Vive-se melhor em Lisboa que em Nova Iorque

Mais uma vez, aprendi que isto das cidades e locais para viver depende muito de como fomos educados e de como encaramos a vida...

Eu vivi uns tempos numa cidade média do interior (cerca de 30mil hab. e com muitas terras pequenas à volta que possibilitavam até que a cidade tivesse algumas infraestruturas)...e deu-me uma coisa má, com a monotonia, o espirito fechado das pessoas, da própria cidade, a filosofia da mesma...no entanto outros adoram
Eu vivi tanto em cidades grandes(Toronto e Buffalo) como em zonas interiores(estado de Nebraska) e arredores de cidades(perto de Boston) e, na verdade, para mim, não é questão de "O que há para fazer?" mas sim "Como é que se vive?"

Nunca gostei de acordar as 5 para correr para o Metro, ficar "enlatado" num metro com 500 dos seus "amigos", sair na sua estação, ir para o centro dum cidade bastante suja, lidar com o ruido, a poluição e um certo deshumanização social, para depois fazer o mesmo percurso para casa, cansado com a vida e a dormir poucas horas para voltar a fazer tudo de novo no dia seguinte.

Faz muita diferença ter casa própria e caminhar nas calmas para o trabalho, estar com pessoas que conhecem a tua cara e até são um bocado solidários quando é preciso. Não ficar preso a uma routina citadina e trabalhar mas, ao mesmo tempo, ter disponibilidade durante o dia para fazer o que quiseres.

Mas pronto, tambem a minha situação é mais uma excepção do que a regra [:p]

Lisboa não é nem o paraíso que os fanáticos pela cidade apregoam nem o degredo que os antis de outras cidades querem fazer crer. É uma boa cidade para se viver, dependendo do local, há cidades melhores em Portugal e no Mundo e outras piores.

Mas quem disser que não é uma cidade bonita (com todos os defeitos que tem, o principal sendo que podia ser ainda mais bonita se cuidassem dela) não está a ser sério.

Lisboa não é nem o paraíso que os fanáticos pela cidade apregoam nem o degredo que os antis de outras cidades querem fazer crer. É uma boa cidade para se viver, dependendo do local, há cidades melhores em Portugal e no Mundo e outras piores.

Mas quem disser que não é uma cidade bonita (com todos os defeitos que tem, o principal sendo que podia ser ainda mais bonita se cuidassem dela) não está a ser sério.
Não digo que a baixa pombalina não é bonita, mas é muito triste que essa zona está em piores condições do que devia estar.

Não digo que a baixa pombalina não é bonita, mas é muito triste que essa zona está em piores condições do que devia estar.

A Baixa Pombalina vai (finalmente) levar uma grande reformulação e salvo erro está-se a colocar em hipótese cortar o trânsito a particulares.

Cumprim entos,

A Baixa Pombalina vai (finalmente) levar uma grande reformulação e salvo erro está-se a colocar em hipótese cortar o trânsito a particulares.

Cumprim entos,

sim tambem nao mora lá quase ninguem[:cool:]

ha uns tempos li que no rossio vivia uma pessoa e que entretanto morreu, e em toda a baixa pombalina viviam era umas largas centenas de sem abrigos por aquelas ruas e outros tantos na zona Martim Moniz...

No Rossio vivem 10 pessoas ou isso. Eu acho surreal :sh) não tanto o facto de viver lá uma dezena de pessoas, mas o facto de haver tanto edifício desaproveitado. Há uns que estão a ser aproveitados, mas custam uma fortuna e não têm garagem, e coisas assim.

Já agora, alguém me sabe dizer o que é aquele mamarracho que estão a construir da parte da frente da torre vasco da gama?

Se calhar alguém já respondeu, mas é um hotel com 2 ou 3 pisos abaixo do nível do rio e, ao que me disseram, com vista para o mesmo.[;)]

Eu até que ficava satisfeito se os nossos autarcas fossem lá fora, sem ser nas viagens com meninas, e vissem o que lá se faz.

Já basta copiar o modelo urbanístico de Caracas ou de Luanda, com umas rotundas a disfarçar.

É pensar em cidades onde as pessoas têm de viver e com automóveis. [:cool:]

Como ponto prévio e bastante importante no meu testemunho, não me considero uma pessoa muito viajada e portanto com uma visao que não é tão alargada quanto queria no que ao urbanismo diz respeito por esse mundo fora.

Bem ao título do tópico, fica a apreciação de cada um, e por isso é que discussões como estas geram muitas páginas, mas...

Na minha opinião, Lisboa é das cidades mais simpáticas que se pode visitar na Europa. Numa palavra, é sincera...não é a mais cosmopolita mas também não é o parente pobre do velho continente.

Nasci, e cresci nos arredores de Lisboa mas raramente respondo a cidade onde realmente moro a desconhecidos à cidade. Tenho orgulho em Lisboa.

Desde Belém de onde sairam há mais de 500 anos aqueles raçudos por esse Oceano adentro, a restruturação urbanística de Marquês de Pombal com todas as suas soluções construtivas de engenho na baixa da cidade sobretudo, os corta-fogos, as jangadas pombalinas, as fachadas absolutamente arrepiantes, pés-direitos palacianos, depois mais tarde os edifícios Gaioleiros que ocupam hoje o espaço do edificado mais apodrecido da cidade (Anjos, Arroios, Graça, Campolide) mas que por influência da Art Deco francesa têm pormenores deliciosos de arquitectura que nos fazem entrar numa cena de cinema. Os jardins e o eixo das Avenidas Novas projectados por Ressano Garcia, até à avenida do brasil, (todo o Bairro de Alvalade é para mim dos melhores exemplos de urbanismo que Lisboa se pode orgulhar, quem me dera lá morar), e desde a 1ª época dos patos bravos e com o crescimento do parque habitacional para as periferias e decadência do edificado no centro de Lisboa deu origem aos fluxos de transito catastróficos todos os dias...

Basicamente a cidade deixou de ser pensada a médio longo prazo desde o fim do Estado Novo...décadas de 40...50...começou a perder aí todo o seu encanto, classicismo, para observamos nos dias de hoje aos espaços moribundos que estão a Almirante Reis, Baixa, Chiado (nunca mais...), Restauradores, etc...

É obrigatório REORGANIZAR o espaço do peão, bicicletas (em breve iremos ter uma ciclovia estruturante na cidade de Lisboa que apanha a já existente do Monsanto), e automóveis na cidade. A questão da dinamização do mercado de arrendamento é fulcral, mas penso que não será suficiente quando a questão aqui é já mais cultural que outra coisa. É fundamental então sim, criar condições competitivas aos jovens para rehabitar a cidade de Lisboa...

Back