VW PASSAT VARIANT Vs SKODA SUPERB BREAK

madmed

New member
Boas tardes a todos.

Frequento há já muito tempo este fórum, embora sempre mais como "espectador"!
Tenho um MCS com o kit JCW, de 2007 (brinquedo de fim-de-semana) e uma Dacia Logan (que uso para o surf e para uso diário).
Vou vender a Dacia e pretendo comprar uma VW Passat Variant novo modelo ou Skoda Superb Break. Ambas as versões seriam com o motor 2.0l 170cv. As diferenças de preço para as versões de 140cv não são muito grandes (menos de 1000€). Na Skoda estava tentado para a versão 4x4 (tenho é receio que gaste muito - faço diariamente percurso misto: vivo em Arcozelo, Gaia e vou trabalhar para o centro do Porto). Tenho um orçamento de cerca de 45.000€.

Ocasionalmente faço viagens longas: férias, fins-de-semana prolongados...
Tenho receio que os novos motores 1.6l 105cv sejam curtos nestas variantes, quando com mais que 1 adulto e mala cheia (caixa de 6 na VW, de 5 na Skoda - embora diferentes escalonamentos)...
É para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

Assim sendo, agradecia opiniões relativamente aos seguintes pontos:
1 - qual sugeriam?
2 - 140 ou 170cv? Grandes diferenças de consumo?
3 - 4x4 na Skoda? Gastará muito?
4 - motor 1.6l?
5 - outras opções de viaturas, de preferência carrinhas (preciso de mala com volumetria significativa, nunca inferior a 500l)?
6 - é para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

Obrigado. Cumprimentos a todos

Por 1000€ eu ia parara a Passat.

Parecendo que não é uma carro que deverá certamente ter maiores padrões de qualidade.

Se fosse para mim com esses criterios optava pela Superb com o motor 140cv 4x2. Grande volume de carga, elevada qualidade/preço. O maior problema da Superb sera o logotipo Skoda para alguns

Tanto a Superb como a Passat com o 1.6TDI estão sub motorizadas. A minha escolha seria Skoda Superb de 140cv, pois a diferença a nivel de prestações para a de 170cv não é muito significante.

Cumpts [;)]

Se fosse para mim com esses criterios optava pela Superb com o motor 140cv 4x2. Grande volume de carga, elevada qualidade/preço. O maior problema da Superb sera o logotipo Skoda para alguns

Completamente...o vw é muito bom mas o superb também não é mau e tem a mais valia de ser mais barato...nos tempos que correm isso conta muito...

Gostaria muito de dar opinião concreta em relação aos consumos do skoda que parecem ser muitos razoáveis...só sei por alto, cerca de 6.5-7l/100km...menos que a passat que andara sempre nos sete....

Se o espaço é a prioridade, a Skoda é a opção.

Se dá mais valor a pormenores de requinte e alguma qualidade, a Passat acaba por ser uma melhor aposta.

Seja qual for o modelo, evita os 1.6 TDI. Do que conheço no Passat, mal se mexe. Em AE, é bastante curto.

A versão 4x4 não traz nenhuma mais-valia.

Eu escolhi a tua dúvida.

E a minha carrinha deverá ser, com toda a certeza, modelo único em Portugal (pelo menos até há pouco tempo atrás era). Vê no link abaixo o meu DB.

http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/88399-skoda-superb-break-170cr-tdi-4x4-elegance.html

Posso dizer-te que em consumos ronda os 7l, isto com cidade e AE.

Se fizer trajectos em AE ou IP na casa dos 120Km/h, o consumo ronda os 6l.

A diferença de consumo entre a versão 4x2 e a 4x4 rondará o meio litro.

Comprei a versão 4x4 porque é um acréscimo em segurança na estrada em situações de chuva (já comprovei este facto), gelo e neve.
E como sou um fanático do esqui, sempre que posso dar um salto a Espanha, vou com mais segurança e evito ficar preso. Como não temos o hábito dos pneus de Inverno, e para qualquer situação mais perigosa, tenho uma correntes para as rodas da frente.

Em relação à Passat, por acaso no fds da apresentação fui espreitá-la e é uma desilusão os materiais. Não faz qualquer diferença....
E no mercado espanhol existe a versão 4motion e com caixa DSG. Este seria uma boa opção. Juntar as duas coisas.

Recordo que a Opel Insignia também já tem na sua versão 2.0CDTI de 160CV a opção de 4x4, com a mesma tecnolgia HAldex de 4ª geração. É uma questão de ir espreitar.

Se o espaço é a prioridade, a Skoda é a opção.

Se dá mais valor a pormenores de requinte e alguma qualidade, a Passat acaba por ser uma melhor aposta.

Seja qual for o modelo, evita os 1.6 TDI. Do que conheço no Passat, mal se mexe. Em AE, é bastante curto.

A versão 4x4 não traz nenhuma mais-valia.

A versão 4x4 tem as suas vantagens e mais-valia ao nível da segurança activa, principalmente em estradas com piso escorregadio.

Quais são os pormores de requinte que a Passat tem a mais do que a Superb? Só se for o relógio analógico[:)]

Boas tardes a todos.

Frequento há já muito tempo este fórum, embora sempre mais como "espectador"!
Tenho um MCS com o kit JCW, de 2007 (brinquedo de fim-de-semana) e uma Dacia Logan (que uso para o surf e para uso diário).
Vou vender a Dacia e pretendo comprar uma VW Passat Variant novo modelo ou Skoda Superb Break. Ambas as versões seriam com o motor 2.0l 170cv. As diferenças de preço para as versões de 140cv não são muito grandes (menos de 1000€). Na Skoda estava tentado para a versão 4x4 (tenho é receio que gaste muito - faço diariamente percurso misto: vivo em Arcozelo, Gaia e vou trabalhar para o centro do Porto). Tenho um orçamento de cerca de 45.000€.

Tenho receio que os novos motores 1.6l 105cv sejam curtos nestas variantes, quando com mais que 1 adulto e mala cheia (caixa de 6 na VW, de 5 na Skoda - embora diferentes escalonamentos)...
É para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

1 - qual sugeriam?
2 - 140 ou 170cv? Grandes diferenças de consumo?
3 - 4x4 na Skoda? Gastará muito?
4 - motor 1.6l?
5 - outras opções de viaturas, de preferência carrinhas (preciso de mala com volumetria significativa, nunca inferior a 500l)?
6 - é para ser carro familiar (não procuro carros "perfomantes", para isso tenho um que chega e sobra!), SEGURO, confortável.

Não são comparáveis

(dizem por aí...)

A versão 4x4 tem as suas vantagens e mais-valia ao nível da segurança activa, principalmente em estradas com piso escorregadio.

Quais são os pormores de requinte que a Passat tem a mais do que a Superb? Só se for o relógio analógico[:)]

Eu acho que user deve optar pela superb pela razão que referi mas uma coisa não se pode negar....o passat é melhor construído e tem os seus pormenores...mas não me parece de todo que valha a diferença de preço...[;)]

Em Portugal, acho difícil justificar a opção pela versão 4x4, a não ser que mores na Serra da Estrela, ou vás muitas vezes a Andorra.
Em piso molhado, a versão FWD é suficientemente segura.

Os materiais do Passat são ligeiramente mais refinados e há mais atenção ao detalhe, principalmente no desenho. Mas como tens um Superb, percebo que digas o contrário.

Se espaço é de facto uma prioridade, a Superb é o caminho a seguir!

Agora, evitar se possível o 1.6 Tdi nesses carros (preferível numa Octavia) e o 4x4 pode ser também prescindido se não necessitares de grandes incursões em neve/piso escorregadio.

De resto, se puderes e €´s não forem problema, a minha escolha seria Superb 2.0 Tdi 140 cv´s OU uma Octavia Scout 2.0 Tdi 4x4 (atenção que está para breve uma Octavia Scout 4X4 com o 1.6 Tdi)[;)]

Se espaço é de facto uma prioridade, a Superb é o caminho a seguir!

Agora, evitar se possível o 1.6 Tdi nesses carros (preferível numa Octavia) e o 4x4 pode ser também prescindido se não necessitares de grandes incursões em neve/piso escorregadio.

De resto, se puderes e €´s não forem problema, a minha escolha seria Superb 2.0 Tdi 140 cv´s OU uma Octavia Scout 2.0 Tdi 4x4 (atenção que está para breve uma Octavia Scout 4X4 com o 1.6 Tdi)[;)]

Já existe à venda em Portugal a versão 1.6TDI 4x4 normal. A scout 1.6TDI ainda não existe.

1- Se o € não for problema e muito espaço não for prioridade, iria para a Passat. Não sei quanto tempo pensas ficar com o carro, mas quando o venderes deverás notar muito a diferença de um para o outro! [;)]

2- Se fazes muita cidade, tenta fugir à versão de 170cv (pelo menos, daquilo que sei do PD, para cidade é um motor pouco agradável).

3- Depende se utilizas a carrinha para ir para a neve ou em outras situações adversas. Sinceramente, acho que não vale muito a pena. Preferia adicionar a DSG, essa sim, um extra que deve valer todo o dinheiro gasto.

4- De novo, se tiveres disponibilidade, tenta fugir ao 1.6 TDI. É muito carro para esse motor.

5- Opções com ~ 500l de bagageira:
Ford Mondeo (não sei a capacidade);
Citroën C5
Volvo V70
Toyota Avensis
Renault Laguna
Opel Insignia

Last edited:
...

...
4 - motor 1.6l?

Boas, em relação ao motor 1.6 (que é o que eu tenho), posso dizer que dá muito bem para fazer viagens longas (faço 4/5 viagens por ano do norte para o sul e vice versa), e o carro/motor nunca me deixou mal, em termos de prestações. Em AE ando sempre a 140km constante. Nestas velocidades faz médias de 5,5litrosapr:)
De resto, eu quando comprei o meu carro, estava indeciso entre VW e Skoda. Acabei na VW pela estética e achei mais confortável. Neste ponto terás que fazer testdrive e ser tu a decidir[;)]

1- Se o € não for problema e muito espaço não for prioridade, iria para a Passat. Não sei quanto tempo pensas ficar com o carro, mas quando o venderes deverás notar muito a diferença de um para o outro! [;)]

2- Se fazes muita cidade, tenta fugir à versão de 170cv (pelo menos, daquilo que sei do PD, para cidade é um motor pouco agradável).

3- Depende se utilizas a carrinha para ir para a neve ou em outras situações adversas. Sinceramente, acho que não vale muito a pena. Preferia adicionar a DSG, essa sim, um extra que deve valer todo o dinheiro gasto.

4- De novo, se tiveres disponibilidade, tenta fugir ao 1.6 TDI. É muito carro para esse motor.

5- Opções com ~ 500l de bagageira:
Ford Mondeo (não sei a capacidade);
Citroën C5
Volvo V70
Toyota Avensis
Renault Laguna
Opel Insignia

Sim, Mondeo também tem mala acima dos 500 litros.

Tem 549 litros.

Entre a Passat e a Superb escolhia a Skoda, mas dentro deste segmento escolhia uma 318D, deve ficar um bocado despida de extras, apesar de a Bmw dar descontos generosos.

Podes sempre importar, a empresa MBM é das melhores do mercado. (se tiveres alguma duvida manda PM)

Cumps

entre essas 2 ia para a Skoda , mas ha uma carrinha que me tira do serio, mas esta um bocado fora do orçamento que é a XC70[br:)][br:)], a mala penso que é mais pequena ,mas a carrinha é linda .

Back