viver em Lisboa

Pode e acho que deve.

Se passa a ser residente acho que passa a ter esse direito.

Havia de ser eu que morasse num local com a rua minada de parquimetros da emel e não me dessem o direito de estacionar de borla. Se a camara quer trazer pessoas (moradores) para dentro da cidade não pode ser redutora ao ponto de não autorizar o estacionamento gratuito.

Se ele se quiser dar ao trabalho de mudar o DU, o NIF, o BI e cartão de eleitor para Lisboa, não há problema, mas é condição obrigatória para obteres cartão de residente. Se quiser manter a morada e todos os dados na morada antiga, nada feito.

E digo isto por experiência própria pois quando vim estudar para Lisboa e tinha ainda todos os dados na santa terrinha a EMEL não aceitou atribuir cartão de residente, mesmo apresentando o contrato de arrendamento.

Aliás, basta consultar o site da EMEL para confirmar:

Cartão de Estacionamento de Residente

Requisitos Residentes

Poderão requerer que lhes seja atribuído cartão de estacionamento de residente as pessoas singulares desde que o fogo onde têm domicílio principal e permanente e onde mantêm estabilizado o seu centro de vida familiar:
• Seja utilizado para fins habitacionais;
• Se localize dentro de uma Zona Condicionada.
As pessoas singulares referidas no ponto anterior devem ainda:
• Ser proprietárias de um veículo automóvel; ou
• Adquirentes com reserva de propriedade de um veículo automóvel; ou
• Locatárias em regime de locação financeira ou aluguer de longa duração de um veículo automóvel; ou
• Não se encontrando em nenhuma das situações descritas nas alíneas anteriores tenham comprovadamente o direito de uso ou o usufruto de um veículo automóvel.
Documentos Residentes

O pedido de atribuição de Cartão de Estacionamento de Residente, faz-se na Loja EMEL, através do preenchimento de impresso próprio, devendo os interessados exibir, para conferência, os originais dos seguintes documentos:
a) Carta de condução;
b) Cartão de eleitor, ou outro documento comprovativo da residência;
c) Certificado de matrícula do veículo; ou
i. O contrato que titula a aquisição com reserva de propriedade;
ii. O contrato de locação financeira ou aluguer de longa duração;
iii. Declaração do proprietário onde conste o nome e a morada do usuário ou usufrutuário e a matrícula do veículo automóvel.
d) Cartão de contribuinte.

Os documentos apresentados deverão estar actualizados e deles constar a morada com base na qual é requerido o cartão de residente.
O formulário de atribuição de cartão terá que ser assinado pelo próprio.
O Cartão de Estacionamento de Residente deve ser imediatamente devolvido sempre que se alterem os pressupostos sobre os quais assentou a decisão da sua emissão.

E reparem nestes preços:
emissão do Cartão de Estacionamento de Residente está sujeita ao pagamento de emolumentos e de uma tarifa:
• Emissão do cartão € 6,00
• 1ª Viatura/fogo Gratuito
• 2ª Viatura/fogo € 25,00
3ª Viatura/fogo € 100,00
4ª Viatura/fogo € 150,00

Chulos!!!

Essas faculdades estão espalhada por Lisboa e arredores, pelo sem saber qual é a "sucursal" para que vais é dificil aconselhar, mas procura algo com ligação por metro e/ou comboio, são de longe as melhores maneiras de te mexeres em Lisboa, para mais ajuda põe aqui as localizações possiveis dos cursos.

não disse quais são as "sucursais" mas disse quais eram os cursos...cá no Porto se me disseram que andam na Católica em Gestão ou Direito eu sei dizer que é na Foz e se me disserem que andam na Católica em Biomédicas eu sei dizer que é em Asprela....mas aí, como há tanta coisa, deve ser diferente.

quanto aos carros não será a dividir por 3, cada um vai no seu porque há horários/cursos incompatíveis entre nós...

E sim, quando disse ´"clássica" referia-me à UL.

Já agora, pergunta dificil: é impossivel arranjar casa com garagem??? uns amigos conseguiram isso no Lumiar.

Obrigado a todos.
Cumprimentos

quanto aos carros não será a dividir por 3, cada um vai no seu porque há horários/cursos incompatíveis entre nós...

E sim, quando disse ´"clássica" referia-me à UL.

Já agora, pergunta dificil: é impossivel arranjar casa com garagem??? uns amigos conseguiram isso no Lumiar.

Obrigado a todos.
Cumprimentos

Não é impossível arranjar casa com garagem, em Alvalade é quase impossível, visto quase nenhum prédio ter garagem, mas os valores aumentam exponencialmente.

O Lumiar é uma boa zona para viver e é uma zona mais acessível. As casas são normalmente espaçosas e têm zona verde. É muito perto das faculdades que pretende e tem metro, 10 minutos de carro até à faculdade. É o que eu demoro, normalmente a chegar ao centro de manhã, e trabalho na zona de Alvalade. O mais rentável é na minha opinião juntarem-se dois ou três e alugarem uma casa. Por cinco anos vale a pena, gastarem uns trocos, em alguma mobília, por ex: o IKEIA tem coisas muito giras, e bem baratas. No meu prédio há uma casa alugada a estudantes. [;)]

O Lumiar é uma boa zona para viver e é uma zona mais acessível. As casas são normalmente espaçosas e têm zona verde. É muito perto das faculdades que pretende e tem metro, 10 minutos de carro até à faculdade. É o que eu demoro, normalmente a chegar ao centro de manhã, e trabalho na zona de Alvalade. O mais rentável é na minha opinião juntarem-se dois ou três e alugarem uma casa. Por cinco anos vale a pena, gastarem uns trocos, em alguma mobília, por ex: o IKEIA tem coisas muito giras, e bem baratas. No meu prédio há uma casa alugada a estudantes. [;)]

Ele não vai ficar 5 anos a tirar o curso, é apenas mestrado (provavelmente 1.5 anos).

Ele não vai ficar 5 anos a tirar o curso, é apenas mestrado (provavelmente 1.5 anos).

provavelmente também estagio por lá e são mais dois anos...com sorte estagio e tiro o mestrado ao mesmo tempo, daí necessitar tanto do carro.. se fosse casa faculdade apenas o metro seria suficiente. Obrigado pelo contributo a todos.

tenho mesmo que arranjar garagem, não vou deixar o meu carro com capota de lona à mercê dos vandalos...assim ja elimino algumas hipoteses e provavelmente aumento os preços certo? isso é que é pior mas tem mesmo de ser. Cumprimentos.

Last edited:
provavelmente também estagio por lá e são mais dois anos...com sorte estagio e tiro o mestrado ao mesmo tempo, daí necessitar tanto do carro.. se fosse casa faculdade apenas o metro seria suficiente. Obrigado pelo contributo a todos.

Sei de uma pessoa que alugou no Lumiar, uma T5 à 4 anos, por 600 euros no Lumiar. Nessa altura uma casa idêntica na zona de alvalade, alugava-se por 1 100 euros, ambas sem mobília. Os dois casos de que falo, são reais. Não estou no entanto a falar na Alta de Lisboa, nem em Telheiras.[;)]

Sei de uma pessoa que alugou no Lumiar, uma T5 à 4 anos, por 600 euros no Lumiar. Nessa altura uma casa idêntica na zona de alvalade, alugava-se por 1 100 euros, ambas sem mobília. Os dois casos de que falo, são reais. Não estou no entanto a falar na Alta de Lisboa, nem em Telheiras.[;)]

Muito obrigado mas arranja-se no Lumiar apartamento com garagem?? Telheiras é uma boa zona? arranja-se com garagem também?
Cumprimentos.

eu estudo na ameixoeira..por cima do lumiar...e os predios la tem quase todos garagem...alias a frente da minha faculdade ah la casas a alugar... fica a 50 metros do metro...

Tive esse mesmo "problema" há uns meses.... tb vindo do Porto.
O que te posso dizer é que (para mim!!!) as melhores zonas para morar - se vais para a cidade universitária - são Telheiras e Laranjeiras. Os prédios são recentes, não encontras a tal "mitralhada" - ou pelo menos há menos - e os acessos ao resto da cidade são muito bons. O problema é que estas são também as zonas mais caras.
Numa segunda linha, mas também bastante bom, o Alto dos Moinhos (junto ao Estádio da Luz/Av Lusiada), Alvalade, Lumiar (Qt das Conchas e Qt do Lambert) e a Zona de Entre Campos - Av de Roma (aqui o problema é o estacionamento).
Preços, podes contar no mínimo com 800 euros por um T2 decente com garagem, 650-700 por um T1 com garagem. Também há mais barato, mas as condições... [:vm)]
Os bons negócios nas imobiliárias são raros, mas tb aparecem. Tens é de estar em cima da jogada. O apartamento onde moro agora foi posto na imobiliária de manhã e passadas 2 horas já eu estava a dar o sinal...
Vê o jornal Ocasião. Por vezes aparecem bons negócios.
Boa sorte.

Ah.... um conselho (que tb me deram e pelo qual estou grato), não te deixes impressionar pelos preços e qualidade dos apartamentos da Alta de Lisboa.... [;)] digamos que a vizinhança não é a melhor...

Back