VW Tiguan 4x2

O Tiguan dá bem para o propósito destes automóveis[;)]

Não acredito que haja muita gente a comprar Tiguan's para ir para o monte (com essa como principal finalidade)... Para isso compram algo mais hardcore[:cool:]

O Tiguan será no máximo para passar naquele difícil acesso aquela praia que nunca vamos porque temos medo de meter lá o carro[:D]

Eu comprava a versão 4x2... A 4x4 já não pois o preço é exagerado e nunca ia necessitar de tanto[;)]

Este anúncio do Tiguan TSI 4X2 tem, pelo menos, o mérito de nos chamar a atenção sobre esta proposta e nos colocar a fazer algumas contas e cogitações.

O Tiguan 4x2 é perfeitamente suficiente para a esmagadora maioria das situações mais "radicais" que os seus clientes terão, passando elas por estradões (do género daqueles alentejanos, bem porreiros) e por um caminho para uma praia, onde um ligeiro poderia bater por baixo. O típico cliente destes carros usa-os em 99% dos casos como se de um ligeiro se tratasse.

Relativamente ao motor, bem sei que não é económico como os primos tdi mas também o seu custo de aquisição é bastante mais baixo. E no que toca a performances, os 150 cv chegam bem para a maioria das situações onde será usado. Pode perder na retoma mas neste momento isso é futurologia pois não sabemos se a diferença de preços entre os combustíveis se vai manter e/ou alterar a favor da gasolina (como na maioria da Europa), factor que poderá vir a alterar este mercado de usados.

Para quem prefere um carro com um ar mais "cool" e aventureiro (na estética, que não no desempenho tt), mais "desalinhado", para quem prefira a posição de condução típica destes veículos e a sensação que dão e puder suportar a diferença, por exemplo, para uma Golf Variant, esta é uma proposta interessante. É colocar alguns extras (a este Trendline) e já fica bem interessante. E ainda o é mais naqueles casos em que as pessoas têm veículos diesel mas fazem poucos kms anualmente.

No final levam para casa um veículo bem porreiro, excelente para transportar as "tralhas" de uma família, seja no dia-a-dia, seja em férias ou fins-de-semana de dolce fare niente.[:cool:]

Comprar um suposto SUV que afinal só tem tracção às rodas da frente não faz sentido. Para isso compra o Golf Variant que ficas melhor servido.

Cá para mim é ao contrário!

Para quê um Golf quando existe um Tiguan 4x2?
O Tiguan é muito mais eficaz e versátil para uma utilização diária, tem mais altura ao solo que permite despreocupações com obstáculos urbanos e não só, facilita a visibilidade para o exterior e o acesso ao seu interior... especialmente com miudos de colo, evitando as cenas que por vezes se vêm dos paizinhos terem que "mergulhar" para dentro dos carros para resgatar a criança que mais parece estar enfiada num poço... com a maior altura do carros isso acaba.

Para quê um Golf quando existe um Tiguan 4x2... o Golf deixa de fazer sentido fica-se muito mais bem servido com um Tiguan.

99,9% dos QQ são usados mais para cidade e ae, ou seja, como carros normais.

Ainda tenho o convite de lançamento do Tiguan, onde diz "Novo Tiguan. Para os fanaticos da cidade"

E se formos a ver, quem estiver minimamente interessado em fazer tt, compra a versão track, e não a versão base, trend, supostamente preparada para cidade .. daí que ache que o Tiguan está vocacionado para cidade ..

e em cidade não é necessária tracção 4x4. Não será dificil de pensar que os Tiguan's também serão usados como carros normais, mais versáteis.

O Tiguan pela sua política de preços nem era considerado alternativa ao QQ .. agora com estes 28k já acerta em cheio na gama do QQ.

O problema do Tiguan é que tem um bom motor, mas que é gastador, em cidade ainda mais.. por isso é que preferirei um Golf.

Quanto ao Tiguan ser melhor ou pior que o Qashqai, não sei mesmo:
Num Tiguan nunca andei, só estive à beira de um e na versão base tem AC manual como foi dito, mas já vem com jantes de 17. tem um ar mais imponente que o QQ.

Já andei num QQ+2, por poucos kms, dos 2.0dCi, teckna com gps, pele, tecto panoramico, etc .. é um carro interessante.. também vocacionado para a cidade

Cá para mim é ao contrário!

Para quê um Golf quando existe um Tiguan 4x2?
O Tiguan é muito mais eficaz e versátil para uma utilização diária, tem mais altura ao solo que permite despreocupações com obstáculos urbanos e não só, facilita a visibilidade para o exterior e o acesso ao seu interior... especialmente com miudos de colo, evitando as cenas que por vezes se vêm dos paizinhos terem que "mergulhar" para dentro dos carros para resgatar a criança que mais parece estar enfiada num poço... com a maior altura do carros isso acaba.

Para quê um Golf quando existe um Tiguan 4x2... o Golf deixa de fazer sentido fica-se muito mais bem servido com um Tiguan.

O Tiguan é bastante mais versátil, tem a mala maior..

A questão é economia de utilização:

A diferença de consumos entre os 2 é no minimo de 2litros/100 km entre versões a gasolina..
Mais a manutenção mais cara: em pneus por exemplo

Depois, pelo preço da versão base do Tiguan .. podes ter um Golf a diesel, onde fazes medias de 5-6l vs 9-10l do Tiguan, bastante mais bem equipada (excluindo no tamanho das jantes) e ainda ficar com algum dinheiro para combustível

..Por acaso já tinha pensado/comparado os 2 modelos, mas sustentar um Tiguan é puxado

Boas.
Echos, porque dizes isto?

Eu quando comprei o C4, 1 mês mais tarde saiu o QQ, e fiquei meio arrependido de não ter esperado mais um mês na compra de carro, porque achei bastante piada...
E agora, que penso no "futuro" ([;)]), ando a "namorar" o QQ+2, que já fui ver...embora não seja para tão breve a compra, já vou vendo as hipótesses.

E... gostaria de algo com posição de condução mais elevada, bancos colocados mais altos (para facilitar entradas e saídas e colocação de cadeiras de bébés), com muitos espaços de arrumação, carácter polivalente e imagem jovem.
Nestes requisitos tanto o QQ como o Tiguan podem ser opções, mas gosto mais da estética do QQ, além do diesel baixa cilindrada que dá para os gastos..

Assim, de novo a pergunta?
Porque dizes que o Tiguan é incomparavelmente superior ao Qashqai?

Posso estar enganado, mas na minha percepção o Tiguan tem uma qualidade de montagem e materiais superior

Acho que o Qashqai é bom, mas apenas equivalente a um carro generalista do segmento C

...
facilita a visibilidade para o exterior e o acesso ao seu interior... especialmente com miudos de colo, evitando as cenas que por vezes se vêm dos paizinhos terem que "mergulhar" para dentro dos carros para resgatar a criança que mais parece estar enfiada num poço... com a maior altura do carros isso acaba.
...

Esta é a mais pura das verdades :)

Podem pensar que não dá jeito e tal, mas... para quem tem carros e carrinhas em casa, digam lá se ás vezes não é complicado entrar e sair dos mesmos devido á colocação baixa dos bancos? (não são todos os carros, claro.. e cada modelo segue a sua filosofia)
e esta questão das crianças de colo, não é pertinente? é que já ouvi tanta gente, tantos colegas e amigos a queixarem-se disso mesmo, "...cada vez se torna mais complicado por/tirar o miúdo do carro..ufa.."

enfim, não conto vir a ser pai a curto prazo, mas esta para mim é uma questão pertinente, e se puder ter um veículo bastante versátil para muitas situações, tanto melhor :)

Nunca entrei num Tiguan, mas pelas fotos que vi do interior, embora ache mais piada ao do QQ, o Tiguan já vi que tem um carácter mais funcional, o que para mim é crucial.

E concordo com o que se disse acima, este Tiguan 4x2 1.4 TSi por 27/28.000e fica concorrente do QQ 1.5dci.
Depois é só optar gasolina Vs gasoleo (ou 150cv Vs 105cv)

EDIT: Echos, obrigado pela resposta. Nunca estive dentro do Tiguan, mas conheço bem o Golf V e se for do mesmo género, pronto...é bom. o QQ tb não tenho opinião formada nesse aspecto

Last edited:
Estes topicos são sempre a mesma coisa....!!!! A pessoa nunca pode comprar o que quer apenas porque gosta....!!! Têm sempre de levar com a conversa da utilização, e que o carro isto e só serve para aquilo...
Se ele pede a nossa opinião, não somos livre de a dar?

Ah! Já sei, temos de lhe dar palmadinhas nas costas e concordar em absoluto com ele, apesar de estar a comprar uma valente trampa... :sh)

Estar a comprar um pseudo-SUV, que não passa de um 2x4... :sh)

Há tanta escolha no mercado automóvel! Para quê gastar dinheiro em algo que afinal não o é? :confused:

Eh pá... isso é como comprar uma berlina tipo Golf Tdi com suspensão rebaixada (desportiva), jantes 17 ou 18 e pneus de baixissimo perfil para que fique uma coisa que nunca irá ser... um desportivo!!! Mas disso poucos falam e quando falam é para bater palmas.
Há quem esteja disposto a pagar mais dinheiro por estes extras que referi, eu estarei mais disposto a pagar mais para ter um carro com mais altura ao solo e pneus com mais perfil para poder enfrentar pequenos obstaculos do dia-a-dia sem preocupações e ter ganhos em visibilidade para o exterior e melhor ecessibilidade ao interior.
Como não tenho nada disto num Golf, optaria por um Tiguan 4x2 uma vez que o mais importante seria a altura ao solo e os pneus de alto perfil e não a tracção integral.

Essa teoria do "não serve para nada" pode aplicar-se ao contrário.
Para que serve uma berlina 4x4 se, com tão baixa altura ao solo, não pode sair da estrada?

Responder-me-ás que o 4x4 não serve só para TT tem virtudes noutras aplicações... concordo! Tal como para passar alguns pequenos obstáculos nem sempre (diria mesmo na maioria dos casos) é necessária a tracção integral, mas a altura ao solo quase sempre faz falta e muitas vezes é o suficiente.

Para que serve uma berlina 4x4 se, com tão baixa altura ao solo, não pode sair da estrada?
O 4x4 não serve só para Off-road! O 4x4 ajuda imenso na segurança activa.

O mesmo já não posso dizer a elevada altura ao solo! Torna o centro de gravidade mais elevado...

São opiniões diferentes. Para mim, um SUV que não é 4x4, não serve mais do que para ser aquilo que não é.

Boas.
E... gostaria de algo com posição de condução mais elevada, bancos colocados mais altos (para facilitar entradas e saídas e colocação de cadeiras de bébés), com muitos espaços de arrumação, carácter polivalente e imagem jovem.
Já ouviste falar em monovolumes? Eu já e posso garantir-te que a posição dos bancos é alta quase tanto como um (pseudo) SUV.

Além de que um monovolume está muito melhor adaptado ao transporte de pessoas e/ou objectos... Além da segurança acrescida pelo centro de gravidade mais baixo.

Já ouviste falar em monovolumes? Eu já e posso garantir-te que a posição dos bancos é alta quase tanto como um (pseudo) SUV.

Além de que um monovolume está muito melhor adaptado ao transporte de pessoas e/ou objectos... Além da segurança acrescida pelo centro de gravidade mais baixo.

Aí está uma grande diferença. Num SUV podes ir sentado numa posição alta em relação à estrada mas com uma posição de condução mais proxima de uma berlina... ao contrário do que acontece nos monovolumes (regra geral).

Os monovolumes têm a mesma altura ao solo de uma berlina não podendo, por isso, fazer o mesmo que um SUV faz quando se trata de pequenos obstaculos para os quais não é necessária tracção integral mas sim altura ao solo.
Os actuais SUV, 4x4 ou 4x2, têm níveis de segurança activa muito próximos de uma berlina, o que faz com que apenas se sintam grandes diferenças em situações limite (tal como de agumas berlinas em relação a outras) , nunca colocando em causa os limites aceitáveis de segurança.
O potencial cliente de um SUV, 4x2 ou 4x4, não é, em principio, dado a grandes conduções desportivas, pelo menos quando ao volante do SUV, por isso as possiveis desvantagens de um SUV desvanecem-se em relação às vantagens que se podem obter.
Não se trata de tentar ser o que não é, trata-se de uma alternativa mais versátil a uma berlina de dimensão idêntica.

Espero que não comeces agora a criticar os Golfs tdi que montam jantes 18" ou 19", suspensões duras e rebaixadas, acompanhadas de pneus largos e de baixo perfil só porque pretendem ser aquilo que não são.

Braz, percebo a tua opinião e respeito-a.

Mas olha que neste caso vertente, ou seja o Tiguan, o mesmo já vem com um interior bem versátil, bem à medida de uma família. Pode não ter a quantidade de coisas que um C4 Picasso tem, mas olha que também lá encontras "n" locais para objectos, mesas para os passageiros de trás, bancos com calhas para poderes ter mais bagageira ou espaço para pernas, um porta bagagens grande, só para dizer aqueles que me lembro de imediato.

No que toca a acesso ao interior, acho que o Tiguan não perde em relação a muitos monovolumes e a sua versatilidade é bem interessante.

Quanto à questão do centro de gravidade, pois aí um suv nunca será uma berlina. Mas lá está, para um andamento normal, em que não se andam a tirar décimas nesta ou naquela curva, chega perfeitamente. Além do mais, com as ajudas electrónicas modernas, é preciso andar a abusar um pouco para que as limitações de um Suv moderno surjam. E no caso do Tiguan as críticas até abonam em favor da sua performance em estrada, comparando-o a uma berlina (por exemplo, no Km77 referiram-se a isso).

E dito isto continuo a dizer. Respeito a tua opinião e os argumentos que referes. São válidos e racionais.

Espero que não comeces agora a criticar os Golfs tdi que montam jantes 18" ou 19", suspensões duras e rebaixadas, acompanhadas de pneus largos e de baixo perfil só porque pretendem ser aquilo que não são.

Podes não ver muitas criticas minhas em relação a isso, pois ultimamente já me abstive de as fazer. Sempre me fez confusão as jantes 16" em simples utilitários, bem como jantes 18 ou 19" nos Golf's como falas.

Tenho jante 17" no meu Alfa e acho que até nem precisaria delas assim tão grandes. Para a utilidade que lhe dou, a jante 16" ainda serviria perfeitamente, além de que me pouparia dinheiro na altura de desempenar jantes, como já aconteceu...

Eu acho que as pessoas deveriam ser mais racionais e comprarem carros de acordo com aquilo que realmente precisam e não, andar a comprar carros que agradam aos outros.

Enfim, é a minha opinião e cada um faz aquilo que entende com o seu dinheiro. Nem sei para que me estou a chatear em apresentar os meus argumentos...

Eu, se estivesse comprador de um carro até 30.000€ e não fizesse muitos k considerava muito seriamente este Tiguan.

É um carro simpático, bem construído e não tão cinzento como o Golf.

Eu gosto[;)][;)]

Sim já ouvi falar em monovolumes :) E gosto muito!

Mas, esquceceste-te, ou não quiseste ver, todo o conteúdo do meu post.
Como tal, apesar de teres feito citação do mesmo, relembro-te o que disse:

"... gostaria de algo com posição de condução mais elevada, bancos colocados mais altos (para facilitar entradas e saídas e colocação de cadeiras de bébés), com muitos espaços de arrumação, carácter polivalente e imagem jovem."

Há monovolumes que conseguem ter capacidades mais...direi.. offoads, e outros com imagem bastante jovem, mas no fundo tudo vai dos gostos, e para o caso, com as caracteríticas por mim mencionadas, prefiro um pseudo SUV tipo QQ, Tiguan e até o Santa Fé (que consifero muito bem conseguido estéticamente).

Pelo que leio, uma vez que não tive oportunidade de conduzir nenhum, tanto o Tiguan e o QQ conduzem-se tal como berlinas. Têm bons sistmas de suspensão e ajudas electrónicas que ajudam a isso.
Alguns monovolumes também se diz que sim, que são como berlinas a conduzir (especialmente os Ford Cmax e Smax -> e esta já experimentei).
Por isso, essa questão dos centros de gravidade mais altos.... epá... sinceramente, quem quer um desportivo, que o compre! Não é o que estes "carros" pretendem ser, mas também não comprometem para o dia a dia!!

Digo-te, tenho um C4 Coupé, e muitos não sabem que a suspensão é diferente da do C4 berlina! Eu tenho os dois em casa (Coupé é meu, irmão tem berlina), e o Coupé curva melhor, mas isso não faz dele desportivo

Mas entendo o teu ponto de vista, mas por isso tb gostava que entendesses o meu [;)]

Last edited:
Se ele pede a nossa opinião, não somos livre de a dar?

Ah! Já sei, temos de lhe dar palmadinhas nas costas e concordar em absoluto com ele, apesar de estar a comprar uma valente trampa... :sh)

Que tu queiras imbirrar com o carro é uma coisa, agora que ele em algum ponto do primeiro post peça alguma opinião em relação á utilização que deve dar ao carro é outra completamente diferente....

Ele disse que gosta do carro, que quer a versão base, e perguntou os valores dos consumos....que eu saiba ali não faz referencia nenhuma a trajectos, nem a alternativas nem a coisa nenhuma....

Se é trampa ou não, é aquilo que ele gosta....e tu só tens é de respeitar o gosto dele e a opção dele. Se queres dar outras sugestões concerteza que és livre de dar, agora começar a chamar pseudo isto ou pseudo aquilo é algo que nem sequer é chamado á conversa....

Se é pseudo, só a ele diz respeito e ao uso que fará dele...!!!

Que tu queiras imbirrar com o carro é uma coisa, agora que ele em algum ponto do primeiro post peça alguma opinião em relação á utilização que deve dar ao carro é outra completamente diferente....

Ele disse que gosta do carro, que quer a versão base, e perguntou os valores dos consumos....que eu saiba ali não faz referencia nenhuma a trajectos, nem a alternativas nem a coisa nenhuma....

Se é trampa ou não, é aquilo que ele gosta....e tu só tens é de respeitar o gosto dele e a opção dele. Se queres dar outras sugestões concerteza que és livre de dar, agora começar a chamar pseudo isto ou pseudo aquilo é algo que nem sequer é chamado á conversa....

Se é pseudo, só a ele diz respeito e ao uso que fará dele...!!!

Continuo a frisar que sou livre de dar a minha opinião, a partir do momento em que ele coloca aqui um tópico. Pela mesma medida, tu só tens de respeitar a minha opinião...

Sim já ouvi falar em monovolumes :) E gosto muito!

Mas, esquceceste-te, ou não quiseste ver, todo o conteúdo do meu post.
Como tal, apesar de teres feito citação do mesmo, relembro-te o que disse:

"... gostaria de algo com posição de condução mais elevada, bancos colocados mais altos (para facilitar entradas e saídas e colocação de cadeiras de bébés), com muitos espaços de arrumação, carácter polivalente e imagem jovem."

Há monovolumes que conseguem ter capacidades mais...direi.. offoads, e outros com imagem bastante jovem, mas no fundo tudo vai dos gostos, e para o caso, com as caracteríticas por mim mencionadas, prefiro um pseudo SUV tipo QQ, Tiguan e até o Santa Fé (que consifero muito bem conseguido estéticamente).

Pelo que leio, uma vez que não tive oportunidade de conduzir nenhum, tanto o Tiguan e o QQ conduzem-se tal como berlinas. Têm bons sistmas de suspensão e ajudas electrónicas que ajudam a isso.
Alguns monovolumes também se diz que sim, que são como berlinas a conduzir (especialmente os Ford Cmax e Smax -> e esta já experimentei).
Por isso, essa questão dos centros de gravidade mais altos.... epá... sinceramente, quem quer um desportivo, que o compre! Não é o que estes "carros" pretendem ser, mas também não comprometem para o dia a dia!!

Digo-te, tenho um C4 Coupé, e muitos não sabem que a suspensão é diferente da do C4 berlina! Eu tenho os dois em casa (Coupé é meu, irmão tem berlina), e o Coupé curva melhor, mas isso não faz dele desportivo

Mas entendo o teu ponto de vista, mas por isso tb gostava que entendesses o meu [;)]

O que tem os centros de gravidade entre monovolumes vs SUV a ver com desportivos!? Não falei em desportivos... Falei em segurança activa, não em comportamento dinâmico...

Ou não vês, ou não queres ver! Se queres "... algo com posição de condução mais elevada, bancos colocados mais altos (para facilitar entradas e saídas e colocação de cadeiras de bébés), com muitos espaços de arrumação, carácter polivalente e imagem jovem." encontras isso num monovolume...

Acho uma alternativa porreira.

Quanto a ninguém levar SUVs para TT as coisas não são bem assim, mas mais do que tudo a tracção às 4 não é uma mais valia só em TT.

O pessoal tem que ser realista. Ser SUV em relação a um golf tem um conjunto de vantagens (e algumas desvantagens também), mas ser AWD também tem um conjunto de vantagens.

O que pode acontecer é o potencial comprador achar que as vantagens não justificam o acréscimo de preço, mas que há vantagens há ! [;)]

Boas V7,

Acho q li algures q tinhas conduzido um tiguan... (qual foi a versão)

Em caso afirmativo qual é a tua análise desta proposta? (comportamento,qualidade de construção, prestações)

tks!

Back