Genericamente gosto, mas tenho alguns mix feelings quanto aos detalhes. Acho que as linhas do exterior ficaram muito bem conseguidas, apesar da traseira não me agradar a 100% quando vista ao perto. Não sou adepto da "quebra" de luz nas óticas traseiras, tal como já se verificava no EX30/90, aprecio ver continuidade nas linhas.
Gosto de ver os 2 pontos de luz nas óticas principais (médio/máximos). Os puxadores das portas exteriores com botão elétrico (qual será a forma mecânica de desbloquear estes, já que é um tema tão querido neste fórum [

]) resultam bem esteticamente, dado que a lateral fica limpa e fluída, mas parecem-me ser demasiado pequenos e pouco ergonómicos para puxar a porta (que calculo eu deve ser pesada dado o segmento e dimensões). Vi um vídeo da própria Volvo em que a pessoa que mostra o carro abre a porta e puxa o puxador literalmente com a ponta dos dedos.
Adotaram vidros sem moldura nas portas, à semelhança do que tem sido prática num segmento mais estilizado, o que também vejo como ponto positivo. Aprecio muito ver portas sem moldura, mesmo que se possa perder alguma robustez (hoje em dia é quase igual mas fica a ressalva).
O interior parece-me que é onde o carro falha e perde completamente o espírito Volvo que era tão característico há tantas décadas (até os bancos perderam o design tão típico deste fabricante!). Mas será necessário "sentir" presencialmente.
Várias coisas que não gosto:
- Tablier em escada com 3 níveis diferenciados e do visor retangular que faz de quadrante que parece deslocado do resto do carro (mais valia não ter, como o EX30, e ter head up display, que pelos vistos não existirá como opcional).
- Tablier com uma linha muito subida, fazendo lembrar uma carrinha de trabalho. Esta sensação fica acentuada com a ausência de um tunel central no prolongamento do apoio de braços.
- Não tem porta-luvas tradicional, sendo que o espaço de arrumação ao centro serve de porta-luvas.
- Não tem espaço de arrumação no apoio de braços, sendo que aquela peça deslizante que faz de porta-copos serve também de espaço de arrumação.
- As portas, são dotadas de pouco contraste de cor e materiais. Não causam um ambiente acolhedor, apesar da boa solução ergonómica e dissimulada do puxador.
A nível de qualidade interior e materiais utilizados parece-me estar muito bom, materiais moles, tecidos, pele sintética. Inclusive as portas traseiras são iguais às frontais. Dos vídeos que vi, este EX60 será superior ao BMW iX3 na qualidade dos materiais utilizados e na homogeneidade dos mesmos.
Os preços alinham pelos do BMW, como seria de esperar. Diria que são produtos muito próximos naquilo que tem para oferecer. Teria dificuldades em escolher, mas acho que o BMW iX3 consegue levar a melhor em praticamente tudo. O Volvo talvez seja uma escolha mais emocional e para quem preferir a exclusividade das linhas exteriores.