wankel diesel?

Um professor meu experimentou um dos 1ºs nos anos 70.
E parece q era uma seta, até começar a subir o monsanto, q era na altura uma das subidas "miticas".

Boas. Bem o motor wankell não tem um binário reduzido, muito pelo contrário, digam lá qual o motor 1.3 atmosférico convencional que tem 211 Nw/m ás 5500 rpm...
O problema é que o binário está muito dependente da cilindrada e taxa de compressão do motor, assim sendo se explica o binário do wankkel que parece pequeno para a potencia que tem mas que não é.;)

citação:Originalmente colocada por monicamelo

A tecnologia dos motores rotativos nunca vingou sobre o conceito Diesel, principalemente porque o grande defeitos destes motores reside na fraca estanquecidade entre os elemente de vedação (supostos segmentos). (...) Por outro lado a combinação com o hidrogénio parece ser altamente favorável.
Essa é que eu nunca percebi... o hidrogénio é altamente volátil, logo devia piorar o problema das fugas. Deve-me estar a faltar qq coisa...

citação:Originalmente colocada por rubenvalente

Boas. Bem o motor wankell não tem um binário reduzido, muito pelo contrário, digam lá qual o motor 1.3 atmosférico convencional que tem 211 Nw/m ás 5500 rpm...
O problema é que o binário está muito dependente da cilindrada e taxa de compressão do motor, assim sendo se explica o binário do wankkel que parece pequeno para a potencia que tem mas que não é.;)

pois.realmente para um 1.3 não é mesmo nada mau...
mas estava-me mesmo a referir ao facto de o valor de binário ser (em termos nominais) inferior ao da potência..que é coisa que não costuma acontecer..:)

ainda assim o funcionamento deste tipo de motor ainda me causa algumas dúvidas...

ld

por acaso agora lembrei me de um comparativo que vi à uns aninhos, dois talvez, entre o rx 8 e o a3 3.2 fsi, eo audi ganhava precisamente por causa dos consumos...não é muito comum um 1.3 beber mais o que um 3.2......

j´agora, penso que o motor do rx 8 é motor para xegar às 10000 rotações, isto não causa " envelhecimento" precoçe do motor????

citação:Originalmente colocada por paio pires

por acaso agora lembrei me de um comparativo que vi à uns aninhos, dois talvez, entre o rx 8 e o a3 3.2 fsi, eo audi ganhava precisamente por causa dos consumos...não é muito comum um 1.3 beber mais o que um 3.2......

cheira-me que o mazda deve ter que passar a vida em rotações mjuito elevadas para se poder aproveitar o que o motor tem para dar...
ou então é mesmo um problema associado ao tipo de arquitectura.

alguém informado para esclarecer o pessoal chamado à caixa central!

ld

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

citação:Originalmente colocada por Neruson

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

só uma pergunta:

olhando para aquela animação fico a perguntar-me: como raio é que a energia gerada na combustão é transmitida ao rotor??como é que ele continua em movimento?

ld

Da mesma forma que num pistão, a explosão empurra o rotor para a frente, ajudando assim ao resto do processo, o que é fenomnal neste motor é que os 4 tempos acontecem simultaneamente.

mas como é que o empurra para a frente se os lados (de cada face do rotor)são completamente simétricos?

ld

também é a minha duvida...

outro gif:
Wankel_Cycle_anim_en.gif

Este já se percebe um pouco melhor.

Pessoal, não se ponham a comparar cilindradas sem mais nem menos porque os motores otto e wankel não têm NADA a ver. São esquemas completamente diferentes.

Na verdade, 1 cc wankel é mais ou menos o mesmo que 2 cc num otto. Ou seja, o 1.3 wankel deve ser comparado com um 2.5 otto.

citação:Originalmente colocada por whereagles

Na verdade, 1 cc wankel é mais ou menos o mesmo que 2 cc num otto. Ou seja, o 1.3 wankel deve ser comparado com um 2.5 otto.

2.5?? porque não 2.6??

Sabes porque é que é o dobro? Se não souberes eu dou uma ajudinha.

Na verdade as comparações em termos de cilindrada (termo que nem sequer faz sentido no wankel já que não tem cilindros, mas sim rotores) são de facto sem sentido.

citação:Originalmente colocada por monicamelo

A tecnologia dos motores rotativos nunca vingou sobre o conceito Diesel, principalemente porque o grande defeitos destes motores reside na fraca estanquecidade entre os elemente de vedação (supostos segmentos). (...) Por outro lado a combinação com o hidrogénio parece ser altamente favorável.
Essa é que eu nunca percebi... o hidrogénio é altamente volátil, logo devia piorar o problema das fugas. Deve-me estar a faltar qq coisa...

E a gasolina também não é mais volátil do que o gasóleo?
O problema é uma taxa de compressão mais elevada e as consequentes pressões que se criam no interior do motor. ;)

Bem, disse volátil mas talvez não seja a palavra certa. Era mais que, como a molécula de hidrogénio é muito pequena, devia escapar-se mais facilmente pelos elementos de vedação.

Houve uns americanos que criaram uma espécie de sucessor para o Wankel, o qual chamaram-no quasi-turbine.

Combina a compactacidade do Wankel com uma muito maior eficiência, sobretudo a nivel de consumos.
No entanto, não tenho lido noticias sobre o desenvolvimento do quasi-turbine

http://auto.howstuffworks.com/quasiturbine.htm

citação:Originalmente colocada por air

citação:Originalmente colocada por Andreh

vi na wikipédia que o primeiro motor wankel gastava muito oleo. é normal e até faz sentido mas é a unica desvantagem desse motor? o problema já foi resolvido? porque só se aplica ao rx-8?

Aqueles 3 pontos do rotor que estão em contacto com o estator tem um grande desgaste, daí o gasto de óleo. Que eu saiba não foi resolvido, melhorado sim. Só se aplica ao RX-8 e não a muitos outros carros porque a fiabilidade deixa muito a desejar..
Estava a pensar precisamente nisso.

Bem, disse volátil mas talvez não seja a palavra certa. Era mais que, como a molécula de hidrogénio é muito pequena, devia escapar-se mais facilmente pelos elementos de vedação.

Lê o que eu pus na pagina anterior sobre as vantagens do wankel funcionar a hodrogénio.

citação:Originalmente colocada por c r a s h

Houve uns americanos que criaram uma espécie de sucessor para o Wankel, o qual chamaram-no quasi-turbine.

Combina a compactacidade do Wankel com uma muito maior eficiência, sobretudo a nivel de consumos.
No entanto, não tenho lido noticias sobre o desenvolvimento do quasi-turbine

http://auto.howstuffworks.com/quasiturbine.htm
Este deve ser o motor ídeal, combina o melhos de 2 mundos! Mas tem mais peças móveis que um wankel. Pelo menos parece!

citação:Originalmente colocada por Neruson

Lê o que eu pus na pagina anterior sobre as vantagens do wankel funcionar a hodrogénio.
O que lá está não diz nada sobre a vedação. Continuo na mesma...

Back