Se souberes das mãos de onde vem tudo bem, se não souberes aconselho-te a levar um mecânico entendido (mas mesmo entendido em Citro's)..sei que há carros desses com 300 000 e mais sem problemas, por um familiar mecânico da Citro. Aqui temos um Xantia HDI Activa, mas ainda só com 100 000km...
1 - Vai dar uma volta com o carro, e vê se a suspensão amortece bem! Os paralelos são o ideal. Se ouvires um rumor..ou ruído grave quando travas vindo da suspensão, tipo ranger.. precisa de casquilhos novos. Se estiver demasiado dura, são precisas para aí umas botijas..mas isso é barato..os casquilhos é que acho que são mais caros.
2 - Certifica-te que tudo o que é eléctrico está a funcionar
3 - O ar condicionado é outro factor a ter em conta - certifica-te que funciona e bem
4 - Não esperes a fiabilidade do toyota, nem os preços da manutenção do Toyota - Nos Citro's não é só mudar o óleo e os filtros - também tens outros diversos líquidos, nomeadamente o LHM da suspensão
5 - É um excelente carro!! Um conforto espantoso, e consumos na ordem dos 5/6l se não passares dos 110.. e uns 7 em cidade se tiveres muitos para arrancas.. já fiz viagens a média de 90 km/h..e o gasóleo dura...e dura..e dura..no entanto se fores mais stressado...chega aos 160/70 a brincar...e o máximo que dei foi 190 em plano.
Julgo que se o motor estiver bem tratado e o continuar a ser faz-te outros 200 000 km ou mais...uma vez que já vi um 406 com o mesmo motor com 510 000 de taxi... julgo que é tudo..se me lembrar de mais alguma coisa depois escrevo...mas são 200000km..e se calhar com mais que um dono...tipo se for do mesmo..se ele fez 200 000, é porque não lhe deu chatices..no caso do nosso, compramos com 90 000, mas o anterior dono deu-o à troca por um C5..o que acho que é sempre bom sinal..se meteres xantia na pesquisa há-de te aparecer mais alguma informação.
EDIT: A última vez que fiz médias (em Julho) com 40 euros gasóleo e uma média de 100/110, fiz 800 e poucos km (Gaia - Évora e vice versa 2 vezes na mesma semana com 40 euros das duas vezes)com o ponteiro do gasóleo a ficar ligeiramente acima do primeiro traço acima da reserva..nunca cheguei a saber quantos km ele faz com um depósito - supostamente 65 litros - mas mais de 1000 de certeza.
Se foi assistido sempre na marca julgo ser boa compra..até porque a marca deve ter o historial dele..é uma questão de o consultares..também está à venda num stand da marca? se está..é uma questão de arriscares se realmente gostas do carro..uma vez que há muitos anti xantias por aqui[}

]eu acho um carro lindíssimo..já vamos no segundo..o primeiro era um guloso de um 1.6i..[:X]