xantia 2.0 hdi

Sou um novo membro e gostaria de receber informações sobre um xantia 2.0 hdi de 2001 com 200.000kms. Visto ter vendido um toyota corolla starvan 2.0d de 95, gostaria de arranjar um carro familiar, a diesel e com a fiabilidade a que estou habituado.Obrigado a todos.

Bem-vindo pedro. Não esperes milagres de um carro com 200000Km nem esperes que seja um carro fiável a médio prazo.

É um bom carro, mas se vieste de um que nunca deu problemas este nunca irá superar as tuas expectativas, apenas igualá-las talvez :)
Bem vindo ;):)

Se souberes das mãos de onde vem tudo bem, se não souberes aconselho-te a levar um mecânico entendido (mas mesmo entendido em Citro's)..sei que há carros desses com 300 000 e mais sem problemas, por um familiar mecânico da Citro. Aqui temos um Xantia HDI Activa, mas ainda só com 100 000km...

1 - Vai dar uma volta com o carro, e vê se a suspensão amortece bem! Os paralelos são o ideal. Se ouvires um rumor..ou ruído grave quando travas vindo da suspensão, tipo ranger.. precisa de casquilhos novos. Se estiver demasiado dura, são precisas para aí umas botijas..mas isso é barato..os casquilhos é que acho que são mais caros.

2 - Certifica-te que tudo o que é eléctrico está a funcionar

3 - O ar condicionado é outro factor a ter em conta - certifica-te que funciona e bem

4 - Não esperes a fiabilidade do toyota, nem os preços da manutenção do Toyota - Nos Citro's não é só mudar o óleo e os filtros - também tens outros diversos líquidos, nomeadamente o LHM da suspensão

5 - É um excelente carro!! Um conforto espantoso, e consumos na ordem dos 5/6l se não passares dos 110.. e uns 7 em cidade se tiveres muitos para arrancas.. já fiz viagens a média de 90 km/h..e o gasóleo dura...e dura..e dura..no entanto se fores mais stressado...chega aos 160/70 a brincar...e o máximo que dei foi 190 em plano.

Julgo que se o motor estiver bem tratado e o continuar a ser faz-te outros 200 000 km ou mais...uma vez que já vi um 406 com o mesmo motor com 510 000 de taxi... julgo que é tudo..se me lembrar de mais alguma coisa depois escrevo...mas são 200000km..e se calhar com mais que um dono...tipo se for do mesmo..se ele fez 200 000, é porque não lhe deu chatices..no caso do nosso, compramos com 90 000, mas o anterior dono deu-o à troca por um C5..o que acho que é sempre bom sinal..se meteres xantia na pesquisa há-de te aparecer mais alguma informação.

EDIT: A última vez que fiz médias (em Julho) com 40 euros gasóleo e uma média de 100/110, fiz 800 e poucos km (Gaia - Évora e vice versa 2 vezes na mesma semana com 40 euros das duas vezes)com o ponteiro do gasóleo a ficar ligeiramente acima do primeiro traço acima da reserva..nunca cheguei a saber quantos km ele faz com um depósito - supostamente 65 litros - mas mais de 1000 de certeza.
Se foi assistido sempre na marca julgo ser boa compra..até porque a marca deve ter o historial dele..é uma questão de o consultares..também está à venda num stand da marca? se está..é uma questão de arriscares se realmente gostas do carro..uma vez que há muitos anti xantias por aqui[}:)]eu acho um carro lindíssimo..já vamos no segundo..o primeiro era um guloso de um 1.6i..[:X]

Com 200.000 Km , está na altura de rever a suspensão , e trocar as esferas.... tal como acontece com os carros de suspensão normal , ao terem que trocar de molas e amortecedores com esta kilometragem...

O motor é muito fiável , económico , e sempre disponível , em qualquer regime de RPM..[:I]

Se tudo estiver em condições , tens aí carro para muitos anos....
Tal como aconteçe com a maioria dos carros hoje em dia..[:I]

HUumm..Paulinhuu, acho que essa parte de rever a suspensão aos 200 000km se aplica mais à hidroactiva 3 do C5...mas não tenho a certeza...julgo que este hdi não sendo o activa trás a hidroactiva 2...e não sei se tem necessidade disso aos 200 000... mas não posso afirmar...

citação:Originalmente colocada por XMRV6

HUumm..Paulinhuu, acho que essa parte de rever a suspensão aos 200 000km se aplica mais à hidroactiva 3 do C5...mas não tenho a certeza...julgo que este hdi não sendo o activa trás a hidroactiva 2...e não sei se tem necessidade disso aos 200 000... mas não posso afirmar...
Pois.. de facto , a hydractive III deve ser revista aos 200.000 Km....

A hydractive II não sei , e não sei se o xantia tem Hydractive II ou suspensão hidráulica "normal" ...acho que há os 3 tipos :

Suspensãi hidráulica "normal"
Hydractive II
Activa

para o Xantia, claro...

Mas tanto quanto sei , a manutenção destas suspensões , é mais barata , e com espaços de tempo mais alargados , que as suspensões comuns..

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por XMRV6

Pois.. de facto , a hydractive III deve ser revista aos 200.000 Km....

A hydractive II não sei , e não sei se o xantia tem Hydractive II ou suspensão hidráulica "normal" ...acho que há os 3 tipos :

Suspensãi hidráulica "normal"
Hydractive II
Activa

para o Xantia, claro...

Mas tanto quanto sei , a manutenção destas suspensões , é mais barata , e com espaços de tempo mais alargados , que as suspensões comuns..

Pelo que sei, quando saiu em 1993, só o 1.6, 1.8 e 2.0 é que tinham a normal.. O 2.0 16v e 1.9 TD já traziam a Hidroactiva II do XM..logo o HDI normal também deve trazer a hidroactiva II de certeza uma vez que o 1.9 TD já a trazia.:);)

citação:Originalmente colocada por pedro tomaz

Sou um novo membro e gostaria de receber informações sobre um xantia 2.0 hdi de 2001 com 200.000kms. Visto ter vendido um toyota corolla starvan 2.0d de 95, gostaria de arranjar um carro familiar, a diesel e com a fiabilidade a que estou habituado.Obrigado a todos.

O ponto critico desses carros é a suspensão uma vez que exige uma manutenção atempada da mesma.

Se esse carro tem todas as revisões feitas e está bem tratado então à partida será uma aposta segura, uma vez que esses motores são reconhecidamente bons, tendo obrigação de fazer o dobro dessa rodagem.

É um carro bastante agradável de conduzir, extremamente confortável, optimo para viagens.

Este xantia de que falo foi sempre do mesmo dono e assistido sempre na marca . É de 2001 e estão a pedir por ele 8.500 € e vendido por um concessionario da mitsubishi bastante conceituado .

Então acho que é de aproveitar! Mas como já disseram..com 200 000 mil é uma sorte..mas à partida será um bom partido..mas sou suspeito.. e com jeitinho tiram esses 500 euros... 8000 é um número mais redondo:D

Se fores para a frente desejo-te muitos bons km, seja com esse ou com outro qualquer!!;)

citação:Originalmente colocada por GJP

mal empregado toyota... enfim... lol
vai deixar-te saudades

força agora com o xantia

Nunca mais se vai é lembrar do Toyota que é diferente!!![}:)][}:)][}:)]
Só aqueles banquinhos a encaixarem nas costas...é mel[:p][:p][:p]

citação:Originalmente colocada por GJP

mal empregado toyota... enfim... lol
vai deixar-te saudades

força agora com o xantia
[}:)]

Tirando a fiabilidade ( e mesmo assim , os HDI também são muito fiáveis...) , o Xantia vai parecer melhor em tudo....

Especialmente nos requisitos familiares..[:I]

Tenho um conhecido que tem um Xantia HDi do mesmo ano e não teve problemas com ele.
Quanto ao motor, penso que é o mesmo que equipava as 406 2.0Hdi, e se assim for, ando regularmente numa que tem perto de 400.000Km e apenas levou uma embraiagem (que não é propriamente parte do motor) e salvo erro uma MAF ou os sensores da MAF, qq coisa assim do género.
De resto está lá motor para mais uns bons quilómetros.
citação:Originalmente colocada por pedro tomaz

Sim é mesmo dos ultimos,tem todos os extras. Perguntei se lhe faziam uma revisão geral e se suspenção estava incluida nessa revisão. Como é que eu consigo ver se fizeram a revisão á suspenção?

Também vi uma Laguna Break RXE 1.9DTI DE 1999, COM 170.000. Também gostei do carro, mas é mais caro e tem mais 2 anos que o outro, tenho um colega que tem um e está satisfeito, só não gostou da assistência da Renault. Sei que os primeiros Dci.s deram alguns problemas, mas deste modelo não sei nada.

Back