[Antevisão] VW Golf ... 8

Nuova-Volkswagen-Golf-8-prime-immagini-e-dettagli-tecnici-11.jpg

"(...)Le prime modifiche estetiche sono invece apprezzabili agli interni, dove i tecnici sono già al lavoro per rinnovare la plancia. Su tutto appare una nuova pulsantiera ed un display digitale che ricorda i TFT montati sulle moto di ultima generazione.(...)"

VW-Golf-VIII-02-728x415.jpg

Pelo que é dado ver, esteticamente o carro não traz nenhuma revolução, surpresa [:D], é dado um toque diferenciador às óticas, lembra a passagem do II para o III, em que deixaram de ser redondas, como que a querer dizer, mudamos.

Foi só a mim que a traseira da mula verde lembrou o Vel Satis? [:D]

Gosto da frente, a traseira fica para quando for apanhado mais despido ou apresentado, ainda que não seja uma revolução gosto dos pequenos retoques dados que o Golf VII necessitava urgentemente de uma injecção de personalidade. Acho que nunca houve geração nenhuma tão enfadonha no design como a actual.

não gosto nada deste 8. aliás, nunca gostei de golfs. já conduzi golfs IV diferentes por diversas vezes, reconheço que o I foi um marco importante, o V teve um design diferente do que estávamos habituados, com o VI voltaram ao estilo mais clássico do IV, não desgosto do VII, mas continuo a achar que são mais atualizações do que propriamente modelos novos com muita coisa diferente. claro que a tecnologia vai mudando, vai crescendo e vai atualizando, como não podia deixar de ser, mas no final a falta de sal está lá. esta traseira está muito colada ao VII e a frente só tem de inovador a posição dos leds, de resto é enfadonho por todos os lados, com a traseira a ficar ainda mais asiática do que no antecessor. só se safam as jantes...

é um carro honesto, esta versão deverá sê-lo novamente, mas é estilo aquelas pessoas que andam sempre vestidas de preto, cinza ou branco. por vezes combinam um branco com preto, outras vestem castanho ou azul marinho, mas continua-se a não reparar nelas, pois o seu universo é tão, mas tão simples, básico e monocromático.

há que vestir de cores garridas, parar de usar roupas todas de uma cor, alegrar o seu raio de ação. estou farto de ver camisolas todas de uma só cor. arranjem padrões diferentes, metam logótipos, letras, imagens na roupa para se destacarem do marasmo... o golf para mim é assim, basicamente é politicamente correto, mas enfadonho, porque nunca se destaca dos outros.

Golf para mim só tem piada se for o GTI ou melhor, talvez este fique qualquer coisa melhor com um bodykit mais desportivo.
Dito isto, este 8 tá fanhoso. Não gosto da nova linguagem estilística da VW.

Para mim o sweet spot dos Golf foi no V.

O Golf é um verdadeiro case study, é sempre a mesma coisa.[:D]

Fazendo um paralelismo com que Lineker uma vez disse sobre o futebol alemão, no segmento C são todos melhores que o Golf, mas no fim...

Gosto da traseira, não gosto da frente, principalmente devido ao arredondado dos farolins ma zona inferior. Mas julgo que é mais devido ao desenho interno das ópticas do que o desenho exterior.
Assim de longe faz lembrar um pouco as ópticas do Passat Mk6, eu não gostava nada daquele arredondado a entrar no pára-choques...

Gosto da traseira, não gosto da frente, principalmente devido ao arredondado dos farolins ma zona inferior. Mas julgo que é mais devido ao desenho interno das ópticas do que o desenho exterior.
Assim de longe faz lembrar um pouco as ópticas do Passat Mk6, eu não gostava nada daquele arredondado a entrar no pára-choques...

Desenho exterior? Referes-te ao preto à volta dos faróis? Isso é apenas película de camuflagem.

Julguei que por esta altura do campeonato - 8ª geração - já houvesse menos gente surpreendida por existir evolução em vez de revolução. Outra coisa curiosa é ver o pessoal condenar desde logo o produto quando apenas estão a ver umas fotos que ainda não mostram o resultado final. Desde o Golf IV que assisto a este tipo de comportamento aqui no fórum), será engraçado comparar as opiniões depois da apresentação.

De qualquer forma, estamos a falar do carro que criou o segmento e tem liderado sistematicamente as tabelas de vendas. Por isto e quer se queira, quer não, é a referência pela qual todos os outros se medem. Face aos excelentes resultados obtidos geração após geração, aplicando a receita da continuidade, pergunto quem, na pele de responsável pelo design, ousaria revolucionar o Golf? Se a fórmula não está esgotada, como comprovam as vendas, quem arriscaria a ficar com a mancha no CV de a ter estragado?

Fazendo um pequeno exercício, é mais ou menos perceptível que muitos dos concorrentes do Golf acabam, tarde ou cedo, por adoptar a sua fórmula. Assim de repente lembro o Peugeot 308 (quanto a mim o exemplo mais escandaloso), o Mercedes Classe A, o Renault Mégane, o KIA Ceed... modelos que a dada geração tentaram romper com o formato convencional do Golf, para depois se renderem à evidência...

Mas será curioso ver o desempenho comercial deste Golf, uma vez que encontra um contexto totalmente diferente dos antecessores: os SUV chegaram em força a praticamente todos os segmentos (mesmo dentro de portas terá o T-Roc e o T-Cross como concorrentes) e o utilitários cresceram - em tamanho e qualidade - de tal forma que quase tornam redundante a opção pelo irmão maior. Tempos porventura muito difíceis esperam esta 8ª geração...

Voltar
Superior