Vista o Suicida

Não faço ideia dos números em geral, mas o Vista foi a gota de água que me levou a mudar para linux (www.ubuntu.com) , por isso não devo ser caso único. Não podia estar mais satisfeito, e agora não me estou a ver a voltar para trás... Tanto o Vista RC2 (legal directamente do site da Microsoft) como a versão final deixaram-me a nítida sensação do canto do cisne...

É óbvio que não vai haver nenhum êxodo em massa de utilizadores de windows para linux ou mac, mas o vista foi a melhor coisa que aconteceu em muitos anos para o linux... ;)

Eu pelo menos dei um grande passo em frente, fiz um dos trabalhos mais importantes da minha vida, que envolveu folhas de cálculo, processamento de texto e imagem durante alguns meses, inteiramente em linux com o OpenOffice/Gimp, e nem por um momento senti falta do windows... bem pelo contrário!

Quanto às complicações de configurar o Linux, elas existem de facto, e não são poucas. Contudo, também existem no windows... parece é que não de tal modo já estamos habituados a este sistema. Quantas vezes não se teve que procurar resolver um problema no windows editando um ficheiro .ini qualquer ou esse grande mistério que é o registry? Não é muito mais fácil do que andar a editar ficheiros de configuração no linux...

citação:Originalmente colocada por Ksyrium

...
Um caso que me aconteceu foi há cerca de 6 meses (talvez mais) no IST (sou de LEIC) tentar meter o e-U no portatil em linux, mesmo seguindo as instruções todas e fazendo tudo não funcionou. Como felizmente nunca mais tive de usar linux, nunca mais olhei para isso.

Era o que eu estava a tentar dizer. Que se pode tornar mt dificil acertar todas as configurações de uma rede wireless e-U, principlamente para quem percebe normalmente de pcs (nao sendo um expert).
;)

citação:Originalmente colocada por Avant

Quanto às complicações de configurar o Linux, elas existem de facto, e não são poucas. Contudo, também existem no windows... parece é que não de tal modo já estamos habituados a este sistema. Quantas vezes não se teve que procurar resolver um problema no windows editando um ficheiro .ini qualquer ou esse grande mistério que é o registry? Não é muito mais fácil do que andar a editar ficheiros de configuração no linux...
a receita é simples.
façamos ao contrario quando vamos comprar um PC sabendo de antemão que vai correr linux, evita-se o hardware especifico para windows.
e ai tudo funciona bem

citação:Originalmente colocada por bug

...
Um caso que me aconteceu foi há cerca de 6 meses (talvez mais) no IST (sou de LEIC) tentar meter o e-U no portatil em linux, mesmo seguindo as instruções todas e fazendo tudo não funcionou. Como felizmente nunca mais tive de usar linux, nunca mais olhei para isso.

Era o que eu estava a tentar dizer. Que se pode tornar mt dificil acertar todas as configurações de uma rede wireless e-U, principlamente para quem percebe normalmente de pcs (nao sendo um expert).
;)
bah ...
mariquices:D

citação:Originalmente colocada por pmct

...

;)
bah ...
mariquices:D

[100% Off-Topic]

Vá, então diz-me lá quais os factores que podem desencadear uma alcalose respiratória. Ou então explica em que áreas cerebrais deves ter lesão para teres uma afasia, ou o significado de um teste de reflexo de Babinksi positivo (Sem ir ver ao google, nem yahoo nem nada, de cabeça).
Nao sabes? Mariquices X2 :D ;)

[/100% Off-Topic]

Do teste de babinksi, só me lembro do Days of Thunder, a Nicole Kidman a fazer-lhe o teste e depois o Tom salta-lhe em cima. é esse o significado? [:p]

Do teste de babinksi, só me lembro do Days of Thunder, a Nicole Kidman a fazer-lhe o teste e depois o Tom salta-lhe em cima. é esse o significado? [:p]

[}:)]

Nao propriamente, mas estava a ver o Hospital Central na Axn e lembre me pq fizeram ;)

mas sem sombra d duvidas, mt bem pensado :)

a receita é simples.
façamos ao contrario quando vamos comprar um PC sabendo de antemão que vai correr linux, evita-se o hardware especifico para windows.
e ai tudo funciona bem

Também nem é preciso ter assim tanto cuidado. Não escolhi o meu pc a pensar no Linux, tem alguns componente menos "mainstream", logo a começar pela placa mãe que é uma asrock com chipset ULi 1695, com placa de rede incluida, e funciona tudo na perfeição. A placa gráfica também é bastante recente (uma Geforce 7900GT) e também funciona a 100%. Impressoras, rede e scanner. muito melhor que no windows. Ainda ontem estive a instalar uma HP 6940 em rede (quando percebi que 6 cartuchos para a Epson R200 davam quase para comprar esta impressora nova...) e nem de drivers precisei... já estão incluidos no ubuntu. No windows, preciso do CD de instalação, 15 minutos e instalar 200Mb de lixo no disco...

Outra coisa que me deixa cada vez mais desapontado com o windows é a falta de drivers nativos para n dispositivos. Eu sei que no linux é quase uma necessidade, mas a verdade é que quase tudo funciona e bem. Ainda gostava de saber porque é que o Linux tráz drivers para a sound blaster audigy e para a placa de TV Pinnacle PCTVpro num mísero cd, e o Vista nem os cheira - dispositivos desconhecidos e é se queres...

PS: já corrigiam era o bug deste fórum que quando se faz quote com outro quote incluído, o nosso texto sai microscópico. Antes não era assim...

a receita é simples.
e ai tudo funciona bem

Também nem é preciso ter assim tanto cuidado. Não escolhi o meu pc a pensar no Linux, tem alguns componente menos "mainstream", logo a começar pela placa mãe que é uma asrock com chipset ULi 1695, com placa de rede incluida, e funciona tudo na perfeição. A placa gráfica também é bastante recente (uma Geforce 7900GT) e também funciona a 100%. Impressoras, rede e scanner. muito melhor que no windows. Ainda ontem estive a instalar uma HP 6940 em rede (quando percebi que 6 cartuchos para a Epson R200 davam quase para comprar esta impressora nova...) e nem de drivers precisei... já estão incluidos no ubuntu. No windows, preciso do CD de instalação, 15 minutos e instalar 200Mb de lixo no disco...

Outra coisa que me deixa cada vez mais desapontado com o windows é a falta de drivers nativos para n dispositivos. Eu sei que no linux é quase uma necessidade, mas a verdade é que quase tudo funciona e bem. Ainda gostava de saber porque é que o Linux tráz drivers para a sound blaster audigy e para a placa de TV Pinnacle PCTVpro num mísero cd, e o Vista nem os cheira - dispositivos desconhecidos e é se queres...

PS: já corrigiam era o bug deste fórum que quando se faz quote com outro quote incluído, o nosso texto sai microscópico. Antes não era assim...

Eu, por exemplo evito modems usb pois com linux é uma eternidade para configurar.
Por outro lado, discos SATA com XP tb é...
Por ultimo, usar em linux uma placa grafica sem ser NVIDIA ou ATI, pode revelar-se um problema enorme

Comigo acontece isso apenas quando uso o firefox...

citação:Originalmente colocada por Jeandré

A Microsoft na minha opinião tem cometido alguns erros estratégicos e julgo que poderá vir a pagar de alguma forma por isso!

(...)

Penso que o maior erro da M$ é estar neste momento a combater a pirataria com bastante agressevidade. O seu sucesso actual deveu-se às copias ilegais do Windows e ao efeito de monopólio que em última análize criou... ignorar esse factor parece-me contraproducente para o futuro da M$ tal como a conhecemos hoje.

O que é estranho é que os gestores da M$ devem saber disso... Penso que há cartas escondidas a serem jogadas...

Não me admirava que a M$ tivesse disposta a deixar "escapar" alguma infomação de como manter os utilizadores do windows vista pirata operacionáis... Assim como não me admirava que a M$ esteja interessada em criar um concorrente directo e com mais peso, como a Apple e o seu OSX, de modo controlado (a M$ detem parte da Apple), devido a inumeros processos e ataques que tem tido contra o monopólio actual. O pior que podería acontecer à M$ era uma divisão forçada ou "abrir" o seu código a concorrentes interessados a "bem do mercado" e da livre concorrência e o que não faltam são poderes políticos interessados em que isso aconteça.

no IExplorer 7.0 as pessoas com cópias piratas do XP, não podem teoricamente fazer o download e instalação deste software... muitas não se estão para chatear com "cracks" e preferem simplesmente colocar um Firefox 2.0 ou Opera 9.01! Aqui está uma maneira da M$ dizer... fiquem lá com uma fatia do mercado... a bem da concorrência é melhor ter o mercado controlado e com uma concorrência "fabricada por dentro" do que ter uma concorrência sugerida e forçada pelo "exterior"...

Quem fica a ganhar com isto tudo é a Apple (apesar da M$ ser detentora de parte da empresa)! Com todo o mérito, a Apple mudou-se para a contrução de PC's que correm o Windows nativamente. Com todo o mérito a Apple resolveu manter os seus OSx fechados a Macs!

E com todo o mérito a Apple ganha clientes que querem experimentar o "lindo" PC da Apple mas não querem deixar de ter a hipótese de correr o windows e os seus programas exclusivos... (jogos, autocad, etc etc)

O futuro é muito risonho para a Apple... e em última análize para todos nós.

Quanto ao Linux... será sempre um SO "alternativo" para gente "alternativa". Nos moldes actuais não tem a mínima hipótese de fazer sombra ao OSX ou ao XP/Vista para simples clientes "domésticos".

citação:Originalmente colocada por Jacare

Quanto ao Linux... será sempre um SO "alternativo" para gente "alternativa". Nos moldes actuais não tem a mínima hipótese de fazer sombra ao OSX ou ao XP/Vista para simples clientes "domésticos".
gostei dessa da gente alternativa :D[}:)]
é um ponto de vista :)

Jacare, apenas uma correcção: a Microsoft actualmente já não tem nenhuma parte da Apple, julgo que foram forçados a vender a parte que em tempos detiveram... isto já há uns anos, se a memória não me falha.

Cumprimentos

Se a M$ tivesse alguma percentagem da apple... estava bem lixada... na ultima apresentação da apple... a microsoft foi tão gozada... gozada... gozada... que até doia!

Sinceramente pensei que este tópico fosse sobre um qualquer joguinho flash em que se escolhia a roupa para um fundamentalista islâmico e depois via-se o gajo a rebentar! Pareceu-me o mais lógico.

Eu, por exemplo evito modems usb pois com linux é uma eternidade para configurar.
Por ultimo, usar em linux uma placa grafica sem ser NVIDIA ou ATI, pode revelar-se um problema enorme

Devem-se evitar modems usb, ponto. :) Independentemente do SO. Com cada vez mais do que um computador por casa e devido aos portáteis com wireless, cada vez fazem menos sentido modems usb, pois os routers já quase fazem parte do equipamento informático "standard".
Neste momento, a afirmação das placas gráficas é válida também independentemente do SO... tudo o que não seja Nvidia ou ATI, mesmo em windows as situações de compatibilidade não são as melhores. Ainda assim, o maior frabricante de sistemas gráficos para PC (Intel, sabiam?) tem drivers opensource para as suas placas integradas, que não são nem mais difíceis nem mais fáceis de instalar que os da NV ou ATI.

Devem-se evitar modems usb, ponto. :) Independentemente do SO. Com cada vez mais do que um computador por casa e devido aos portáteis com wireless, cada vez fazem menos sentido modems usb, pois os routers já quase fazem parte do equipamento informático "standard".
Neste momento, a afirmação das placas gráficas é válida também independentemente do SO... tudo o que não seja Nvidia ou ATI, mesmo em windows as situações de compatibilidade não são as melhores. Ainda assim, o maior frabricante de sistemas gráficos para PC (Intel, sabiam?) tem drivers opensource para as suas placas integradas, que não são nem mais difíceis nem mais fáceis de instalar que os da NV ou ATI.

Sobre os USB, falo pois o meu pc fixo tem uns anitos e n tem placa de rede, pois 2 já queimaram, logo linux lá... esqueço.

Sobre Placas gráficas, o meu portatil usa uma Intel GMA900 e instalou tudo sozinho em XP, já em linux, para instalar as drivers, tem de ser manualmente. Por exemplo, instalar o Xgl há meio ano, vi-me completamente à rasca por ter uma intel, quando NVIDIA e ATI eram básico.

;)

Sobre Placas gráficas, o meu portatil usa uma Intel GMA900 e instalou tudo sozinho em XP, já em linux, para instalar as drivers, tem de ser manualmente. Por exemplo, instalar o Xgl há meio ano, vi-me completamente à rasca por ter uma intel, quando NVIDIA e ATI eram básico.

O meu portátil também tem uma gráfica intel integrada ainda mais antiga (uma 855) e actualmente qualquer distribuição linux detecta e instala correctamente os drivers open-source da Intel.
Os efeitos 3D também funcionam, no caso de distribuições como o Mandriva basta graficamente activar os efeitos no menu respectivo.
Agora o problema é tentares correr os efeitos no XGL, que tem uma performance mediocre em gráficas Intel, para Intel usa-se geralmente o AIGLX (em vez do XGL), e a performance é excelente.

Cumprimentos

Voltar
Superior