimo 75 por semana, não me considero viciado em trabalho e já cheguei à conclusão que há tempo para tudo, é mais uma questão de organização do que outra coisa. A melhor coisa a fazer é seguir um planeamento do tempo, o problema maior é conjugar isso numa vida a dois. Mas é importante que se faça, já que esta é provavelmente uma das principais causas de divórcio. se não puderes cortar noutra coisa, corta no trabalho. Não estou a ser pessimista nem a agoirar, é apenas uma realidade da qual conheço alguns casos práticos.

Isso dá 15 horas de trabalho por dia, 5 dias em cada 7.

A menos que quase não durmas, quase não comas, tenhas pessoas para fazer tudo por ti em casa e a higiene pessoal seja dispensável, isso não é praticável de forma continuada.

Houve um pico particularmente difícil em que andei 2 semanas a trabalhar 80 horas. Dei em tolo (literalmente, chegava ao fim de semana completamente apático).

Isso dá 15 horas de trabalho por dia, 5 dias em cada 7.

A menos que quase não durmas, quase não comas, tenhas pessoas para fazer tudo por ti em casa e a higiene pessoal seja dispensável, isso não é praticável de forma continuada.

Houve um pico particularmente difícil em que andei 2 semanas a trabalhar 80 horas. Dei em tolo (literalmente, chegava ao fim de semana completamente apático).

Sim, mas eu não trabalho 5 dias por semana. No mínimo são 6 e por vezes são 7. Não tenho horário fixo, mas por vezes chego a fazer 18 horas seguidas. Se dividires 75 por 7, tens mais ou menos 10 horas e meia por dia. Tendo em conta que eu durmo não menos do que 7 horas, ainda sobram 6 horas e meia por dia para o resto das coisas. Não digo que tenha uma vida super folgada, mas convivo bem com isso. A diferença é que quando estou cansado tiro uma semana e pronto, não devo satisfações a ninguém [;)]

Mais um Super-Homem....

Eu evito fazer horas extras no trabalho, claro que há picos e alturas que são quase obrigatórias, mas como não me pagam horas extras... Prefiro passa-las com pessoas e coisas que gosto de fazer.. [:D]

Nesses pontos não concordo muito com o "faça mais pausas", prefiro passar as 8 horas concentrado com uma pausa pelo meio, do que várias pausas consecutivas...

Mais um Super-Homem....
.

se isto é ser super-homem então eu conheço dezenas deles. Na minha família por exemplo há montes de gente que trabalha no comércio (eu não) e que faz tranquilamente mais de 70 horas por semana, o ano todo. Por exemplo o meu pai quando era novo fazia das 6 da manhã às 9 da noite com meio dia de folga ao domingo e pausas para almoço e lanche. Isto dá o que? Quase 100 horas semanais [:D] Não sou nenhum Super-homem, apenas acho que trabalhar 50 horas por semana é perfeitamente aceitável , não é nada de extraordinário. 40 horas é, na minha opinião, um horário "leve". Só isto..

Trabalho frequentemente 60 horas por semana e mesmo que não trabalhe, geralmente fico mais umas 2 horas para além do horário de saída. Tenho a vantagem de viver sozinho e ter uma empregada que é uma segunda mãe.

Para quem quiser ter vida social, levar a família a dar uma volta ao fim de semana, fazer exercício regularmente, dormir bem e ter um hobby 40 horas de trabalho por semana são um número adequado e já não deixam grande margem para tempos "mortos".

Duvido que alguém consiga fazer estas coisas todas a trabalhar 60 horas por semana. Eu também já trabalhei e até mais, mas esporadicamente quando tem mesmo que ser. Se fizesse isso com frequência...mudava de emprego.

Qual é mesmo o objectivo de ganhar muito dinheiro quando não se tem tempo livre para viver a vida? É para viver depois de reformado? Ou para deixar uma grande herança aos descendentes?

O meu avô trabalhava que nem um doido e só se reformou aos 88 sem nunca ter tido problemas de saúde ou familiares. Fica-se com a ideia de que aquela geração era muito mais resistente do que as atuais. [;)]

E naquele tempo nem sequer o conceito "viciado no trabalho" tinha sido inventado, eles sabiam lá o que era isso! [:D]

Qual é mesmo o objectivo de ganhar muito dinheiro quando não se tem tempo livre para viver a vida? É para viver depois de reformado? Ou para deixar uma grande herança aos descendentes?

Para quem gosta do que faz, trabalho não é sinónimo de dinheiro. Por vezes nem sequer é o mais importante.

Para quem quiser ter vida social, levar a família a dar uma volta ao fim de semana, fazer exercício regularmente, dormir bem e ter um hobby 40 horas de trabalho por semana são um número adequado e já não deixam grande margem para tempos "mortos".

Duvido que alguém consiga fazer estas coisas todas a trabalhar 60 horas por semana. Eu também já trabalhei e até mais, mas esporadicamente quando tem mesmo que ser. Se fizesse isso com frequência...mudava de emprego.

Sempre compras um caixão melhor pá...

Para quem gosta do que faz, trabalho não é sinónimo de dinheiro. Por vezes nem sequer é o mais importante.
Há quem tenha a sorte de adorar o que faz e aí o próprio trabalho conta também como uma espécie de hobby. Mas continua a ser preciso reservar tempo para as outras coisas na vida, pelo menos para quem a quer viver em pleno, porque caso contrário estas pessoas depois sofrem na saúde e na vida familiar.

O trabalhinho faz muito bem, como tudo, na dose certa.

Pessoalmente como eu tenho gostos muito abrangentes não me imagino a fazer uma só coisa o dia todo, todo os dias, por muito que gostasse disso.

Last edited:
Sim, mas eu não trabalho 5 dias por semana. No mínimo são 6 e por vezes são 7. Não tenho horário fixo, mas por vezes chego a fazer 18 horas seguidas. Se dividires 75 por 7, tens mais ou menos 10 horas e meia por dia. Tendo em conta que eu durmo não menos do que 7 horas, ainda sobram 6 horas e meia por dia para o resto das coisas. Não digo que tenha uma vida super folgada, mas convivo bem com isso. A diferença é que quando estou cansado tiro uma semana e pronto, não devo satisfações a ninguém [;)]

Certo, percebo.

Deixa-me só perguntar 2 coisas se não é indiscrição:
1) Tens filhos?
2) Fazes alguma coisa em casa? (limpar, lavar, tratar de roupa e louça, engomar, cozinhar sem ser por "piada", etc...)

É que este tipo de tarefas não são contabilizadas como trabalho (porque não rendem € no fim do mês) mas representam um esforço tremendo pessoal a quem tem que as fazer. É que, a brincar a brincar, o meu horário de trabalho é de 40 horas semanais mas na prática já não sei quando foi a última vez que o meu traseiro conheceu o sofá...

Last edited:
Back