Volta à Europa em Bicicleta

Qual é a tua idade?

Completo 19 em duas semanas;

Pode ser que alguns dos hosts me deem dormida e comida em troca de eu fazer jantares etc, em Portugal resultou para alguns estrangeiros, pode ser que resulte para mim. Eu não quero pensar já de forma negativa, até porque é mesmo isso que leva muita gente a desistir dos seus sonhos e objetivos.

De qualquer das formas pode ser que eu ainda suba um pouco o plafond, sebem que queria fazer isto com o mínimo possível.

Antes de tudo, desejo-te boa sorte e que corra tudo pelo melhor!

Acerca dos 3€, tens noção que esse valor não dá para quase nada? se em portugal o custo de vida é relativamente baixo, agora imagina noutros países. Deves conseguir compra meia dúzia de pães e água bebes da sanita das wc públicas.

Completo 19 em duas semanas;

Pode ser que alguns dos hosts me deem dormida e comida em troca de eu fazer jantares etc, em Portugal resultou para alguns estrangeiros, pode ser que resulte para mim. Eu não quero pensar já de forma negativa, até porque é mesmo isso que leva muita gente a desistir dos seus sonhos e objetivos.

De qualquer das formas pode ser que eu ainda suba um pouco o plafond, sebem que queria fazer isto com o mínimo possível.

Uma coisa é fazeres com o mínimo de dinheiro possível, tudo bem e é perfeitamente aceitável, outra é ter um orçamento super limitado para a aventura, isto se queres que tudo corra da melhor maneira e que a cumpras.

Mesmo o couchsurfing tens de repensar isso. Tu estás de bicicleta, vais ter problemas de comunicação (calculo que só vais ter um telemovel contigo que nem 3G vai ter, so wifi de vez em quando).

O couchsurfing tens um sofá (ou cama com sorte) à espera, mas tens de saber a noite em que lá chega e com antecedência. E além disso tens de efectivamente pepalar para lá chegar!

Se teres um sitio para ficar em berlin, não te vai servir de muito se estares a 30km de berlin, e não é com o telemovel que te vais desenrascar.

E não me parece que tenhas experiencia para planeares isto com este grau de detalhe. Além disso a bicicleta vai ter que andar bem carregada, só isso é um esforço enorme. tanto para ti como no limite para a bicicleta.

Substitui a bicicleta por um comboio. Compras um bilhete de interrail. Anda bem atento às promoções dos aviões ( p.e. eu consegui 25 euros Dusseldorf - Porto à pouco tempo ).

E pronto, ficas com um bilhete, e uma data de regresso de avião. E agora sim, começas a ver os hórarios dos comboios e planear muito bem onde ficar, cruzas isso com o
couchsurfing e começas a arranjar sitios para dormir.

E pronto, é um planeamento com mais pés e cabeça. e dependendo da duração 500 euros pode chegar.

Agora essa maluqueira da bicicleta esquece lá isso.

Deduzo eu que idade mais que suficiente para ter tanta coragem quanto pessimismo vocês têm.

Sempre achei muita piada a quem encorajava os outros a fazer alguma estupidez, mas ficava sempre a ver.

Mas tens razão, 3€/dia ou 500€ para andar 5 meses pela Europa é mais do que suficiente. Até leva comida à costas, um par de pneus e tem quem o reabasteça quando chegar à Suíça.

Força, tem tudo para correr bem!

Substitui a bicicleta por um comboio. Compras um bilhete de interrail. Anda bem atento às promoções dos aviões ( p.e. eu consegui 25 euros Dusseldorf - Porto à pouco tempo ).

E pronto, ficas com um bilhete, e uma data de regresso de avião. E agora sim, começas a ver os hórarios dos comboios e planear muito bem onde ficar, cruzas isso com o
couchsurfing e começas a arranjar sitios para dormir.

Não me importava de fazer um interrail, mas não é tanto o espirito de aventura que procuro.

Aceito todas a opiniões e tenho-as em conta.

ora ora, se falhar falhou.

certamente nao vai morrer de fome nem de cansaço.

eu nao ia numa coisa dessas principalmente pelo factor segurança, relacionado principalmente com o facto de ir sozinho e sem apoios.

agora quantos euros vai gastar numa refeição.... senão gastar 3, gasta 6.
De certeza que quando a fomeca começar a apertar na barriga se esquece do orçamento [:p]

vai e traz fotos [:)]

Ou seja, o costume : boa parte das grandes ideias , inicialmente, seram tidas como absurdas. O tempo o dirá.

o tempo o dirá, mas quem se lixa é o rapaz, que só tem 19 anos e vê as coisas com um romantismo e simplicidade próprio da idade.

se fica apeado no meio da França ou Alemanha sem dinheiro, é ele que vai sofrer as consequências, não somos nós sentados no sofá ao computador a gritar para ir em frente.

por isso é que as pessoas mais velhas lhe estão a abrir os olhos e a mostrar que vontade e coragem não resolvem tudo nem trazem comida.

estas coisas são giras, mas têm de ser bem planeadas e acima de tudo realistas. o espírito irresponsável do "depois logo se vê" para uma coisa deste tamanho tem tudo para correr mal

E se repararem, ninguém lhe está a dizer para não o fazer, mas sim para ponderar melhor a ideia, principalmente pela ideia de facilidade que o Basch está a querer passar assim como pelo orçamento demasiado apertado.

boas ! com relação a comida podes levar um fogareiro portatil ( com 3 euros ja compras 1kg. de arroz, massa , sumo , em qualquer lidl , minipreço ou semelhante ) o arroz e massa dão para varios dias, podes cozinhar a tua comida escolhendo um sitio calmo para o mesmo , lembra-te que ja estamos a caminhar para o inverno e dormir numa tenda ao relento é bastante frio, lembra-te de levar cobertores bem quentes , mas na minha modesta opinião acho 3 euros por dia pouco , talvez 3,50 seja o ideal [:D]

mas.. ele se calhar nao planeia fazer as coisas de uma maneira tão leve como pensam.

Fala em gastar 3€ por dia... mas nao fala em ter um pé de meia para as emergências.
Ele nao fala, mas eu parto do principio que tem.
senão tiver...
enfim. nao morre de certeza. se se dirigir a uma embaixada portuguesa, ou policia francesa... tenho a certeza que nao vai morrer de fome.
É uma boa ideia inclusivé investigar com antecedência com que apoios poderá contar e onde, em caso de as coisas nao correrem como previsto.

eu... nao entraria numa coisa dessas porque nao tenho preparação física, nem quero ter em boa verdade :D
e a preparação física nao é de descurar, mas... ele é que sabe com que pode contar nesse aspecto.

Estão preocupados, AH e tal e se falhar... se nao aguentar, volta para trás, desde que tenha previsto essa situação e se tenha preparado para tal.

Para mim, que sou um medricas, o maior entrave era mesmo a questão da segurança.
Ir estrada fora, sozinho.
O fim de semana passado ia sózinho de bike numa estrada aqui perto, e uns malucos quase me abalroaram e nem pararam. Se
tivesse ficado ferido, la tinha ficado no meio do nada.
Já para nao falar de assaltos e etc...

Agora o resto... resolve-se com boa organização.
Se a organização falhar... lá terá que voltar para trás :)

basch, esqueci-me de dizer aqueles programas de documentais que fazem viagens a volta do mundo com meia duzia de tostões , ou que fazem trabalhos a troca de comida e dormida, ou os filmes de aventura ( into the wild ) etc, isso é tudo tanga !! a realidade da rua é bem diferente, embora poderá haver casos pontuais que possa ocorrer mas na maioria é tudo fake !!

Acho que partir para uma aventura já tão limitado financeiramente não é um bom ponto de partida..pq qq imprevisto entras numa situação complicada..
Eu sou a 1ª a incentivar-te a ires em busca desta bonita aventura, mas não podes partir do princípio que não tens dinheiro mas alguém te vai ajudar..não é certo que seja assim, tens é de contar sempre e apenas contigo e o que virá será bem vindo, agora pensa nas dormidas, na alimentação, em gastos que precises de ter que não estas a contar com o nível d vida de outros países ..
Devemos dar asas aos nossos sonhos, mas antes temos que reunir as condições para tal..

Não me importava de fazer um interrail, mas não é tanto o espirito de aventura que procuro.

Aceito todas a opiniões e tenho-as em conta.
Num InterRail podes ter precisamente o mesmo tipo de aventura, mas sem o cansaço extremo que te vai provocar andar com a bike.

Podes ir sozinho na mesma, podes fazer couchsurfing, podes dar largas ao geocahching, podes sobreviver com 3€ por dia (como queres, apesar de eu achar completamente impossível), podes fazer todas as amizades ou conhecimentos que farias a andar com a bicicleta às costas. E com MUITO menos preocupações.

Eu não te desencorajo desta aventura (se queres fazer de bicicleta, força!), mas acho que tens que planear muito melhor tudo isto, coisa que eu disse logo no início deste tópico - e que muita gente te tem dito.
[;)]

Última edição:
Vais andar a mendigar para comer....isto é, se conseguires chegar longe de casa...

Nao te posso dar conselhos, nunca fiz esse tipo de viagem.....o melhor que te posso dizer é que quando gastares os primeiros 250€ , devias dar a volta....

Boa sorte[;)]

O orçamento apertado é no fundo o que mais me preocupa nesta viagem;

Respondendo ao trovial, sim, tenho um pé de meia, esse sim já o tenho há uns tempos que estava a guardar para alguma coisa futura, e só utilizarei mesmo em caso de extrema necessidade, ou seja, (se ficar a zeros, ou se pretender desistir e regressar a casa);

BrunoTRF, eu gostava também de fazer um interrail, mas o tipo de aventura não me parece o mesmo. Eu gostava de o fazer até porque é muito menos cansativo, acabo por ter mais tempo para conhecer melhor as cidades europeias e tinha ainda mais tempo para fazer geocaching, sendo que até podia descansar nos comboios, e provavelmente acabava por gastar o mesmo dinheiro. Mas preferia fazer algo único, que me orgulhasse de dizer que com esforço e dedicação tudo se consegue, e que me faça sentir realizado, e parece-me que fazendo-o de bicicleta é a forma ideal;

O que me preocupa também bastante é o facto de poder acabar por ser roubado, imaginemos que eu entre num supermercado para comprar algo, e que regresse e a minha bicicleta tenha sido roubada, ou que tenham agido em má fé perante ela, etc. Óbvio que se fosse fazer isto com mais uma pessoa estaria muito menos preocupado, mas mesmo assim o facto de não ter companhia não me parece razão para desistir.

Última edição:
O orçamento apertado é no fundo o que mais me preocupa nesta viagem;

Respondendo ao trovial, sim, tenho um pé de meia, esse sim já o tenho há uns tempos que estava a guardar para alguma coisa futura, e só utilizarei mesmo em caso de extrema necessidade, ou seja, (se ficar a zeros, ou se pretender desistir e regressar a casa);

BrunoTRF, eu gostava também de fazer um interrail, mas o tipo de aventura não me parece o mesmo. Eu gostava de o fazer até porque é muito menos cansativo, acabo por ter mais tempo para conhecer melhor as cidades europeias e tinha ainda mais tempo para fazer geocaching, sendo que até podia descansar nos comboios, e provavelmente acabava por gastar o mesmo dinheiro. Mas preferia fazer algo único, que me orgulhasse de dizer que com esforço e dedicação tudo se consegue, e que me faça sentir realizado, e parece-me que fazendo-o de bicicleta é a forma ideal;

O que me preocupa também bastante é o facto de poder acabar por ser roubado, imaginemos que eu entre num supermercado para comprar algo, e que regresse e a minha bicicleta tenha sido roubada, ou que tenham agido em má fé perante ela, etc. Óbvio que se fosse fazer isto com mais uma pessoa estaria muito menos preocupado, mas mesmo assim o facto de não ter companhia não me parece razão para desistir.

Coisa básica de quem anda de bike, aloquete...:sh)

Voltar
Superior