Xenon encandeia?

Boas, tanta discussao para que? Vao poribir o xenon é?
Pois este tipo de dicussão é totalmente desnecessaria visto que xenon é o futuro, bom ou mau é o material que neste momento esta a ser utilizado pelos fabricantes e um extra bastante pedido.
O meus carros não tem xenon e digo mais 2 deles encandeiam, o outro nem sequer os maximos:
O clio da minha maria graças ao olho de boi das opticas ofusca e nao ilumina um cara... devido a intensidade da lampada ( iluminação incorrecta ofusca na mesma o outro condutor e o proprietario nao tem boa visibilidade)[xx(] isto tudo regulado como manda a lei[xx(]
O bravo com as opticas de origem normais[:o)]os medios parecem os minimos[8]
O stilo tem uma iluminação exelente, e estou sempre a levar com maximos[8]
isto é falta de civismo porque as luzes sao normais e estao reguladas, depois queixam-se que levam com os maximos na tromba.
Quanto ao xenon o de origem ofusca mais que os que andam a venda por 200€ por uma razao muito simples a tal regulaçao automatica se repararem tem uma margem de erro que antes de baixar a lente levanta um pouco depois baixa, a outra é porque quem adapta xenon nem todos tem olho de boi nem vidro liso o que corta um pouco a intensidade do mesmo.
Quanto a quem se sente incomodado conforme-se, porque nao vao deixar de serem comercializados.
Uma dica quando avistarem um carro com xenon nao se ponham a olhar para as luzes, mas sim para a estrada, e se por acaso vierem atras de alguem regulem os espelhos.
O xenon é uma mais valia na minha opnião, embora não o tenha. Deixem-se de ser egocentricos e pensem na quantidade de pessoas que foram atropeladas e mortas de noite nas estrada por falta de iluminação.
P.S. Não é necessario abrir um topico para discutir assuntos banais como este.

Quer se queira quer nao os farois de xenon eu por mim falo encandeiam mais que os tradicionais de halogenio, quer a luz venha de tras ou de frente, e agora com a moda dos kits de adpatação de xenon ainda pior muitos andam mal montados, e nem têm a regulação automatica ou se têm, a trabalhar de uma forma deficiente, muitos veiculos com este tipo de luz mesmo sem ressaltos na via têm as luzes demasiado levantadas, e quando passam por ressaltos entao...

Vou começar pelo assunto que não tem que ver com o tópico: os faróis
de nevoeiro. Nunca, mas mesmo NUNCA, fui encandeado por faróis de
nevoeiro. Nem faróis de nevoeiro, nem "flood lights", como as que
tem o Subaru Impreza, por exemplo. Nem entendo quem se queixa sempre
disso, ou tiveram azar ou é implicância. As lâmpadas dos faróis de
nevoeiro são, na generalidade, idênticas às dos médios, pelo que a
intensidade é semelhante, com a vantagem de estarem apontadas para o
chão e para os lados. Até as costumo usar para fazer curvas apertadas
em zonas escuras e de má visibilidade.

Quanto aos faróis de xénon, sim, fazem-me um bocado de confusão. A
luz é muito intensa e muito definida e custa-me apanhar com isso de
frente ou no retrovisor. Especialmente no retrovisor.
Mas há os casos dos kits de adaptação, que o pessoal compra as
lâmpadas, os balastros e os arrancadores, mas depois esquecem-se de
que as suas ópticas não têm a bolha para o xénon.
Resumindo, ao montar aquilo ficam com uma luz muito branca e muito
difusa (sem a bolha a luz não foca), e que acaba por atrapalhar mais
a vista.

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Se calhar ando com um problema qualquer na vista, mas tenho reparado que esta nova moda dos faróis de xenon tem-me perturbado um pouco quando me cruzo com eles, principalmente de dia.

Também acredito que haja por aí muito farol mal regulado, mas os de xénon com aquela luz toda bonitinha e muito xpto parecem-me ser mais agressivos para a vista do que os tradicionais halogéneos amarelos. O que acham disto?

Eu sinto-me incomodado e muitas vezes encandeado por faróis de xenon...

Se encandea-se nao era permitido :) claro que nao encandeia ... só se tiverem mal regulados ou forem daqueles manhosos que o pessoal compra por 100€ e diz que é xenon ...

citação:Originalmente colocada por Boxer

Vou começar pelo assunto que não tem que ver com o tópico: os faróis
de nevoeiro. Nunca, mas mesmo NUNCA, fui encandeado por faróis de
nevoeiro. Nem faróis de nevoeiro, nem "flood lights", como as que
tem o Subaru Impreza, por exemplo. Nem entendo quem se queixa sempre
disso, ou tiveram azar ou é implicância. As lâmpadas dos faróis de
nevoeiro são, na generalidade, idênticas às dos médios, pelo que a
intensidade é semelhante, com a vantagem de estarem apontadas para o
chão e para os lados. Até as costumo usar para fazer curvas apertadas
em zonas escuras e de má visibilidade.

Concordo!

Quanto aos faróis de xénon, sim, fazem-me um bocado de confusão. A
luz é muito intensa e muito definida e custa-me apanhar com isso de
frente ou no retrovisor. Especialmente no retrovisor.
Mas há os casos dos kits de adaptação, que o pessoal compra as
lâmpadas, os balastros e os arrancadores, mas depois esquecem-se de
que as suas ópticas não têm a bolha para o xénon.
Resumindo, ao montar aquilo ficam com uma luz muito branca e muito
difusa (sem a bolha a luz não foca), e que acaba por atrapalhar mais
a vista.

Já levei com "flashadas" de xenon "aftermarket" e tenho a dizer uma coisa - os de 6000K (pure white) realmente fazem confusão, os de 8000K (mais azulados, mas não muito) são bem mais suaves e (a meu ver) não fazem confusão nenhuma...

Quando passarem por um carro com xenon e se sentirem "incomodados", não olhem directamente para a luz, lá por ela ser bonita :)

Expliquem-me como é que encandeia, se os médios apontam mais baixo que um farol de halogéneo normal? Se me disserem que tem uma luz diferente e os vossos olhos não estão habituados, isso é outra historia, mas daí até encadear... se dizem que encandeia, é pq nunca foram encandeados...

citação:Originalmente colocada por jts

Encandear não digo, mas uma coisa é certa. Não sei se é do xenon se das lentes concavas, mas basta circular numa via com um pavimento apenas ligeiramente irregular, que um carro com xenon atrás de nós parece que está a fazer sinal de luzes de 10 em 10 segundos. Qualquer um.

Eu por acsaso acho que muitos carros que se vê com xenon encandeiam e não é pouco! E essa cena de parecer que dão sinal de luzes é bem real...quantas vezes me parece isso!! [8]

Eu acho que deve existir para aí uma confusão!

Não será que estão a falar dos farois de halogénio, tipo olho de boi, como os que equipam os Fiat Puntos? Ou então devem estar a falar dos xenon que se vendem nos ciganos/chineses e das lampadas xpto com todas as coreas do arco iris?

Se calhar até estão a falar dos carros (cerca de 90%) que andam com os faroís desregulados ou como se costuma dizer, voltados para a lua, não?

Como já aqui foi dito o problema são as estradas com muitas bossas (aquelas muito bem construidas, que mesmo após seram acabadas de concluir, um carro parece que anda em cima de "ondas") ou a diferença da tonalidade de luz, especialmente para quem está a conduzir à algum tempo numa estrada não iluminada com farois de halogénio. Também se inclui os kits montados à posteriori, visto que não são montados lava farois ou autoniveladores (sabiam que o plástico/vidro que cobre os farois de xenon é diferente do que vêm nos farois normais, nomeadamente têm propriedades para que a sujidade não se cole aos mesmos?).

;)

Os faróis de xénon de origem obrigam a ter lava-faróis, porque a sujidade
que fica na óptica causa refracção da luz, difundindo-a.

De resto, acho que sei bem a diferença entre o halogéneo (a minha irmã
tem um Punto) e o xénon (conheço muita gente com GTC's, A4's, etc...),
e até pessoal que montou kits de xénon em carros cujas ópticas não
têm bolha. Uns mais, outros menos, mas todos incomodam, e o xénon
encandeia. De noite com um desses de frente o "borrão" de luz tira
boa parte da visão, e com a luz no retrovisor até magoa a vista.

Uma coisa que eu já reparei é que em carros com xenon, quase não se conseguem ver os piscas da frente. E dado que muitas marcas começam a colocar piscas nos espelhos retrovisores penso que deve haver aqui uma relação...

citação:Originalmente colocada por WOLF1975

Quem achar que os faróis de Xénon, encadeiam é porque precisa ir rapidamente ao oftalmologista.

[xx(]

Bom, as minhas lentes novas têm 2 meses, acho que não tenho problemas
a registar :D
E os faróis de xénon incomodam-me bastante.

Voltar
Superior