Volvo XC60 II (2017)

• Nuevo diseño exterior con nuevos colores, llantas y nueva firma lumínica con faros Matriciales en todos los acabados.
  • Mejoras en los ADAS
  • Motorización PHEV con hasta 200 km de autonomía eléctrica
  • En el interior hay nuevas tapicerías e inserciones y la nueva pantalla central de 11,2 pulgadas

A verdade é, porque é que se há-de mexer muito no que resulta e continua a vender bem? O XC40, mesmo com o facelift, já denota o peso da idade e acima de tudo o facto de ser mais corriqueiro nas estradas, mas o XC60 com este refrescamento acho que ganha fôlego para continuar a ser proposta válida por mais uns anos.

200km de autonomia elétrica é incrivel! A Volvo passa a ter novamente os PHEV com mais autonomia do mercado, seguidos pela VW e Mercedes.
Claro que, neste tipo de carros, autonomia significa pura e simplesmesmente aumentar a dimensão da bateria. Não há grandes truques nem milagres.

Diga-se de passagem que, com os motores a gasolina conjugados que tem, é bom que a eletricidade funcione, pois consomem bastante quando a bateria esgota.

Por último, eu gosto do carro, continuo a acha-lo bonito, mas é mais do mesmo e acho que isso vai ditar o sucesso do modelo. O consumidor, nesta industria, de quando em vez precisa de sentir mudança e não vai procurar um produto que esteticamente é igual ao lançado em 2017 mas com uns leds retocados no interior da ótica.

Identifico-me muito com a filosofia nórdica da Volvo (ao contrário da chinesa 😂 ) e seria facilmente um cliente Volvo, mas parecem-me estar a passar uma fase de indecisão quanto ao futuro a combustão e a tentarem empurrar o problema até o mercado estar mais definido. A Volvo sempre teve ciclos de vida de produtos mais longos que o habitual e tradicional nas outras marcas, mas parece-me que esta geração de XC40/60/90 vai bater todos os recordes.

Para mim, das marcas mainstream, a Volvo sempre foi a que envelheceu melhor. Um Volvo de 2007 tem um ar muito mais fresco que um BMW de 2007 por exemplo.

Por esse motivo, estes modelos não me parecem velhos e era capaz de comprar qualquer um deles.

O XC90 já vai com 11 anos.

Apesar de ter saído de uma V60 T6 há menos de um ano, que me deu algumas dores de cabeça, este XC60 deixou-me com água na boca.
E os 200 km EV vão claramente para a direção que acho que a indústria deve ir.
Tivesse eu a escolher o meu novo carro, e este XC60 T6 seria forte candidato

Não discordo da estratégia da Volvo.

A verdade é que a nivel de plataformas/suspensões etc, a evolução não foi tão grande quanto isso nos últimos anos.

Ao prolongar a vida dos modelos, conseguem poupanças megalómanas no desenvolvimento, e investem em certas partes limitadas que mantêm o interesse comercial dos veículos.

Tb o facto de não terem que substituir linhas de produção, mesmo que tenham que investir em certas partes, tb representa uma poupança mto significativa.

Não discordo da estratégia da Volvo.

A verdade é que a nivel de plataformas/suspensões etc, a evolução não foi tão grande quanto isso nos últimos anos.

Ao prolongar a vida dos modelos, conseguem poupanças megalómanas no desenvolvimento, e investem em certas partes limitadas que mantêm o interesse comercial dos veículos.

Tb o facto de não terem que substituir linhas de produção, mesmo que tenham que investir em certas partes, tb representa uma poupança mto significativa.
A Tesla já tinha descoberto isto há algum tempo.

Com a eficácia, autonomia, velocidade de carregamento que o novo EX60 apresenta, esta alteração e upgrade na versão hibrida plug in do XC60, para mim, não faz qualquer sentido.

Um plug in tem sempre as desvantagens de um carro a combustão, com o acréscimo do aumento de consumo, IUC, revisões, etc.

É pena que estes Volvo com a bateria descarregada não sejam nada económicos. São pouco aerodinâmicos e pesadíssimos.

É pena que estes Volvo com a bateria descarregada não sejam nada económicos. São pouco aerodinâmicos e pesadíssimos.
Nenhum SUV o é.
Mas, acrescento o seguinte. Quem compra um PHEV para andar muitas vezes com a bateria descarregada, é porque de facto não sabe o que anda a fazer.

Voltar
Superior