Viver no rés-do-chão? Bom ou mau?

Raistaparta

Well-known member
Uns amigos meus que estão para se casar estão indecisos entre um apartamento no rés-do-chão mais barato ou um 2º andar mais caro, isto no mesmo prédio. Eu já lhes fiz ver que viver no r/c é propenso a mais chatices mas eles parecem mesmo para aí virados devido ao preço mais em conta.

Eu nunca vivi num r/c mas parece-me que a única vantagem é quando se vai ás compras não ter de carregar com os sacos para o elevador ou pela escada acima :D, mas também conheço algumas pessoas que sempre moraram em r/c e não têm problemas com isso.

O que acham? Alguém aqui que possa falar por experiência própria?

mau!!!primeiro tens bicharada sempre dentro de casa, aranhas, formigas etc...é mais frio.....e o perigo de ser assaltado quadriplica!

por outro lado, nao tens de subir escadas pa entrar em casa!

Já vivi em primeiros andares e detestei. [xx(]

Qto mais alto melhor, mas nunca o ultimo andar por causa das infiltrações. Já acordei um belo dia de manhã, com o quarto encharcado, qdo vivia no ultimo andar de um edificio. :D

Pontos contra: ruidos da rua, barulho das pessoas q entram no predio (bater da porta), insegurança (mtas vezes vêem-se grades as janelas destes andares), mais poeiras a entrar em casa, vista menos boa, etc.

A favor acho q apenas o facto de não depender do elevador.

axo que tenho uns 22 anos em casa dos meus pais Rch e nunca tive probs.

vivo agora quase à 1 ano em outro rch (era o que havia para alugar) e sinceramente continuo na mesma.

Tens algumas vantagens - menos escadas para acartar coisas, menos um vizinho por baixo a fazer barulho (mas tb sempre tive sorte com a vizinhança). Qdo o predio começa a envelhecer são os ultimos andares (rch) a ter problemas com a pressão da água LOL. Condominio mais barato qdo se divide as contas por andar e essas coisas.

Tens algumas desvantagens - prédios cuja porta da rua seja uma treta. Solução comprar molas de jeito para a porta e nem sabem que ela existe. Assaltos caso seja uma zona má. Possível barulho de carros mais perceptivel embora axe que de rch para 2º a diferença seja mto ténue e apenas atenue algum carro que fique parato do outro lado da janela à espera de alguém. Não fazer coisas "marotas" (seus malukos) com as persianas abertas, é que apenas com cortinados vê-se tudo LOL LOL. Mas tb se houver um prédio em frente perto, mesmo no 20º andar vê-se LOL.

Sinceramente em tanto ano nunca tive prob nenhum. De vez em qdo a porta da rua avaria e faz mto barulho a fechar mas sinceramente as pessoas do 1º e do 2º tb a ouvem e é coisa que nunca me acordou de noite (mesmo qdo batem com ela violentamente) dado os quartos serem por norma da outra ponta do prédio face ao local de entrada.

Pessoalmente e se n há vistas a "comprar" no 2º andar n vejo o pq de serem mais caros os ultimos andares, nunca percebi essa coisa.

Se fosse eu axo que comprava o rch a menos que tivesse uma varanda maior, maior superficie de casa no 2º ou uma vista deslumbrante sem possibilidade de um predio nascer no seu caminho :).

RR

citação:Originalmente colocada por p10

mau!!!primeiro tens bicharada sempre dentro de casa, aranhas, formigas etc...é mais frio.....e o perigo de ser assaltado quadriplica!

por outro lado, nao tens de subir escadas pa entrar em casa!

:/ axo que isso depende se deixam tudo escancarado ou não... e mesmo limpeza... É que no 3º andar do meu prédio ka houve malta a queixar-se de formigas coisa que no rch apareceu durante 1 dia apenas até serem exterminadas e caminho cortado.

O de ser frio tb é do camandro :|. Como é que um rch é mais frio que um 2º? Uma diferença de 9 metros (3 metros por andar mais coisa menos coisa) com casas iguais e sem aquecimento adicional em nenhuma delas?

Se falam de o sol n bater no rch e bater no 2º terá a ver com a topologia da zona e da construção à sua volta. É uma falsa questão por si só pois um prédio no meio do nada sem impedimentos visuais a temperatura entre rch e 2º será igual.

RR

Olha, eu vivi um ano na minha antiga casa num rés do chão. Era um condomínio privado super calmo, mas há que ter sempre em conta que é um local mais acessível para assaltos, tem o incoveniente que TODA a gente no prédio passa pela tua casa com o bater de portas de entrada a todas as horas. No fundo, posso dizer que não desgostei de todo, mas sabia que lá estava a prazo, agora comprar casa para muitos anos num RdC... humm... acho má política, principalmente se for num sítio complicado em termos de assaltos.

EDIT:

1) Confirmo a bicharada, volta e meia tinha que usar insecticida nas janelas e portas de entrada.

2) A casa tem muito mais tendência para poeira e cotão do que outra qualquer em que tenha vivido.

3) Era muito mais fria.

Eu moro numa Vivenda , com RC e 1º andar... no RC Moro eu com os meus pais, e no 1º andar mora a minha tia , o meu primo , e a minha avó....
Por isso , não me afecta nada....pois tenho jardim , etc.. Agora num prédio em R/C ... isso é que nem pensar....já para não falar em CAVES....

Foram mais ou menos esses os argumentos que apresentei excepto a bicharada, eu já vivi num 3º andar em Lisboa com aranhas, formigas, lesmas, ratos, osgas, aquilo parecia um jardim zóológico.:( Vivi noutro 3º andar em Paço d'Arcos que andava sempre infestado de baratas.[:o)] Agora vivo numa vivenda r/c e 1º andar (eu vivo no 1º) e nem uma aranhita.:)

Em relação á segurança eles dizem que a zona é calma (Mafra) e que não há-de haver problemas com assaltos.

Bem eu vivo no RC e nao aconselho a ninguem... Nao podes ter uma janela aberta, e isso faz me uma confusao imensa!!! Ja me roubaram roupa do estendal enfim... Adoro varandas e aqui niente :(

Abraço!

tmb moro num r/c

zona calma (quer dizer... já foi mais) sem nenhum problema com assaltos ate agora
incovenientes - barulho, bixos, e não poder deixar janelas abertas, ver-se tudo ca para dentro (de cortinados abertos)

prós- aqui, tenho acesso às trazeiras dos predios (onde deixo o carro)
nao subir escadas

mas preferia viver mais acima

Nao aconselho moro ha 2 meses num r/c e sinto-me mal! nao me sinto segura a abrir as janelas, tao sempre trancadas, roupa eskeçam la isso...

ui e bicheza, ser fria e tudo isso é muito mau (mta humidade)

ansiosa para mudar de casa...

Quanto mais p'ra cima, melhor...

Sou adepto ferveroso do último andar do prédio mais alto da zona. Só a vista, de janelas abertas, compensa tudo...

Cada caso é um caso.

Agora há coisas que não tem preço...Se os teus amigos querem poupar uns cobres,que ponderem bem se é na casa que devem poupar!

Problemas em casa com barulho,segurança,...são coisas que para mim não tem preço!

Quem passa pelos problemas dá valor a isso!

Diz aos teus amigos que ponderem muito...MUITO mesmo!

Mais vale uns dinheiritos mas morar numa casa sem correr o risco de serem assaltados, poderem estender a roupa sem correr o risco de a roubarem , e n ter os vizinhos a passar e a olhar la pa dentro.

Menos pó, menos humidade, menos bichos! E qto mais pa cima tiverem menos aturam o barulho dos vizinhos de cima! sei q tou a ser repetitiva mas r/c nao recomendo a ninguem

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

:) axo que vocês precisam é todos de arranjar um sitio de jeito pa morar em 1º lugar :-)

Parece que vivem na selva tropical ou o raio LOLLLL

RR

a realidade é esta.

- a qualidade de construção é péssima!
- civismo e educação é algo raro....
- insegurança é muita..há sempre alguém pronto a roubar,a estragar..
- viver em prédios em Portugal e dizer que não tem problemas é como ganhar um rico prémio de lotaria....

digo eu que já vivi em várias cidades e prédios..e conheço muita gente que me relata os seus casos...[xx(]

deves ter sorte no sítio onde moras,mas prepara-te,um dia podes começar a levar com os ditos cujos(problemas)

Moro num Rch á 19 anos e ate agora.... Tudo de Bom por aqui!!!
;p
Tambem ha que ter em consideração que o Rch onde moro tem a altura de um 1º andar!!!

Voltar
Superior