Volkswagen ID.4 (2021)

Talvez na versão de bateria pequena.
Na de 82kwh faz tranquilamente 300km em AE, 400km não é difícil em circuito misto.

Honestamente, tenho uma versão Pro de 2022 com bateria de 77kw e faz tranquilamente 380 km's em AE em regimes moderados (110-130).

Em cidade somente bate nos 500 reais sem grandes problemas.

Em percurso misto passa dos 400 de facto.

Alteraram alguma coisa nas baterias mais recentes para a autonomia ter descido (aparentemente)?

Obrigado pelas dicas.

Sei que o ID4 em breve sairá do mercado... mas daí ponderá-lo: "talvez" esteja com os eventuais defeitos corrigidos, e "talvez" o preço seja bom.

Mas como não sei nada de EV's, já percebi que tenho de começar a ler bastante, é todo um mundo novo para mim! Já percebi que baterias LFP e se possível com bomba de calor (ambas as coisas possíveis de ter no ID4 base) devem ser consideradas.

Não sabia isso do porta copos.

Vou lendo mais umas coisas, obrigado.

NOTA: tive uma proposta de um AION V (GAC) Luxury por um preço abaixo de 30.000eur, mas a mulher não quis por ser chinês... Eu tinha dito logo que sim...
Bomba de calor no nosso mercado(pelo menos nos VW) eu pessoalmente evitava... Não traz assim tanto benefício e ainda traz custos e dores de cabeça acrescidas... É que os BW com bomba de calor usam CO2 como gás refrigerante e além de necessitar de manutenção a cada X meses, ainda é difícil arranjar quem mexa no sistema(mesmo dentro da rede oficial). Portanto a menos que mores na serra da estrela ou semelhante eu evitava esse extra.

Bomba de calor no nosso mercado(pelo menos nos VW) eu pessoalmente evitava... Não traz assim tanto benefício e ainda traz custos e dores de cabeça acrescidas... É que os BW com bomba de calor usam CO2 como gás refrigerante e além de necessitar de manutenção a cada X meses, ainda é difícil arranjar quem mexa no sistema(mesmo dentro da rede oficial). Portanto a menos que mores na serra da estrela ou semelhante eu evitava esse extra.
O que é os BW? Todos os VW com BC estão a sair com esse gás?

Voltando aqui aos ID4...

Dúvida que me assola agora:
1) apostar na bateria 50/60kw (LFP)
+ mais barato cerca de 4/5.000eur
+ permite mais ciclos
+ permite carregar 100% "sempre" sem andar a pensar em degradação
- autonomia menor (cerca de 250 a 300km em velocidd AE)
- potência inferior (190cv)

2) pagar um pouco mais e ir para a bateria 77/80 kw (NMC)
+ mais potente (286cv)
+ maior autonomia (cerca de 400km em velocidd AE)
- menor vida útil (ciclos)
- ter a questão da degradação, e carregar usualmente a 80%
- mais caro cerca de 4 a 5.000eur

A nível nacional encontro vários 80kw já nos stands, e 60kw só por encomenda.

Ao carregar a 80% o de 80kw usualmente fico com autonomia muito semelhante ao 60kw...

Até agora só conduzi o de 286cv, será que se nota assim tanta diferença para o de 190cv?

Vale a pena gastar mais 4000eur/5000 para ter o de maior potência?

Utilização "pensada" cá em casa:
- utilização trabalho casa usualmente em AE: 35+35km diários
- fim de semana, no máximo o carro vai a Coimbra por Nacional (60+60) ou Porto por AE (100+100). Ao fim de semana pode ir a Aveiro 1 ou 2x por dia, por nacional (30+30). Mais as voltas do "passeio dos tristes" ao domingo, que nunca será mais de 50+50km...

Não é que não se consiga "chegar" ao de 80kw, mas como será um carro para manter uns 10 anos, o meu pensamento está nas baterias LFP vs NMC, se a longo prazo haverá alguma que se destaque...

tenho em cima da mesa proposta para 80kw: 39900€ (com luzes matrix e bagageira eléctrica...)
e ~35700 para 60kw (sem luzes matrix, mas com bagageira eléctrica)

Ambas as propostas ainda não negociadas, são a primeira "oferta" dos stands (stands diferentes)

Peço aos entendidos aqui do fórum umas dicas...

NOTA: a minha mulher não quis, senão eu já tinha encomendado um AION V (GAC) luxury por menos de 30K...

Praticamente não fui ver mais carros, talvez vá ver o Lexus RZ350e (ou lá o que é...), o vendedor ligou-me ontem, mas nem me lembro do valor que ele fazia, mas era uma oferta jeitosa...
Não queremos Tesla nem chineses (pelos vistos...)

As LFP duram mais mas as NMC se não forem muito abusadas também duram... Como fazes frequentemente viagens de +200km acho que iria para o de 80 kWh, é que 300km de autonomia pode ser curto em AE e com AC ligado por exemplo. Os 300km são sempre em condições ideais e não reais.

Tenta negociar esse preço do 80 kWh.

68kwh LFP (carga rápida a 200kw pico), 280cv, bancos em pele elétricos aquecidos e ventilados, rgb ambiente, ecrã grande, botões físicos para os 4 vidros (🤣), teto panorâmico com cortina elétrica, espelhos elétricos e rebativeis, máximos auto, cruise control adaptativo, vidros fumados, portas frameless, bomba de calor,…

Não valorizas extras?

Esse aion nem conhecia só o citadino deles é q já vi ao vivo, mas penso que é uma coisinha mais modesta… agora este changan enche-me as medidas xD para particular os pacotes de equipamentos deles são muito interessantes.

O Tesla e o xpeng g6, já são coisitas mais caras ya…

Voltando aqui aos ID4...

+ permite mais ciclos

+ mais potente (286cv)

Ao carregar a 80% o de 80kw usualmente fico com autonomia muito semelhante ao 60kw...

Até agora só conduzi o de 286cv, será que se nota assim tanta diferença para o de 190cv?

- fim de semana, no máximo o carro vai a Coimbra por Nacional (60+60) ou Porto por AE (100+100). Ao fim de semana pode ir a Aveiro 1 ou 2x por dia, por nacional (30+30). Mais as voltas do "passeio dos tristes" ao domingo, que nunca será mais de 50+50km...

Não é que não se consiga "chegar" ao de 80kw, mas como será um carro para manter uns 10 anos, o meu pensamento está nas baterias LFP vs NMC, se a longo prazo haverá alguma que se destaque...

tenho em cima da mesa proposta para 80kw: 39900€ (com luzes matrix e bagageira eléctrica...)

Ambas as propostas ainda não negociadas, são a primeira "oferta" dos stands (stands diferentes)

NOTA: a minha mulher não quis, senão eu já tinha encomendado um AION V (GAC) luxury por menos de 30K...

Praticamente não fui ver mais carros, talvez vá ver o Lexus RZ350e (ou lá o que é...), o vendedor ligou-me ontem, mas nem me lembro do valor que ele fazia, mas era uma oferta jeitosa...
Pessoalmente ia sem medo para o de 80(79kWh)... no teste da ADAC ao ID3 com a bateria anterior(77kWh) ao fim de uma porrada de kms(já nao me recordo do número mas era algo como 170 ou 200mil) a degradação era de uns 8% num carro que nunca foi bem tratado(cargas frequentes a 100 e parado dias ligado na tomada, montes de cargas rápidas, etc). Ainda para mais se é novo já apanhas o redesign do interior e software.

Voltando aqui aos ID4...

+ permite mais ciclos

+ mais potente (286cv)

Epah, espera pelo novo ID4, ID.Tiguan.

Pelo que se viu no ID3.Neo até veio com preços base mais baixos que o ID3 que substituiu. Além de que o interior veio muito melhor, na minha opinião.

Epah, espera pelo novo ID4, ID.Tiguan.

Pelo que se viu no ID3.Neo até veio com preços base mais baixos que o ID3 que substituiu. Além de que o interior veio muito melhor, na minha opinião.
É uma dúvida que me assiste...

Caso espere pela nova geração, acredito que dentro dos <40.000€ só dê para o 60kw com equipamento base... e para isso estes que há agora já têem o software todo "novo", pelo que a diferença real andará em alguns botões (vidros e A/C de certeza...) e depois toda a construção "moderna".
Não sei se isso vale os 4 a 5000eur ...

Caso a pensar, sem dúvida...

68kwh LFP (carga rápida a 200kw pico), 280cv, bancos em pele elétricos aquecidos e ventilados, rgb ambiente, ecrã grande, botões físicos para os 4 vidros (🤣), teto panorâmico com cortina elétrica, espelhos elétricos e rebativeis, máximos auto, cruise control adaptativo, vidros fumados, portas frameless, bomba de calor,…

Não valorizas extras?

Esse aion nem conhecia só o citadino deles é q já vi ao vivo, mas penso que é uma coisinha mais modesta… agora este changan enche-me as medidas xD para particular os pacotes de equipamentos deles são muito interessantes.

O Tesla e o xpeng g6, já são coisitas mais caras ya…
O changan era a minha escolha desde Março, e no Caramulo estive outra vez dentro de um, mas a minha esposa nem se aproxima das portas!!! lol
Até o vendedor se riu, e disse-me: siga a vida, nem eu nem você nos safamos hoje! lol

Quanto ao equipamento, tirando os bancos ventilados e massagens, já tive/tenho quase tudo o resto, não é bem por aí. Há mínimos, e as propostas do ID4 cumprem...

É uma dúvida que me assiste...

Caso espere pela nova geração, acredito que dentro dos <40.000€ só dê para o 60kw com equipamento base... e para isso estes que há agora já têem o software todo "novo", pelo que a diferença real andará em alguns botões (vidros e A/C de certeza...) e depois toda a construção "moderna".
Não sei se isso vale os 4 a 5000eur ...

Caso a pensar, sem dúvida...
Não sei se vai ter esse diferencial.

Acho que os preços que te deram são bastante razoáveis mas não sei se vais ter preços assim tão piores no novo.

E depois gastar uma batelada de € e na semana seguinte ver o novo a circular...

Sim se já viste concorrência e tudo e tens noção do que é,l e do equipamento que há é que esse tem, acho que está decidido o id4, é ganhar força e encomendar…
Se a autonomia chega do LFP, a escolha está feita, quanto mais barato o pagares menos choras o investimento :) particular é mais assim, custa pagar iva e opções com iva e tudo o que se soma, claro… ia no maior se precisasse da autonomia extra e se usasse a carga rápida de velocidade superior de forma recorrente…

Última edição:
Novo. Preço através de um amigo de um amigo... Um destes amigos encomendou um nesta "promoção", e ligou-me com a oferta, mas não avancei. Ainda. O meu amigo deve ter o dele dia 15 e vem mostrar-mo.
Já experimentei esse carro. Muito espaçoso, com aspeto robusto e vem carregado de extras. A única coisa que não tinha era vidros escuros atrás (para quem transporta crianças é essencial).

O design não é consensual (muito boxy) e o interior segue aquela linguagem que aparece na generalidade dos chineses. Mas por esse preço, não vejo nada que se aproxime.

Não sei se vai ter esse diferencial.

Acho que os preços que te deram são bastante razoáveis mas não sei se vais ter preços assim tão piores no novo.

E depois gastar uma batelada de € e na semana seguinte ver o novo a circular...
Épá... só agora fui ver e me apercebi que a apresentação do novo ID4 é já em Outubro 2026, pensei que era Dezembro ou Janeiro...

Acredito que o tablier venha mais user friendly (mais botões) e com um revestimento de tecido (que gosto particularmente)...

Vou regatear os preços com esta premissa, andávamos a ponderar carro só para Março de 2027 e por força de "começar a pensar nisso" vamos logo atrás do que há sem reflectir muito bem...

Como é o ditado? "A pressa é má conselheira"

Não é que o actual ID4 seja um mau carro, mas realmente comprar a última versão antes da próxima geração, estando temporalmente tão perto...

Ou o preço apraz muito ou se calhar vou aguardar uns meses... Vou ver o que fazer. Vou questionar os stands que fizeram proposta sobre quando prevêem abrir encomendas para o próximo ID4...

Ainda assim, a proposta que tenho do 80kw, se vier para os 38.000eur comprava sem grandes problemas..

Por outro lado, se conseguir o 60kw na casa dos 35.000 ou menos, isso também ajuda a relativizar a nova geração...

Voltar
Superior