Volvo EX30 2023

Pensar em comprar um carro novo para vender passado tão pouco tempo é um erro tremendo ainda mais comprar um modelo acabado de sair, dentro da gama Ex30 não faz nenhum sentido comprar a versão mais potente, 272 cv chegam e sobram, dito isto, preferia comprar um Megane com os extras todos ainda deve sobrar dinheiro e estéticamente tanto por dentro como por fora é muito mais apelativo.

Cumps

Ainda não o vi ao vivo mas o espaço atrás parece sofrível.

Ainda por cima não tem espaço debaixo dos bancos da frente para os passageiros atrás colocarem os pés. O BYD Seal é igual, mas sendo mais espaçoso o problema nem se coloca.

Ainda não o vi ao vivo mas o espaço atrás parece sofrível.

Ainda por cima não tem espaço debaixo dos bancos da frente para os passageiros atrás colocarem os pés. O BYD Seal é igual, mas sendo mais espaçoso o problema nem se coloca.

Ganha-se mais espaço para os pés se se subirem um pouco os bancos da frente.

Além disso, o espaço atrás será sempre sofrível numa viatura de segmento B. Não faz muito sentido comprar com um byd seal que é 2 segmento acima.

Para quem quer espaço, acho que devem procurar um carro maior...

Last edited:
Ganha-se mais espaço para os pés se se subirem um pouco os bancos da frente.

Além disso, o espaço atrás será sempre sofrível numa viatura de segmento B. Não faz muito sentido comprar com um byd seal que é 2 segmento acima.

Para quem quer espaço, acho que devem procurar um carro maior...

Claro que sim. Não quis comparar. Só quis dizer que é um problema comum nalguns EV.

Se bem que o preço dos topos de gama do ex30 e do Seal devem ser bem próximos![:D]

É segmento B, mas com quase dimensões de segmento C.

Infelizmente é um segmento de negócio com pouca oferta de carros elétricos com determinadas medidas e sigo com interesse para próxima compra.

Em relação ao comprar agora ou mais tarde, muito sinceramente não acredito que a volvo vá baixar o preço deste modelo nos próximos anos. O carro está a vender muito bem.

Realmente, deve ser o carro recente que mais se vê. Por Lisboa farto-me de ver e até vi um na minha terra (vila de Trás-os-Montes) quando fui lá na Páscoa.

Saiu mais tarde que o primo Smart [NODE="1"]Home[/NODE] e não tem comparação.
Até o Megane, demorou uns 2 anos após o lançamento para se ver com bastante frequência.

É segmento B, mas com quase dimensões de segmento C.

Infelizmente é um segmento de negócio com pouca oferta de carros elétricos com determinadas medidas e sigo com interesse para próxima compra.

O segmento B suv tem crescido em dimensão, mas o ex30 continua a ter o tamanho semelhante ao captur, t-roc ou kauai, e é mais pequeno que o 2008 ou o duster. O segmento C suv volvo (xc40), que é dos mais pequenos do segmento, é consideravelmente maior que o ex30.

Vê as dimensões da geração anterior do Golf.

O Ex30 só tem menos 2,5cm de comprimento. Em largura é maior. Altura dá-se o desconto por ser SUV.

Eu ando atento a todos os SUVs elétricos com limite de 4400 de comprimento.

Mas não são assim tantos quanto isso e os preços entram no campo de outros mais racionais, mesmo que não SUVs.

O Ex30 só tem menos 2,5cm de comprimento. Em largura é maior. Altura dá-se o desconto por ser SUV.

Mas não são assim tantos quanto isso e os preços entram no campo de outros mais racionais, mesmo que não SUVs.

A geração anterior do golf tem 12 anos. Regra geral, nas últimas décadas, os carros têm crescido bastante ainda muitas vezes não se reflita em espaço interior, maioritariamente por questões de design / segurança, sendo que as áreas de deformação / dispositivos de segurança 'ocupam' cada vez mais espaço.

O tamanho do ex30, é perfeitamente mediano dentro do seu segmento, há maiores e há mais pequenos. O espaço traseiro para as pernas é medíocre, tal como seria de esperar de um segmento B.

Parece-me que qualquer suvs elétricos com limite de 4400 de comprimento será fraco relativamente ao espaço traseiro.

Até 4,40m de comprimento o mais espaçoso (e também com boa mala) deve ser o Kauai.

É um limite lixado para ter um SUV para utilização familiar, se fosse até 4,5 já entrariam modelos tipo EX40, Niro, Scenic,..

O merc EQA tem pouco mais de 4,4m, deve ser o segmento C suv elétrico mais pequeno actualmente, e tem mais espaço traseiro que o ex30....

A geração anterior do golf tem 12 anos. Regra geral, nas últimas décadas, os carros têm crescido bastante ainda muitas vezes não se reflita em espaço interior, maioritariamente por questões de design / segurança, sendo que as áreas de deformação / dispositivos de segurança 'ocupam' cada vez mais espaço.

O tamanho do ex30, é perfeitamente mediano dentro do seu segmento, há maiores e há mais pequenos. O espaço traseiro para as pernas é medíocre, tal como seria de esperar de um segmento B.

Parece-me que qualquer suvs elétricos com limite de 4400 de comprimento será fraco relativamente ao espaço traseiro.

Podes meter a geração actual do Golf como comparação. Em vez de 2,5cm são mais 5,1 cm.

Eu coloquei a versão anterior de propósito para demonstrar que é maior que o carro mais pequeno do segmento C ICE.

Eléctrico existem mais pequenos em comprimento como o ID3 e o Megane E-tech.

Já várias marcas demonstraram que dá para optimizar melhor o espaço.

Mas a maioria dá pouco importância aos tamanhos dos veículos, o que limita bastante a oferta para quem como eu tem essa limitação e não tem vontade de ir para segmento B.

https://www.automobiledimension.com/electric-cars.php

Até 4,40m de comprimento o mais espaçoso (e também com boa mala) deve ser o Kauai.

É um limite lixado para ter um SUV para utilização familiar, se fosse até 4,5 já entrariam modelos tipo EX40, Niro, Scenic,..

Por acaso no outro dia vi um comparativo entre o Kauai e o EX30 e a nivel de espaço para passageiros atrás e mala o primeiro é bastante bom até.

Podes meter a geração actual do Golf como comparação. Em vez de 2,5cm são mais 5,1 cm.

Eu coloquei a versão anterior de propósito para demonstrar que é maior que o carro mais pequeno do segmento C ICE.

Eléctrico existem mais pequenos em comprimento como o ID3 e o Megane E-tech.

Já várias marcas demonstraram que dá para optimizar melhor o espaço.

Mas a maioria dá pouco importância aos tamanhos dos veículos, o que limita bastante a oferta para quem como eu tem essa limitação e não tem vontade de ir para segmento B.

https://www.automobiledimension.com/electric-cars.php

Tudo bem, mas continuo sem perceber qual a questão.

Disseste que o ex30 tem tamanho próximo de um segmento C, no entanto está na média dos segmento B suv elétricos (há maiores), e a tendência é continuar a crescer.

Dizes que é um segmento com pouca oferta dentro das medidas, mas há mais de 1 dezena de modelos à escolha. Só tens de optar por aquele que achares melhor.

Se estiveres à espera para comprar um B SUV elétrico com o espaço interior semelhante a um segmento C hatchback a combustão, com a mesma dimensão exterior, infelizmente acho que não vais conseguir comprar nada.

Não era questão nenhuma, era só divagação.

Com espaço atrás para as pernas e com qualidade condizente ao preço não existem muitos.

E eu ando atrás de segmento C, não segmento B.

Já estive entusiasmado com o Jeep Avenger, mas ao vivo, esquece. Alguns materiais não são de carro de 40000€.

Apenas o EX30 está no limite entre os dois. Aliás uns pormenores aqui e acolá e era segmento C, mas percebo que poderá estar ligado ao Smart.

A maioria da boa relação qualidade preço está toda acima de 4500m de comprimento.

Ontem ouvi um responsável da Volvo falar do EX30.

Integrou-o como segmento B e bem digo eu.

Nas vendas descreveu que o preço começa +- nos 38/39k mas a versão mais vendida é a extended range a sair a partir dos 45k +-.

Continuo a achar que vai vender bem apesar do preço para particular, sendo que serão poucos a comprar digo eu.

Para empresa sai a 35k, obviamente sem iva e acho o renting competitivo.

A versão SR até começa pouco acima dos 31k para empresa.

Confirmam-se as boas vendas.

Na Noruega o EX30 representou 10% das vendas globais de carros no mês passado.

Por cá a Volvo em abril foi a segunda marca que mais vendeu veículos 100% elétricos, a poucas unidades da Tesla. Não confirmei mas suponho que a esmagadora maioria de EV´s que a Volvo vendeu sejam EX30.

Acho o preço mto competitivo para empresas.

Só no mês passado se começaram a entregar as encomendas do ano passado, é natural que os números cresçam bastante entretanto. Ainda assim, a volvo teve o melhor mês de vendas de sempre em março deste ano (ainda não há números para abril), sendo que o ex30 ainda nem previsão de entrega tem para grandes mercados como os estados unidos e a austrália.

Já há update para 1.3 e, segundo o feedback, parece corrigir grande parte dos bugs da versão anterior.

O meu foi sinalizado 12/03, entra no barco neste sábado, 04/05. Previsão chegada a Barcelona 18/06.

Last edited:
Lá fui testar o EX30.

Foi uma iniciativa da marca. Fomos uns 3 ou 4 carros em caravana com um carro guia que nos dava instruções via rádio.

Achei um carro confortável sendo que o motor, no caso de 272cv, chega bem.

O arranjo interior é de facto bastante simplista, tudo estando concentrado num ecran central que me pareceu bem configurado e fácil de usar. Óbvio que, para quem ache imprescindível o mostrador em frente do condutor, não é solução. Já testei vários assim e não apreciei a solução. Detesto ter que olhar para o lado para ver informações de condução.

O espaço atrás não é grande coisa, especialmente em largura.

Com o banco da frente para mim (1,75) o espaço para pernas do passageiro atrás é suficiente. Talvez com cadeirinhas de crianças se torne algo pequeno nessa métrica tb.

Back