Volvo v70 com motor 1.6d

e onde é que eu falei do v50? [:D]
tu é que falaste do giulietta ser sub-premium por ter um 1.6diesel, mas os concorrentes supostamente premium até têm motores piores. justifica lá outra vez qual é a tua noção de premium [:p]

ah, e se não consegues imaginar um a6 com motor destes, é porque não precisas de imaginar. ele existe (existiu), e pior ainda, com 90cv.

Olha que tas mto enganado eu nao falei nada sobre o giulietta antes de dizeres algo lê tudo mto bem principalmente o que eu escrevo. E ja agora o audi a6 nc teve um motor 1.6 mas sim 1.9

Apesar de ser submotorizado, ainda assim, chega para muitos utilizadores normalmente calmos ao volante.

Acredito que para mim chegasse, isto porque ando num carro de 57 cv. [;)]

Um abraço, by Filas

Aí é que está. Um condutor calmo ao volante não nota que seja pouco motor para muito carro.
Dou como exemplo a minha mãe. Anda num carro com 105cv a gasolina, com tonelada e meia, se não estou em erro, e nunca faz uso da potência toda do motor.

Numa utilização normal, é suficiente para a maioria das pessoas.

O motor está mais que adequado. Claro que toda a gente quer 500cv para usar 60cv.

Para quem não gosta existe em 2.0 ou 2.4 diesel.

Eu comprava o 1.6.

Olha que tas mto enganado eu nao falei nada sobre o giulietta antes de dizeres algo lê tudo mto bem principalmente o que eu escrevo. E ja agora o audi a6 nc teve um motor 1.6 mas sim 1.9
já reparei que não foste tu que falaste do giulietta - o que ainda me leva a perceber menos a tua resposta. eu pergunto algo a um user, e tu vens responder a falar de outra coisa diferente que nem sequer entrava na conversa [:D]
quanto ao 1.6 vs 1.9... então tu deves achar fantásticos os mercedes 2 litros de 82cv. afinal de contas é 2 litros, não fica submotorizado [:)]

já reparei que não foste tu que falaste do giulietta - o que ainda me leva a perceber menos a tua resposta. eu pergunto algo a um user, e tu vens responder a falar de outra coisa diferente que nem sequer entrava na conversa [:D]
quanto ao 1.6 vs 1.9... então tu deves achar fantásticos os mercedes 2 litros de 82cv. afinal de contas é 2 litros, não fica submotorizado [:)]

Tens razao mas nós nao estamos nos anos 80 a grande diferença é essa. O tópico é só para ouvir opiniões deste carro com este motor, pois falou-se mto nos c'5 mondeos lagunas etc que era pouco motor para os carros em questão e para este carro que é um segmento acima? Eu sou um feliz propriétario de um laguna break 1.5 dci e só tenho a dizer que o motor é mais do que suficiente. http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/74020-laguna-break-1-5-dci.html

Atendendo à tendência de escalada de preços do petróleo e às crescentes preocupações ambientais, parece-me que faz todo o sentido equipar grandes carros com motores pequenos.

Eu tenho um Qashqai 1.5 dCi pesa 1,5 toneladas e mexe-se razoavelmente bem e os consumos são óptimos. Por isso porque não?

Tens razao mas nós nao estamos nos anos 80 a grande diferença é essa. O tópico é só para ouvir opiniões deste carro com este motor, pois falou-se mto nos c'5 mondeos lagunas etc que era pouco motor para os carros em questão e para este carro que é um segmento acima? Eu sou um feliz propriétario de um laguna break 1.5 dci e só tenho a dizer que o motor é mais do que suficiente. http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/74020-laguna-break-1-5-dci.html

O problema não está no segmento que ocupa, mas no peso do veículo e se o motor chega para o mover.

Não só a V70 vem com este motor, como também o S80, o actual topo de gama da Volvo.
Tendo em conta que são usados apenas e só com o objectivo de baixar emissões, foram um pouco mais longe para obter valores interessantes.

Podem ser um pouco justos para os carros em questão, mas prontos... só compra quem quer ou quem puder.

O Mercedes classe E de à duas gerações atrás também trazia o belo do 2.2 diesel atmosférico com apenas 95cv e ninguém se queixou.
Sem contar com os já citados A6 tdi com 90cv... exemplos não faltam.

Não interessa focar muito no segmento do carro. É mais escolher o motor mais correcto para mover toda a sua massaa

O problema não está no segmento que ocupa, mas no peso do veículo e se o motor chega para o mover.

Não só a V70 vem com este motor, como também o S80, o actual topo de gama da Volvo.
Tendo em conta que são usados apenas e só com o objectivo de baixar emissões, foram um pouco mais longe para obter valores interessantes.

Podem ser um pouco justos para os carros em questão, mas prontos... só compra quem quer ou quem puder.

O Mercedes classe E de à duas gerações atrás também trazia o belo do 2.2 diesel atmosférico com apenas 95cv e ninguém se queixou.
Sem contar com os já citados A6 tdi com 90cv... exemplos não faltam.

Não interessa focar muito no segmento do carro. É mais escolher o motor mais correcto para mover toda a sua massaa

Pois, e esses motores antigos andavam o que andavam sem grandes "tweaks" e por esse motivo eram bem fiáveis. Os de hoje estão a seguir outro caminho...
Quanto á carrinha em questão, é demasiado peso para tanto motor. É muito bonito sentir o "alívio" quando se entra na "turbo zone" mas até lá como é? Em cidade, com transito e muitas subidas e acelerações a puxar (para não falar com a carrinha carregada) deve ser de morrer. Ouço toda a gente a falar em óptimos consumos em 6a nas scuts, mas e quando essa mama acabar como vai ser? Em estradas nacionais os consumos disparam e é preciso um motor BEM disponível se não querem andar sempre com o carro aos soluços.
Lá por o motor ser pequeno não quer dizer que os consumos também vão ser porque um carro que anda em esforço gasta mais do que um mais potente que se mexe com tranquilidade

Mto se tem falado dos motores pe quenos em carros grandes, exemplo, C5 1.6 hdi; ford mondeo 1.6, o laguna com 1.5 dci, passat 1.6 tdi etc etc. Entao o que me dizem da volvo ter lançado o v70 com o motor 1.6d com 109 cv.

O Ford Mondeo não tem o 1.6 TDCI, a motorização mais baixa que tem, é um 1.8 quer seja a Diesel ou Gasolina [;)]

Quanto a fazer ou não confusão, sinceramente não me faz.

Tudo tem um público alvo e o nosso mercado não é exmplo em caso de motorizações, devido à nossa ficalidade.

Mas não faltam aí versões recentes, com por exemplo o anterior Passat que tinha o 1.9 TDI de 90 cv ou o Mondeo anterior com o 2.0 TDDi de 90cv, ou ainda, o Vectra 2.0 DTI com 100cv. Tudo motorizações que não chegaram ao nosso mercado.

Ainda há uns 15 anos atrás (mais coisa, menos coisa), recordo-me de ler um artigo em que questionavam um responsavel da Porsche sobre a possibilidade de usarem motores Diesel... Disse que tal seria impensável.

Certo é que com o evoluir das coisas e das necessidades/desejos dos consumidores, surgiu um SUV que tem as suas versões a Diesel e bem mais recentemente, surgiu mais um que terá versões a Diesel e Hibrida, o Porsche Panamera. [;)]

É tudo uma questão de evolução.

Last edited:
Talvez venha a ter já que esse motor vai ser actualizado para os 130cv..
Esperemos que assim já não hajam tantas queixas por estas bandas... [:D]

Para se levar a familia com calminha serve,chega e sobra, e os valores de velocidade maxima e dos 0-100 nao sao assim tao desastrosos(190km/hra 12.8sgds se nao estou em erro)
É provavel que nas recuperacoes seja fraco,mas para o objectivo de levar a familia de ferias ou para andar as voltas no meio da cidade como muitas carrinhas sao usadas serve.

Para se levar a familia com calminha serve,chega e sobra, e os valores de velocidade maxima e dos 0-100 nao sao assim tao desastrosos(190km/hra 12.8sgds se nao estou em erro)
É provavel que nas recuperacoes seja fraco,mas para o objectivo de levar a familia de ferias ou para andar as voltas no meio da cidade como muitas carrinhas sao usadas serve.

Eu estou de acordo com motores mais fracos nestas gamas, embora com o sacrifício de alguma pressa nas viagens e mesmo alguma margem de manobra e segurança nas ultrapassagens.
Ainda assim, quem quer ter mais algum conforto, espaço e "status" (embora este ultimo não me diga absolutamente nada) pode tê-lo com estes novos motores de baixa cilindrada.

Acho que a potência nem é má, acelerações suficientes e velocidade ponta também. Acredito sim que, em baixas RPM ou a recuperar carregado se ressinta de certeza. Mas hoje em dia o value for Money é importante. Há alternativas mais potentes, mas para quem quiser aproveitar as qualidades da V70 a um preço mais apetecível, é uma boa hipótese.

Vi um teste a umas semanas salvo erro na AH, e as medições eram no limite do aceitável, principalmente em recuperações.

Pessoalmente acho que a potência é mais que suficiente, a cilindrada é que dava uma ajuda. Se fosse um 2.0 ajudaria em baixas um bocado, quando entramos em cilindradas mais comedidas, as baixas RPM é que sofrem! Com o aumento de peso…

Fui pesquisar ao km77.com:

Volvo V70 2.0d

Dimensiones, peso, capacidades

Tipo Carrocería

Turismo familiar

Número de puertas

5

Largo / ancho / alto (mm)

4823 / 1861 / 1547

Batalla / vía delantera - trasera (mm)

2816 / 1588 - 1586

Coeficiente Cx - Superficie frontal (m2) - Factor de resistencia

0,31 - 2,37 - 0,73

Peso (kg)

1665

Citroen C5 tourer 1.6d

Dimensiones, peso, capacidades

Tipo Carrocería

Turismo familiar

Número de puertas

5

Largo / ancho / alto (mm)

4829 / 1860 / 1483

Batalla / vía delantera - trasera (mm)

2815 / 1587 - 1560

Coeficiente Cx - Superficie frontal (m2) - Factor de resistencia

0,31 - 2,31 - 0,72

Peso (kg)

1612

De notar aqui que os dados são da carrinha Volvo 2.0d, por isso o motor 1.6d será ligeiramente mais leve.

Se utilizadores de Citroen C5 1.6hdi, pug 407 sw 1.6hdi, volvo V501.6hdi, etc., acham que o 1.6hdi cumpre uma utilização pacata não vejo o porquê ter que haver problemas em andar com uma V70 1.6hdi...

Aliás, eu até acho que é uma boa aposta, desde que tenha uma caixa de 6vel (não sei que tipo de cx usa!) com uma 6ª um pc mais longa para circular em AE sem grandes ruídos.
Eu comprava uma V70 1.6 sem grandes problemas, mas onde eu moro é uma zona plana e sem grande trânsito. O país não é só Lx e Porto.

Há uns (muitos) anos atrás o meu pai tinha uma Toyota Hilux 4x4 com 2.4 diesel atmosférico de 83cv e pesava 1500kg a seco.. Tinha pouca potência??? Tinha. No entanto a cilindrada compensava esse factor. Dificuldades em subidas íngremes de terra carregada até ao limite (mais de 2 toneladas) ??? Nunca teve[;)]

Será que se lhe metesse o 1.6 tdi/hdi/etc com mais potência ainda se safava?? Duvido muito...

Não se esqueçam que esses diesel com baixas potências que se utilizavam antigamente tinham cilindradas superiores... para não falar que eram muito pouco turbo-dependentes (os que tinham). Por isso até podiam ser fracos em AE, mas tinham sempre força para as subidas com a familia a bordo. Agora estes "canucos" modernos... não sei não...

Há uns (muitos) anos atrás o meu pai tinha uma Toyota Hilux 4x4 com 2.4 diesel atmosférico de 83cv e pesava 1500kg a seco.. Tinha pouca potência??? Tinha. No entanto a cilindrada compensava esse factor. Dificuldades em subidas íngremes de terra carregada até ao limite (mais de 2 toneladas) ??? Nunca teve[;)]

Será que se lhe metesse o 1.6 tdi/hdi/etc com mais potência ainda se safava?? Duvido muito...

Não se esqueçam que esses diesel com baixas potências que se utilizavam antigamente tinham cilindradas superiores... para não falar que eram muito pouco turbo-dependentes (os que tinham). Por isso até podiam ser fracos em AE, mas tinham sempre força para as subidas com a familia a bordo. Agora estes "canucos" modernos... não sei não...

Foi tudo dito sobre os motores modernos vs os antigos em termos de motorizações a gasóleo. Se tirarmos o turbo aos motores actuais o que fica? O meu mecânico diz que estes motores "melindrosos" vão fazer muita gente desistir do gasóleo porque não são nada fiáveis como os que os pais deles tinham. Se vamos instalar turbo em todos os carros a gasolina, qualquer um com pouca cilindrada também anda que se farta

Last edited:

No Qashqai que é um carro bastante alto e pesado e tenho a certeza que pesa mais que uma Hilux, o 1.5 dCi safava-se muito bem. Além disso estás.te a esquecer do Passat 1.6d, o Renault 1.6d, Vectra 1.7d, etc tudo carros dos anos 80[;)]

Back